A ilha de Hvar em Croácia

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Assunto precedente] [Página inicial] [Assunto ascendente] [Via Gallica]

Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Mapa da ilha de Hvar. Clicar para ampliar a imagem.A ilha de Hvar é mais longa das ilhas do Adriático (68 Km), mas apenas o quarto pela sua superfície (quase 300 Km²): a ilha está com efeito qualquer comprimento está oeste, expositor o seu flanco ao meio-dia, que, acrescentado seu grande ensoleillement (2700 horas por ano), com efeito um destino turístico muito procurado - e ligeiramente elitista -, bem como uma região que produz um vinho vermelho de qualidade.

A ilha croata de Hvar encontra-se fora Dalmácia central e pertence ao condado Split-Dalmácia. A ilha compreende quatro comunas: Hvar ao sudoeste, Jelsa ao noroeste, Stari Grad ao norte e Sućuraj ao leste. Uma quinto localidade de interesse turística é Vrboska, que faz parte da comuna de Jelsa. A cidade de Hvar é a capital; agrupa 3700 habitantes sobre os 11500 habitantes da ilha. Em contrapartida, o acesso à ilha de Hvar faz-se principalmente pelo porto de Stari Grad onde accostent a maior parte dos ferrys provenientes de Split.

EtimologiaEtimologia
A ilha de Hvar tira o seu nome do da primeira colónia grega fundada em 384 antes de J. - C. por colonos gregos que vêm da ilha Paros, ao lugar do actual Stari Grad; deram à colónia o nome “de Pharos” (Φαροσ) provavelmente por referência em nome da sua metrópole.

Sob o império romano, a ilha foi conhecida como “Pharia” e atrasado como “Fara”.

Quando os Eslavos croatas tomaram o controlo da região, no início da Idade $média, substituíram a consoante “f”, absente do seu alfabeto, pela consoante “hv” do antigo alfabeto croata: o nome da ilha tornou-se Hvar. No dialecto local croata, a ilha é nomeada Hvor ou For.

Sob a dominação da República de Veneza, a partir lá fim século X, o nome italiano da ilha foi Lesina (Liesena veneziano); este nome italiano tem contudo uma origem eslava: “lesna”, que significa “madeiras”, a ilha fortemente arborizado.

SituaçãoSituação

A ilha de Hvar encontra-se no Sul do mar Adriático, fora a costa dálmata, à uma cinquentena de quilómetros ao Sul de Split. A ponta oriental da ilha é apenas à 6 Km do continente. Hvar encontra-se à encruzilhada vias de navegação marítimas do Adriático.

Faz parte de um grupo de ilhas que pertencem aos condados Split-Dalmácia e de Dubrovnik-Neretva: ao norte, Hvar é separado da ilha de Brač pelo canal de Hvar (Hvarski Kanal), ao sudoeste encontra-se a ilha de Parafusos, separada pelo canal de Parafusos (Viški Kanal), e ao Sul a ilha de Korčula separada pelo canal de Korčula (Korčulanski Kanal); enquanto a península de Pelješac é separada de Hvar pelo canal do Neretva (Neretljanski Kanal).

Perto da ilha de Hvar encontram-se duas pequenas ilhas: Šćedro ao Sul de Hvar, separado pelo canal de Šćedro (Šćedorski Kanal) e Zečevo fora a costa do norte. Em frente da cidade de Hvar, ao sudoeste, encontra-se o arquipélago das ilhas Pakleni.

VisitasVisitas

A Costa Do norte
Toda a costa do norte da ilha de Hvar é espalhada de baías, como a grande baía de Stari Grad, e enseadas com pequenas praias que oferecem bons mouillages para embarcações de divertimento.
A costa do norte da ilha de Hvar. Clicar para ampliar a imagem.A costa do norte da ilha de Hvar. Clicar para ampliar a imagem.
A Costa Do sul
A costa do sul da ilha de Hvar perto de Sveta Nedjelja (auteur Vid Pogacnik). Clicar para ampliar a imagem.Situada no pé da crista rochosa que separa a ilha em dois, a costa do sul da ilha de Hvar é caracterizada pelas suas vinhas que produzem excelentes vinhos, vermelhos e brancos. Este vinhedo faltou desaparecer aquando da epidemia phylloxéra do fim do XIXe século, mas foi reconstituído progressivamente em videira autóctone Plavac o Mali (“pequeno azul”), Zlatan Plavac e quase a preta videira Faros, principalmente em redor das aldeias de Zavala (conhecido para o seu vinho branco, o bogdanjuša, que pode recordar xérès) ou Ivan Dolac (entre os melhores vinhos vermelhos da Croácia, de cor vermelho-rubis muito sombrio, com um ramo desenvolvido, e tendo do corpo).

Para juntar-se a Zavala desde débarcadère do ferry de Stari Grad, pode-se tomar a direcção de Vrbanj e visitar eventualmente a bonita aldeia de Pitve (trajecto de 14 Km); desde a cidade de Hvar, seguir a estrada costeira passando por Sveta Nedjelja e Ivan Dolac (trajecto de 31 Km).

A Costa Leste
A parte oriental da ilha de Hvar é interminável uma língua de terra rural e selvagem. O leste da ilha muito é desenvolvido pouco no plano turístico; contudo, o pequeno porto de São Jorge (Sućuraj), à extremidade oriental, permite reganhar o continente à Drvenik ao Sul riviera de Makarska, por rotas ferry bastante frequentes.
Goélands no canal de Hvar. Clicar para ampliar a imagem.Goélands no canal de Hvar. Clicar para ampliar a imagem.Goélands no canal de Hvar. Clicar para ampliar a imagem.

História e tradiçõesHistória, literatura, artes, tradições, legendas, religiões, mitos, símbolos…

HistóriaHistória
À era histórica, os primeiros habitantes da ilha de Hvar foram o Ilírios. Século I antes de J. - C. (384), os Gregos antigos estabeleceram uma colónia, Pharos, à lugar onde encontra-se actualmente a cidade de Stari Grad. A ilha caiu seguidamente, para 219 antes de J. - C., em possessão do Império Romano. Após a queda do Império romano de Ocidente, a ilha passou sob a dominação de Bizâncio.

Durante a elevada Idade $média (VIIe e VIIIe séculos), tribos eslavos apreenderam-se da ilha. Os séculos seguintes foram marcados por querelas incessantes entre Bizâncio, Veneza e os soberanos hungarocroatas a respeito do controlo de Hvar. Século X, a ilha juntou-se ao reino croata de Petar Kresimir IV. Século X (1331), os Venezianos tomaram a ilha sob a sua protecção contra as ameaças dos piratas de Omiš. De acordo com o Tratado de Zadar de 1358, a ilha foi entregue ao Reino da Hungria, mas em 1390 foi dirigida pelo rei bósnio Stjepan Tvrtko 1.

Em 1420, a República de Veneza estabelece duravelmente a sua dominação sobre a ilha de Hvar, até à queda de Veneza em 1797. Durante este período, a cidade de Hvar foi o principal porto de Veneza sobre a costa oriental do Adriático. A ilha ficou próspera graças à pesca e a cultura romarin, da lavanda e a oliveira. Contudo, o século X vive levantamentos plèbe contra a aristocracia inféodée em Veneza: mais grave destas revoltas tiveram lugar entre 1510 e 1514, sob a direcção de Matija Ivanić, mas foram esmagada pelos Venezianos. Em 1571, os Turcos otomanos devastaram a ilha: as cidades de Hvar, de Stari Grad e de Vrboska foram destruídas e rasées.

Em 1797, à queda da República de Veneza, Hvar foi anexado pela monarquia do Habsbourg após o tratado Campo-Formio. Mas os bandos napoléoniennes apreenderam-se em 1806, e a ilha permaneceu resumidamente sob a ocupação francesa até em 1814. Em 1815, a ilha voltou ao Império austrohúngaro, em conformidade com o Tratado de Viena, e conheceu certa prosperidade que terminou com a epidemia phylloxéra que golpeou o vinhedo e o declínio da marinha à vela.

A ilha pertenceu resumidamente ao Reino da Itália de 1918 para 1921, seguidamente fez parte do Reino da Jugoslávia.

Em 1941, Hvar fez parte do Estado Independente da Croácia (Nezavisna Država Hrvatska ou NDH) de Anta Pavelić, seguidamente foi ocupado pelos Italianos em 1943. Após 1945, a ilha pertenceu à República popular da Croácia, uma república constitutiva da Jugoslávia comunista.

Desde 1991, Hvar faz parte da Croácia independente.

GeografiaGeografia
A ilha de Hvar é mais longa das ilhas Dalmácia, com um comprimento de 68 Km, e, na zona mais larga, uma amplitude de 10,5 Km; o seu litoral tem 254 Km de longo e a sua superfície é de 300 Km². O ponto culminante da ilha é o monte São Nicolau (Sveti Nikola) com uma altitude de 628 o Sr.

No meio da ilha estende-se longa uma crista montanhosa, orientada leste-oeste, com a cimeira São Nicolau; ao norte encontra-se a planície fértil de Bicicleta Polje.

EconomiaEconomia
Campos de lavanda sobre a ilha de Hvar (auteur Romeo Ibrisevic). Clicar para ampliar a imagem.Vinhas sobre a costa do sul da ilha de Hvar (autor Danilo Tic). Clicar para ampliar a imagem.O turismo é doravante principal a actividade económica da ilha.

Campos de lavanda sobre a ilha de Hvar (autor Colo Ford). Clicar para ampliar a imagem.Contudo actividades tradicionais subsistem: a viticultura que produz até à 50.000 hectolitros de vinho por ano; a cultura da lavanda para a produção de óleos aromáticos e de sabões;  a pesca, anteriormente importante, desempenha mais apenas um papel marginal.

InformaçõesInformações práticas

Generalidades
Os Transportes Marítimos
Horários dos ferrys para a ilha de Hvar. Clicar para ampliar a imagem.Stari Grad é principal o porto marítimo da ilha de Hvar: a maior parte dos viajantes chega à Hvar car-ferries provenientes de Split.

Contudo, se torna-se-se à Hvar desde a região de Dubrovnik, mais rápida e mais económica é tomar o ferry à Drvenik, 28 Km ao Sul de Makarska e 128 Km ao noroeste de Dubrovnik, para juntar-se ao porto de Sućuraj à ponta oriental da ilha de Hvar. De 3 para 4 travessias por dia em inverno; de 10 para 15 travessias por dia em verão; de 25 para 35 Mn de tempos de travessia.

Hvar encontra-se igualmente sobre a linha de navegação costeira de Rijeka à Dubrovnik.

Dois à três ferrys diários ligar Split ao porto de Hvar. Em verão, além estes de ferrys, um navio rápido para peões ligar Split à Hvar, via Milna sobre a ilha de Brač. Um navio rápido ligar igualmente Jelsa à Split, via Taça sobre a ilha de Brač.

Os Transportes Rodoviários
O oeste da ilha dispõe de uma boa rede de estradas: Hvar e Stari Grad ligar por uma estrada moderna que cruza a cadeia de montanhas mediana por um túnel recentemente construído. A rede das estradas é, em contrapartida, bastante má na parte oriental, partir de Sućuraj. A estrada que ligar a cidade de Hvar, ao oeste, e Sućuraj, à extremidade está da ilha, é longa de 84 Km.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
A cidade de Hvar, ilha de Hvar em Croácia
A cidade de Stari Grad, ilha de Hvar em Croácia
A cidade de Jelsa, ilha de Hvar em Croácia
Assuntos próximos
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura Dalmácia central (PDF)
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura o Zagora dálmata (PDF)
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura Ilhas (PDF)
A cidade de Split na Croácia
O rio Cetina na Croácia
A cidade de Omiš na Croácia
A Riviera de Makarska na Croácia
O parque natural do Biokovo na Croácia
A ilha de Brač em Croácia
A ilha de Hvar em Croácia
Assuntos mais largos
Página inicial
O condado de Šibenik-Knin em Croácia
O condado Split-Dalmácia em Croácia
O condado de Dubrovnik-Neretva em Croácia
[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.