Menu deste sítio

A velha cidade de Palma de Maiorca - A catedral

Página editada
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Assunto precedente] [Ilhas Baleares] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
A igreja catedral de Palma, ou catedral de Maiorca, popularmente nomeada Sa Seu (a Sede), é a sede episcopal da Diocese de Maiorca. Atualmente é dedicada a São Sebastião, o santo padroeiro de Palma.

É mais grande o edifício religioso da ilha, e, pela sua dimensão, o segundo da Espanha após a catedral de Sevilha.

Sa Seu foi classificado monumento histórico em 1931.

SituaçãoSituação

A catedral de Palma de Maiorca - Bairro da Catedral. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Situação. Clicar para ampliar a imagem.A Catedral de Palma é situada ao centro da capital de Maiorca, sobre o frente de mar, entre o palácio vizinho da Almudaina e o palácio épiscopal, onde o seu apelido de Catedral do Mar (Catedral de la Mar).

O seu lugar é o da antiga acrópole da cidade romana Palma, seguidamente da antiga mesquita do Médina Mayurqa durante mais de três séculos de ocupação muçulmana. Desde a época medieval, e até ao século XIX, a catedral tinha aos seus pés o muralha antes da demolição de esta.

Sa Seu forma, com a Almudaina, o símbolo visual de Palma, visível do porto e qualquer baía.

VisitasVisitas

CatedralA Catedral de Palma de Maiorca (Catedral de Palma de Mallorca)
A catedral de Palma de Maiorca - Maqueta da catedral. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - A cabeceira. Clicar para ampliar a imagem.A Catedral de Palma é um edifício de plano retangular à três naves, sem transepto nem ambulatório. Cada uma das três naves possui uma abside; a nave lateral do sul compreende uma abside e dois absidioles de forma retangular. Sobre as duas naves laterais abrem-se capelas.

A catedral de Palma de Maiorca - A fachada do sul. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Apesar de remodelações ulteriores, a catedral - cuja edificação começou ao início do século XIV - é uma das mais bonitas obras do gótico a final; fazem excepção a fachada, substituída após o sismo de 1851, e as partes internas.

Sa Seu é um edifício colossal com um comprimento de 109,5 m para uma amplitude de 39,5 m, dando uma superfície ao solo de 6.600 m²: pode acolher 18.000 pessoas. As naves laterais são de altura (29,5 m) inferior à da nave central (44 m sob a abóbada central); o volume interno total é de 160.000 m³.

A catedral de Palma de Maiorca - Naves. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Naves. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Naves. Clicar para ampliar a imagem.
A catedral de Palma de Maiorca - Corte transversal da catedral. Clicar para ampliar a imagem.A nave é separado do colaterais por catorze grandes pilares octogonais da delgada excepcional, 21,5 m de altura para um diâmetro que vai de 1,5 à 1,7 m. as proporções dos espaços, a lisura dos pilares e o exame da decoração dá uma impressão de ligeireza e de clareza, acentuada pela rosácea central de um diâmetro mais de 11 m.

Contudo esta lisura dos pilares causou o desmoronamento das abóbadas várias vezes desde o século XVII. Em 1698, uma seção de abóbada desmoronou, foi reconstruído, mas desmoronado de novo: a reconstrução de todas as abóbadas então foi empreendida.

A catedral de Palma de Maiorca - Naves. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Naves. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Naves. Clicar para ampliar a imagem.
Os muros apoiam três níveis de grandes vitrais, ao número de 61, das quais de 5 magníficas rosáceas que dominam as naves. Os vitrais das duas naves laterais representam passagens do Antigos e o Novo Testamento.
A catedral de Palma de Maiorca - Vitrais. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Rosácea sudoeste. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Vitrais. Clicar para ampliar a imagem.
A Catedral foi construída em arenitos que provem principalmente das carreiras da aldeia de Santanyí no condado do Migjorn, ao leste Palma (mas também Lluchmajor, Felanitx e outras carreiras); este arenito surpreende pelos coloridos variáveis que dá aos muros, variável de acordo com as horas do ocre, ao dourado ou rosado…
A Fachada Principal
A fachada principal, ao oeste, tinha sido terminada em 1601; era de estilo Renascimento enquanto que o resto do edifício era gótico. Mas, em 1851, um sismo abalou a catedral e falhou destacar o pórtico do resto do edifício. O bispo comprometeu o arquitecto Peyronnet para conduzir os trabalhos de restauração; este decidiu adoptar um estilo néogótico para conferir à construção mais grande harmonia. O arquitecto construiu neste estilo duas grandes torres sobre a fachada para manter-o. Após a morte de Peyronnet, em 1875, diversos intervenções por outros arquitectos conduziram a um resultado controverso porque a fachada parece mais artificialmente gótico do século XIX que realmente gótico. A reconstrução foi terminada por Joaquin Pavía Birmingham em 1884.

A fachada contudo conservou o seu portal Renascimento do século XVI.

A catedral de Palma de Maiorca - Fachada principal da Catedral. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Fachada ocidental. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Fachada principal da Catedral. Clicar para ampliar a imagem.
O Grande Portal (Portal Major)
A entrada principal da Catedral de Palma, oposto do palácio da Almudaina, é um portal muito ornamentado chamado o Grande Portal (Portal Major). Esta obra, de estilo plateresco, foi realizada entre 1592 e 1601, principalmente por Miquel Pomar.

A entrada que vê-se hoje é a restauração efectuada entre 1852 e 1894 após o tremor de terra de 1851. O portal é o único elemento da fachada a ter sido preservado aquando desta restauração.

Entre as colunas encontram-se estátuas de santos, esculpidas os dias um acima os outros: à esquerda, São Gregório e São Jerónimo; _ direita, São Ambrósio e santo Agostinho. A parte superior contem esculturas de São João o Evangelista e São João Batista. Acima o grande pilarete que separa o portal encontra-se a imagem da Virgem com atributos das Ladainhas de Lorette: o sol, a lua, a estrela, o lys, a rosa, a palma, o poço, a fonte, a torre de marfim, a porta do céu…

Entre 1879 e 1888, o escultor Guillem Galmés realizou várias esculturas sobre a fachada, da qual as figuras de santa Catarina Thomas e Ramon Llull.

A catedral de Palma de Maiorca - Fachada principal da Catedral. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Fachada principal da Catedral. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Fachada principal da Catedral. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
A catedral de Palma de Maiorca - de Grande portal. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - de Grande portal. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - de Grande portal. Clicar para ampliar a imagem.
A catedral de Palma de Maiorca - Muro ocidental. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Muro ocidental. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Muro ocidental. Clicar para ampliar a imagem.
A catedral de Palma de Maiorca - A rosácea ocidental. Clicar para ampliar a imagem.
A Nave Central (Nau central)
A nave central é longa de 121 m, larga de 55 m e elevada de 44 m sob a abóbada central.
A catedral de Palma de Maiorca - Nave central. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Abóbada nave central. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Catafalco. Clicar para ampliar a imagem.
A catedral de Palma de Maiorca - Catafalco. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Catafalco. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Catafalco. Clicar para ampliar a imagem.
A nave central é separada do colaterais por catorze grandes pilares octogonais de uma esbelteza excepcional.
A catedral de Palma de Maiorca - Nave central. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Nave central. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Nave central. Clicar para ampliar a imagem.
A catedral de Palma de Maiorca - Nave central. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Nave central. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Nave central. Clicar para ampliar a imagem.
A catedral de Palma de Maiorca - Nave central. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Nave central. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca. Clicar para ampliar a imagem.
Os vitrais da nave central representam o “Cântico dos elogios” que todas as criaturas entoem à glória de Deus.
A catedral de Palma de Maiorca - Nave central. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Nave central. Clicar para ampliar a imagem.
A catedral de Palma de Maiorca - Vitrais. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - nave central. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Vitrais. Clicar para ampliar a imagem.
O Grande Órgão (Orgue major)
A catedral de Palma de Maiorca - Órgão. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - O grande órgão. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
O Grande Púlpito (Trona Major)O Púlpito
A catedral de Palma de Maiorca - Grande Púlpito. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Grande Púlpito. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Chaire. Clicar para ampliar a imagem.
A Grande Rosácea (Rosassa Major)
A catedral de Palma de Maiorca - de Grande rosácea. Clicar para ampliar a imagem.A Grande Rosácea (Oculus Major) encontra-se acima do mestre-altar; data do século XIV. As nervuras da rosácea formam uma estrela à seis ramos e representam a estrela da manhã (Stella Matutina), símbolo do Cristo reanimado.

O seu diâmetro interno é de 11,15 m e é constituída de 1.236 pedaços de vidro: seria mais a grande rosácea ao mundo.

Situado ao leste da catedral, é necessário ver a Grande Rosácea a manhã para admirar o efeito que apreende das suas cores e as suas formas reflectidas sobre o muro ocidental. Este espetáculo é à sua apoteose o 2 de Fevereiro, Festa da Candelária, e o 11 de Novembro, Festa do Martin: para as 9 horas da manhã, a luz da Grande Rosácea é projetada sobre a rosácea da fachada principal ao oeste.

A catedral de Palma de Maiorca - de Grande rosácea. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - de Grande rosácea. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - de Grande rosácea. Clicar para ampliar a imagem.
CapelaA Capela da Trindade (Capella de la Trinitat)
A catedral de Palma de Maiorca - Capela Trinité. Clicar para ampliar a imagem.A capela da Trindade é o mausoléu real da primeira dinastia do Reino de Maiorca: protege os túmulos dos reis de Maiorca, Jaume II e Jaume III.
CapelaA Capela Real (Capella Reial)
A capela real, às proporções de uma igreja, é, à origem, uma realização de estilo gótico atribuída Antoni Camprodon (1346).

A pintura da Mãe de Deus da Seu é uma obra de Pere Morey, por volta de 1350.

As pinturas laterais (2, 3,4,7,8 e 9) datam do século XIV.

A catedral de Palma de Maiorca - Legenda da capela real. Clicar para ampliar a imagem.Obras da capela real:

1. Santa Maria da Seu

2. São Tiago de Compostela

3. São João Batista

4. São João o Evangelista

5. Dossel com Jesus crucificado, santa Maria e São João

6. Mestre-altar

7. Santa Eulália

8. Santa Maria-Madalena

9. Santa Bárbara

A catedral de Palma de Maiorca - Capela real. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Capela real. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Estala da capela real. Clicar para ampliar a imagem.
A catedral de Palma de Maiorca - A capela real. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Capela real. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - A capela real. Clicar para ampliar a imagem.
De parte e outro encontram-se estalas de estilo Renascimento; são a obra dos escultores Filipe Fillau e Antoine Dubois realizado de 1514 à 1519.
A catedral de Palma de Maiorca - Estala da capela real. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Estala da capela real. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Estala da capela real. Clicar para ampliar a imagem.
A catedral de Palma de Maiorca - Capela real. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - baldaquin da capela real. Clicar para ampliar a imagem.A capela protege no seu centro um enorme dossel de ferro forjado, trabalha do arquitecto Antoni Gaudi (1912).

As cerâmicas e as pinturas do coro foram realizadas por J. - M. Jujol de 1909 à 1914.

O mestre-altar foi consagrado em 1346.
A catedral de Palma de Maiorca - A capela real. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - A capela real. Clicar para ampliar a imagem.
CapelaA Capela de Santa Eulália (Capella de Santa Eulàlia)
A Capela de Santa Eulália contem o túmulo de estilo gótico de Berenguer Batle.
CapelaA Capela de São Gabriel (Capella de Sant Gabriel)
A Fachada Do sul
A catedral de Palma de Maiorca - Fachada do sul da Catedral. Clicar para ampliar a imagem.A fachada do sul domina o frente de mar da sua elegante silhueta escandida pelas linhas verticais dos contrafortes superados de pináculos.
A catedral de Palma de Maiorca - A catedral vista desde o Parque do Mar. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - A catedral vista desde o Parque do Mar. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - A catedral vista desde o Parque do Mar. Clicar para ampliar a imagem.
A Nave Lateral do Sul (Nau Lateral Sud)
A catedral de Palma de Maiorca - Nave lateral do sul. Clicar para ampliar a imagem.
CapelaA Capela do Santo Sacramento (Capella del Santíssim Sacrament)
A catedral de Palma de Maiorca - Capela do Santo Sacramento. Clicar para ampliar a imagem.A capela do Santo Sacramento é nomeada igualmente Capela de São Pedro (Capella de Sant Pere).

Esta capela foi alterada inteiramente pelo artista maiorquino, nativo Felanitx, Miquel Barceló, sobre encomenda do bispo Teodoro Ubeda i Gramage e o cónego liturgiste Pere Llabrés i Martorell.

A catedral de Palma de Maiorca - Capela do Santo Sacramento. Clicar para ampliar a imagem.A obra de Barceló, inspirada da parábola da multiplicação dos pães e os peixes, representa o Eucaristia: os muros da Capela de São cobertos de argila, em qual o artista pinta e esculpiu dos fundos marinhos, nos toms ocres, cinzentos e azulados. Barceló é igualmente o autor dos cinco vitrais de 4 metros de parte superior - que são pintados grisaille para recrear a luz submarina - bem como do móvel litúrgico: o altar, ambon e a poltrona. O revestimento dos muros da parte inferior da capela é de cerâmica pintada fabricada pelo atelier do ceramista Vincenzo Santoriello, de Vietri sul Mare, perto de Nápoles.

A catedral de Palma de Maiorca - A cabeceira. Clicar para ampliar a imagem.Esta capela moderna, situada na parte sudeste da catedral, foi realizada em cinco anos, de 2001 à 2006; foi inaugurada o 2 de Fevereiro de 2007 pelo rei Juan Carlos.

A catedral de Palma de Maiorca - capela de São Pedro durante os trabalhos. Clicar para ampliar a imagem.

A catedral de Palma de Maiorca - A capela do Santo Sacramento. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - A capela do Santo Sacramento. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - A capela do Santo Sacramento. Clicar para ampliar a imagem.
CapelaA Capela de Santo António (Capella de Sant Antoni)
A Capela de Santo António nomeava-se anteriormente Capela de São Guilherme (Capella de Sant Guillem).
CapelaA Capela de Nossa Senhora da Coroa (Capella de Nostra Senyora de la Corona)
A capela de Nossa Senhora da Coroa, antigamente capela de Nossa Senhora da Paixão (Capella de Nostra Senyora de la Passió), é de estilo churrigueresco. Contem o túmulo de estilo gótico Antoni de Galiana.

O retábulo de Nossa Senhora da Coroa foi realizado Palma no fim do século XVII.

A catedral de Palma de Maiorca - Legenda da capela de Nossa Senhora da Coroa. Clicar para ampliar a imagem.Imagens do retábulo:

1. A Mãe de Deus do Rosário com são Domingos e santa Catarina de Siena

2. Jesus crucificado entre larrons

3. Abraçando de são Francisco e são Domingos

4. São Telmo (Erasmus)

5. A Mãe Dolorosa que contempla a coroa de espinhas

6. São Guilherme

7. Santa Margarida, virgem e mártir

8. São Matheus

9. Jesus deitado ao pé da cruz

10. Santa Inês

A catedral de Palma de Maiorca - Capela nave do sul. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - A capela de Nossa Senhora da Coroa. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Capela nave do sul. Clicar para ampliar a imagem.
CapelaA Capela de São Martinho (Capella de Sant Martí)
A catedral de Palma de Maiorca - A capela de São Martinho. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Legenda da capela de São Martinho. Clicar para ampliar a imagem.O retábulo de São Martinho de Tours é uma obra do escultor Francesc Herrera realizado Palma de 1723 à 1739.

1. Santa Maria com a criança Jesus

2. Sant Tomàs d’Aquino

3. Sant Pere d’Alcàntara

4. Sant Bonaventura

5. Sant Martí

6. Sant Lluís Beltran

7. Sant Vicenç Ferrer

8. Sant Francesc Borja

CapelaA Capela de São Bernardo (Capella de Sant engana)
A catedral de Palma de Maiorca - A capela Santo-Bernard. Clicar para ampliar a imagem.O retábulo de alabastro da Capela de São Bernardo é uma obra néogótico do arquitecto Joan Rubió i Bellver e o escultor Tomàs Vila realizado de 1913 à 1921.

A catedral de Palma de Maiorca - Legenda da capela Santo-Bernard. Clicar para ampliar a imagem.Cenas da vida do santo:

1. Morte de São António Abade

2. Exorcizando uma criança

3. Feito a paz entre o bispo Metz e o duque da Lorena

4. Prega a segunda cruzada

5. São Bernardo

6. Na frente do Conselho de Sentidos

7. Conversão de São Guilherme

8. Aparecimento da Mãe de Deus

9. São Estêvão envia-o fundar Claravall (30 estátuas de santos e de santas cistercienses)

A. São Basílio

B. São João Crisóstomo

C. São Cirilo de Alexandria

D. São Gregório o Grande

E. Santo Agostinho

F. Santo Ambrósio

G. O apóstolo São Paulo (vitral de Gaudí de 1903)

H. Santa Valeria mártir (vitral de Gaudí de 1903)

O Portal do Mirante (Porta del Mirador)
A catedral de Palma de Maiorca - Portal Mirador. Clicar para ampliar a imagem.O Portal do Mirante (Porta del Mirador) é situado no meio da fachada da catedral exposta ao meio-dia; o portal é protegido sob um pórtico, em frente do mar.

O Portal do Mirante foi realizado em estilo gótico por diferentes escultores: entre 1380 e 1422, artistas da Europa do Norte e maiorquinos contribuíram para esta obra-prima gotica, com o arquitecto e escultor maiorquino Guillem Sagrera como principal artista local.

O portal apresenta uma fina decoração com motivos vegetais, geométricos e de animais fantásticos.

A catedral de Palma de Maiorca - Portal Mirador. Clicar para ampliar a imagem.Os dois batentes do portal são separados por um pilarete que leva uma magnífica estátua de Virgens à Criança, obra realizada em 1389 por Pere Morey, o mestre de obra da catedral. O original da escultura, trabalha de Guillem Sagrera, é conservado ao Museu da catedral: em 1917, foi substituído sobre o portal por uma cópia realizada por Guillem Galmés.

Sobre o tímpano do portal, entre os arcos, aparecem claramente duas esculturas horizontais: a estreia representa “o Pai eterno” com anjos admiradores que jogam de diversos instrumentos; o segundo, exatamente abaixo, é consagrado ao Eucaristia, representado “Última Ceia”, realizado por Jean de Valenciennes.

De parte e outro do portal, no nicho de cada arco, encontram-se as estátuas de cinco santos apóstolos: santos Tiago, João e Pedro, sobre a esquerda, e santos André e Paul sobre a direita; as estátuas de São Pedro e de São Paulo são a obra de Guillem Sagrera, testemunhando que o arquitecto o Sa Llotja era também um escultor de talento. O Portal do Mirante de resto era nomeado anteriormente Portal dos Apóstolos (Porta dels Apòstols).

Este conjunto representa sem dúvida o exemplo mais importante de esculturas medievais da ilha de Maiorca.

CapelaA Capela de Nossa Senhora da Assunção (Capella de Nostra Senyora de la Assumpció)
A catedral de Palma de Maiorca - A capela de Nossa Senhora da Suposição. Clicar para ampliar a imagem.Esta capela é nomeada igualmente Nossa Senhora de la Grada (Capella de Nostra Senyora de la Grada).
CapelaA Capela do Sagrado Coração (Capella del Sagrat Cor)
A catedral de Palma de Maiorca - Capela Sacré-Coeur de Jesus. Clicar para ampliar a imagem.Anteriormente nomeado Capela de São Vicente (Capella de Sant Vicent).

A catedral de Palma de Maiorca - Legenda da capela Sacré-Coeur de Jesus. Clicar para ampliar a imagem.O retábulo do Coração de Jesus (Palma, 1684): escultura central de Guillem Galmés (1890); pinturas laterais de Ricard Anckermann (por volta de 1890).

Imagens do retábulo:

1. Santo Anjo Vigia do Reino de Maiorca

2. São Francisco Xavier

3. São Silvestre, papa

4. Consagrado Coração de Jesus

5. São Domingos e Francisco de Assis

6. Santa Coloma, virgem e mártir

Sarcófagos laterais:

A. sarcófago de Beatriu de Pinós (1486).

B. Sarcófago do lulliste Pere Joan Llobet (1460).

CapelaA Capela de São Bento (Capella de Sant Benet)
A catedral de Palma de Maiorca - A capela Santo-Bento. Clicar para ampliar a imagem.O retábulo de São Bento é atribuído à Andreu Carbonell (Palma, por volta de 1738).

A catedral de Palma de Maiorca - Legenda da capela Santo-Bento. Clicar para ampliar a imagem.Imagens do retábulo:

1. Mãe de Deus dos navegadores

2. Santa Escolástica

3. São Bento

4. Santa Gertrudes

5. Corpo de São Vicente, mártir

6. Cenas da vida de São Bento

Mausoléus:

A. mausoléu barroco do bispo Benet Panyelles (morto em 1740).

B. Mausoléu do Capitão geral de Maiorca Patrick Lawles O’ Brien (Patricio Laules) († em 1739).

BatistérioO Batistério (Baptisteri)
Obra neoclássico de Miguel de Petra (1790-1794).
A Fachada Do norte
A fachada do norte, lado cidade, igualmente nomeada fachada do Almoina, é menos espetacular que a fachada do sul. É interrompida a nível quinto pináculo pela torre do campanário.
A catedral de Palma de Maiorca - Fachada do norte da Catedral. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Fachada lateral do norte. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Fachada lateral do norte. Clicar para ampliar a imagem.
A Nave Lateral Do norte (Nau Lateral Nord)
A catedral de Palma de Maiorca - Nave lateral do norte. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Nave lateral do norte. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Nave lateral do norte. Clicar para ampliar a imagem.
A catedral de Palma de Maiorca - Nave lateral do norte. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Nave lateral do norte. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Nave lateral do norte. Clicar para ampliar a imagem.
A catedral de Palma de Maiorca - Nave lateral do norte. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - nave lateral do norte. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Nave lateral do norte. Clicar para ampliar a imagem.
CapelaA Capela de Corpus Christi (Capella del Corpus Christi)
A catedral de Palma de Maiorca - A capela do Corpus Christi. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Retábulo do Corpus Christi. Clicar para ampliar a imagem.A capela de Corpus Christi é situada na abside da nave lateral do norte. Contem um retábulo de Corpus Christi do século XVII. A capela é uma obra barroca, realizada de 1626 à 1642, pelo escultor Jaume Blanquer, que de resto é enterrado de trás o retábulo.

A capela contem o túmulo gótico do primeiro bispo de Maiorca Ramón Torrella.

Imagens do retábulo:

1. A Fé

2. A Caridade

3. A Esperança

4. As tentações de São António Abade

5. São Francisco de Assis

6. Apresentação do Menino Jesus ao Templo

7. São Francisco de Paul

8. São João Batista

A catedral de Palma de Maiorca - Legenda da capela do Corpus Christi. Clicar para ampliar a imagem.9. Última Ceia de Jesus

10. Santo Macià

11. Conversão de São Paulo

12. Santa Ninfa

13. Julgamento de Jesus pelo Sinédrio

14. Santa Cristina

15. São Lô da Bretanha

16. Abraham à mesa com os três anjos

17. O sacrifício do pão e o vinho de Melchisédech

18. O sacrifício de Isaac

A. o túmulo do bispo Raimundo de Torrelles († 1266) esculpido por volta de 1370

CapelaA Capela da Descida de Cruzes do Cristo (Capella del Davallament del Sant Crist)
A catedral de Palma de Maiorca - A capela da Descida de Cruzes de Jesus. Clicar para ampliar a imagem.A capela da Descida de Cruzes do Cristo, anteriormente nomeada Capela de Santa Cecília (Capella de Santa Cecília), contem o túmulo de estilo plateresco do bispo Arnau Marí de Santacília.

O retábulo da Descida de Cruzes de Jesus é uma obra dos escultores Giusseppe Dardamon e Joan Deià (Palma, 1740-1742).

Pinturas de Guillem Mesquida (entre 1727 e 1747).

Pintura central de Ricard Anckermann (1886).

A catedral de Palma de Maiorca - Legenda da capela da Descida de Cruzes de Jesus. Clicar para ampliar a imagem.Imagens do retábulo:

1. Santa Cecília com os anjos

2. São Raimundo Nonat

3. São Brás de Sébaste

4. Descida do corpo de Jesus

5. São João Nepomuceno

6. São Bruno o Cartuxo

7. Mártir de Santa Cecília

A. Monumento funerário de Irmão Julià Fontirroig

B. Monumento funerário do bispo Miquel Salvà († 1873)

C. Monumento funerário do bispo Arnau de Santacília († 1464)

CapelaA Capela de São Jerónimo (Capella de Sant Jeroni)
A catedral de Palma de Maiorca - A capela de São Jerónimo. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - A capela de São Jerónimo. Clicar para ampliar a imagem.A Capela de São Jerónimo, anteriormente nomeada capela a Santa Lúcia e Santa Madalena (Capella de Santa Lúcia i Santa Magdalena), é de estilo plateresco. É atribuída Gaspar Oms (Palma, 1602).

A catedral de Palma de Maiorca - Legenda da capela de São Jerónimo. Clicar para ampliar a imagem.Imagens do retábulo:

1. São Jerónimo ermita ao deserto

2. O anjo Gabriel que anuncia à Maria

3. Santa Maria-Madalena

4. Maria recebendo a anunciação do anjo

5. São José

6. Santa Lúcia

7. São Jerónimo

8. São Geraldo

9. Santa Catarina de Alexandria

10. Santa Bibiana

11. Jesus dando as chaves à São Pedro

12. Santa Quitterie

A. mausoléu do marquês do Romana pelos escultores Josep Antoni Folch e Ramon Belart (1814)

CapelaA Capela da Devoção (Capella de la Pietat)
A catedral de Palma de Maiorca - Capela da Pietà. Clicar para ampliar a imagem.Após a visita do Museu, penetra-se na catedral pela capela da Pietà, anteriormente Capela de Santa Anne e São Tiago (Capella de Santa Anna i Sant Jaume).

A catedral de Palma de Maiorca - Capela da Pietà. Clicar para ampliar a imagem.

O Vestíbulo da Sacristia dos Vermeills (Atri de la Sacristia de Vermells)
A catedral de Palma de Maiorca - A capela de Santa Catarina. Clicar para ampliar a imagem.O vestíbulo da sacristia dos Vermeills era anteriormente a capela de Santa Catarina (Capella de Santa Catalina).
O Portal da Esmola (Portal de l’Almoina)
A catedral de Palma de Maiorca - O portal da Esmola. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).O Portal da Esmola é situado sobre a fachada exposta ao norte (a tramuntana) da catedral, ao lado da torre do campanário.

A construção deste portal foi começada em 1498 por Francesc Sagrera, filhos de Guillem Sagrera. O portal da Esmola é de estilo gótico, mas é mais sóbrio na sua decoração que os dois outros portais. Enquadrado num retângulo perfeito, é limitado de cada lado por fins pilares. A decoração é principalmente floral e é acentuada pelo tímpano no qual encontra-se uma pequena estátua da Virgem a Imaculada, datando do fim do século XVI.

É o portal de acessos habitual à catedral.

CapelaA Capela de São José (Capella de Sant Josep)
A catedral de Palma de Maiorca - A capela Santo-Joseph. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Legenda da capela Santo-Joseph. Clicar para ampliar a imagem.Observar as grelhas de estilo gótico da Capela de São José.

O retábulo de São José é uma obra de Guillem Galmés e Pere Llorenç, realizado Palma entre 1885 e 1888.

Imagens do retábulo:

1. São Tiago o Major

2. São José

3. Santa Teresa de Jesus

4. Morte de São José

CapelaA Capela de São Sebastião (Capella de Sant Sebastià)
A catedral de Palma de Maiorca - A capela de São Sebastião. Clicar para ampliar a imagem.O retábulo de São Sebastião é uma obra dos escultores Francesc Herrera, Mateu Joan e Joan Muntaner, realizado Palma entre 1712 e 1754.

A catedral de Palma de Maiorca - Legenda da capela de São Sebastião. Clicar para ampliar a imagem.Imagens do retábulo:

1. Consagrados Corações de Jesus e de Marie

2. São João, mártir de Roma

3. São Paulo, mártir de Roma

4. São André Avelli

5. São Pierre Nolasque

6. Santa Catarina Tomàs

7. São Nicolau de Tolenti

8. O Beato Raimundo Lúlio

9. Santa Barbara

10. São Sebastião

11. Santa Praxedes

12. São Cabrit

13. São Francisco Borja

14. São Bassa

CapelaA Capela da Imaculada Conceição (Capella de la Puríssima Conceptió)
A catedral de Palma de Maiorca - A capela da Imaculada Conceição. Clicar para ampliar a imagem.O retábulo da Imaculada Conceição é atribuído à Joan-Baptista d’Aragó (obra de 1740-1742).

As esculturas são de Joan-Baptista d’Aragó e Gabriel Cantallops.

As pinturas laterais são Guillem Mesquida (obra de 1747).

A catedral de Palma de Maiorca - Legenda da capela da Imaculada Conceição. Clicar para ampliar a imagem.As imagens do retábulo:

1. e 2. Alegorias da Virgem

3. A imaculada Concepção de Maria

4. São Pedro de Arbués

5. São José

6. São Nicolau de Bari

7. São João Nepomuceno

A. a família de Maria, de Joaquim e de Ana

B. São João Batista

C. São Francisco de Assis que recebe os estigmas do Cristo

D. O Beato Raimundo Lúlio e São Raimundo de Penyafort

CapelaA Capela do Cristo da Alma (Capella del Sant Crist de les Ànimes)
A capela do Cristo da Alma encontra-se à extremidade ocidental da nave lateral do norte.
A catedral de Palma de Maiorca - Capela Cristo da Alma. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Capela Cristo da Alma. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Capela Cristo da Alma. Clicar para ampliar a imagem.
CampanárioO Campanário (Campanar)
A catedral de Palma de Maiorca - Torre do campanário. Clicar para ampliar a imagem.A torre do campanário é construída à lugar exata onde encontrava-se o minarete da mesquita erigida pelos Mouros antes da reconquista cristã.

O campanário tem uma altura de 67,5 m. ele protege nove sinos que têm cada uma o seu nome, por dimensão decrescente: N’Elói, Na Bàrbara, N’Antònia, a Sa Nova, Na Mitja, Na Tèrcia, Na Matines, Na prima e Na Picarol. Mais gorda, N’Elói (o Elogio), de 1592, tem um diâmetro de 2 m e pesa 4.500 Kg.

A Cabeceira da Catedral
A catedral de Palma de Maiorca - Cabeceira da Catedral. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Cabeceira da Catedral. Clicar para ampliar a imagem.A catedral de Palma de Maiorca - Cabeceira da Catedral. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).

ConhecimentosHistória, geografia, artes, tradições, flora…

HistóriaHistória
A partir do século V, a fé cristã está presente sobre a ilha de Maiorca: o Sínodo de Cartago, em 484 após JC, às quais assistiu Helías, bispo de Maiorca, foi a causa do primeiro documento escrito que testemunha da vida cristã da diocese de Maiorca.
Nos 902 Mouros muçulmanos apreenderam-se de Maiorca, mas toleraram o culto das comunidades cristãs, governadas então por bispos de Catalunha. Os Mouros edificaram, oposto do palácio da Almudaina, residência do wali (governador), a grande mesquita de Médina Mayurqa que permaneceu durante três séculos a capital da Maiorca muçulmana.

Ao Outono 1229, o rei Jaume I reconquistou a ilha; durante a travessia de três dias e metade, o jovem rei de Aragão tinha limpado uma violenta tempestade e tinha feito o desejo de erigir uma igreja na honra da Virgem Maria se tivesse êxito na sua empresa. O seu desejo satisfeito, teve a sua promessa e fez começar a construção de uma catedral pouco depois a Reconquista, em 1230.

A antiga mesquita não foi destruída imediatamente, mas utilizada como igreja temporária até ao curso do século XIV; foi dedicada à Virgem Maria pelo bispo Ramón Torrella que acompanhava a expedição de Reconquista.

O arquitecto que concebeu esta igreja à três naves e vinte e quatro seções abobadadas, foi Jaume Mates, filhos do soberano Pere Mates que, ele mesmo, trabalhou ao estaleiro da catedral procurando as pedras de arenitos necessárias para a construção. Jaume Mates tinha o projeto muito ambicioso de criar pilares assim finos que as abóbadas pareceriam desafiar a gravidade. O peso revelou-se contudo mais importante que previsto e os dois primeiros pilares tentados ameaçaram imediatamente desabar-se. Jaume Mates não podia fazer diferentemente que de espessar os pilares, que ficassem contudo hoje entre mais delgada de todas as catedrais. A construção da catedral começou pela cabeceira, ao leste.

Em 1306, o primeiro monarca da dinastia maiorquino, Jaume II, exprimiu por testamento a sua vontade a ser enterrado em abside da catedral, que devia servir de capela funerária. Legou neste objectivo uma importante dotação. Esta capela hoje é nomeada capela da Trindade; contem os túmulos reais da primeira dinastia do Reino de Maiorca, as Jaume II e Jaume III.

A consagração da catedral teve lugar em 1346, mas os trabalhos iam prosseguir-se durante ainda dois séculos e metade com a contribuição financeira de pessoas de todas as classes sociais. Não se conhece o número de arquitectos, mas incontestavelmente numerosos houve, em especial dos escultores e os pintores.

Entre 1389 e 1397 Guillem Oliveres dirigiram os trabalhos, enquanto Pere Morei, Jean de Valenciennes, Henry l’Alemany e Guillem Sagrera esculpiam o portal do Mirador. Em 1430, terminou-se a abóbada da nave lateral do norte do lado do campanário. Num século tinha construído-se a metade da catedral. Em 1498 terminou-se a construção do portal da Almoina sobre a fachada do norte. Está apenas ao início do século XVII, em 1601, enquanto que o Renascimento já era avançado, que a fachada principal, ao oeste, foi terminada.

A catedral de Palma de Maiorca - Capela real. Clicar para ampliar a imagem.A construção desta obra-prima de arquitectura que é a catedral de Maiorca tinha durado mais de três séculos. O bispo Joan Vich i Manrique consagrado o grande portal, dedicado à santa Virgem.

Em 1851, um sismo danificou a metade superior da fachada principal; a restauração foi confiada ao arquitecto Jean-Baptiste Peyronet, com resultados controversos.

Entre 1904 e 1914, o arquitecto Antoni Gaudi efetuou grandes transformações dentro da catedral, ao pedido do bispo Pere Joan Campins. O bispo desejava que a cathedra, sede litúrgica do bispo, domina realmente todo o espaço interno, que o altar reune todos os padres no coro e que as três naves estivessem a disposição do fiéis.

Estas transformações levaram sobretudo sobre a capela real: Gaudi suprimiu os dois retábulos que mascaravam a sede e, com a ajuda Josep Jujol, ornou este de dois motivos laterais de cerâmica. Colocou o mestre-altar ao centro da abside e instalou ao redor o conjunto das estalas do coro que, até então, tivessem ocupado o centro da grande nave, doravante libertadas e acessíveis à todos. Furou aberturas muito tempo muradas e acrescentou vitrais, melhorando a iluminação. Mas que observa-se hoje é o estranho dossel que colocou acima do mestre-altar.

LiteraturaLiteratura
Chegando Palma, George Sand escrito a propósito da catedral:
“esta massa imponente, que se cria ao bordo do mar, é de um grande efeito quando entra-se no porto”.

InformaçõesInformações práticas

Informação geralInformação geral
A catedral de Palma de Maiorca - Plano da catedral. Clicar para ampliar a imagem.
Plano da Catedral
E - Capela do Santo Sacramento (anteriormente São Pedro); F - Capela de Santo António (anteriormente São Guilherme); G - Capela de Nossa Senhora da Coroa (anteriormente da Paixão); H - Capela de São Martinho; I - Capela de São Bernardo; J - Capela de Nossa Senhora da Assunção ou Nossa Senhora da Grada (ou Clastra); K - Capela do Sagrado Coração (anteriormente São Vicente); L - Capela de São Bento; LL - Batistério; M - Capela do Cristo das Almas; N - Capela da Virgem; O - Capela de São Sebastião; P - Capela de São José; Q - Escada do campanário; R - Vestíbulo da sacristia dos Vermeills (anteriormente capela de Santa Catarina); S - Capela da Pietà (anteriormente Santa Ana e São Tiago); T - Escada do grande órgão; U - Capela da Descida do Cristo da Cruz (anteriormente Santa Cecília); V - Capela de São Jerónimo (anteriormente Santa Lúcia e Santa Madalena); W - Capela de Corpus ChristiAA - Almoina (entrada do Museu capitular); BB - Sacristia dos Vermeills (Museu capitular); Cc - Sala capitular gótico (Museu capitular); DD - Escada dos Arquivos capitulares; EE - Sala capitular barroca (Museu capitular); FF - Claustro (Museu capitular); GG - Novas salas (saído do Museu capitular); PM - Púlpito principalA - Capela da Trindade (não se visita); B - Capela real (não se visita); C - Capela de São Gabriel (não se visita); D - Capela de Santa Eulália (não se visita)

X - Escada da Trindade (não se visita); Lá - Grande sacristia (não se visita); Z - Sacristia anexa (não se visita)

Horas de visitaHoras de visita
A catedral de Palma de Maiorca - Caleche à Catedral. Clicar para ampliar a imagem.Visita:

Endereço: 29 Carrer Palau Reial ou Plaça de l’Almoina, s/n

Côordenadas geográficas: latitude 39° 34’ 2.9" N; longitude 2° 38’ 53.5" E

Horários do museu:

Em Abril, Maio e Outubro, de segunda-feira a sexta-feira, de 10:00 à 17:15.

Em Junho e Setembro, de segunda-feira a sexta-feira, de 10:00 à 18:15.

Desde Novembro até Março, de segunda-feira a sexta-feira, de 10:00 à 15:15.

Todo o ano, o sábado, de 10:00 à 14:15.

Fechado os Domingos, o 1º de Janeiro, Sexta-feira santa, o 1º de Maio, o 15 de Agosto, o 1º de Novembro, os 6, 8 e 25 de Dezembro.

Evitar a quinta-feira, dia onde muitos navios de cruzeiro fazem escala Palma e derramam as suas ondas de turistas.

Horários das missas:

De segunda-feira a sexta-feira à 9:00; o sábado à 9:00 e de 19:00; o Domingo e os dias de festas, 9:00, 10:30 (grande missa), 12:00, à 13:00 e 19:00

Tarifa de entrada: 4 € (museu e catedral).

Telefone: 00 34 971 723 130 ou 902 022 445

Sítio Internet: www.catedraldemallorca.info

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado de Palma > Palma > Velha cidade > Sudoeste > Catedral
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A velha cidade de Palma de Maiorca - O bairro da catedral
A velha cidade de Palma de Maiorca - A catedral
A velha cidade de Palma de Maiorca - O tesouro da catedral
A velha cidade de Palma de Maiorca - O palácio real da Almudaina
A velha cidade de Palma de Maiorca - O palácio e o museu March
Assuntos mais largos
Ilhas Baleares
Mapa interativo da velha cidade de Palma de Maiorca
A velha cidade de Palma de Maiorca - O noroeste
A velha cidade de Palma de Maiorca - O nordeste
A velha cidade de Palma de Maiorca - O sudeste
A velha cidade de Palma de Maiorca - O sudoeste
A velha cidade de Palma de Maiorca - Ao oeste do Born
[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio
Buscar sobre a Tela
Recomendar esta página
Recomendar este sítio
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.