A aldeia de Bobovišća, ilha de Brač em Croácia

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Página inicial] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Bobovišća é uma pequena aldeia, cerca de de 70 habitantes, situada sobre a ilha de Brač na Croácia. A aldeia com efeito é dividida em duas partes: a parte superior da aldeia casa com a inclinação da montanha que desce devagar para o mar onde encontra-se Bobovišća-sur-mer (Bobovišća na moru) que enquadra um pequeno porto ao pé da montanha.

Bobovišća faz administrativamente parte do município de Milna.

Os habitantes de Bobovišća viviam essencialmente da cultura das oliveiras e a vinha, mas a aldeia atrai cada vez mais os turistas que preferem lugares “fora dos caminhos batidos”. Bobovišća também é conhecido para as suas rendas refinadas, um artesanato que foi praticado desde o XVIIe século.

EtimologiaEtimologia
O topónimo Bobovišća (pronunciar “bobo-vich-tcha”) provem da palavra croata “bob”, que significa “fava”, a aldeia que tem considerado para as suas culturas potagères.

Sob a República de Veneza, a aldeia nomeava-se Bobovischie em italiano.

SituaçãoSituação

Bobovišća é situado sobre a costa ocidental da ilha de Brač, pendurado sobre a sua colina que pende sobre a costa, à cerca de 1,5 Km acima Bobovišća-sur-mer.

A aldeia encontra-se à 2-3 quilómetros de Ložišća sobre a estrada D114 de Milna.

VisitasVisitas

A Igreja São Jorge
A igreja (autor Kelovy). Clicar para ampliar a imagem.A igreja paroissiale São Jorge foi construída em 1914 sobre o sítio de uma igreja do XVIIe século.

Após ser que tem-se tornado independentes, primeiro da paróquia de Nerežišća seguidamente, da de Milna, em 1656, os habitantes de Bobovišća começaram a edificar a igreja São Jorge, para os eles mesmos e para os habitantes de Ložišća. A antiga igreja era de uma arquitectura simples, com rosace sobre a sua fachada e clocher tipicamente dálmata.

Em 1914, ao passar a ser a população mais numerosos, os habitantes erigiram uma nova igreja sobre o mesmo sítio. Architrave da antiga igreja com a inscrição do ano 1696, bem como rosace da fachada actual, são os únicos testemunhos externos sanctuaire precedente.

A Capela São Martinho
A capela préromane São Martinho é erigida, como todas as antigas capelas croatas, sobre a cimeira da colina.

Seu clocher de estilo gótico dálmata foi erigido provavelmente apenas século X. Aqui encontra-se um raros bas-reliefs de pedra interessantes de Brač no qual os peritos vêem a marca do soberano Nicolas o Florentino (século X). Bas-relief, na sua parte esquerda, apresenta um Madone à Criança, e, na sua parte direita, uma cena conhecida bem da vida de santo Martin, quando compartilha o seu casaco com Christ representado sob os traços de um mendigo.

A capela São Martinho é um magnífico mirante entre Milna e Bobovišća e não é afastada da estrada D114. Oferece, sobretudo à para deitar do sol, uma vista imprenable sobre o estreito canal que separa a ilha de Brač da de Šolta, sobre a Porta de Split (Splitska vrata) e sobre a península de Ciovo.

História e tradiçõesHistória, literatura, artes, tradições, legendas, religiões, mitos, símbolos…

HistóriaHistória
A aldeia de Bobovišća foi criada ao XVIIe século a partir de habitações de pastores. Ao momento decisivo do XXe século, Bobovišća era uma comunidade de várias centena almas, mas, como numerosas localidades de ilha, a aldeia dépeuplé infelizmente hoje. Os olivais e as vinhas são deixados ao abandono.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A aldeia de Bobovišća, ilha de Brač em Croácia
A aldeia de Bobovišća na moru, ilha de Brač em Croácia
A aldeia de Ložišća, ilha de Brač em Croácia
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interactivo da ilha de Brać em Croácia
A cidade de Supetar, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Postira, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Pučišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Selca, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Bol, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Nerežišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Milna, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Sutivan, ilha de Brač em Croácia
[Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.