A aldeia de Povlja, ilha de Brač em Croácia

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Assunto precedente] [Página inicial] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Povlja é uma aldeia e um porto, cerca de de 400 habitantes, situado basicamente da enseada mais oriental vasta de uma baía situada no nordeste da ilha de Brač na Croácia.

Administrativamente, Povlja faz parte da comuna de Selca, no condado Split-Dalmácia.

EtimologiaEtimologia
O topónimo Povlja, às vezes ortografado Povja, provem do nome latino Paulianus: à época romana, o porto de Povlja nomeava-se “Portus paulianus”; este nome slavisé atrasado “em Paulia Luka” ou “Pavlja Luka”, que se tornou Povlja.

Os Venezianos nomeava Povlja, Pòvia em italiano.

SituaçãoSituação

Povlja é situado sobre a costa nordeste da ilha de Brač, em frente o riviera de Makarska.

Povlja encontra-se à 5 Km ao nord-nord-ouest do porto de Sumartin onde accoste o ferry de Makarska proveniente do continente.

O porto. Clicar para ampliar a imagem.

VisitasVisitas

Os Vestígios Basílica Cristão primitivone (Starokršćanska bazilika)
Plano basílica São João. Clicar para ampliar a imagem.A actual igreja São João de Povlja encontra-se ao lugar do uma mais grandes basílicas cristãs primitivas da ilha de Brač, datando do Ve e VI séculos.

Tem reconstituído-se hoje o plano deste edifício antigo, com um vestíbulo (1), um portal (2), sacristie (5, 6,8), fonts baptismaux (10) em batistério antigo (9) todo talher de frescos e com uma sala capitular (13).

O portal basílica e seu abside com uma janela à três arcadas são certos dos restos melhor preservados deeste período.

A dimensão basílica sugere que seja um importante centro religioso, não somente para Povlja e a ilha de Brač, mas eventualmente para o continente igualmente. Basílica possuia imponentes e raros fonts baptismaux octogonaux cobertos de uma cúpula, que é - com os de Poreč em Istrie - um dos dois únicos exemplos conservados batistério coberto da VI século em Adriático oriental. Batistério foi incorporado na igreja paroissiale São João Batista, e é venerado como o lugar de descansos de um santo, santo Jean de Povlja.

Este batistério octogonal com cúpula - o único conservado na Croácia - feito parte integrante da igreja paroissiale actual; a igreja compreende igualmente frescos parcialmente conservados da mesma época.

As Ruínas Abadia Beneditina São João
As ruínas abbaye. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).No cemitério pode-se ver os vestígios de um mosteiro bénédictin: entre o fim século I e o início Xe século Beneditinos construíram, sobre as fundações basílica cristão primitivone, um mosteiro que ficará famoso. O mosteiro São João de Povlja é considerado como grande e mais antiga da Croácia.

As ruínas abbaye. Clicar para ampliar a imagem.Moines beneditinos transformaram batistério antigo sanctuaire em capela do mosteiro; sobre as ruínas abside, construíram os seus modestos bairros de habitação.

Em 1145, o mosteiro foi devastado por piratas de Omiš ou do Neretva; foi restaurado em 1184 pelo Irmão Ratko. É à esta data que foi gravado sobre a verga da entrada do mosteiro um do primeiro texto em escrita croata cirílico; este documento é conhecido como “a verga de Povlja”. Em 1184, moines inscreveram também sobre um pergaminho os rendimentos dos bens e uma lista das terras que pertence ao mosteiro. Este pergaminho é conhecido como a carta de Povlja; é redigido na mesma escrita.

Século X, Beneditinos retiraram-se de Povlja, quando os Turcos começaram a arriscar-se sobre as costas da ilha de Brač; fortification com voltas de defesa foi construído entre 1551 e 1559, que é ainda visível hoje.

Os vestígios da igreja beneditina, que foi preservada parcialmente até ao telhado, compreendem a verga e a parte absidiale com triforium.

As ruínas abbaye. Clicar para ampliar a imagem.As ruínas abbaye. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).As ruínas abbaye São João. Clicar para ampliar a imagem.
A Verga de Povlja (Povaljski prag)
A verga de Povlja encontrava-se acima a porta do sul do mosteiro São João. Foi gravado por um talhador de pedra famoso chamado Radonja, quando a igreja foi reconstruída em 1184. A inscrição da verga immortalise a contribuição deste pedreiro através do seu trabalho efectuado sobre a igreja, bem como o papel desempenhado por um príncipe nomeado Brečko que tivesse feito dom de terras para construção da igreja.

A verga de Povlja. Clicar para ampliar a imagem.O que faz o valor deesta verga é que é - com a Carta de Povlja - um dos primeiros documentos redigidos em língua croata em carácteres cirílicos ocidentais, igualmente nomeada “bosančica”.

A verga tem sofrido atrasado a humilhação ser utilizada durante numerosos anos como sede, seguidamente subtilisé por um vizinho que incorporou-o na porta o seu cellier. Extremamente felizmente, a verga foi observada por um arqueólogo que o emporta ao museu arqueológico de Split.

O original da verga de Povlja ainda hoje é conservado ao Museu dos monumentos arqueológicos croatas à Split.  Uma cópia é exposta ao Museu etnográfico de Brač à Škrip.

A Carta de Povlja (Povaljska listina)
A Carta de Povlja é um rolo de pergaminho sobre o qual moines do mosteiro São João de Povlja registaram as terras possuídas pelo mosteiro à data de 1184; estas terras representavam uns sexto das terras mais férteis da parte oriental da ilha de Brač.

Todos os activos do mosteiro foram confirmados por um conselho tido no ano 1250 ao palácio épiscopal de Bol; uma cópia da Carta foi feita à esta data.

Fragmento da carta de Povlja. Clicar para ampliar a imagem.A Carta é um texto longo de 53 linhas, escrito em carácteres cirílicos ocidentais (“bosančica”). Este texto menciona 250 antigos nomes croatas de pessoas ou de lugares.

É um dos mais antigos dos mais documentos conhecidos escritos nesta língua, e é por conseguinte um dos mais importantes dos mais documentos históricos para a linguística croata.

A carta agora é conservada no presbytère da paróquia da cidade vizinha de Pučišća sobre a ilha de Brač.

A Igreja São João Batista (Crkva Svetog Ivana Krstitelja)
A igreja paroissiale de Povlja encontra-se ao lado das vastas ruínas grande basílica do Ve e VI séculos e os vestígios do mosteiro bénédictin.

A actual igreja paroissiale foi erigida o XVIe e XVIIe séculos pela ampliação batistério cristão primitivo que tem-se tornado igreja do mosteiro. Aos XVIIIe e XIXe séculos, nefs laterais e as capelas foram acrescentadas. Clocher foi erigido de 1858 para 1872.

A igreja São João Batista. Clicar para ampliar a imagem.A igreja São João Batista. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A igreja São João Batista. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
A igreja São João Batista. Clicar para ampliar a imagem.A igreja São João Batista. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
A igreja São João Batista. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Dentro da igreja encontram-se estátuas de madeiras que datam de 1848: sobre a esquerda, a estátua santo Jérôme; sobre a direita, a estátua de santo Jean-Baptista. A estátua de Nossa Senhora-du-Rosaire realizada por um artista local de Bol, Kuljis, subida à 1856.

A igreja São João Batista. Clicar para ampliar a imagem.

O Porto de Povlja (Luka Povlje)
A baía de Povlja sempre foi um porto muito certo para as numerosas embarcações de pesca e, hoje em dia, é muito atractivo para as embarcações de divertimento.
A aldeia de Povlja (autor Anta Perkovic). Clicar para ampliar a imagem.O porto. Clicar para ampliar a imagem.O porto. Clicar para ampliar a imagem.
As Praias
As numerosas enseadas dos arredores de Povlja (Travna, Smokvica, Ticja Luka, Tatinja, et cetera) dispõem de bonitas praias.
As Carreiras
Uma carreira de pedra de Brač à Povlja. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Uma carreira de pedra de Brač à Povlja. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Uma carreira de pedra de Brač à Povlja. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
Uma carreira de pedra de Brač à Povlja. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Uma carreira de pedra de Brač à Povlja. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Uma carreira de pedra de Brač à Povlja. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
Uma carreira de pedra de Brač à Povlja. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Uma carreira de pedra de Brač à Povlja. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Uma carreira de pedra de Brač à Povlja. Clicar para ampliar a imagem.

História e tradiçõesHistória, literatura, artes, tradições, legendas, religiões, mitos, símbolos…

HistóriaHistória
Longa e rico a história de Povlja sobe até ao Império romano.
EconomiaEconomia
As actividades económicas principais de Povlja são a agricultura, a cultura da vinha e a oliveira, a pesca, a exploração das carreiras de pedra e o turismo.

InformaçõesInformações práticas

Metereologia e previsões

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A aldeia de Novo Selo, ilha de Brač em Croácia
A aldeia de Povlja, ilha de Brač em Croácia
A aldeia de Sumartin, ilha de Brač em Croácia
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interactivo da ilha de Brać em Croácia
A cidade de Supetar, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Postira, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Pučišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Selca, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Bol, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Nerežišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Milna, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Sutivan, ilha de Brač em Croácia
[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.