O parque natural do Biokovo na Croácia

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Assunto precedente] [Página inicial] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
O Biokovo é um maciço montanhoso da Croácia, situado sobre a costa do mar Adriático Dalmácia central; a maior parte do maciço é protegida por um Parque Natural (Park prirode Biokovo) devido ao seu interesse geológico e excepcional a riqueza da sua fauna e a sua flora. O Biokovo mostra paisagens entre mais pitoresca do Adriático.
EtimologiaEtimologia
O topónimo do Biokovo significa “inclinação” em croata. Biokovo é o nome utilizado pelos habitantes da costa, enquanto os do interior das terras nomeiam a montanha de um nome feminino: Bijakova.

O maciço do Biokovo foi conhecido sob diferentes nomes ao fio das ocupações da região por diferentes povos: ao 1 século antes de J. - C., o geógrafo grego Strabon nomeava-o Adrion; sob o Império bizantino, após a chegada dos Eslavos croatas, o Biokovo era designado sob o nome Mons Slavorum, a montanha dos Eslavos.

SituaçãoSituação

O Biokovo visto desde o mar (autor Ostrovskij Vladimir, Kiev). Clicar para ampliar a imagem.A vista para o norte sobre o Zagora desde o monte São Jorge (Sveti Jure). Clicar para ampliar a imagem.
O Biokovo é um dos maciços montanhosos que constituem os Alpes dinariques que se estendem ao longo da costa dálmata do Adriático. Ao noroeste do Biokovo encontra-se o maciço do Mosor e, ao sudeste, os maciços de Sutvid e de Rilić.

O maciço do Biokovo é limitado ao noroeste pelo vale do rio Cetina e, ao sudeste, o vale do rio Neretva.

A banda costeira do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.O Biokovo separa estreita uma banda costeira arrière-pays Dalmácia, o Zagora dálmata. Este maciço constitui como parede entra este arrière-pays mais frio e o litoral: é a causa do fenómeno “do bura”, um vento forte e frio que desce da montanha e sopra sobre o riviera de Makarska durante o inverno, mas também da boa ventilação este riviera durante a estação quente.

O Parque Natural do Biokovo faz parte do condado Split-Dalmácia; il inclut des territoires appartenant aux communes de Makarska, Vrgorac, Brela, Baška Voda, Tučepi, Podgora, Zagvozd, Zadvarje et Šestanovac.

VisitasVisitas

O Parque Natural do Biokovo
Jardim horta (Bukov vrh) em altitude em doline do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Uma grande parte (196 km²) do maciço do Biokovo foi classificada em Parque Natural em 1981 (Park prirode Biokovo), devido à sua geomorfologia única, a sua biodiversidade extraordinária e a beleza natural das suas paisagens. O Parque estende-se dos 25 Km de longo a partir do colo de Dubci, perto de Brela, ao noroeste, até ao colo de Saranač, perto de Gornje Igrane, ao sudeste.

O Parque compreende raras aldeolas, mais ou menos abandonadas, que confirmam dura a vida montanhesa que efectuavam os antigos habitantes do Biokovo (o bura e a neve em inverno, os fortes calors em verão), com os seus pequenos cavalos, os seus burros, as suas vacas, as suas cabras e os seus carneiros. Os caminhos contornam antigos cabanes de pastores e de pequenos jardins hortas ou campos de batata estabelecidos em dolines do maciço karstique, onde cultivam-se hoje ainda celebra-o batata do Biokovo, o alho e o trigo. Os pastores bem como os seus animais regavam-se à pequenas lagoas formadas pelas chuvas e os pequenos riachos subterrâneos. Numerosos vestígios de vida humana que datam da época iilírica foram descobertos lá (tumuli).

Mapa do Parque Natural do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.Uma quarentena de caminhos de passeio balizados quadricula os 19.550 hectares do Parque do Biokovo (dos mapas detalhados são fornecido à entrada do parque). Permitem descobrir vistas espectaculares todas as nas direcções:
  • do lado do litoral, a magnífica baía de Makarska e as estações balnéaires riviera de Makarska, Brela, Baška Voda e Tućepi; ao norte, o olhar atinge Omiš e Split, e, ao Sul, a embocadura do Neretva. Ao largo, por tempo claro, pode-se ver o conjunto das ilhas dálmatas: Brač, Hvar, Korčula, Lastovo, Parafusos e Mljet, e a península de Pelješac. Por tempo muito claro seria mesmo possível distinguir o monte Gargano, na região da Puglia na Itália, sobre a outra margem do Adriático - distante de 252 Km.
  • do lado arrière-pays, apercebe-se um largo vale; o nordeste, Imotski e a sua planície (Imotsko polje), e, ao sudeste, Vrgorac. Este largo vale é limitado ao norte uma segunda linha de cristas: são as montanhas da Bósnia-Herzegovina.
Tučepi visto desde o Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.Visto sobre Tučepi desde o Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.Tučepi visto desde o pé do monte São Elias (Sveti Ilija). Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
Tučepi e Makarska visto desde o pé do monte São Elias. Clicar para ampliar a imagem.Tučepi visto desde o Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.Podgora e Tučepi visto desde o pé do monte São Elias. Clicar para ampliar a imagem.
A Geografia do Biokovo
O Biokovo é um maciço montanhoso que faz parte da cadeia dos Alpes dinariques que se estendem desde a Eslovénia até à Albânia, passando pela Croácia, pela Bósnia-Herzegovina e o Montenegro.

À nenhuma outra lugar da costa adriática a cadeia dos Alpes dinariques não deixa de ser próxima do mar que está-o no maciço do Biokovo; só o maciço do Velebit está também próximo do litoral. Após estreita uma banda costeira o maciço do Biokovo ascende brutalmente desde a costa Adriática até à uma altitude de 1762 m onde culmina o monte São Jorge (Sveti Jure) que é apenas à 5 Km da costa.

Podgora e Tučepi visto desde o pé do monte São Elias. Clicar para ampliar a imagem.O Sul do maciço do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.A banda costeira do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.
O Biokovo estende-se dos 36 Km de longo - na direcção NO.SE - e 9,5 Km de largos acima o riviera de Makarska que domina dos seus penhascos calcários vertigineuses. É o maciço montanhoso mais elevado Dalmácia; conta dezasseis cimeiras que excedem 1400 m de altitude.
Os montes ao leste do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.Prado em altitude em doline do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O Biokovo visto desde o pé do monte São Elias. Clicar para ampliar a imagem.
O Mirante de StazaO Monte KimetO Monte São Vito (Sutvid)
Desde o mirante de Staza, à 897 m de altitude, pode-se atingir a aldeola abandonada de Pod Glogovik, onde encontram-se ruínas interessantes cabanes de pastores. Antes de chegar à aldeola, passa-se na frente da capela São Elias (Sveti Elijah), construída para 1880 sobre um tumulus pré-histórico ilírico; oposto encontra-se a capela Santo António (Sveti Anta).O monte Kimet é situado no sudeste do monte São Jorge. Da parte superior os seus 1536 m, pode-se aperceber a península de Pelješac e as ilhas de Korčula, de Mljet e Lastovo.O monte São Vito, ou Saint-Vitus (Sutvid), culmina à 1332 ao sudeste do maciço. À proximidade encontra-se a capela São Roque (Sveti Roko).
A capela e o monte São Elias. Clicar para ampliar a imagem.O monte Kimet no maciço do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.
O Mirante de Ravna Vlaška
Painel de informação do Parque Natural do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.O mirante de Ravna Vlaška, à 1228 m de altitude, encontra-se ao Km 13 da estrada do Biokovo. Se encontra um centro de informação do Parque Natural.

O Centro de informação de Ravna Vlaška está aberto aos visitantes todos os dias, da segunda-feira ao Domingo, de 8:00 à 16:00

A banda costeira do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.A banda costeira do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.A banda costeira do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.
O Monte SinjalO Monte VošacO Monte Štropac
O monte Sinjal culmina à 1333 m acima o Jardim Botânico do Biokovo.O monte Vošac é situado acima Makarska: oferece uma das mais bonitas vistas sobre o Riviera de Makarska.

A subida ao Vošac é passeio mais popular de Makarska: desde a aldeia de Makar, o caminho atinge a cimeira do Vošac, à 1422 m, emprestando ao caminho de descoberta n° 8 (PEP 8). Continuando sobre a direita durante 15 Mn junta-se-se ao mirante de Štrbina, à 1320 m de altitude, que oferece, lhe também, bonitas vistas sobre o riviera. É igualmente possível juntar-se ao Vošac e Štrbina - em 20 Mn de degrau mais fácil - emprestando à estrada do Biokovo e estacionando-se sobre o estacionamento da banda de passeio de Pod Vošac.

O monte Štropac culmina à 1444 m, ao Sul do monte São Jorge.
O Monte Veliki ŠibenikO Monte São Elias (Sveti Ilija)O Monte Bukovac
O monte Veliki Šibenik (1457 m) encontra-se acima a cidade de Makarska: se pode-se aceder - em quatro horas de degrau - por um caminho de passeio desde a aldeia de Veliko Brdo. As inclinações do Veliki Šibenik estão cobertas de pinhos pretos.O monte São Elias (Sveti Ilija) é situado acima a aldeola de Bast sobre a comuna de Baška Voda. Atinge-se a sua cimeira, à 1642 m, por uma inclinação bastante suave do lado do sul, enquanto os outros lados são bastante duros. É sob o monte São Elias que é furado o túnel que ligar a cidade de Zagvozd, no Zagora dálmata, à estação balnéaire de Baška Voda.O monte Bukovac, ou Ovčja pola, (1262 m de altitude) é situado acima Brela: se pode-se montar por um caminho de passeio, passando por Gornja Brela. A cimeira oferece uma vista sobre Omiš e sobre o riviera de Makarska.
O Sul do maciço do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.
O Monte ŠćirovacO Monte KrižićO Monte Veliki Troglav
O monte Šćirovac é situado no noroeste do maciço, entre a aldeia de Bast e a aldeola de Zaveterje. Desde os seus 1619 m, goza-se de uma vista esplêndida sobre as gargantas do rio Cetina e sobre arrière-pays dálmata.O monte Križić culmina à 712 m ao noroeste do maciço do Biokovo.Com 1658 m de altitude, o monte Veliki Troglav é o segundo mais elevada cimeira do Biokovo. É situado no Sul do monte São Jorge.
Visto para o nordeste do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.Os montes São Jorge e Veliki Troglav (autor Gambitek). Clicar para ampliar a imagem.
O Monte São Jorge (Sveti Jure)
Visto para o leste do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.Com os seus 1762 metros de altitude, o monte São Jorge é mais a elevada cimeira do maciço do Biokovo; é também o terceiro mais elevada cimeira da Croácia, após o monte Sinjal no maciço de Dinara (1831 m) e a cimeira do maciço de Kamešnica (1809 m).

A cimeira do monte São Jorge (Sveti Jure). Clicar para ampliar a imagem.A cimeira do Sveti Jure é a extremidade da estrada do Biokovo, uma estrada de 23 Km de longo que é estrada asfaltada mais elevada da Croácia - com curvas vertigineux a fazerem frémir e cruzamentos de veículos muito complicados. A cimeira é também acessível à pé por vários caminhos de passeio: o caminho de passeio de Makar via o monte Vošac; o caminho de Veliko Brdo e Bašković via o monte Lokva, partir de Makarska; o caminho de Milići via o monte Turija, o lado do interior das terras.

Esta subida difícil - tanto pela estrada como pelos caminhos - é recompensada pelo panorama que espanta que a cimeira oferece sobre o litoral, as ilhas do Adriático, arrière-pays, chamado o Zagora dálmata, e até às montanhas da Bósnia-Herzegovina.

À cimeira do Sveti Jure encontram-se emissores de rádio-televisão e de telecomunicação. O emissor de televisão, construído em 1965, tem 90 m de altura: a sua cimeira seria ponto mais elevado da Croácia, com 1850 metros de altitude. A zona que cerca os emissores é proibida ao público.

A construção do emissor necessitou a destruição, em 1965, de uma antiga capela situada na cimeira do monte Sveti Jure. Esta capela São Jorge subia provavelmente na época da conversão Croatas, para o século X. Uma nova capela São Jorge foi construída em 1968 abaixo do emissor; acolhe uma peregrinação cada último sábado de Julho.

O emissor de televisão à cimeira do monte São Jorge (Sveti Jure). Clicar para ampliar a imagem.O emissor de televisão à cimeira do monte São Jorge (Sveti Jure). Clicar para ampliar a imagem.A cimeira do monte São Jorge (Sveti Jure). Clicar para ampliar a imagem.
A Geologia do Biokovo
Jardim horta (Bukov vrh) em altitude no Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.O Biokovo é um maciço de natureza karstique que apresenta todos os fenómenos típicos deste tipo de formação geológico: dolines, lapiaz, rachas, buracos à gelo, fontes karstiques, cavernas, galerias e abismos procurados spéléologues…
  • O abismo mais profundo é o abismo de Amfora, com 788 m de profundidade; é quarto abismo mais profundo da Croácia.
  • Uma mais grandes dolines de desmoronamento ao mundo é a de Crveno jezero.
  • A caverna de Tučepska Vilenjača: situado em 1180 m de altitude, ao pé de um penhasco, esta caverna presente stalactites, stalagmites e os comércios de panos, bem como interessante uma fauna cavernicole.
  • Os buracos à gelo: anteriormente “cortadores de gelo” encaminhavam à costass de mulos o seu carregamento de gelo até à costa para a conservação dos géneros alimentícios; os blocos de gelo eram abrangidos de folhas de faia e envolvidos num tecido faz de cabelos de cabra.
  • O Biokovo é extremamente pobre em água - 80% da rede hydrographique é subterrâneos -: é apenas nas zonas onde o maciço calcário encontra o pedestal que nascem as fontes karstiques que irrigam alguns pastos dispersados.
  • Outras fontes karstiques são submarinas, por exemplo a importante fonte “Breljanska vruja” que emerge à Brela e que é mais maior fonte submarina de Mar Mediterrâneo.
O Caminho Geológico Pedagógico
A geologia do Biokovo é esclarecida por um Caminho Geológico Pedagógico que apresenta as origens da pedra calcária e as diferentes formações karstiques do Biokovo.

O caminho começa ao quilómetro 9 da estrada do Biokovo, entre Lemešini doci e Jakičuša, após a grande série de curvas em alfinete à cabelos que montam sobre a bandeja. Um painel de apresentação encontra-se à direita sobre a estrada do Biokovo, e há dois outros painéis ao longo do caminho. O caminho é fácil e balizado por painéis de passeio; toma cerca de uma meia hora.

O Jardim Botânico do Biokovo (Biokovski botanički vrt)
A flora do Parque Natural do Biokovo pode ser descoberta ao Jardim Botânico do Biokovo à Kotišina, acima Makarska e Tučepi, onde pode-se ter um resumo da vegetação única do Biokovo.

InformaçõesInformações práticas

Generalidades
O Acesso ao Parque Natural do Biokovo
Plano turístico do Parque Natural do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.A estrada em laços que montam ao Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.Para aceder em automóvel ao Parque Natural do Biokovo, é necessário emprestar única estrada à carrossable que penetra no Parque e cobrição até ao ponto culminante, o monte São Jorge. Esta “Estrada do Biokovo” começa à entrada principal do Parque; desde Makarska, tomar a estrada nacional “Magistrala” para o sudeste, seguidamente, após 1,5 Km, bifurcar à esquerda sobre a estrada 512 em direcção de Vrgorac. Após 6 Km encontra-se sobre a esquerda o escritório de acolhimento do Parque que emite os bilhetes de entrada e a documentação do Parque Natural.

A estrada que monta ao monte São Jorge (Sveti Jure). Clicar para ampliar a imagem.“A Estrada do Biokovo” tem 23 Km de longo entre a entrada principal, situada em 365 m de altitude, e a extremidade à cimeira do monte São Jorge que culmina à 1.762 o Sr. é uma estrada muito escarpée e sinueuse, só uma via, com zonas de cruzamento todos os 300 o Sr. a velocidade é limitada lá à 50 km/h, mas - tendo em conta as condições difíceis de condução - é necessário contar uma hora para percorrer os 23 Km até à cimeira. Antes de chegar ao monte Sveti Jure, a estrada passa pelos pontos de vista “de Staza”, “de Ravna Vlaška”, “Štrbina” e “Vošac” com paisagens que espantam.

Se não se quer lançar-se nesta aventura, pode-se tornar-se ao monte São Jorge emprestando aos mini-autocarros propostos pelas agências de turismo de Makarska ou de Tučepi.

Plano em relevo do Parque Natural do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.O acesso à pé ao Parque Natural do Biokovo pode fazer-se por numerosos caminhos de passeio desde as principais localidades do litoral ou arrière-pays. Contudo, dénivelé desde a costa até à cimeira está perto de 1800 m e aquilo exige muito boa uma condição física. Desde Makarska, é necessário contar 5 às 6 horas de degrau!
O Escritório do Parque do Biokovo à Makarska
Plano do Parque Natural do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.O Escritório do parque do Biokovo à Makarska encontra-se sobre o frente de mar Marineta.

Endereço: 1 Trg Tina Ujevića HR-21300 Makarska

Horas de abertura: da segunda-feira à Sexta-feira, 7:00 à 15:00 e 17:30 à 22:00; o sábado, de 8:00 à 12:00 e 17:30 à 22:00; o Domingo, de 8:30 à 12:00 e 17:30 à 22:00 são os horários para Julho e Agosto: podem diferir às outras datas.

Telefone: 00.385 (0) 21.616.924

Sítio Internet: www.biokovo.com.

Courriel: prirode-biokovo@st.t-com.hr.

Horas de visitaHoras de visita
Painel à entrada do Parque Natural do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.Parque Natural do Biokovo e monte Sveti Jure.

Horários da entrada principal: de meados de Maio à Setembro, de 7:00 à 20:00; de Abril à meados de Maio e em Outubro: de 8:00 à 16:00

Tarifa de entrada pela entrada principal: 30 kunas por pessoa.

Serviço Croata de Socorros em Montanha (HGSS) de Makarska: 00.385 (0) 91.721.001 ou o 112.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
O jardim botânico do Biokovo na Croácia
Assuntos próximos
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura Dalmácia central (PDF)
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura o Zagora dálmata (PDF)
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura Ilhas (PDF)
A cidade de Split na Croácia
O rio Cetina na Croácia
A cidade de Omiš na Croácia
A Riviera de Makarska na Croácia
O parque natural do Biokovo na Croácia
A ilha de Brač em Croácia
A ilha de Hvar em Croácia
Assuntos mais largos
Página inicial
O condado de Šibenik-Knin em Croácia
O condado Split-Dalmácia em Croácia
O condado de Dubrovnik-Neretva em Croácia
[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.