A aldeia de Donji Humac, ilha de Brač em Croácia

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Página inicial] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Com os seus dois cem habitantes, Donji Humac é um mais das pequenas dos mais aldeias da ilha de Brač na Croácia.

Esta pequena aldeia tradicional - uma das mais antigas localidades da ilha - principalmente é habitada por talhadores de pedra, pastores e agricultores.

Donji Humac faz parte da comuna de Nerežišća no condado Split-Dalmácia.

EtimologiaEtimologia
Donji Humac significa Humac-Bas, em oposição à aldeia de Gornji Humac, Humac-Haut, situado sobre a comuna de Pučišća.

Sob a República de Veneza, Donji Humac nomeava-se Sant' Elia (São Elias) em italiano.

SituaçãoSituação

A aldeia é situada sobre o lado ensolarado da colina de Humac, escondido à vista do mar onde os numerosos navios dos piratas tinha o hábito de marauder.

Donji Humac é distante cerca de de 2 quilómetros de Nerežišća e apenas 8 Km de Supetar, a capital da ilha de Brač.

VisitasVisitas

Humac preservou através das idades o estilo original da sua arquitectura rural, conhecida sobre este litoral karstique desde tempos imemoráveis. Tem apenas algumas construções mais elevadas que os outros que perturbam a harmonia das casas tradicionais, aos tectos cobertos lauzes. Nos jardins pode-se ver cabanes (bunja) feitos de pedras secas.
A Igreja Santa Ana
A igreja Santa Ana. Clicar para ampliar a imagem.Clocher da igreja Santa Ana (autor Polježičanin). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).A igreja paroissiale Santa Ana era uma capela abobadada mencionada nos documentos como Stomorica (deformação do latino Sancta Maria) que datam Xe século. Uma construção suplementar foi acrescentada no início século X; nessa época, a igreja era cercada de um cemitério. No início do XVIIIe século, a igreja de novo foi aumentada dois nefs secundários, ao mesmo tempo que interessante clocher à bolbo barroco vermelho era edificado.

Na igreja, sobre um muro da antiga capela, se encontra um fresco precioso, datando século X, que representa Christ sobre o trono entre Virgem e santo o Jean-Baptista barbudo; este fresco teria poderes miraculosos.

A Caverna de Kopačina
A caverna de Kopačina (autor Dhrzic). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).A caverna de Kopačina é sítio pré-histórico mais importante sobre a ilha de Brač; cobre vários milénios da história da ilha. A caverna é delimitada por inclinações abruptas, e, partir de uma bandeja sobre o lado do sul da caverna, abre-se uma vista magnífica sobre Donji Humac, Bobovišća e a costa ocidental da ilha.

Uma fonte de água, que existia perto da caverna (que estêve coberta quando o poço da aldeia foi escavado), e a oferta abundante de animais selvagens na zona da caverna fornecia condições de vida excelentes ao homem pré-histórico.

Esta caverna de 18 metros de longo é dividida em duas câmaras. Um grande número de objectos de pedra recuperados, as as as facas, as as verrumas, as flechas, os raspadores e os ossos de cavalos selvagens, de bovinos selvagens e de cervos selvagens pertence ao Épipaléolithique (fim Paléolithique superior, cerca de 10.000 antes de J. - C.). Produtos manufacturados descobertos na parte inferior da caverna pertencem ao Mesolítico (cerca de 8000 antes de J. - C.). Estes testemunhos mostram o forte desenvolvimento da caça e a criação. Fragmentos de cerâmica e um machado de bronze que datam da Idade o Bronze antigo (para 1800 antes de J. - C.) foram encontrados sobre a camada inferior.

A caverna de Kopačina é situada em 500 metros (20 Mn) ao noroeste de Donji Humac.

A Capela São Elias
A capela São Elias (autor Giricinka). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).A capela São Elias tem abside quadrangulaire fora e cheio curva dentro da capela. A capela é abobadada e os seus muros são segmentados por arcadas invisuais. A capela data Xe e XIe séculos; é uma das mais antigas capelas croatas préromanes da ilha.
Mausoléu do Monte São Elias
Mausoléu romano (autor Giricinka). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).Ao lado da capela São Elias encontram-se os vestígios mausoléu romano. A câmara funerária - em pedras de dimensão com corniche modelado - que é conservado, pertencia mausoléu monumental ainda mais rico cujos certos fragmentos decorativos são integrados igualmente nos muros da capela São Elias. De acordo com numerosos fragmentos de esculturas encontradas sobre o sítio, este monumento pode ser datado do 1 século após J. - C.

Este mausoléu é considerado como mais bonito monumento da arquitectura romana da ilha.

A Carreira
A carreira (autor Kerky Oe). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).A proximidade das carreiras históricas, que existem sempre, deu à Donji Humac vários talhadores de pedra, entre os quais sculpteur contemporâneo Petar Jakšić.

InformaçõesInformações práticas

Generalidades
HotéisHotéis
RestaurantesRestaurantes
A Taberna Kopačina (Konoba Kopačina)
Especialidades de carne de cordeiro de Brač.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A aldeia de Donji Humac, ilha de Brač em Croácia
Ermitage de Blaca, ilha de Brač em Croácia
O monte Vidova Gora, ilha de Brač em Croácia
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interactivo da ilha de Brać em Croácia
A cidade de Supetar, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Postira, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Pučišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Selca, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Bol, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Nerežišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Milna, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Sutivan, ilha de Brač em Croácia
[Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.