A cidade de Ploče na Croácia

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Página inicial] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

Página não editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Porto. Clicar para ampliar a imagem.Ploče é uma cidade e um porto importante no condado de Dubrovnik-Neretva da Croácia.
EtimologiaEtimologia
Ploče nomeia-se em italiano: Porto Tòlero.

SituaçãoSituação

Ploče é situado sobre costa dálmata do mar Adriático, exactamente ao norte do delta do rio Neretva.

VisitasVisitas

Os Lagos de Baćina (Baćinska Jezera)
Plano dos lagos de Baćina. Clicar para ampliar a imagem.Os lagos de Baćina são um conjunto de seis lagos situados em 2 Km de Ploče em imediato arrière-pays da cidade portuária. Os lagos são situados num vale rochoso entre a margem direita do delta do rio Neretva, o mar e a extremidade do sul do maciço do Biokovo. A estrada principal m², de Split à Dubrovnik, passagem ao longo dos lados ocidentais e do sul dos lagos que são visíveis desde a estrada.

Os lagos de Baćina (Baćinska jezera) devem o seu nome à aldeia de Baćina situada perto de Ploče. São sete lagos pitorescos, nomeados Oćuša, Crniševo, Podgora, Sladinac, Vrvnik, Šipak e Plitko, seis do qual ligar entre si, formando um colar verde azulado.

A bacia ocupada pelos lagos tem uma superfície - bastante pequeno - de 138 hectares. A sua profundidade varia de 5 para 34 o Sr. mais o grande lago é o lago Oćuša e mais profunda é o lago Crniševo (34 m).

Apesar da sua proximidade com o mar e a natureza permeável da região karstique, são, lagos de água doce, cujas fontes abundantes fornecem a população de água potável. Contudo, a água dos lagos é em parte salobra, porque ligar ao mar: no início do XXe século (1911-1912), o governo austrohúngaro construiu um túnel que ligar o lago Sladinac à baía de Ploče a fim de baixar o nível dos lagos para prevenir as inundações.

Além disso os lagos são cryptodepressões, o que significa que a superfície dos lagos encontra-se à 80 cm acima do nível do mar mas que o fundo dos lagos situa-se abaixo do nível do mar: parte mais profunda do lago Crniševo - entre -23 m e -35 m - pode conter 50% de água de mar.

Esta redução do nível dos lagos provocou mudanças biológicas: os peixes de água doce há, mas, desde percement do túnel, se encontram também mulos sauteur (Mugil saliens). A região é um verdadeiro paraíso para os amadores de pesca.

Os lagos de Baćina. Clicar para ampliar a imagem.Os lagos de Baćina. Clicar para ampliar a imagem.Os lagos de Baćina. Clicar para ampliar a imagem.
O negócio conduziu os antigos Gregos na região dos lagos de Baćina, e, na época da Roma antiga, a região fazia parte da província Dalmácia. A cidade de Narona era então um mais maiores de dos mais centros económicos e culturais sobre a costa Adriática.

No território de Sladinac encontram-se os restos de antigos muros e mosaicos que pertencem à casa de campo romana de Praetoria. Os restos basílica cristão primitivone da VI século foram descobertos lá. Nécropole de stèles, sobretudo dos sarcófagos e os ladrilhos, foi descoberto ao lado das ruínas da igreja Santo André.

InformaçõesInformações práticas

Generalidades
HotéisHotéis
RestaurantesRestaurantes
A região é famosa para as suas especialidades gastronómicas: enguias, galinhas de água, coxas de rãs, et cetera.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A cidade de Ploče na Croácia
A cidade de Metković na Croácia
A cidade de Slivno na Croácia
A ilha de Korčula em Croácia
A ilha de Lastovo em Croácia
A península de Pelješac em Croácia
A ilha de Mljet em Croácia
A cidade de Dubrovnik na Croácia
A comuna do Konavle na Croácia
Assuntos mais largos
Página inicial
O condado de Šibenik-Knin em Croácia
O condado Split-Dalmácia em Croácia
O condado de Dubrovnik-Neretva em Croácia
[Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.