A cidade de Supetar, ilha de Brač em Croácia

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Assunto precedente] [Página inicial] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
O escudo de Supetar. Clicar para ampliar a imagem.O porto (autor Henning Schröder). Clicar para ampliar a imagem.Supetar é uma cidade portuária situada sobre a ilha de Brač na Croácia. Com ligeiramente mais de 3000 habitantes permanentes - ou seja um quinto da população da ilha -, Supetar é mais a grande cidade da ilha; é também a capital administrativa, que tem sucedido neste papel à cidade de Nerežišča em 1827 sob a dominação austrohúngara. Antes deesta data, Supetar era considerado como o porto de Nerežišča.

Supetar é também uma comuna cerca de de 4000 habitantes, que compreende a cidade de Supetar próprio e três outras localidades: Splitska, Škrip et Mirca. A comuna faz parte do condado Split-Dalmácia.

Supetar é a principal porta de entrada da ilha de Brač graças aos transbordadores do Jadrolinija que o ligar em 50 minutos à cidade de Split sobre o continente.

EtimologiaEtimologia
O topónimo de Supetar é uma forma antiga de Sveti Petar (São Pedro); reencontra-se esta particularidade em topónimos de Sutivan (São João) e, atrasado, de Sumartin (São Martinho).

Sob a dominação veneziano seguidamente austrohúngara, Supetar levava de nome italiano de San Pietro além Brazza (São Pedro de Brač).

SituaçãoSituação

Supetar visto desde o mar. Clicar para ampliar a imagem.Supetar é situado sobre a costa do norte da ilha de Brač, em frente do maciço do Mosor que barra o horizonte sobre o continente.

Supetar desenvolveu-se em redor de um pequeno porto natural, basicamente da baía São Pedro.

Nerežišća, a antiga capital da ilha, cujo Supetar foi o porto, é à cerca de 8 Km dentro.

VisitasVisitas

O frente de mar. Clicar para ampliar a imagem.Os edifícios administrativos que ocupam o frente de mar de Supetar, com os seus frontões emplastrados, os seus muros outrancièrement decorados e as suas imensas janelas incómodas, para a maior parte, foram construídos durante a dominação austríaca e aparecidos como uma adição estrangeira à arquitectura popular autêntica. Estas construções, dispostas em alinhamentos sobre o frente de mar, mascaram um velho centro da cidade cheio de um encanto rural situado no fundo. Este centro da cidade é construído em pedra de Brač, com tectos cobertos pesados lauzes para opôr-se “ao bura”, este vento do norte que, em inverno, desce do Mosor e respiração através do canal de Brač.
A Igreja de Anunciação da Virgem Maria (Crkva Navještenja Marijina)
A igreja de Anunciação encontra-se basicamente do porto, em parte superior de um disparo de degraus, ao lugar de uma antiga igreja da VI século, basílica São Pedro (dentro Porto sancti Petri). A igreja de Anunciação é a igreja paroissiale da paróquia São Pedro (Sveti Petar).

Antigo basílica São Pedro tinha sido restaurado em 1604, mas destruído por um incêndio em 1727; foi reconstruída em 1733 no estilo barroco do XVIIIe século, com a adição nefs. A partir da sua fundação a nova igreja foi consagrada Feliz à Virgem Maria.

Em 1887, a igreja ao passar a ser do XVIIIe século demasiado pequeno, ela dût ser aumentado ao duplo da sua dimensão para atingir a sua dimensão e a sua forma actuais (40 metros de comprimento); à esta ocasião perdeu muito seu estilo barroco original. Clocher foi construído em 1861; mede 35 m de parte superior.

Fora da igreja, sobre o lado esquerdo, são conservado dos mosaicos cristãs primitivas que datam da VI século; estes mosaicos, descobertos em 1975, faziam parte do solo antigo basílica cristão primitivone dedicado à santo Pedra.
A fachada da igreja de Anunciação. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O adro da igreja de Anunciação. Clicar para ampliar a imagem.A fachada da igreja de Anunciação. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
À entrada da igreja, encontra-se fonts baptismaux que são constituídos de dois grandes capiteis góticos sobrepostos, decorados de folhas acanthe.
Fonts baptismaux da igreja de Anunciação. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Nef lateral esquerdo da igreja de Anunciação. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
O coro da igreja de Anunciação. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Dentro da igreja encontram-se sete altares; de trás o mestre-altar de mármore, observa-se um retable barroco de Annonciation pinta-se por um pintor desconhecido da escola veneziano do XVIIIe século. Sobre os lados encontram-se estátuas de santos; à esquerda, reconhece-se o santo proprietário da cidade, santo Pedra.

O coro da igreja de Anunciação. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Sob o mestre-altar encontra-se o túmulo de santo Victor cujas relíquias foram trazidas à Supetar desde catacombes romanos em 1853. Cada 2 de Maio, o relicário de santo Victor é levado através da cidade.

Na parte antiga da igreja há algumas pedras tumulares que levam inscrições em latino, italiano e croata.

Telas, penduradas aos muros laterais, dos quais “os Virgens com os Santos”, são a obra de um pintor de Supetar, Feliks Tironi (1722-1808).

O órgão da igreja é um fabrico do factor Petar Nakić em 1737.

Nef da igreja de Anunciação. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Nef da igreja de Anunciação. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Nef da igreja de Anunciação. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
O Museu da Igreja (Crkveni Muzej)
O adro da igreja de Anunciação. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).À esquerda da igreja encontra-se um pequeno museu de arte consagrado criado em 1991. O Museu da Igreja apresenta uma modesta colecção de objectos religiosos, de livros e de quadros da paróquia São Pedro, em especial das obras de valor que datam Renaissance veneziano (XVIe e XVIIe séculos). Se pode-se verem também mosaicos do início do cristianismo, sarcófagos, fotografias da aldeia no fim do XIXe século, livros, pinturas votives de embarcações, calices e relicários.

Fora do Museu, encontra-se uma escultura sobre pedra que representa santo Victor: é uma obra de Petar Jakšić, sculpteur contemporâneo originário de Donji Humac.

A Torre do Relógio (Leroj)
A volta do relógio. Clicar para ampliar a imagem.A volta do relógio. Clicar para ampliar a imagem.À direita da igreja, a volta do relógio foi transformada em atelier de artista.
O Cabo São Nicolau (Rt Sveti Nikola)
O cabo São Nicolau. Clicar para ampliar a imagem.O cabo São Nicolau. Clicar para ampliar a imagem.Ao oeste do porto de Supetar, contornando o passeio ao bordo da praia de rolos, atinge-se o sítio bucolique do cabo São Nicolau. É sobre este cabo que desenvolve-se o novo Supetar turístico, o que prova após vários séculos, a boa escolha que os Romanos tivessem feito quando estabeleceram aqui a sua colónia nos primeiros tempos cristãos.

Lá, perto da igreja São Nicolau - ao lado do muro externo da igreja - encontram-se os dois mais bonitos sarcófagos cristãos primitivos da ilha de Brač, decorados sobre a sua face ante com bas-reliefs de cruzes cercadas de anéis, e, sobre as suas tampas ovais, de longas cruzes gravadas sobre todo o comprimento.

Abaixo do cemitério encontram-se as ruínas “de um villa rustica” romanas.

A Igreja São Nicolau o Viajante (Crkva Svetog Nikole Putnik)
A capela São Nicolau. Clicar para ampliar a imagem.A capela São Nicolau. Clicar para ampliar a imagem.
O Cemitério (Groblje)
O passeio para o cabo São Nicolau conduzido até ao cemitério marinho de Supetar, perdido no meio dos pinhos e ciprestes. A escultura que representa a Mãe Teresa (2002) que vê-se à entrada do cemitério, é a obra sculpteur contemporâneo, Petar Jakšić.

Além mausoléus extravagantes, o cemitério apresenta decorações surpreendentes, mesmo sobre mais modestos os stèles.

Alguns destas pedras tumulares são a obra famoso sculpteur Ivan Rendić, o pai da escultura moderna croata: alguns dos melhores exemplos são bas-relief ancorou, acima do túmulo de Mihovil Franasović; o túmulo de estilo Arte Novo Rinaldo Culić (perto da entrada); e mausoléu da família Radnić; bas-relief da cabeça Christ e o retrato de um homem sobre o túmulo de F. Pizzoli; a cabeça Christ sobre o túmulo famoso chanteur de ópera, o Sr. Vučković. Muitos estes retratos e esculturas de pedra levam a marca da forte personalidade sculpteur, com um carácter realista sublinhado.

Mausoléu da família Rendić, um dos mais imponentes, situado para baixo do cemitério, tem todas as características do estilo Ivan Rendić. Contudo, sculpteur - que passou os seus últimos dias na pobreza e a solidão amarga sobre o Glavica - finalmente foi enterrado num túmulo estrangeiro neste mesmo cemitério no qual deixou alguns dos seus monumentos.

O cemitério marinho. Clicar para ampliar a imagem.O cemitério marinho. Clicar para ampliar a imagem.O cemitério marinho. Clicar para ampliar a imagem.
Mausoléu Petrinović. Clicar para ampliar a imagem.O monumento funerário mais espectacular do cemitério de Supetar é certamente mausoléu da família Petrinović: a cúpula branca deste mausoléu é a primeira coisa que vê-se quando entra-se no porto de Supetar vindo de Split.

Situado no centro do cemitério, ao lado da igreja São Nicolau, mausoléu Petrinović domina os outros túmulos da sua cúpula superada de um anjo ailé. Com o seu enorme sarcófago, mausoléu apresenta um estilo pompeux às influências orientais néo-égypto-byzantines, e aparece como um monumento estrangeiro neste harmoniosa pequeno cemitério mediterrânico.

Ivan Rendić tinha desejado ardentemente trabalhar sobre o túmulo da família Petrinović para que já tivesse executado uma obra, a estátua de pedra do Hercegovka (a mulher de Herzegovina) e tinha esboçado o projecto mausoléu. Contudo o rico emigrante Frane Petrinović vive mausoléu monumental da família Račić à Cavtat, realizado sculpteur Ivan Meštrović, e anulou a encomenda passada Ivan Rendić. Por lealdade para com o seu confrade vieillissant, Meštrović recusou noblement tomar a encomenda e esta foi confiada à T. Rosandić.

Mausoléu Petrinović. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Mausoléu Petrinović. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Mausoléu Petrinović. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
Detalhe mausoléu Petrinovic (autor Ikrokar). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).O poço mausoléu Petrinovic (autor Ikrokar). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).Este monumento é por conseguinte a obra sculpteur de Split, Toma Rosandić (1878-1957). Rosandić contudo deixou sobre este mausoléu algumas realizações notáveis, como “a Aposta ao Túmulo”, “a crucificação” e “o Dia do Julgamento”; o poço situado perto do túmulo presente uma das mais bonitas realizações da arte de Rosandić.
Mausoléu da família Petrinović. Clicar para ampliar a imagem.“Acompanhado pela brisa, preenchido dos perfumes das plantas e os arbustos da ilha, visitei primeiro o cemitério… aqui mim sentidos a profunda melancolia de Supetar e desta qualquer região costeira… o vento que vem dos pinhos montava até estes a ciprestes… e quando entendi de repente as notas de uma guitarra, o tempo deslizou através dos meus dedos como impalpáveis raios de luz. Mim, à verdade dizer, no humor de chorar, mas não era sentida que ficava sentimental e aquilo não o tivesse sido desde muito, muito muito tempo…”
Assento Ujević - Melancolia de Supetar (Sjeta pred Supetrom, Jadranska Posta, 1919).
O Porto de Supetar (Luka Supetar)
O porto (autor K. Korlevic). Clicar para ampliar a imagem.O frente de mar. Clicar para ampliar a imagem.O porto de chegada dos ferrys que vêm de Split anima-se ao seu ritmo e organiza-se em redor bonita de uma bacia quadrada limitada de palmas.
O frente de mar. Clicar para ampliar a imagem.O porto de Supetar. Clicar para ampliar a imagem.O porto de Supetar. Clicar para ampliar a imagem.
A Capela São Roque (Crkva Svetog Roka)
A capela São Roque é um edifício barroco do XVIIe século (1682); é dedicada à santo Roch (sveti Rok), o protector contra as doenças infecciosas que devastaram frequentemente a ilha de Brač.

O sítio da capela oferece bonitas vistas sobre o centro da ilha e o canal de Brač (Brački kanal). Se pode-se tornar-se, desde Supetar, montando velho o caminho escarpé ou a estrada em direcção de Nerežišća, eventualmente através da madeira de pinhos. Andar até à rua Petra Jakšica, seguidamente tomar a rua Svetog Roka e atravessar a estrada principal para juntar-se ao antigo caminho de São Roque.

A Igreja São Lucas (Crkva Svetog Luke)
A igreja românica São Lucas encontra-se à uma hora de degrau de Supetar montando para a colina até à capela São Roque e prosseguir durante 10 Mn. É um edifício de estilo românico do fim século X/início século X. A igreja é famosa para ocultar a mais antiga gravura de um navio que seja conservada Dalmácia; a representação galion é gravada sobre o muro interno da igreja.

História e tradiçõesHistória, literatura, artes, tradições, legendas, religiões, mitos, símbolos…

HistóriaHistória
Uma primeira colónia existia à época romana sobre o cabo São Nicolau onde encontra-se actualmente o cemitério. Esta colónia parece ter-se apagado no início da era cristã, durante alguns séculos, até ao fim da Idade $média.

A nova aldeia, nomeada Supetar, é mencionada primeira vez em 1423. Supetar será o porto da capital de Brač, de Nerežišća, durante quatro séculos.

PersonagensPersonagens
Ivan Rendić
Retrato Ivan Rendic. Clicar para ampliar a imagem.Ivan Rendić (1849-1932) nasceu à Imotski e passou a sua juventude sobre a ilha de Brač onde começou a esculpir graças à tradição trabalho da pedra da ilha. Passou os onze últimos anos da sua vida à Supetar e é artista mais famoso desta cidade. É considerado como mais importante sculpteur croata do XIXe século e como um dos pais da escultura croata moderna.

Ivan Rendić estudou primeiro em Veneza onde seguiu a Academia Beaux-arts em 1871, seguidamente à Florença onde estudou durante vários anos nos ateliers de escultura de mestres florentino. Viveu e trabalhou seguidamente em Trieste, onde realizou mais maior parte das suas obras. Mas houve o alvo de ataques dos italianistes, devido ao seu apoio ao Movimento Renaissance croata.

Retrato Ivan Rendic. Clicar para ampliar a imagem.A sua obra - cerca de de duas cem estátuas - é caracterizada por um estilo realista com elementos de naturalisme, em especial nos detalhes do tratamento. Mas realizava frequentemente surpreendentes uns casamentos de estilos e de influências, misturando sem complexo o bizantino, o grego, o egípcio…

As suas obras mais famosas foram monumentos públicos, elevados na honra de Croatas famosos, que se encontram todas as nas regiões da Croácia: Dubrovnik, Rijeka, Trieste, Krapina, e sobretudo Zagreb, no parque Zrinjevac. Também foi escolhido pela maior parte das grandes famílias para os seus monumentos funerários.

A partir de 1921 viveu à Supetar, onde tentou sem sucessos que criem uma escola de artes. Terminou a sua vida na pobreza e morreu em oubli ao hospício dos pobres de Zagreb.

EsculturasEscultura
A Galeria Ivan Rendic (Galerija Ivan Rendić)
A galeria Ivan Rendic - Buste de Franz Joseph. Clicar para ampliar a imagem.A galeria Ivan Rendić - Buste Ivan Gundulić. Clicar para ampliar a imagem.A Galeria Ivan Rendić é situada no primeiro andar da biblioteca de Supetar. Se pode-se não ver menos de 208 obras Ivan Rendić, sculpteur de fama mundial originária de Supetar; por exemplo buste Ivan Gundulić (1871), famoso escritor de Dubrovnik. Muitas outras obras sculpteur encontram-se numerosas em cidades da Croácia e a qualquer Europa.

Fora da galeria, pode-se igualmente ver a escultura Ivan Rendić que representa “a Alegoria do Espírito”.

InformaçõesInformações práticas

Metereologia e previsões
O Serviço de Turismo
Endereço: Porat 1 (cais débarcadère, à direita descendo do transbordador).

Horários: de 8:00 à 15:30 (22 h em verão).

Telefone: 00.385 (0) 21.630.551

Sítio Internet: www.supetar.hr

O Ferry
Embarcadère do ferry (autor Kelovy). Clicar para ampliar a imagem.A chegada do ferry no porto de Supetar. Clicar para ampliar a imagem.Supetar ligar à Split por uma linha de ferrys directa do Jadrolinija.

De 8 para 14 passagens por dia de acordo com a estação (de 5:00 à meia-noite em verão).

Duração da travessia: 50 minutos.

Telefone: 00.385 (0) 21.631.357

Sítio Internet: www.jadrolinija.hr

Os Transportes Rodoviários
O centro de Supetar é inacessível em automóvel: é preferível estacionar-se exactamente saindo débarcadère ou contornar a cidade pela parte superior para retornar ao oeste do porto onde encontram-se várias possibilidades de estacionamento.

A estação rodoviária é situada perto débarcadère do ferry.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
A aldeia de Škrip, ilha de Brač em Croácia
A aldeia de Splitska, ilha de Brač em Croácia
A aldeia de Mirca, ilha de Brač em Croácia
Assuntos próximos
Mapa interactivo da ilha de Brać em Croácia
A cidade de Supetar, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Postira, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Pučišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Selca, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Bol, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Nerežišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Milna, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Sutivan, ilha de Brač em Croácia
Assuntos mais largos
Página inicial
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura Dalmácia central (PDF)
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura o Zagora dálmata (PDF)
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura Ilhas (PDF)
A cidade de Split na Croácia
O rio Cetina na Croácia
A cidade de Omiš na Croácia
A Riviera de Makarska na Croácia
O parque natural do Biokovo na Croácia
A ilha de Brač em Croácia
A ilha de Hvar em Croácia
[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.