A aldeia de Sumartin, ilha de Brač em Croácia

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Assunto precedente] [Página inicial] [Assunto ascendente] [Via Gallica]

Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
O porto. Clicar para ampliar a imagem.Sumartin é um pequeno porto, cerca de de 600 habitantes, situado na ponta está da ilha de Brač na Croácia.

A aldeia é localidade mais recente da ilha; foi fundado em 1646 por refugiados de Makarska que fogem as invasões turcas. É a razão pela qual os habitantes de Sumartin e os seus arredores falam o dialecto chtokavien (štokavski), principal o dialecto croata, enquanto o resto da ilha fala o dialecto tchakavien (čakavski), o dialecto falado no norte da Croácia. A aldeia também muito tempo foi isolada, devido más a comunicações com o resto da ilha, e desenvolvida uma mentalidade e modos vestimentaires ligeiramente diferentes.

Sumartin é um lugar de veraneio relativamente calmo e calmo, que se anima apenas à chegada do ferry de Makarska.

A aldeia de Sumartin pertence administrativamente à comuna de Selca no condado Split-Dalmácia.

EtimologiaEtimologia
Num remoto passado (1320), a baía de Sumartin nomeava-se Sitno, de acordo com a planta “siti”, o junco marítimo (Joncus maritimus) que jonche o solo húmido dos arredores.

Atrasado, a localidade nomeou-se Vrh Brača (é-o de Brać), onde vrh significa o leste, devido à sua situação sobre a ilha de Brać.

O nome de São Martinho foi dado à igreja da aldeia pelos primeiros habitantes, em homenagem à santo Martin Tours. No fim do XIXe século, o nome de Sumartin foi dado à aldeia por imitação de outras localidades da ilha, como Supetar (São Pedro) ou Sutivan (São João).

À época veneziano, Sumartin nomeava-se San Martino em italiano.

SituaçãoSituação

A entrada do porto. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Sumartin é situado basicamente do uma das baías da costa sueste da ilha de Brać, em frente o riviera de Makarska.

O porto é protegido dos ventos do norte pelo cabo Sumartin (Rt Sumartin).

O cabo Sumartin. Clicar para ampliar a imagem.

VisitasVisitas

A Igreja São Martinho
A igreja São Martinho de origem foi construída em 1747 famoso poète dálmata, o irmão Andrija Kačić Miošić, quando foi nomeado Abbot do mosteiro.

A igreja paroissiale actual foi construída de 1911 para 1913 e consagrada à santo Martin antes da Primeira Guerra mundial. Os altares de mármore foram realizados e decorados de mosaicos por P. Bilinic em 1912. Os túmulos em redor da igreja recordam a peste desastrosa de 1783-1784 que fez perecer uma grande parte da população.

Clocher da igreja foi destruído em 1944 no bombardeamento da cidade anglo-américains; a igreja foi reconstruída e aumentada em 1955.

O Mosteiro Franciscano
O mosteiro franciscano (autor Anta Perkovic). Clicar para ampliar a imagem.O Franciscanos chegou à Sumartin em 1645; a sua comunidade tornou-se muito activa partir de 1738 e obteve o estatuto de mosteiro. Em 1747, o irmão e poète Andrija Kačić Miošić foi elegido Abbot de Sumartin e empreendido a construção de um novo mosteiro.

A igreja São Martinho (autor Kelovy). Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro, mascarado por uma espessa vegetação, com os seus modestos jardins e potagers, liberta uma atmosfera agradável; o seu museu possui uma interessante colecção de livros raros, manuscritos e obras de arte dos XVIIe e XVIIIe séculos (escola veneziano), em especial “Último Cène” do início do barroco (segunda metade do XVIIe século).

Fora, uma placa testemunha que em 1944 o mosteiro foi requisitado pelos Alemães para servir de hospital e moines foram forçados deixá-lo.

A Igreja São Nicolau (Crkva Svetog Nikole)
A igreja cristão primitivone São Nicolau (Sveti Nikola) construído sobre a cimeira da altura Kruska oferece uma vista espectacular sobre a paisagem circundante e o mar.
As Praias
O cabo Sumartin (auteur Honza Beran). Clicar para ampliar a imagem.Nos arredores imediatos de Sumartin encontram-se algumas enseadas tranquilas e íntimas (Rasotica, Zukovik, Radonja, Studena, Zvirje et Spilice) com praias de areia e de areia grossa.
O Porto
A entrada do porto. Clicar para ampliar a imagem.A entrada do porto. Clicar para ampliar a imagem.A entrada do porto. Clicar para ampliar a imagem.

História e tradiçõesHistória, literatura, artes, tradições, legendas, religiões, mitos, símbolos…

HistóriaHistória
O território da actual localidade de Sumartin pertencia dos sécs XII e XIIIe importante abbaye de Povlja.

A aldeia de Sumartin foi fundada o 11 de Novembro de 1646 por refugiados provenientes arrière-pays de Makarska, da Bósnia Herzegovina e Herzegovina que foge na frente do progresso dos Turcos otomanos (época da Guerra de Creta entre Venezianos e Turcos). Os refugiados eram conduzidos moines franciscanos já estabelecidos perto deesta baía chamada Sitno. Os novos recém-chegados não puderam obter terras a cultivarem, já muito ocupada, e duram voltar-se para a pesca, a navegação e a construção naval.

PersonagensPersonagens
Mais famosa dos emigrantes de Sumartin para os Estados Unidos é certamente Mario Puratić. Este inventou em 1955 “o bloco Puratic” ou “power block” que facilita o trabalho dos pescadores para aumentar as redes de pesca. Mario Puratić recebeu nos Estados Unidos o preço do Inventor do ano em 1975.
EconomiaEconomia
Principais as actividades económicas de Sumartin são a agricultura, a viticultura, a oleicultura, a pesca e o turismo, ainda pouco desenvolvido.

O estaleiro naval de Sumartin é um dos últimos em Adriático continuar a construção tradicional de navios de madeiras.

InformaçõesInformações práticas

Metereologia e previsões
Transportes
O porto (autor Kelovy). Clicar para ampliar a imagem.Graças ao seu porto de ferrys, Sumartin é, além de Supetar e Taça, uma das três portas de acesso marítimo à ilha de Brać.

O Jadrolinija (www.jadrolinija.hr) assegura 5 passagens por dia entre Makarska e Sumartin em Julho e Agosto; 4 passagens em Junho e Setembro; 50 Mn de travessia.

Telefone: 00.385 (0) 21.648.224

Horários dos ferrys Makarska-Sumartin. Clicar para ampliar a imagem.

HotéisHotéis
RestaurantesRestaurantes
Graças à importante frota de pesca de Sumartin, os restaurantes locais podem servir do peixe fresco todos os dias. Outras especialidades locais são a carne de cordeiro, os queijos, a mel e o vinho.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A aldeia de Novo Selo, ilha de Brač em Croácia
A aldeia de Povlja, ilha de Brač em Croácia
A aldeia de Sumartin, ilha de Brač em Croácia
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interactivo da ilha de Brać em Croácia
A cidade de Supetar, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Postira, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Pučišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Selca, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Bol, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Nerežišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Milna, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Sutivan, ilha de Brač em Croácia
[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.