A aldeia de Vrboska, ilha de Hvar em Croácia

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Página inicial] [Assunto ascendente] [Via Gallica]

Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Vrboska é uma pequena cidade portuária, cerca de de 500 habitantes, situada sobre a costa do norte da ilha de Hvar na Croácia.

Administrativamente, Vrboska faz parte da comuna de Jelsa no condado Split-Dalmácia.

EtimologiaEtimologia
O topónimo de Vrboska viria do da aldeia de Vrbanj, uma aldeia do interior da ilha de Hvar cujos habitantes fundaram o pequeno porto de Vrboska século X.

A localidade é nomeada Varboska no dialecto local.

À época veneziano, Vrboska era nomeado Verbosca em italiano.

SituaçãoSituação

Panorama de Vrboska (autor Vladimir Ostrovski). Clicar para ampliar a imagem.A entrada da baía de Vrboska. Clicar para ampliar a imagem.
O porto de Vrboska é situado basicamente de um braço de mar estreito que se mete profundamente na costa do norte da ilha de Hvar.

A aldeia é cercada de uma floresta de pinhos, de vinhas e de oliveiras.

Vrboska é distante de 25 Km da capital, Hvar, e 4,5 Km de Jelsa.

VisitasVisitas

Verbosca é dividido em dois bairros por um braço de mar: ao oeste Podva, o leste Pjaca (o lugar); os dois bairros ligar por três pontes de pedra que recordam os de Veneza e, no meio deesta estreita baía, se encontra uma bonita pequena ilha: Houve o apelido “Pequeno de Veneza”…

Dominada pela sua igreja fortificada, a velha cidade conserva, ao longo estreitas de pistas, casas de pedra de estilos gótico, Renaissance e barroco. Dos dois lados da baía alinham-se de pequenas casas tipicamente mediterrânicas.

ilhota na baía (auteur Samuli Lintula). Clicar para ampliar a imagem.Pont sobre o braço de mar (auteur Samuli Lintula). Clicar para ampliar a imagem.Braço de mar (auteur Samuli Lintula). Clicar para ampliar a imagem.
A Igreja Santa Maria (Crkva Svete Marije)
A igreja Santa Maria (auteur Samuli Lintula). Clicar para ampliar a imagem.A igreja Santa Maria (auteur Samuli Lintula). Clicar para ampliar a imagem.A igreja Santa Maria da Misericórdia (Crkva Svete Marije od Milosrda) é uma igreja fortificada construída em 1575, imediatamente depois a devastação da ilha de Hvar pelos Otomanos (1571).

Esta igreja-fortaleza (crkva-tvrđava) é construída sobre um lugar elevado ao centro da aldeia e impressionada pela altura imponente dos seus muros com ameias e o aspecto maciço do seu bastião; confirma no entanto o estilo arquitectural Renaissance. Tinha por objectivo servir de refúgio à população aquando dos frequentes ataques turcos.

A Igreja São Lourenço (Crkva Svetog Lovre)
A igreja São Lourenço. Clicar para ampliar a imagem.A igreja São Lourenço, polyptyque atribuído à Véronèse. Clicar para ampliar a imagem.A igreja São Lourenço, polyptyque atribuído à Véronèse. Clicar para ampliar a imagem.A igreja São Lourenço, polyptyque atribuído à Véronèse. Clicar para ampliar a imagem.A igreja São Lourenço encontra-se ao oeste da igreja Santa Maria; esta igreja paroissiale data século X, mas foi transformada no estilo barroco ao XVIIe século, após um incêndio.

Menos imponente que a igreja fortificada, a igreja São Lourenço conserva, em contrapartida, mais bonitos os tesouros artísticos: um polyptyque inestimável da segunda metade século X atribuído à Paolo Cagliari, dito Véronèse, (1528-1588) e um Virgem do Rosário, de Jacopo dal Postura, diz Jacopo Bassano (para 1510 - 1592). Contem umas outras pinturas consagradas de grande valor atribuídas aos mestres Renaissance da escola veneziano Tiziano Vecellio, Giuseppe Alabardi, Tiziano Aspetti, e por último o artista especialista filigrane, Benvenuto Cellini.

Saint Lourenço é o proprietário da aldeia de Vrboska; é celebrado cada 10 de Agosto.

A Península de Glavica
À 2 Km ao norte da aldeia de Vrboska encontra-se a península de Glavica, que oferece várias praias de rolos bastante agradáveis.
O Museu da Pesca
O Museu da Pesca de Vrboska recorda a importância que tinha anteriormente esta actividade na vida económica do pequeno porto que possuia as suas próprias fábricas de conservas de sardinhas. O museu apresenta todos os equipamentos tradicionais da pesca, das redes de pesca de todos os tipos e os seus utensílios de pescadores. Se encontra também uma casa reconstruída de pescadores, que dá uma imagem impressionante da dura vida dos habitantes de Vrboska anteriormente.
A Igreja São Pedro (Crkva Svetog Petra)
Vrboska conta também dois outros pequena igreja: a igreja São Pedro é uma igreja românica que data de 1331; é uma mais das velhas igrejas da ilha de Hvar.
A Igreja São Roque (Crkva Sveti Roko)
A pequena igreja São Roque foi construída em 1577 em acção graças santo ao protector contra as epidemias, na sequência de uma epidemia de peste que golpeou a ilha.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
Assuntos mais largos
Página inicial
A cidade de Hvar, ilha de Hvar em Croácia
A cidade de Stari Grad, ilha de Hvar em Croácia
A cidade de Jelsa, ilha de Hvar em Croácia
[Assunto ascendente] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.