O parque nacional de Plitvice em Croácia

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Página inicial] [Assunto ascendente] [Via Gallica]

Página não editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
O Parque Nacional de Plitvice é mais famoso o Parque nacional croata, reconhecido e classificado ao património mundial da UNESCO. A principal curiosidade deste parque, único ao mundo, reside nos dezasseis lagos ligar os uns aos outro por cascatas formadas pela sedimentação travertin, espécie específica de calcário. O parque compreende o território onde o rio Korana toma a sua fonte num espaço cercado de florestas densas de faias, de abetos e de genévriers. Por lugares, evocam uma floresta virgem.

VisitasVisitas

Rio Korana. Clicar para ampliar a imagem.Os lagos de Plitvice dividem-se em Lagos Superiores (Gornja jezera) arborizados em declive suaves e Lagos Inferiores (Donja jezera) situados numa garganta rochosa e abrupta. Mais o grande lago encontra-se à uma altitude de 637 m, e a queda da cascata mais baixa, Sastavci, sob a qual começa a vazar o rio Korana, à 503 m de altitude acima do nível do mar. Este dénivellement de 134 m derrama-se numa multidão de grandes e pequenas cascatas, que não cessam de alterar forma e de altura. O acesso às cascatas é possível graças a caminhos arranjados sobre pequenas pontes de madeiras. Estes são não somente agradáveis a olhar, mas preservam igualmente travertin, elemento natural que deu forma ao parque de Plitvice. Os passos do homem seriam susceptíveis de degradá-lo.

Os lagos superiores de Plitvice. Clicar para ampliar a imagem.Entre os lagos de Plitvice, o que é situado em mais altitude é o lago de Prošćansko. Consequentemente, o grondement das cascatas não se entende. Devido ao afastamento dos caminhos, a natureza é salvaguardada lá no seu estado original. Ao contrário do grande lago Prošćansko aninhado em seu “écrin de hortaliça”, o ambiente característico dos lagos Inferiores compõe-se de balanços de calcário branco.

Uma cascata travertin de Plitvice (autor Românico Bonnefoy). Clicar para ampliar a imagem.Travertin oferece um aspecto específico; trata-se de um balanço frouxo e poroso, que forma-se graças à acção da água, que nas regiões karstiques, através micro-organismos, algas e espuma segrega o calcário derretido.
A Flora e a Fauna
Para além das florestas e os lagos, o Parque é espalhado de numerosas cavernas, fontes, prados florescidos. Entre numerosas as espécies raras animais protegidas, é necessário sobretudo mencionar o urso moreno.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
Assuntos mais largos
Página inicial
O condado de Karlovac em Croácia
[Assunto ascendente] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.