A aldeia de Cavtat em Croácia

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Assunto precedente] [Página inicial] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
. Clicar para ampliar a imagem.Porto. Clicar para ampliar a imagem.Cavtat é uma que deleita estação balnéaire, afogada nas árvores; é o antigo Épidaure dos Gregos, próspero à época romana.

. Clicar para ampliar a imagem.A pequena irmã de Dubrovnik apresenta um quadro muito agradável e calmo. O seu microclima favorece de resto a presença de uma vegetação subtropical.

Muito popular sob a dominação austrohúngara, conservou uma atmosfera de suaves ociosidades, à sombra das imensas palmas que limitam os seus cais.

É charmante hoje uma estação balnéaire, cuja harmonia arquitectural foi preservada. Os complexos hoeses são para a maior parte dissimulés sob os pinhos.

Cavtat é a capital do Konavle.

EtimologiaEtimologia
Cavtat (pronunciar “tsavtate”): italiano: Ragusavecchia, latino: Epidaurus, grego: Επιδαυρος (Épidaure).

A colónia Epidaurus foi rebatizada pelos Romanos Civitas Vetus, “a velha cidade”, o que dará o nome de Cavtat.

SituaçãoSituação

Plano. Clicar para ampliar a imagem.Cavtat é situado no município do Konavle, no condado de Dubrovnik-Neretva Dalmácia, sobre a costa do mar Adriático à 19 Km ao Sul de Dubrovnik, extremo ao Sul da Croácia.

Cavtat encontra-se à 18 quilómetros ao sudeste de Dubrovnik, e 5 Km do aeroporto.

. Clicar para ampliar a imagem.Cavtat é edificado sobre a península de Rato (ou península São Roque) entre duas baías: Uvala Luka que separa-o da península de Sustjepan (Santo Estêvão), e Uvala Tiha ao nordeste; estas duas baías muito agradáveis fazem face à ilha de Supetar (São Pedro).

Route de Dubrovnik à Cavtat. Clicar para ampliar a imagem.A estrada que contorna a costa escarpée desde Dubrovnik trata magníficos panoramas sobre a cidade fechada, mas também sobre as ilhas, arborizadas e desabitadas.

VisitasVisitas

A cidade comporta numerosos edifícios da época da República Raguse. Esta fez de construir a velha cidade de Cavtat seguinte o projecto urbanístico que tivesse elaborado. A maior parte dos monumentos históricos pertence ao estilo Renaissance, com vestígios do estilo gótico: Palácio do Reitor, fortificações, recinto fortificado a cidade, lugares, igreja São Nicolau, de igreja Nossa Senhora das Neves e mosteiro dos Franciscanos.
Porto. Clicar para ampliar a imagem.. Clicar para ampliar a imagem.
. Clicar para ampliar a imagem.Porto. Clicar para ampliar a imagem.. Clicar para ampliar a imagem.
A Igreja São Nicolau (Crkva Svetog Nikole)
Igreja São Nicolau. Clicar para ampliar a imagem.No início dos cais, a igreja paroissiale São Nicolau, reconhecível à sua cúpula, é muito photogénique, com o seu bonito adro, o seu pequeno jardim, o seu presbytère barroco, seu pinacothèque e seus ex-voto de ouro e de dinheiro, deixados durante os séculos por Marín gratos.
Igreja São Nicolau. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Igreja São Nicolau. Clicar para ampliar a imagem.Igreja São Nicolau. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
O Palácio do Reitor (Knežev dvor)
O situado ao lado da igreja São Nicolau, Palácio do Reitor (Knežev dvor) é uma bonita casa de estilo Renaissance (século X) contem alguns objectos arqueológicos e etnográficos e um grande quadro de Vlaho Bukovac, “o Carnaval de Cavtat”.

Reencontra-se neste museu a biblioteca e os arquivos do advogado, escritor e grande collectionneur do XIXe século Baltazar Bogišić, que legou a sua herança à cidade de Cavtat.

De Junho à Outubro: de 9:30 à 13:30.

Endereço: Obala A. Starčeviča 18

Entrada onerosa: 15 kunas.

Pinacoteca (Pinakoteka)
O pequeno museu Pinacoteca apresenta uma colecção de arte consagrada, da qual bonitos os ícones e pinturas italianas.

Visita de Junho à Outubro: todos os dias excepto Domingo, de 10:00 à 13:00 - vale melhor chamar antes da visita.

Entrada onerosa: 10 kunas.

Quando monta-se escada da igreja paroissiale, pinacothèque está mais distante ligeiramente, sobre a direita.

A Casa de Vlaho Bukovac (Vlaho Bukovac galerija)
Ao fio do passeio nas pistas escadas da cidade, descobre-se bonitas residências, como a casa natal do pintor Vlaho Bukovac (1855-1922), certamente o pintor mais influente na pintura realista dos XIXe e XXe séculos na Croácia.

A casa do pintor ficou museu (e galeria de exposição), dedicada à memória da criança prestigiosa do país; contem uma selecção dos seus quadros, nomeadamente dos retratos. Este museu é ao mesmo tempo um atelier e uma galeria que apresenta um grande número de obras do artista, num espaço muito sóbrio, propício à contemplação.

Restaurando a casa, descobriu-se, sob o papel pinta, de magníficos frescos murais aos toms pastel, bem distante os quadros empréstimos de realismo académicos que ornam tanto teatros e museu da Croácia e da Europa.

Endereço: Maison de Vlaho Bukovac, ulica Bukovac 5. Emprestando ao cais para a direita, até à pista, ulica Bukovčeva, em virar à direita.

Visita: todos os dias excepto segunda-feira, de 9:00 à 13:00, de 16:00 à 20:00, Domingo de 16:00 à 20:00

Entrada onerosa: 20 kunas.

A Península de Sustjepan (Poluotok Sustjepan)
Península de Sustjepan. Clicar para ampliar a imagem.
O Porto (Luka)
Porto de Cavtat. Clicar para ampliar a imagem.Porto de Cavtat. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Porto de Cavtat. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
Porto de Cavtat. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Porto de Cavtat. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Porto de Cavtat. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
A Baía do Porto (Uvala Luka)
Baía do porto. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Baía do porto. Clicar para ampliar a imagem.Baía do porto. Clicar para ampliar a imagem.
A Península de Rato ou de São Roque (Poluotok Rato)
Para os amadores de passeio, este progresso de terra, que divide a baía em duas longas incisuras, e protege Cavtat ao norte é a lugar ideal. É abundante e de tipo mediterrânico. Um caminho que parte da igreja São Nicolau efectua até à cimeira de Rato, onde encontra-se o cemitério.
Península de Rato. Clicar para ampliar a imagem.Península de Rato. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
A Igreja Nossa Senhora das Neves (Gospa od snijega)
À extremidade do cais de Cavtat, entre pinhos e palmas, pequeno clocher pontiagudo anuncia Nossa Senhora das Neves, a capela de um mosteiro franciscano construída século X mas várias vezes alterado desde.

O interior, que tem antes o ar moderno, possui dois esplêndidos espécimes de arte consagrada:

  • a beleza polyptique de santo Michel por Vicko Dobričević (1510), onde vê-se, entre outros detalhes, mortes que esperam sabiamente o seu julgamento no seu túmulo (inferior, ao centro).
  • uma pequena Virgem à Criança (1494) ricamente enquadrada.

Uma das obras do pintor Vlaho Bukovac decora o muro do mestre-altar de Nossa Senhora das Neves. Há pinta a vista que tem-se, hoje, desde terrasse do hotel Croatia, a vegetação menos (a localidade era muito mais vasta no início do XXe século que é-o actualmente).

Igreja Notre Dame das Neves. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Igreja Notre Dame das Neves. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Igreja Notre Dame das Neves. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
Igreja Notre Dame das Neves. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Igreja Notre Dame das Neves. Clicar para ampliar a imagem.Igreja Notre Dame das Neves. Clicar para ampliar a imagem.
O Cemitério São Roque
Pistas escadas efectuam calmo ao cemitério de Cavtat; o situado na cimeira uma das colinas que pendem sobre o mar desde o monte São Roque (Sveti Roko), cemitério oferece um magnífico mirante com vista sobre a cidade, duplica-o baía, a montanha e as ilhas.

Para atingir o cemitério, contornar o mosteiro dos Franciscanos pela direita e montar a colina (10 à 15 Mn à pé).

Cemitério. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Cemitério. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Visto desde o cemitério. Clicar para ampliar a imagem.
Visto desde o cemitério. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Visto desde o cemitério. Clicar para ampliar a imagem.Visto desde o cemitério. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
Mausoléu da Família Račić (Mauzolej obitelji Račić)
Cemitério. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).No meio do cemitério, trono mausoléu de uma grande família de armadores e banqueiros de Dubrovnik, a família Račić.

Mausoléu é construído em pedras brancos de Brać. Esta estrutura octogonale pendida sobre de uma cúpula é uma obra de arte encomendada famoso sculpteur dálmata Ivan Meštrovič rico pela família, e construída de 1920 para 1922.

Continua a ser-se surpreendido surpreendente pela mistura dos estilos, às vezes grega, às vezes egípcio, sempre muito pompeux…

Entrada onerosa…: 5 kunas.

Mausoléu da família Račić. Clicar para ampliar a imagem.Mausoléu da família Račić. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Mausoléu da família Račić. Clicar para ampliar a imagem.
Retornando do cemitério, em seguir no caminho costeiro que parte do mosteiro e faz a volta da península sob os pinhos.
Península de Sustjepan. Clicar para ampliar a imagem.Península de Sustjepan. Clicar para ampliar a imagem.Península de Sustjepan. Clicar para ampliar a imagem.
A Baía de Tiha (Uvala Tiha)
A baía de Tiha é limitada por grandes hotéis como o Iberostar Albatros e Epidaurus.
Baía de Tiha. Clicar para ampliar a imagem.Baía de Tiha. Clicar para ampliar a imagem.Baía de Tiha. Clicar para ampliar a imagem.
Baía de Tiha. Clicar para ampliar a imagem.Baía de Tiha. Clicar para ampliar a imagem.
A Capela São Jorge (Crkva Svetog Đurđe)
De acordo com os seus elementos arquitecturais esta capela sobe século X.
A Ilha São Pedro (Otok Supetar)
Ilha de Supetar. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).

História e tradiçõesHistória, literatura, artes, tradições, legendas, religiões, mitos, símbolos…

HistóriaHistória
Construído a partir da Antiguidade sobre a península de Rato (ou de Santo Roch), Cavtat ocupou um lugar primordial na história da região.

Fundado pelos Gregos, Cavtat chamava-se então Epidaure, e, como na cidade homónima da Grécia, se venerava Esculape, Deus da medicina. Vestígios da cidade antiga, ânforas da época e restos de navios romanos, gisent sempre basicamente da água.

A colónia grega Epidaurus foi conquistada pelos Romanos em 228 antes de J. - C. A colónia romana deixou apenas as ruínas de um teatro e alguns túmulos e ladrilhos gravados.

No início da cristianização, Cavtat tornou-se a sede do évêché.

A chegada dos Eslavos e o Avars século V provocou o declínio da cidade e os sobreviventes refugiaram-se sobre ilhota rochoso chamado Laus próximo da costa, à 20 Km mais ao norte para fundar Raguse, o futuro Dubrovnik.

O porto e a sua localidade foram reconstruídos à Idade $média no mesmo estilo que Dubrovnik, que iça-se gradualmente à segunda fila das cidades mais importantes da República Raguse.

Século X, a república de Dubrovnik faz a aquisição do antigo Epidaure e empreende fortificar-o. É a época onde a cidade torna-se um lugar de veraneio avaliado pelas famílias patriciennes de Dubrovnik. Do seu passado, conserva um antigo palácio dos Reitores e algumas residências patriciennes século X.

EconomiaEconomia
Desde alguns anos, Cavtat desenvolveu-se touristiquement.

InformaçõesInformações práticas

Metereologia e previsões
O Acesso pela Estrada
Autocarro, linha 10, todas as horas à partida da estação rodoviária de Dubrovnik, acórdão à Mlini seguidamente Cavtat.
O Acesso por Embarcação
Porto. Clicar para ampliar a imagem.Cavtat é também contactável por embarcação em 30 Mn desde o porto da velha cidade de Dubrovnik. Como as passagens são asseguradas por pequenas embarcações privadas, é necessário verificar a metereologia e os horários.

De Maio à Setembro: 5 à 8 travessias por dia.

Preço: 60/70 kunas para uma ida e volta.

HotéisHotéis
O Hotel Croatia
Hotel Croatia. Clicar para ampliar a imagem.
RestaurantesRestaurantes
La Konoba Konavoski Komin
Chemin de passeio Cavtat - Cilipi. Clicar para ampliar a imagem.Com o desenvolvimento do turismo, uma dezena de konobas familiares abriu-se em arrière-pays de Cavtat.

Um passeio parte de Cavtat para as alturas de Čilipi, em cheia montanha, até “ao konoba” (auberge rústico que serve dos pratos tradicionais) Konavoski Komin, onde prepara-se nomeadamente famosa “a carne sob sino”, cozido sobre as cinzas, num prato de terra. Se prova também o orahovac local (álcool de nozes) ou do maraskino, à base griottes amargos.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A aldeia de Srebreno em Croácia
A aldeia de Mlini em Croácia
A aldeia de Cavtat em Croácia
A aldeia de Čilipi em Croácia
Assuntos mais largos
Página inicial
A cidade de Ploče na Croácia
A cidade de Metković na Croácia
A cidade de Slivno na Croácia
A ilha de Korčula em Croácia
A ilha de Lastovo em Croácia
A península de Pelješac em Croácia
A ilha de Mljet em Croácia
A cidade de Dubrovnik na Croácia
A comuna do Konavle na Croácia
[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.