O jardim botânico do Biokovo na Croácia

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Página inicial] [Assunto ascendente] [Via Gallica]

Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Entrada do Jardim botânico do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O Jardim botânico do Biokovo à Kotišina (Biokovski botanički vrt Kotišina) faz parte integrante do Parque Natural do Biokovo; o jardim tem por objectivo familiarizar os visitantes com centena de espécies vegetais autóctones, das quais vinte e cinco espécies de plantas endémicas do Biokovo.

SituaçãoSituação

Situação do Jardim botânico do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.Route du Jardin botânico do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.O jardim botânico do Biokovo situa-se acima a aldeia de Kotišina, à 3 Km de Makarska, à esquerda da estrada de Makarska à Vrgorac.

O jardim estende-se pelas inclinações abruptas situadas entre 350 e 500 m de altitude, ao pé do penhasco criado pela falha de desmoronamento do maciço do Biokovo.

VisitasVisitas

Entrada do Jardim botânico do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Plano do Jardim botânico do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.O Jardim botânico do Biokovo apresenta uma grande parte das plantas indígenas do Biokovo, mais de 300 plantas espontâneas, cujas várias dezenas são espécies endémicas, indo de plantas tipicamente mediterrânicas à plantas da flora alpina que caracterizam as cimeiras.

No ambiente natural deste jardim de dimensão relativamente pequena (16,5 hectares), encontra-se com efeito habitats variados representativos os do Parque Natural do Biokovo, nomeadamente: rocailles, entulhos, barrancos, penhascos abruptos, solos aráveis, bem como uma interessante garganta, o Proslap, com uma cascata do mesmo nome; esta garganta é a seco durante mais maior parte do ano, excepto durante as fortes chuvas.

Uma parte do jardim é reservada à plantas de uma área mais vasta, plantas exóticas bem como ervas medicinais e plantas agrícolas.

Os visitantes podem explorar o Jardim botânico percorrendo vários caminhos. Jardim é mais luxuriante à primavera e no início do verão, embora durante todo o ano, se possa-se verem dezenas de plantas cheio floraison.

O jardim compreende além disso vestígios do património arquitectural: um antigo castelo arruina e uma capela.

A Flora
Lírio branco, lírios do Madone (Madonin ili bijeli ljiljan) (Lilium candidum)Eufórbio espinhoso (Djedova brada) (Euphorbia spinosa)Poirier amandier, poirier à folhas amandier (Divlja kruška) (Pyrus amygdaliformis)
Lírio branco (Lilium candidum). Clicar para ampliar a imagem.Eufórbio espinhoso (Euphorbia spinosa). Clicar para ampliar a imagem.Poirier amandier (Pyrus amygdaliformis). Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
Genévrier oxycèdre, genévrier cade (Primorska šmrika) (Juniperus oxycedrus)Lavanda à folhas estreitas, lavanda (Lavanda ili despik) (Lavandula angustifolia)Romarin officinal, romarin (Ružmarin) (Rosmarinus officinalis)
Genévrier oxycèdre, cade (Juniperus oxycedrus). Clicar para ampliar a imagem.Lavanda à folhas estreitas (Lavandula angustifolia). Clicar para ampliar a imagem.Romarin officinal (Rosmarinus officinalis). Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
Jasmim amarelo, jasmim linhoso (Žuti jasmim) (Jasminum fruticans)Agave da América (Šarenolisna agava) (Agave americana forma variegata)Cravo espinhoso (Primorski mekinjak) (Drypis spinosa ssp. jacquiniana)
Jasmim amarelo, jasmim linhoso (Jasminum fruticans). Clicar para ampliar a imagem.Agave da América (Agave americana). Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Cravo espinhoso (Drypis spinosa). Clicar para ampliar a imagem.
Louro recortar (Oleander) (Nerium oleander)(Divlji koromač) (Portenschlagiella ramosissima)Inule à folhas de molène (Bjelušina) (Inula verbascifolia)
Louro recortar (Nerium oleander). Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).(Portenschlagiella ramosissima). Clicar para ampliar a imagem.Inule à folhas de molène (Inula verbascifolia). Clicar para ampliar a imagem.
Osyris branco (Bijela metla) (Osyris alba)Hera grimpant (Bršljan) (Hedera helix)Psoralée betuminoso, trevo betuminoso? (Diteljnjlak) (Bituminaria bituminosa)
Osyris branco (Osyris alba). Clicar para ampliar a imagem.Hera grimpant (Hedera helix). Clicar para ampliar a imagem.Psoralée betuminoso, trevo betuminoso (Bituminaria bituminosa). Clicar para ampliar a imagem.
Cétérach officinal (Zlatinjak) (Asplenium ceterach)Moltkia dos balanços (Modro lasinje) (Moltkia petrae)
Cétérach officinal (Asplenium ceterach). Clicar para ampliar a imagem.Moltkia dos balanços (Moltkia petrae). Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Moltkia dos balanços (Moltkia petrae). Clicar para ampliar a imagem.
Arbousier comum, árvore aos morangos (Planika) (Arbutus unedo)Carvalho verde (Ostrvce hrast) (Quercus ilex)Germandrée amarelo (Žuti dubačac) (Teucrium flavum)
Arbousier comum, árvore aos morangos (Arbutus unedo). Clicar para ampliar a imagem.Carvalho verde (Quercus ilex). Clicar para ampliar a imagem.Germandrée amarelo (Teucrium flavum). Clicar para ampliar a imagem.
Arbusto a identificarClématite chama, clématite odorante (Škrobutina) (Clematis flammula)
Arbusto a identificar. Clicar para ampliar a imagem.Arbusto a identificar. Clicar para ampliar a imagem.Clématite chama, clématite odorante (Clematis flammula). Clicar para ampliar a imagem.
Baguenaudier, árvore à bexigas (Pucalina) (Colutea arborescens)Encanto lúpulo, bois-de-fer (Crni grab) (Ostrya carpinifolia)
Baguenaudier, árvore à bexigas (Colutea arborescens). Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Baguenaudier, árvore à bexigas (Colutea arborescens). Clicar para ampliar a imagem.Encanto lúpulo, bois-de-fer (Ostrya carpinifolia). Clicar para ampliar a imagem.
Madeira da Santa Lúcia, cerisier de Santa Lúcia, de amarel (Rašeljka) (Prunus mahaleb)Petterie (Tilovina) (Petteria ramentacea)Orpin acre (Sedum acre)
Madeira da Santa Lúcia (Prunus mahaleb). Clicar para ampliar a imagem.Petterie (Petteria ramentacea). Clicar para ampliar a imagem.Orpin acre (Sedum acre). Clicar para ampliar a imagem.
Spartier à caules de junco, vassoura da Espanha (Brnistra ili žuka) (Spartium junceum)
Spartier à caules de junco, vassoura da Espanha (Spartium junceum). Clicar para ampliar a imagem.Spartier à caules de junco, vassoura da Espanha (Spartium junceum). Clicar para ampliar a imagem.
O Castelo (Kaštel)
O castelo do Jardim botânico do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).À entrada do jardim botânico, muito contra o penhasco, encontra-se os muros conservados bem de um castelo do XVIIe século, e, ligeiramente mais distante, as ruínas de habitações antigas.

O castelo do Jardim botânico do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).

O castelo do Jardim botânico do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.O castelo do Jardim botânico do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.O castelo do Jardim botânico do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.
A Capela Santo António (Crkva svetog Ante)
A capela Santo António do jardim botânico do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).No jardim botânico de Kotišina, pode-se igualmente ver a capela Santo António, que foi construída de 1901 para 1903 sobre o sítio de uma antiga capela que data de 1672.

A capela Santo António do jardim botânico do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).

História e tradiçõesHistória, literatura, artes, tradições, legendas, religiões, mitos, símbolos…

HistóriaHistória
O Jardim botânico do Biokovo foi criado em 1984, por decisão do município de Makarska, sobre uma proposta do Irmão franciscano Fra Jure Radić (1920-1990), doutor em ciências, que é o verdadeiro fundador do jardim.

Divisa do Irmão Jure Radić. Clicar para ampliar a imagem.A ideia do Dr. Radić era a criação “de um Biokovo em miniatura”, com o objectivo de permitir a vulgarização, a observação, a protecção e a preservação da vida vegetal do maciço do Biokovo.

À entrada do jardim botânico encontram-se gravadas sobre o balanço estas palavras do Irmão Jure Radić, inspirados de santo Thomas de Aquin:

Oculis, mente, corde, per visibilia ad invisibilia
“Pelos olhos, o espírito e o coração, do visível ao invisível”

InformaçõesInformações práticas

Generalidades
Brochura do Jardim botânico do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.Plano de acesso do Jardim botânico do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.Desde Makarska, pode-se tornar-se ao Jardim botânico:
  • à pé, montando a rua pôde Makra que começa exactamente acima do lugar do mercado da cidade (Place Kačić); cruza-se a estrada do Adriático viaduc, após qual, chegado à entrada de uma aldeola, toma-se um caminho sobre a direita que se junta, após 500 m, estrada à alcatroada de Kotišina; tomar a estrada sobre a esquerda que monta em direcção da aldeia. O passeio - que oferece bonitas vistas sobre Makarska e a sua baía - dura cerca de 45 minutos.
  • Route du Jardin botânico do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.em automóvel automóvel, emprestando à estrada 512 de Makarska à Vrgorac; tomar à esquerda a estrada alcatroada em direcção da aldeia de Kotišina.
Horas de visitaHoras de visita
Plano do Jardim botânico do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.Tábua das espécies endémicas do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.Os visitantes são acolhidos à Casa “Marín Kovačević”, onde podem obter documentação sobre o Jardim botânico.

Horários do escritório de acolhimento: da segunda-feira ao sábado, de 7:00 à 14:00; o Domingo, de 8:00 à 13:00 o Jardim é aberto permanentemente.

Tarifa de entrada: entrada gratuita.

HotéisHotéis
RestaurantesRestaurantes
Nem restaurante, nem “buvette” neste sítio natural: apenas uma fonte onde, às vezes, extravia-se algum sangsue… Prever o abastecimento consequentemente.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
Assuntos mais largos
Página inicial
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura Dalmácia central (PDF)
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura o Zagora dálmata (PDF)
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura Ilhas (PDF)
A cidade de Split na Croácia
O rio Cetina na Croácia
A cidade de Omiš na Croácia
A Riviera de Makarska na Croácia
O parque natural do Biokovo na Croácia
A ilha de Brač em Croácia
A ilha de Hvar em Croácia
[Assunto ascendente] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.