A geografia da Croácia

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Assunto precedente] [Página inicial] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

Página editada

ApresentaçãoApresentação

Mapa físico da Croácia. Clicar para ampliar a imagem.A Croácia possui uma costa extremamente recortada, coberta de florestas, esmaltada de uma multidão de ilhas, de velhas cidades mediterrânicas preservadas bem, às pistas estreitas e as casas de pedras assim como a Itália. Possui também vastos pastos costeiros verdejantes, encerrados de muros de pedra. As regiões montanhosas da Croácia são ornadas de vastas florestas preservadas, lagos românticos, torrents rápidos e aldeias pitorescas como nos Alpes. Se pode-se tão verem duros os relevos karstiques, com as suas gargantas profundas e as suas gargantas. As largas planícies e bandejas da Croácia protegem vastas regiões pantanosas preservadas que pode-se ainda encontrar apenas à extremidade está-se de Europa, na a Rússia ou na Ucrânia.

Os três principais conjuntos naturais croatas, nomeadamente as planícies, as montanhas e o litoral apresentam, pelas suas características fundamentais, diferenças essenciais. Mais maior parte é a Croácia das planícies, matéria fértil e de bem povoados, que se estende ao sudoeste da grande planície Pannonie. As suas principais características naturais são os carvalhos centenários, as florestas das planícies húmidas, numerosos os rios às fontes puras porque preservadas e uma fauna e uma flora extremamente variadas tanto sobre terra que na água e o ar. No entanto, este território Pannonie não continua plano, porque aos horizontes das planícies desenham-se regularmente pitorescas inclinações de vinhedos bem como bocages arborizados, que se elaboram como ilhas “no mar” de trigo Pannonie.

Mapa das regiões da Croácia. Clicar para ampliar a imagem.Ao contrário da Croácia das planícies e bandejas, a Croácia das montanhas é pequena e pouco povoada. É por isso que este ambiente continuou a ser em grande parte preservado e ao estado natural. Nas suas florestas densas de abetos, de faias, e genévriers reinam em qualquer liberdade os ursos, os linces, e os lobos. Os seus rios límpidos abundam loutres e trutas. Os maciços croatas não têm a altitude dos maciços alpinos mas o calcário branco a frequentemente deu-o forma de modo que possam alimentar a inspiração sculpteur mais imaginativo. Os fenómenos karstiques são a causa elementar; o cársico é precisamente o que é mais característica da Croácia. A riqueza das formas karstiques observa-se também no mundo subterrâneo com as suas numerosas cavernas, barrancos, abismos, rachas, bacias e outras formas únicas de relevo, que encontra-se raramente noutro lugar na Europa. A melhor prova da importância do cársico croata é que no vocabulário especializado o termo que designa-o, dificilmente traduisible em outras línguas, conservou o seu nome croata.

A costa croata, com a costa grega, conta mais maior número de ilhas; é também costa mais recortada em Mar Mediterrâneo. É longa de 1778 quilómetros. Se se acrescentam as costas de 1185 ilhas, îlots e balanços o seu comprimento atinge 5835 quilómetros.

Os Parques Nacionais e os Parques Naturais
Mapa dos parques nacionais e naturais da Croácia. Clicar para ampliar a imagem.Joyaux do património natural são preservados no âmbito de oito parques nacionais (Plitvice, Krka, Kornati, Brijuni, Mljet, Velebit du nord, Paklenica et Risnjak), dez parques naturais (Kopački rit, Papuk, Lonsko polje, Medvednica, Žumberak-Samoborsko gorje, Učka, Velebit, Telašćica, Vransko jezero et Biokovo) e duas reservas naturais estritamente protegidas (les rochers Bijela et Samarska sur le massif de Bjelolasica et Rožanski et Hajduk kukovi sur le mont Velebit).

Os Parques nacionais formam a parte mais atractiva do património natural croata, rico e variado. São lugares inestimáveis no plano natural, cultural, científico, educativo, estético e turístico. Por conseguinte as actividades que põem em perigo a natureza, a fauna e são proibidas. Entre os oito Parque nacionais croatas, três são ilhas do mesmo nome Brijuni, Kornati, e Mljet, três são situados nas montanhas - Risnjak, o Velebit do norte, e Paklenica; por último dois protegem fenómenos naturais ligados à água: Krka e os lagos de Plitvice.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
Mapa interactivo da Croácia
A geografia da Croácia
A história da Croácia
A economia da Croácia
A flora e a fauna da Croácia
Informações turísticas sobre a Croácia
A parte central da Croácia
A parte setentrional da Croácia
A parte meridional da Croácia
Assuntos mais largos
Página inicial
Índice
Engenhos de investigação sobre o sítio
A Croácia
[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.