A cidade de Brela na Croácia

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Página inicial] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Escudo de Brela. Clicar para ampliar a imagem.O Balanço de Brela (autor Mario Zamic). Clicar para ampliar a imagem.Brela é uma pequena cidade costeira (cerca de 1700 habitantes) e uma comuna do condado Split-Dalmácia na Croácia.

O município compõe-se de duas aldeias: Brela et Gornja Brela (Brela-Haut).

A parte conhecida hoje como Brela é a parte nova situada sobre a costa; nomeava-se anteriormente Brela-Bas (Donja Brela). Brela-Bas é composto das várias aldeolas situadas de parte e outro da estrada nacional (Magistrala) e o principal do qual é Soline e Donje Selo.

Brela-Haut (Gornja Brela) é parte mais antiga, situada perto da antiga estrada da colina; encontra-se no território do Biokovo, quase inteiramente incluída no recinto do parque natural do Biokovo.

Brela é uma comuna independente desde 1993; antes deesta data, fazia parte da comuna de Makarska.

O símbolo de Brela é “Kamen Brela” (o Balanço de Brela), ilhota rochoso fora a praia principal de Brela, a praia de Punta errou.

EtimologiaEtimologia
O topónimo Brela tira a sua origem das fontes de água locais, terrestres ou submarinas, vrilo ou vrelo. Vrelo é uma fonte natural terrestre enquanto vrulja é uma fonte submarina. O Vrulja de Brela é a ressurgência marinha de um rio sem nome do maciço do Biokovo, que salta à uma vintena de metros sob a superfície do mar.

À época romana, Brela nomeava-se Berulia; em grego nomeava-se Beroyllia.

Sob a dominação veneziano, levava o nome italiano de Jangada.

SituaçãoSituação

Canal de Brac visto desde Brela. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Brela é situado na extremidade ocidental da Riviera de Makarska, à cerca de 15 Km ao noroeste da cidade de Makarska.

Ocupa uma banda de litoral de 8 Km de longo entre o maciço do Biokovo e a costa do mar Adriático, em frente da ilha de Brać.

A cidade é distante de 45 Km de Split, e 160 Km de Dubrovnik.

Ilha de Brac vista desde Brela. Clicar para ampliar a imagem.

VisitasVisitas

Plano turístico de Brela. Clicar para ampliar a imagem.Costa ao norte de Brela. Clicar para ampliar a imagem.Brela, cognominado “a pérola do Riviera de Makarska”, oferece aos turistas 6 Km de praias protegidas por odorantes florestas de pinhos. Arrière-pays permite interessantes uns passeios, entre velhas aldeolas à arquitectura dálmata tradicional, até aos contrafortes do maciço do Biokovo.
Brela-Haut (Gornja Brela)
Costa ao norte de Brela visto desde Gornja Brela. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Brela-Haut cobre 20 Km² de espaço no Parque Natural do Biokovo, com um grande número de fenómenos karstiques, as plantas endémicas, uma flora e uma fauna ricos, e os edifícios religiosos.

Outrora, sobre estas inclinações, a existência dos habitantes de Brela descansava sobre a cultura da vinha e famoso griotte “maraska”. Com o desenvolvimento do turismo o interesse para a agricultura diminuiu, mas a tradição milenária de agricultura manteve-se numerosos em jardins nos quais os habitantes de Brela, hoje ainda, cultivam a oliveira e a vinha, mas também oranger e citronnier.

A Torre do Duque (Kula Herceg)A Capela São Nicolau (Crkva Sveti Nikola)A Capela São Jorge (Crkva Sveti Jurja)
Sobre as inclinações do maciço do Biokovo, acima Brela, pode-se ver, sobre um lugar estratégico ao longo de um penhasco e próximo de uma fonte de água, as ruínas conhecidas sob o nome de Kula Herceg (Volta do Duque) que era uma volta de defesa utilizada durante a luta contra os Turcos.A capela São Nicolau é uma igreja velha de cerca de cinco séculos, datando da época préotomana; é construída sobre uma colina elevada de 572 m, sob o monte Bukovac. São Nicolau estêve durante séculos, e até recentemente, o santo proprietário de Brela.A capela São Jorge, situada em Ribičići ao pé do maciço do Biokovo, foi construída em 1906, sobre as fundações de uma antiga igreja que data de 1760.
Capela São Nicolau. Clicar para ampliar a imagem.Capela São Jorge. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
O Bairro de Soline
Marina de Soline vista desde Gornja Brela. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Marina de Soline. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
Marina de Soline. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Marina de Soline. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Marina de Soline (auteur Dalibor Ribicic). Clicar para ampliar a imagem.
A Igreja Nossa Senhora do Carmelo (Crkva Gospe od Karmela)
Igreja Nossa Senhora Carmel (auteur Dalibor Ribicic). Clicar para ampliar a imagem.A igreja Nossa Senhora do Carmelo encontra-se à Soline; esta igreja barroca foi construída em 1715 em acção de graça para a vitória sobre os Otomanos: nomeia-o-se igualmente Nossa Senhora-de-la-Victoire.
Bas-relief do Deus Silvano
Bas-relief do Deus Silvano. Clicar para ampliar a imagem.O monumento histórico mais interessante de Brela encontra-se à Soline. É bas-relief, dos sécs II ou III, representando o Deus illyroromano das florestas e a natureza selvagem, Silvano (Sylvanus para os Romanos). O Deus Silvano, bem como a sua companheira, déesse Thana, particularmente era venerados pelo tribo iilírica do Dálmatas.

Bas-relief, descoberto em 1969, representa o Deus Silvano os braços afastados: na mão esquerda tem uma vara de pastor, enquanto na mão direita tem uma manga superada de uma extremidade retangular (foices) que simboliza o culto pastoral da agricultura.

Os Passeios à Brela
Passeios à Brela. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Percurso N°1: Donje Selo - Jakiri - Novaci - Pišalo - Gornji Novaci (Medići) - Donji Kričak - Šošići - Donje Selo

Da igreja à Donje Selo o percurso efectua através da aldeola de Jakiri, atravessa a estrada nacional, contínua através da aldeola de Novaci e vielle estrada de macadame até à designação própria de Pišalo. Emprestar à estrada de acesso bombeiros até à aldeola de Gornji Novaci. Continuar na mesma direcção para a pequena aldeia de Gornji Kričak. Aqui pode-se descer à Donji Kričak ou prosseguir na mesma direcção até em sobreinclinação da aldeola de Medići. Deste ponto, é possível quer emprestar ao caminho para Soline, quer continuar através da pequena aldeia de Donji Kričak, atravessar a estrada nacional, seguidamente a aldeola de Šošići para juntar-se a Donje Selo, ponto de partida.

Tempo de degrau: 2 horas. Nível de dificuldade: 1

Percurso N°2: Soline - Kričak - Sv. Kaja - Nevistina Stina - SV. Nikola - Subotišće

Partir de Soline que empresta aos caminhos de travessa balizados até à designação própria de Kričak, atravessar a estrada nacional, continuar até à aldeola Gornji Kričak. Continuar montar pelo caminho que passa ao lado da capela de SV. Kaja, atravessar o pequeno colo de Nevistina stina (550 m) (Balanço da jovem noiva), seguidamente a aldeia abandonada de Sokolove Staje até à igreja (SV. Nikole, 590 m). À esta lugar reencontra-se a bifurcação para Bukovac, enquanto o nosso percurso desce à esquerda para Gornja Brela - designação própria de Subotišće. Deste ponto o regresso à Brela é possível em autocarro (que passa bastante raramente); melhor é prever um transporte privado ou retomar o caminho em sentido oposto e descer à pé.

Tempo de degrau: 1 hora 30. Nível de dificuldade: 2

Percurso N°3: Soline - Medići - Bifurcação de Bartulovići - Estrada Napoleão - SV. Kaja

A alternativa do percurso n° 2 que efectua através da aldeola de Medići e seguidamente monta até à bifurcação para Bartulovići e Topići. Tomar então o caminho de esquerda, passar acima a aldeola abandonada de Dominovići montando até à velha estrada Napoleão (Napoleonova cesta). Emprestar à este último até - abaixo da capela de SV. Kaja onde junta-se ao percurso n° 2. Deste ponto seguir o itinerário do percurso n° 2.

Tempo de degrau: 3 horas. Nível de dificuldade: 3

Percurso N°4: Donje Selo - Vruja - Dubci - Gornji Novaci - Donje Selo

O percurso parte da igreja de SV. Stjepan atravessando a designação própria de Jakiruša. Continuar velha pela estrada mercadores ao lado de Vruje (fonte submarina), montar para a estrada nacional, atravessar este último para juntar-se à velha estrada dos mercadores Pisak - Zadvarje. Prosseguir nesta direcção até à estrada Slime - Dubci. Continuando sobre a mesma estrada, em atravessar na racha à Dubci. Cerca de 200 m mais distante, o percurso bifurca sobre a esquerda e prossegue o seu ascensão velho pelo caminho Dubci - Novaci. Continuar nesta direcção através da aldeola de Gornji Novaci onde é necessário tomar a estrada de macadame à esquerda. À extremidade cerca de de 1 quilómetro, o percurso bifurca sobre a direita. Através pinède começar a descida até estrada à nacional, atravessar-o, continuar pelo caminho asfaltado e vários escadas, passar pela aldeola do Carevići para juntar-se a Donje Selo.

Tempo de degrau: 3 horas. Nível de dificuldade: 2

Ver os itinerários de passeio à página Riviera de Makarska.

O Passeio Costeiro
O passeio costeiro permite tornar-se à pé desde Brela até a Makarska por um caminho de 14 Km ao longo da margem, passando por Baška Voda e Promajna (nesta aldeia, é necessário deixar a costa durante cerca de centena de metros para contornar um promontório rochoso).
As Praias
Hotel Berulia visto desde o mar. Clicar para ampliar a imagem.Três das praias de Brela receberam o reconhecimento internacional prestigioso “do Pavilhão Azul” para a limpeza do mar e o respeito do ambiente: a praia de Punta errou em 1999, a praia do hotel Berulia em 2003, e a praia de Stomarica ao oeste de Brela, em 2004.

Hotel Berulia. Clicar para ampliar a imagem.Em 2003, a revista americana Forbes inscreveu a praia de Punta errou (Ponta Dourada), situada sobre o promontório de Dugi Rato, sobre a lista das dez mais bonitas praias do mundo; esta praia de 800 m de longo é classificada sexto ao mundo e estreia na Europa.

Estas distinções são merecidas talvez no plano estético e ambiental mas não sobre o da aprovação do banho: estas praias são certamente blancheur incontestável e bordados de florestas de pinhos, mas estão - após todo - apenas das praias de pedras muito ásperas.

História e tradiçõesHistória, literatura, artes, tradições, legendas, religiões, mitos, símbolos…

HistóriaHistória
Brela foi mencionado primeira vez para 950 após J. - C. pelo imperador bizantino Constantin VII Porphyrogénète, na sua carta circular “da Administração do Império”. Brela é citado, sob o nome “de Beroyllia” como uma das quatro cidades fortificadas do antigo principado de Pagania sobre o curso do Neretva.

InformaçõesInformações práticas

Metereologia e previsões
O Serviço de Turismo
Endereço: Obala kunaseza Domagoja, HR-21322 Brela

Telefone: 00.385 21.618.337

Os Transportes
A linha de autocarros que ligar Split à Makarska tem um acórdão à Brela de trás o Hotel Bluesun Soline.

É necessário cerca de uma hora (ou em mais cheia estação quando a estrada Magistrala é engarrafada) e 35 kunas para tornar-se à Split.

HotéisHotéis
Salão do hotel Berulia. Clicar para ampliar a imagem.Terrasse do hotel Berulia. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Terrasse do hotel Berulia. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
Terrasse do hotel Berulia. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Parque do hotel Berulia. Clicar para ampliar a imagem.
O Hotel Bluesun Berulia
O hotel Bluesun Berulia é um hotel 4 estrelas de dimensão humana (199 câmaras) que beneficia de uma situação excepcional à proximidade imediata das famosas praias de Brela e à alguns minutos de degrau dos centros de Brela e de Baška Voda.

O conjunto do pessoal mostra-se também eficaz que acolhedor.

Hotel Berulia. Clicar para ampliar a imagem.Hotel Berulia visto desde Gornja Brela. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
O hotel é construído no meio pinède, muito ao desvio da circulação automóvel da estrada nacional.
Hotel Berulia visto desde o mar. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Hotel Berulia visto desde o mar. Clicar para ampliar a imagem.
A sua esplêndida praia de rolos, situada em 10 m do hotel, viu-se atribuir a distinção do Pavilhão Azul.
Praia do hotel Berulia. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Praia do hotel Berulia. Clicar para ampliar a imagem.
Endereço: Frankopanska bb, HR-21322 Brela

Telefone: 00.385 (0) 21.603.599

Courriel: berulia@bluesunhotels.com

Coordenadas geográficas:

latitude 43.362435 N; longitude: 16.938751 E

Fachada do hotel Berulia. Clicar para ampliar a imagem.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A cidade de Brela na Croácia
A cidade de Baška Voda na Croácia
A cidade de Makarska na Croácia
Assuntos mais largos
Página inicial
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura Dalmácia central (PDF)
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura o Zagora dálmata (PDF)
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura Ilhas (PDF)
A cidade de Split na Croácia
O rio Cetina na Croácia
A cidade de Omiš na Croácia
A Riviera de Makarska na Croácia
O parque natural do Biokovo na Croácia
A ilha de Brač em Croácia
A ilha de Hvar em Croácia
[Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.