A cidade de Polače, ilha de Mljet em Croácia

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Página inicial] [Assunto ascendente] [Via Gallica]

Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Vista do catamarã. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Capital do Parque Nacional de Mljet, o porto de Polače, blotti basicamente de uma baía protegida, servia mouillage aos Marín gregos. Houve uma aldeia ao 1 século e construíram mesmo um palácio. A estrada atravessa de resto um pano dos seus muros. Seguidamente, moines cristãos edificaram dois basílicas, hoje em ruína.

SituaçãoSituação

Porto de Polače. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Polače encontra-se à ponta ocidental da ilha de Mljet, dentro do Parque Nacional, e 26 Km ao oeste de Sobra.
Vista do catamarã. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Porto de Polače. Clicar para ampliar a imagem.

VisitasVisitas

Os lagos
Sobre a ilha de Mljet encontra-se dois “lagos”, o Malo jezero (pequeno lago) e o Veliko jezero (grande lago); não são realmente lagos, mas dois deleitando planos de água ligar entre si e ao mar por um estreito muito estreito; a sua água por conseguinte é renovada à cada maré.
Plano dos lagos. Clicar para ampliar a imagem.Canal de alimentação dos lagos. Clicar para ampliar a imagem.Canal de alimentação dos lagos. Clicar para ampliar a imagem.
O grande lago. Clicar para ampliar a imagem.Ilha de Mljet vista do céu. Clicar para ampliar a imagem.O pequeno lago. Clicar para ampliar a imagem.
Canal de alimentação do Grande Lago. Clicar para ampliar a imagem.Estes dois lagos são com efeito vales anteriormente parcialmente preenchidos de água salobra pelas marés. Da parte do Sul da ilha, o mar penetra na ilha por um pequeno canal criando Veliko jezero, o Grande Lago, e após, por um canal ainda mais estreito, alimenta Malo jezero, o Pequeno Lago; estes dois lagos são lagos salgados, ricos em mariscos variados. Inicialmente zonas pantanosas preenchidas de água salobra, foram drenados moines do mosteiro beneditino que melhoraram a chegada da água à Idade $média, aprofundando o canal de entrada da água de mar. Com sinceridade, utilizaram de resto a força da corrente que precipita-se na brecha para impulsionar a roda de um moinho.
O Grande Lago tem uma superfície de 1,5 Km² e 46 m de profundidade.
Aldeia de Babine Kuće. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O Grande Lago. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O Grande Lago visto desde Pristanište. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
O Grande Lago vista de Mali Most. Clicar para ampliar a imagem.Grande Lago. Clicar para ampliar a imagem.Villa sobre o Grande Lago. Clicar para ampliar a imagem.
O Pequeno Lago é quatro vezes mais pequeno que o Grande Lago (0,24 Km² e 29 m de profundidade).
O Pequeno Lago visto desde Mali Most. Clicar para ampliar a imagem.O Pequeno Lago. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O Pequeno Lago. Clicar para ampliar a imagem.
O Pequeno Lago. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O Pequeno Lago. Clicar para ampliar a imagem.Pequeno Lago. Clicar para ampliar a imagem.
Salinité da água nos lagos é muito fraco em relação à do mar, devido à chegada de águas doces. A aquecida pelo sol e sem as correntes frias do mar, água dos lagos é à uma temperatura mais elevada de cerca de 2 ou 3 graus que a do mar Adriático. Devido à esta temperatura, bem como as suas virtudes terapêuticas para rhumatismes e os problemas cutâneos, Veliko e Malo Jezero são lugares populares junto baigneurs. Se não se tem ferry a tomar, banho à deitar do sol - quando os turistas repartis - é um inoubliable.
Banho ao Pequeno Lago. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Banho ao Pequeno Lago. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
Banho ao Pequeno Lago. Clicar para ampliar a imagem.Banho ao Pequeno Lago. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
Randonneurs emprestarão aos caminhos (cerca de 5 Km cada um) que fazem a volta dos lagos, um pela margem do sul, o outro pela margem do norte. Ambos os oferecem bonitos panoramas sobre as ribas arborizadas. A notar que o caminho da margem do sul dos lagos oferece bonitos pontos de vista sobre as colinas abrangidas de uma vegetação luxuriante e de algumas casas antigas.
O acesso aos lagos à partida de Polače faz-se em 25 Mn à pé, ou alguns minutos em mini-autocarros (incluídos no preço do bilhete de entrada).

O acesso à partida do porto de Pomena faz-se, à pé, em 10 Mn. Escada parte na floresta à direita à saída da aldeia, após a pensão Matana.

Ao ponto de junção dos dois lagos, é possível alugar bicicletas, caiaques ou barcos.

Mosteiro beneditino Santa Maria (Benediktinski samostan Svete Marije)
Convento Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem.Plano igreja Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem.Sobre o Veliko jezero emerge uma outra pequena ilha, chamada ilhota de Veliko jezero, ou ilhota Santa Maria (Otočić Svete Marije), sobre as quais, na parte sueste, foram construídos um mosteiro Beneditinos menores e uma igreja que data século X; as construções hoje são arranjadas em hotel.
ilhota Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem.Mosteiro Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Convento Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem.
Moines beneditinos, originários da Puglia na Itália, chegaram sobre a ilha de Mljet século X e escolheram esta lugar isolada para acolher a sua reforma e construir este pequeno joyau da arquitectura românica de inspiração italiana, com a sua igreja à abóbada de pedra.
Mosteiro Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Mosteiro Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Mosteiro Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem.
Portal da igreja Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem.Mosteiro Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem.Pórtico da igreja Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem.
Igreja Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem.Igreja Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem.
Para apreciar os motivos românicos típicos, passar no claustro, seguidamente contornar a igreja pelo exterior para apreciar a sua estrutura típica da arte românica (motivos em dentes de engrenagem e arcatures invisuais).
Claustro do mosteiro Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Claustro do mosteiro Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Mosteiro Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
O interior é concebido sobre um plano em cruzes, com um bonito pavimento rosace, uma cúpula de pedra, balaustradas trabalhadas e altares barrocos ingénuos. O mosteiro frequentemente foi renovado e apresentado hoje um estilo Renaissance, mas a igreja Santa Maria (Svete Marija), dedicada ao Virgem, de estilo românico, sobe provavelmente à primeira metade século X.
Igreja Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem.Coro igreja Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Cúpula igreja Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem.
Vitral igreja Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem.Igreja Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem.Igreja Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem.
Fazendo a volta îlot, descobre-se comovendo de capelas votives miniaturas e seus ex-voto rústicos, cruzes de madeiras morto ou de erva entrançada, depositadas pelo fiel.
Capela votive São João. Clicar para ampliar a imagem.Capela votive Santo-Benoît. Clicar para ampliar a imagem.
Capela votive Santo-Benoît. Clicar para ampliar a imagem.Capela votive Santo-Benoît. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Cemitério sobre ilhota Santa Maria. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
Chegada da lançadeira à Mali Most. Clicar para ampliar a imagem.Lançadeiras para ir sobre ilhota partem do Mali Most: de Maio à Setembro, embarcação (10 Mn) à partida da junção dos dois lagos. As lançadeiras fazem escala à Pristanište.

Embarque todas as horas de 9:00 à 19:00, regresso 45 Mn atrasado. Último regresso à 20:20. Frequência diminuída em início e fim de estação ou função da metereologia. Incluídos no bilhete de entrada do parque.

Lançadeira ilhota Santa Maria sobre o Grande Lago. Clicar para ampliar a imagem.Lançadeira ilhota Santa Maria sobre o Grande Lago. Clicar para ampliar a imagem.Lançadeira ilhota Santa Maria sobre o Grande Lago. Clicar para ampliar a imagem.
Para os corajosos, é também possível se tratar-se à natação desde a riba do sul do Grande Lago, do qual ilhota está espantosamente próximo…
Riba do sul do grande lago. Clicar para ampliar a imagem.Riba do sul do Grande Lago. Clicar para ampliar a imagem.
Montokuc
Esta modesta cimeira (253 m de altitude) oferece mais bonito panorama dos dois lagos salgados, em seu écrin de hortaliça, e ilhota do mosteiro Santa Maria, e todas as as belezas do Parque nacional de Mljet.

Pequeno passeio de 1:30 ida e volta, à partida de Polače.

InformaçõesInformações práticas

Metereologia e previsões
HotéisHotéis
RestaurantesRestaurantes
Sobre ilhota Santa Maria encontra-se um restaurante ao pé do mosteiro (Konoba Melita) bem como as câmaras no habitante alugar.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
A aldeia de Pomena, ilha de Mljet em Croácia
A aldeia de Govedari, ilha de Mljet em Croácia
A aldeia de Sobra, ilha de Mljet em Croácia
A aldeia de Okuklje, ilha de Mljet em Croácia
A aldeia Saplunara, ilha de Mljet na Croácia
Assuntos próximos
Assuntos mais largos
Página inicial
A cidade de Ploče na Croácia
A cidade de Metković na Croácia
A cidade de Slivno na Croácia
A ilha de Korčula em Croácia
A ilha de Lastovo em Croácia
A península de Pelješac em Croácia
A ilha de Mljet em Croácia
A cidade de Dubrovnik na Croácia
A comuna do Konavle na Croácia
[Assunto ascendente] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.