A aldeia de Bobovišća na moru, ilha de Brač em Croácia

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Assunto precedente] [Página inicial] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Bobovišća na Moru (Bobovišća-sobre-o-mar) é uma pequena aldeia e um porto situado sobre a ilha de Brač na Croácia. Bobovišća na Moru desenvolveu-se quando as comunidades do interior, Bobovišća e Ložišća, tornaram-se mais importantes e tiveram necessidade de um mercado para o mar.

Bobovišća na Moru faz parte da comuna de Milna no condado Split-Dalmácia.

SituaçãoSituação

O porto de Bobovišća. Clicar para ampliar a imagem.Bobovišća na Moru encontra-se ao bordo baía, ao pé de Bobovišća: descendo a colina ao longo de uma estrada limitada de ciprestes, atravessa-se um vale fértil antes de chegar à esta pequena aldeia de pescadores blotti ao longo de uma asa profunda.

VisitasVisitas

O Porto
Bobovišća na moru (autor Jutazmaja). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).Bobovišća na moru (autor Thomasbrightbill). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).
O Monumento Vladimir Nazor
Estátua Vladimir Nazor (auteur_thomasbrightbill). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).À lugar onde um riacho lança-se no mar encontra-se um monumento Vladimir Nazor (1876-1949), um mais grandes poètes e escritores croatas do XXe século, cuja casa de família estava aqui. Esta estátua foi realizada sculpteur Mirko Ostoja.

Valdemar Nazor, nascido à Postira, passou a sua infância e a sua juventude neste porto. A casa de família Nazor, que leva doravante a placa comemorativa à sua memória, encontra-se sobre o lado do norte do porto.

Após a Segunda Guerra mundial, Vladimir Nazor voltou ao porto da sua juventude, Bobovišća-sur-mer, e fez edificar, acima a casa familiar, uma volta comemorativa bem como uma falsa acrópole com três colunas ligar por uma verga, como évocation das suas três irmãs e as suas viagens comuns a Grécia.

Valdemar Nazor foi inspirado profundamente pela infância que passou aqui, pela paz, o mysticisme e os personagens da ilha de Brač como o pastor Loda.

“Desejo sentar-se de novo velha na casa, perto do meu irmão e as minhas irmãs, e ler um livro lueur da vela posta sobre a mesa, enquanto a noite de Outono escurece muito sobre o porto. E desejo, pai, ouvir o canto das cigarras na tarde de verão enquanto os rapazes da aldeia descem ao mar, ávidos bater-se e de cantar… E desejo, e mais ainda, entender de novo o som da pedra sob a tesoura do pedreiro, porque então é a verdadeira voz da nossa enseada… mas, de regresso sobre a ilha, só um residência nesta pequena enseada selvagem; os outros, talvez, os ventos e as vagas arrancaram-o à mim e tornaram à enseada. ”

Vladimir Nazor, Povratak u luku (Regresso ao porto), 1923

Solar Gligo
Sobre o lado do sul do porto encontra-se manoir de verão fortificado da família Marinčević-Gligo; é uma construção barroca do XVIIIe século.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A aldeia de Bobovišća, ilha de Brač em Croácia
A aldeia de Bobovišća na moru, ilha de Brač em Croácia
A aldeia de Ložišća, ilha de Brač em Croácia
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interactivo da ilha de Brać em Croácia
A cidade de Supetar, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Postira, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Pučišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Selca, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Bol, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Nerežišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Milna, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Sutivan, ilha de Brač em Croácia
[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.