A ilha de Mljet em Croácia

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Assunto precedente] [Página inicial] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Mapa. Clicar para ampliar a imagem.Visto desde catamarã. Clicar para ampliar a imagem.
Mljet é ilha mais meridional do arquipélago croata e grande das ilhas da região de Dubrovnik. Longa e estreita, é constituída de uma crista montanhosa (de 300 mais de 500 m de altitude), dominante de profundas baías às ribas escarpées. Extremo ao Sul do país, faz face à península de Pelješac (à 8 Km).

A ilha de Mljet é também mais arborizada das ilhas croatas e mesmo o Adriático com um litoral muito chanfrado; a floresta abrange cerca de 70% da sua superfície. Este quadro natural magnífico, a sua flora e a sua fauna preservada, a sua espessa cobertura arborizada, a beleza das suas paisagens e o seu património ele valeram a ser classificados, em 1960, Parque Nacional croata para a sua parte ocidental, ou seja 31 Km², um terço da superfície da ilha. Mljet, consequentemente, continuou a ser muito selvagem e pouco construiu.

Visto desde catamarã. Clicar para ampliar a imagem.Visto desde catamarã. Clicar para ampliar a imagem.
EtimologiaEtimologia
Mljet (pronunciar “mliète”) nomeia-se em italiano Méléda e latino Melita.

O nome latino Melita vem do grego “melite nesos”, que significa “a ilha de mel”.

SituaçãoSituação

Mljetski kanal. Clicar para ampliar a imagem.. Clicar para ampliar a imagem.A ilha de Mljet é situada entre a ilha de Korčula e a cidade de Dubrovnik. É separada da península de Pelješac pelo canal de Mljet (Mljetski kanal).

VisitasVisitas

Parque Nacional de Mljet
Plano do Parque Nacional de Mljet. Clicar para ampliar a imagem.Este magnífico parque cobre o terço ocidental da ilha. Os dois lagos salgados, Malo jezero e Veliko jezero, fazem também parte das curiosidades do parque, assim como o mosteiro beneditino da época românica, isolado sobre seu îlot. Apercebe-o-se muito efectivamente desde a cimeira de Montokuc. Reina um grande silêncio no parque.

Entrada onerosa: 90 kunas. O bilhete inclui a passagem em embarcação para ilhota Santa Maria.

O parque começa à cerca de 17 Km de Sobra onde chega o ferry de Dubrovnik.

Plano do Parque Nacional. Clicar para ampliar a imagem.Painel indicador do Parque Nacional. Clicar para ampliar a imagem.Painel indicador do Parque Nacional. Clicar para ampliar a imagem.
Lys sobre ilhota Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem.Garras do diabo sobre ilhota Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem.Cactus sobre ilhota Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem.

História e tradiçõesHistória, literatura, artes, tradições, legendas, religiões, mitos, símbolos…

HistóriaHistória
Mljet primeira vez foi mencionado por Homère: de acordo com as descrições da epopeia grega da Odisseia, numerosos historiadores pensam com efeito que a ilha de Mljet é a ilha de Ogygia, a ilha magnífica onde os ventos de Poséidon empurraram Ulysse que nymphe Calypso guardou durante sete anos, que faz-lhe esquecer Ithaque.

Uma outra legenda conta que em 61 após J. - C., santo Paul fez naufrage nos arredores de Mljet. Embora os historiadores não o provem, os habitantes utilizam repetidamente o seu nome nas suas expressões e as suas orações.

Os Romanos instalaram-se na ilha, designada Melita, e construíram um grande palácio à Polače, seguidamente o Ilírios povoou o interior da ilha.

Mljet foi oferecido seguidamente moines beneditinos da região da Puglia na Itália, antes de retornar sob a autoridade de Dubrovnik século X.

Outrora, a ilha de Mljet era infestada de serpentes venenosas. Mangoustes importados da Índia em 1910 desembaraçaram-o, mas os pequenos mamíferos prolifèrent à sua volta e actualmente, diz-se, temem as serpentes!

InformaçõesInformações práticas

Generalidades
Catamarã para a ilha de Mljet. Clicar para ampliar a imagem.Catamarã para a ilha de Mljet. Clicar para ampliar a imagem.Catamarã para a ilha de Mljet. Clicar para ampliar a imagem.Catamarã para a ilha de Mljet. Clicar para ampliar a imagem.
Chegar à pé
Em estação, do 1 de Junho ao 30 de Setembro, a companhia G&V Line assegura uma rota rápida por catamarã que permite a ida e volta no dia desde o porto novo de Dubrovnik, Gruž (atravessado em 1:30; tarifa: 100 kunas ida e volta). Fora de estação, é necessário passar a noite sobre a ilha.
Catamarã para a ilha de Mljet à partida de Gruz. Clicar para ampliar a imagem.Catamarã à cais à Polace. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
Sítio Internet: www.gv-line.hr

ou

http://www.korculainfo.com/ferries/catamaran-dubrovnik-mljet-korcula-lastovo.htm

Chegar em automóvel
Car-ferries ligar todo o ano Dubrovnik à Sobra (1 à 2 travessias por dia fora de estação e até a 4 por dia em verão; duração 2:00) (cerca de 70 kunas ida e volta).

Vindo de Dubrovnik, pode-se também tornar-se em veículo até à península de Pelješac e tomar o ferry:

  • o Jadrolinija abriu uma linha entre Prapratno (península de Pelješac, à 4 Km de Ston) e Sobra. Funciona todo o ano (1 à 2 ou 3 travessias por dia; duração 1:30).
  • em estação, a companhia Sem Marina assegura uma rota claramente menos cara por uma pequena barca entre Trstenik (península de Pelješac) e Polače (Pomena) (2 à 3 travessias por dia; duração 1:45).

Se chega-se car-ferry de Sobra encontra-se o autocarro local (25 kunas) que assegura à cada chegada a ligação com as aldeias. O porto encontra-se à cerca de 2 Km da aldeia de Sobra ele mesmo.

A linha costeira que vem de Rijeka, via Split, Hvar e Korčula, faz escala à Mljet 2 à 3 vezes por semana em verão.
Deslocação sobre a ilha
Os autocarros locais asseguram o serviço de Sobra, Babino Polje, Polače e Pomena à chegada das embarcações. Mas a parte oriental da ilha, para Okuklje e Saplunara, não é servido.
Horas de visitaHoras de visita
O degrau à pé e cyclisme permitem melhor descobrir o Parque nacional da ilha de Mljet, ainda que algumas partes do Parque são acessíveis em automóvel.
HotéisHotéis
Hotel Odisej
O único hotel situado dentro do Parque Nacional de Mljet.

Sítio Internet: www.hotelodisej.hr

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
A cidade de Polače, ilha de Mljet em Croácia
Assuntos próximos
A cidade de Ploče na Croácia
A cidade de Metković na Croácia
A cidade de Slivno na Croácia
A ilha de Korčula em Croácia
A ilha de Lastovo em Croácia
A península de Pelješac em Croácia
A ilha de Mljet em Croácia
A cidade de Dubrovnik na Croácia
A comuna do Konavle na Croácia
Assuntos mais largos
Página inicial
O condado de Šibenik-Knin em Croácia
O condado Split-Dalmácia em Croácia
O condado de Dubrovnik-Neretva em Croácia
[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.