A flora e a fauna do Biokovo na Croácia

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Página inicial] [Assunto ascendente] [Via Gallica]

Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
O norte do maciço do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.O nordeste do maciço do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.O Sul do maciço do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem.O maciço do Biokovo apresenta um aspecto bastante árido e desnudado; contudo abunda em numerosas espécies diferentes de vegetais e é povoado de uma fauna abundante e diversa.

Em especial, a fauna cavernicole oculta uma verdadeira riqueza com quase 200 espécies das quais mais de 60 - relíquias da Era terciária - são endémicos do Biokovo.

Plantas herbáceasPlantas herbáceas

O campaniforme do Biokovo, emblema do Parque Natural. Clicar para ampliar a imagem.Devido à sua situação geográfica, o maciço do Biokovo presente - à diferentes altitudes - um clima continental alpino e um clima mediterrânico; por esta razão das espécies vegetais diversas, pertencendo a estes dois climas lá coexistem. No total, encontra-se ao Biokovo quase 1500 espécies de plantas, 25 das quais é espécies endémicas; conhecidos destas espécies endémicas raras são: o campaniforme do Biokovo (Edraianthus pumilio) - que é o emblema do Parque Natural -, ele centaurée do Biokovo (Centaurea biokovensis), ele centaurée lancéolée (Centaurea cuspidata [Parafusos]) e ele centaurée glorioso (Centaurea gloriosa ou Centaurea cuspidata ssp gloriosa [Radić]), que se encontram às altitudes superiores.

Os cyclamens, centaurées e orchidées de todas as espécies abundam-o, tais raro Ophrys mosca (Ophrys insectifera), bem como “o perunika”, a íris selvagem (Íris croatica) emblema da Croácia.

O Parque Natural compreende várias reservas botânicas: o monte São Elias (Sveti Ilija), o monte Šibenik, o monte Štropac e a reserva do monte Veliki Troglav que engloba mais a elevada cimeira do Biokovo, o monte São Jorge (Sveti Jure).

Uma grande parte das espécies vegetais do Biokovo pode ser vista ao Jardim Botânico do Biokovo à Kotišina.

Campaniforme do Biokovo (Edraianthus pumilio)Lotier (Lotus sp.)
Campaniforme do Biokovo (Edraianthus pumilio). Clicar para ampliar a imagem.Lotier (Lotus sp.). Clicar para ampliar a imagem.Lotier (Lotus sp.). Clicar para ampliar a imagem.
Hélianthème comum (Helianthemum nummularium)
Hélianthème comum (Helianthemum nummularium). Clicar para ampliar a imagem.Hélianthème comum (Helianthemum nummularium). Clicar para ampliar a imagem.Hélianthème comum (Helianthemum nummularium). Clicar para ampliar a imagem.
Ornithogale das montanhas (Ornithogalum montanum)
Ornithogale das montanhas (Ornithogalum montanum). Clicar para ampliar a imagem.Ornithogale das montanhas (Ornithogalum montanum). Clicar para ampliar a imagem.Ornithogale das montanhas (Ornithogalum montanum). Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
Linho de Narbonne (Linum narbonense)Vélar fausse-giroflée (Erysimum sp.)Trepadeira da Biscaia (Convolvulus cantabrica)
Linho de Narbonne (Linum narbonense). Clicar para ampliar a imagem.Vélar fausse-giroflée (Erysimum sp.). Clicar para ampliar a imagem.Trepadeira da Biscaia (Convolvulus cantabrica). Clicar para ampliar a imagem.
Nigelle de Damasco (Nigella damascena)Alho à cabeça redonda (Allium sphaerocephalon)
Nigelle de Damasco (Nigella damascena). Clicar para ampliar a imagem.Nigelle de Damasco (Nigella damascena). Clicar para ampliar a imagem.Alho à cabeça redonda (Allium sphaerocephalon). Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
Pallénis épineux (Pallenis spinosa)
Pallénis épineux (Pallenis spinosa). Clicar para ampliar a imagem.Pallénis épineux (Pallenis spinosa). Clicar para ampliar a imagem.Pallénis épineux (Pallenis spinosa). Clicar para ampliar a imagem.
Chicória selvagem (Cichorium intybus)Vassoura da Espanha (Spartium junceum)
Chicória selvagem (Cichorium intybus). Clicar para ampliar a imagem.Chicória selvagem (Cichorium intybus). Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Vassoura da Espanha (Spartium junceum). Clicar para ampliar a imagem.
Mélique ciliée (Melica ciliata)Sédum Nice (Sedum sediforme)Pigamon (Thalictrum sp.)
Mélique ciliée (Melica ciliata). Clicar para ampliar a imagem.Sédum Nice (Sedum sediforme). Clicar para ampliar a imagem.Pigamon (Thalictrum sp.). Clicar para ampliar a imagem.
Planta a identificar
Planta a identificar. Clicar para ampliar a imagem.Planta a identificar. Clicar para ampliar a imagem.

ÁrvoresÁrvores

Um jardim horta de altitude em doline do Biokovo. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).As florestas do Biokovo protegem faias (reserva florestal de Vošac), abetos (reserva florestal de Kimet-Sutvid) e pinhos pretas dálmatas (Pinus nigra subsp. dalmatica) (reservas florestais de Bukovac, de Borovik e de Sibenik-Borovac).

Ao pé da montanha, do lado do sul, encontra-se igualmente o ácer e a tília.

Encanto-lúpulo (Ostrya carpinifolia)Baguenaudier arborescente (Colutea arborescens)
Encanto-lúpulo (Ostrya carpinifolia). Clicar para ampliar a imagem.Baguenaudier arborescente (Colutea arborescens). Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
Madeira da Santa Lúcia (Prunus mahaleb)
Madeira da Santa Lúcia (Prunus mahaleb). Clicar para ampliar a imagem.Madeira da Santa Lúcia (Prunus mahaleb). Clicar para ampliar a imagem.
Granadeiro punique (Punica granatum)
Granadeiro punique (Punica granatum). Clicar para ampliar a imagem.Granadeiro punique (Punica granatum). Clicar para ampliar a imagem.

InsectosInsectos e Aracnídeos

Saltique de Sloane (Philaeus chrysops)Xylomyia maculata (Xylomyia maculata)Anthrax anthrax (Anthrax anthrax)
Saltique de Sloane (Philaeus chrysops). Clicar para ampliar a imagem.Xylomyia maculata (Xylomyia maculata). Clicar para ampliar a imagem.Anthrax anthrax (Anthrax anthrax). Clicar para ampliar a imagem.
Mélitée alaranjado (Melitaea didyma)
Mélitée alaranjado (Melitaea didyma). Clicar para ampliar a imagem.Mélitée alaranjado (Melitaea didyma). Clicar para ampliar a imagem.Mélitée alaranjado (Melitaea didyma). Clicar para ampliar a imagem.

AnnélidésAnnélidés

PássarosPássaros

O maciço do Biokovo conta mais de uma centena de espécies de pássaros, das quais grandes rapaces como a águia real (Aquila chrysaetos), circaète Jean-le-Blanc (Circaetus gallicus) - caçador de serpentes -, vautour fulvo (Gyps fulvus) - em via de extinção - ou a coruja grand-duc (Bubo bubo).

PeixesPeixes

RépteisRépteis

O Biokovo protege 21 espécies de répteis (vipères, couleuvres e lézards) e 7 espécies de anfíbios protegidos.
Couleuvre dos Balcãs (Hierophis gemonensis)
Couleuvre dos Balcãs (Hierophis gemonensis). Clicar para ampliar a imagem.

MamíferosMamíferos

Entre o cerca de trinta de espécies de mamíferos posicionadas, encontra-se bastante facilmente a cabra-montesa dos Balcãs (Rupicapra rupicapra balcanica), e mouflon mediterrânico (Ovis orientalis musimon), mas o lobo está igualmente presente.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interactivo da Croácia
A geografia da Croácia
A história da Croácia
A economia da Croácia
A flora e a fauna da Croácia
Informações turísticas sobre a Croácia
A parte central da Croácia
A parte setentrional da Croácia
A parte meridional da Croácia
[Assunto ascendente] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.