A Riviera de Makarska na Croácia

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Assunto precedente] [Página inicial] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Mapa riviera de Makarska. Clicar para ampliar a imagem.A Riviera de Makarska (Makarsko primorje) é a banda costeira estreita, larga de alguns quilómetros, bloqueada entre as montanhas abruptas do maciço do Biokovo e o mar Adriático.

A Riviera estende-se soixantaine de quilómetros desde Brela, o norte, até a Gradac, ao Sul, passando pela cidade central que lhe deu o seu nome, Makarska.

Mapa em relevo riviéra de Makarska. Clicar para ampliar a imagem.

SituaçãoSituação

A Riviera de Makarska situa-se em 45 Km ao sudeste de Split.

Arrière-pays é ocupado pelo maciço Biokovo cuja mais elevada cimeira, o monte São Jorge (Sveti Jure), culmina, muito perto do mar, à 1762 o Sr.

Ao largo, o horizonte é barrado pelas ilhas de Hvar e de Brač.

VisitasVisitas

A Riviera ao norte de Makarska. Clicar para ampliar a imagem.A Riviera oferece um rosto contrastado com, pé do Biokovo, de velhas aldeias à arquitectura rural intacta, as velhas casas, a hotéis e auberges; sobre a costa encontram-se as estações balnéaires com os seus novos hotéis, casas e casas de campo harmoniosamente incorporados no âmbito pitoresco das antigas aldeias de pescadores. As estações situadas no Sul de Makarska são populares e autênticas, enquanto as situada no norte são mais elegantes. A costa é recortada de largas baías que protegem uma sucessão de praias protegidas pinèdes.

Pode-se atingir a Riviera de Makarska por três estradas terrestres:

  • vindo do sudeste, vindo do lado de Ploče, passando pelos lagos de Bačina; após 12 Km chega-se na primeira aldeia riviera, Gradac.
  • vindo do noroeste, de Omiš, se pode-se aceder, perto da passagem de Dubci, por Prisik (305 m) onde passa uma estrada que vem do interior, de Šestanovac.
  • chegando do lado do Biokovo, desde Vrgorac; a paisagem pierreux da montanha do Biokovo faz lugar ao espectáculo impressionante riviera que se estende em qualquer seu splendeur desde Drasnice, Podgora, Tučepi, Makarska, Brela até a Split, e as ilhas de Brać, Hvar, Korčula e a península de Pelješac.

Aproximando-se da Riviera pelo mar, o espectáculo é mais impressionante ainda: o penhasco monumentale do Biokovo ascende acima o riviera de Makarska como uma barreira insuperável e as aldeias e lugares turísticos do litoral estendem-se aos pés deste gigante.

A Riviera de Makarska visto desde o mar. Clicar para ampliar a imagem.A Riviera de Makarska visto desde o mar. Clicar para ampliar a imagem.A Riviera de Makarska visto desde o mar. Clicar para ampliar a imagem.
Os Passeios sobre a Riviera de Makarska
Os passeios sobre o riviera de Makarska. Clicar para ampliar a imagem.Os passeios sobre o riviera de Makarska. Clicar para ampliar a imagem.Os passeios sobre o riviera de Makarska. Clicar para ampliar a imagem.

História e tradiçõesHistória, literatura, artes, tradições, legendas, religiões, mitos, símbolos…

HistóriaHistória
Após o tremor de terra de 1962, os habitantes das aldeias do Biokovo instalaram-se ao bordo do mar, assegurando o desenvolvimento de novas estações balnéaires perto das praias. Anteriormente, para fujir a ameaça turca, repliés sobre os contrafortes da montanha, abandonando as aldeias do litoral.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
A cidade de Brela na Croácia
A cidade de Baška Voda na Croácia
A cidade de Makarska na Croácia
Assuntos próximos
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura Dalmácia central (PDF)
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura o Zagora dálmata (PDF)
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura Ilhas (PDF)
A cidade de Split na Croácia
O rio Cetina na Croácia
A cidade de Omiš na Croácia
A Riviera de Makarska na Croácia
O parque natural do Biokovo na Croácia
A ilha de Brač em Croácia
A ilha de Hvar em Croácia
Assuntos mais largos
Página inicial
O condado de Šibenik-Knin em Croácia
O condado Split-Dalmácia em Croácia
O condado de Dubrovnik-Neretva em Croácia
[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.