Menu deste sítio

A velha cidade de Palma de Maiorca - Ao oeste do Born

Página editada
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Assunto precedente] [Ilhas Baleares] [Assunto ascendente] [Via Gallica]

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
A parte da velha cidade Palma situado ao oeste do Born é conhecida como “a cidade elevada”.

SituaçãoSituação

Palma de Maiorca ao oeste do Born - O rio canalizado. Clicar para ampliar a imagem.Esta parte da velha cidade é compreendida entre a antiga cama do rio Sa Riera (Torrent de sa Riera), hoje ocupado pelo Passeig des Born, e o seu novo curso desviado fora dos muralhas Palma ao século XVI devido às cheias destrutivos do rio.

Palma de Maiorca ao oeste do Born - O rio canalizado. Clicar para ampliar a imagem.

VisitasVisitas

RuaO Curso do Born (Passeig des Born / Paseo del Born)
O Passeig des Born, geralmente chamado “El Born”, é um curso, ou seja uma larga avenida com, no seu meio, uma aleia pedestre limitada de plátanos e propícia aos passeios. O Born ocupa a cama onde vazava o torrente Sa Riera que se lançava no mar à lugar onde encontrava-se o porto à época romana. Após o desvio d o torrente, a lugar foi utilizada partir do início do século XVII como lugar de torneios de cavalheirismo. O Passeig des Born deve de resto o seu nome à palavra catalão “born” que designava a peça de madeira que colocava-se à extremidade da lança para não ferir o adversário aquando das justas (ao n° 1 do Passeig des Born pode ver uma placa comemorativa que recorda este uso).

Esta bonita avenida, bordado de bonitos ficam patrícias, separa “a cidade elevada” ao oeste “da cidade baixa” ao leste.

PalácioO Palácio Solleric (Palau Solleric / Palacio Solleric)
A Cal marquès de Sollerich (Casal Solleric ou Palau Solleric) é um edifício barroco da segunda metade do século XVIII que data de 1763. O solar foi construído sobre o terreno de duas antigas casas, propriedade de Marc Antoni Vallès d’Almadrà i Berga, membro de uma rico família “do mà major” (a elevada sociedade) e mercador de óleo em Alaró. O seu filho, Miquel Bonaventura Vallès d’Almadrà i Orlandis, será nomeados em 1770 visconde de Almadrà e marqueses de Solleric.

O Casal Solleric é um dos raros exemplos de um solar Palma construído exnihilo, e que é por conseguinte o produto de uma concepção unitária, sem os vestígios de uma residência medieval. Os planos são atribuídos maiorquino Gaspar Palmer. Os elementos decorativos são a obra do escultor italiano Antonio Soldatti.

O Palácio Solleric apresenta uma fachada decorada de trompa- olho italianos e elegante de uma lógia que dá sobre o Born. Esta fachada era realmente a parte traseira do hotel de origem: contornando o edifício por uma estreita passagem, descobre-se um pátio típico dos hotéis específicos Palma. O arquiduque Luís-Salvador considerava este pátio às arcas graciosas como mais bonito pátio Palma.

Palma de Maiorca ao oeste do Born - Pátio da Casal Solleric. Clicar para ampliar a imagem.Palma de Maiorca ao oeste do Born - Pátio da Casal Solleric. Clicar para ampliar a imagem.Palma de Maiorca ao oeste do Born - Pátio da Casal Solleric. Clicar para ampliar a imagem.
A escada imperial à duplos disparos, delicadamente sublinhada de um plano de ferro forjado, é maravilhosa de proporções.
Palma de Maiorca ao oeste do Born - Escada da Casal Solleric. Clicar para ampliar a imagem.Palma de Maiorca ao oeste do Born - Escada da Casal Solleric. Clicar para ampliar a imagem.Palma de Maiorca ao oeste do Born - Escada da Casal Solleric. Clicar para ampliar a imagem.
A escada, como o primeiro andar, é apoiada por abóbadas muito pouco curvadas.
Palma de Maiorca ao oeste do Born - Lógia da Casal Solleric. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Palma de Maiorca ao oeste do Born - Pátio da Casal Solleric. Clicar para ampliar a imagem.Palma de Maiorca ao oeste do Born - Lógia da Casal Solleric. Clicar para ampliar a imagem.
O Casal Solleric é conhecido igualmente sob o nome de Can Morell, o nome de última família que foi proprietário antes da sua compra em 1975 pelo Município Palma, que fez um lugar de exposições temporárias de arte contemporânea e cultura.

Visita:

Endereço: Passeig des Born, 27

Horários: de terça-feira a sábado, 10:00 à 14:00 e 17:00 à 21:00; os Domingos e festas, de 10:00 à 13:30; fechado a segunda-feira.

Tarifa: entrada gratuita.

Telefone: 00 34 971 722 092

IgrejaA Igreja de São Caetano (Església de Sant Gaietà)
A igreja de São Caetano também é nomeada igreja dos Consagrados-Coração (Església dels Sagrats Cors / Iglesia de los Sagrados Corazones).
Palma de Maiorca ao oeste do Born - Igreja de Sant Gaietà. Clicar para ampliar a imagem.Palma de Maiorca ao oeste do Born - Igreja de Sant Gaietà. Clicar para ampliar a imagem.Palma de Maiorca ao oeste do Born - Igreja de Sant Gaietà. Clicar para ampliar a imagem.
Palma de Maiorca ao oeste do Born - Igreja de Sant Gaietà. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Palma de Maiorca ao oeste do Born - Igreja de Sant Gaietà. Clicar para ampliar a imagem.Palma de Maiorca ao oeste do Born - Igreja de Sant Gaietà. Clicar para ampliar a imagem.
Palma de Maiorca ao oeste do Born - Igreja de Sant Gaietà. Clicar para ampliar a imagem.Palma de Maiorca ao oeste do Born - Igreja de Sant Gaietà. Clicar para ampliar a imagem.Palma de Maiorca ao oeste do Born - Igreja de Sant Gaietà. Clicar para ampliar a imagem.
Palma de Maiorca ao oeste do Born - Igreja de Sant Gaietà. Clicar para ampliar a imagem.Palma de Maiorca ao oeste do Born - Igreja de Sant Gaietà. Clicar para ampliar a imagem.Palma de Maiorca ao oeste do Born - Igreja de Sant Gaietà. Clicar para ampliar a imagem.
PátioCan Salas Menor
A Can Salas Menor é situada ao número 8 ele Carrer de Sant Feliu. Trata-se de uma residência de origem medieval que sofre modificações aos séculos XVI e XVII. A magnífica fachada foi transformada de acordo com a estética do fim do Renascimento, entre 1591 e 1602, pelo seu novo proprietário Jeroni Salas Verí, que comprou-o à Miquel Joan de Sant Martí. Por volta de 1905, Josep d’Olives Magarola comprou a residência ao ramo dos Cotoner de Palma, onde residiu durante mais de sessenta anos. Foi vendida seguidamente aos missionários Consagrada do Coração. Desde a entrada formada de duas seções cobertas por painéis, acede-se ao pátio. Se encontram arcos baixados de arenitos e os capitéis semi-colunas, com as armas da família.
PátioCan Belloto
A Can Belloto encontra-se ao número 10 ele Carrer de Sant Feliu. A Can Belloto é uma residência de origem medieval que pertence ao século XVI à família Verí. Em 1584, foi a propriedade do mercador Antoní Mas. Em 1606, passou entre as mãos do jurista génois Giovanni Francesco Pavesi, que transformou-o num estilo maneiristo. Imediatamente depois, a casa foi adquirida por Domenico Belloto, mercador que tem feito fortuna no comércio do trigo. Obteve o título de citadino militar no ano 1635 e o de cavaleiro em 1644. Semi-colunas com tufos rústicos da fachada, o frontão quebrado pertence ao novo directório ornamental. Ao centro do frontão brilha o escudo do Pavesi. Desde a ampla entrada, acede-se ao pátio aberto, se encontra uma escada com corrimão de ferro fundido e um arco aplainado sob o troço principal.
PátioCal Comte de Montenegro
A Cal Montenegro (autor Zwigmar). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).A Cal Montenegro situa-se ao número 2 Carrer Montenegro.

Antiga casa de mestre com um pátio de construção gótica largamente reformada em estilo barroco.

A casa resulta da reunião de dois edifícios comprados pela família Despuig aos século XVIII e XIX. Entre os dois portais encontra-se um grande escudo com uma inscrição relativa Ramón Despuig i Martínez de Marcilla, Grão-mestre da Ordem de Malta. Aqui nasceu, em 1745, o futuro cardeal Antoni Despuig.

Observa-se a transformação barroca da fachada com varandas de pedra com uma balaustrada de ferro forjado que leva o escudo do Despuig.

PátioCan Cabrer
A Can Cabrer é situado ao número 6 Carrer Montenegro.

A construção data do século XV, mas a fachada e o pátio estão do século XVIII. Ao longo de todos os séculos XVII e XVIII, o Despuig alargou o seu solar, nomeado Cal Montenegro, pela aquisição dos edifícios vizinhos, e englobou a Can Cabrer.

A Can Cabrer possui um portal em cheia curvatura e uma entrada dividida em duas seções, com um arco segmentaire que separa os dois corpos, ambos os cobertos por vigas. A partir de um arco rebaixado acede-se ao pátio, descobrindo uma escada no fundo, com uma porta à verga sobre o primeiro troço e uma janela com mainel sobre a direita.

Desde 1911, fica-o pertence às famílias Borràs i Cabrer.

PátioCan Ripoll
A Can Ripoll encontra-se ao número 5 Carrer Montenegro.

A casa estava ao século XVII a propriedade do mercador Antoni Binimelis. Ao século XVIII, pertenceu Ripoll, e, ao século XIX, tornou-se a propriedade da família Gabriel Verd i Reure. À entrada, observa-se um grande arco baixado, com pilastras de mármore e capitéis de tradição iónica. As escadas laterais apresenta a grades tradicionais do século XVII.

A Can Ripoll protege hoje o Conselho do Turismo de Governo das Ilhas Baleares.

PraçaA Praça da Rainha (Plaça de la Reina)
Inferior do Passeig des Born, Plaça de la Reina, começava anteriormente o porto romano.
PátioCan Mayol
A Can Mayol (autor Bobbex). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).A Can Mayol encontra-se ao número 3 Carrer Apuntadors.

O pátio forma uma parte da antiga casa de Can Mayol, do século XVI, que permanece inserida dentro de um bloco de apartamentos dos anos 60. Desde o grande arco baixado central, acede-se ao pátio, onde permanecem elementos arquitecturais tradicionais, como o arco que se abre à esquerda com semi-colunas e capitéis de pedra. No fundo à direita de acordo com a escada lateral, de tradição medieval, com a clássicos grades de ferro, à maneira de balaustrada em trompa- olho. Acede-se ao pátio retangular por uma passagem com arcos semicirculares de grés, que apoiam a galeria elevada, com colunas e balaustrada.

A Can Mayol foi convertida em hotel, o hotel Tres.

PalácioO Loja dos Mercadores (Sa Llotja dels Mercaders / La Lonja de los Mercaderes)
O Loja dos Mercadores foi edificado ao século XV, entre 1426 e 1447, para a Associação dos Mercadores Palma, sobre os planos de Guillem Sagrera Felanitx, arquitecto maiorquino de grande reputação que trabalhou também à catedral de Perpignan; a construção de Sa Llotja durou doze anos e foi terminada por Guillem Vilasclar pela realização das duas últimas grandes janelas.
Palma de Maiorca ao oeste do Born - Sa Llotja. Clicar para ampliar a imagem.Palma de Maiorca ao oeste do Born - Sa Llotja. Clicar para ampliar a imagem.Palma de Maiorca ao oeste do Born - Sa Llotja. Clicar para ampliar a imagem.
Palma de Maiorca ao oeste do Born - Sa Llotja. Clicar para ampliar a imagem.A Llotja dels Mercaders de Palma é um das obras-primas da arquitectura civil de estilo gótico de Maiorca e um dos mais importantes da Europa, testemunhando da riqueza comercial da cidade ao século XV.

Palma de Maiorca ao oeste do Born - O Loja dos Mercadores ou Lonja. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).O edifício é de plano retangular de 40 de cada 30 metros, enquadrado por quatro torres de ângulo de forma octogonale. Cada torre de ângulo é decorada da estátua do uma quatro santos evangelistas; as torres contêm escada em caracol que permitem subir ao terraço. O terraço é cercado de uma galeria aberta que coroa a construção, simulando um caminho de ronda pontuado de dez torretas à gárgula e de merlões, que dissimulam os indispensáveis contrafortes da abóbada.

A severidade cada uma das quatro fachadas é amaciada por duas grandes janelas góticos notáveis, aos fins remplages de pedra. A fachada principal ao leste apresenta uma entrada sublinhada por arquivoltas à ornamentos vegetais; o seu tímpano é ornado de uma escultura “do Anjo do Comércio” (Angel do Mercadería).

Palma de Maiorca ao oeste do Born - Sa Llotja. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Palma de Maiorca ao oeste do Born - Sa Llotja. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Palma de Maiorca ao oeste do Born - Sa Llotja. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
Palma de Maiorca ao oeste do Born - Sa Llotja. Clicar para ampliar a imagem.Dentro, a sala do negócio é esplêndida uma sala abobadada; a sua abóbada única presente das encruzilhadas de ogivas decoradas de nervuras que recaem sobre seis bonitas colunas entrançadas. Estas colunas sem capitéis são semelhantes à palmas, dando ao conjunto a imagem de palmeiras de pedra de uma grande elegância. Os nervos dos arcos são integrados diretamente sobre os muros, como no capitular da catedral Palma de Maiorca.
Após a sua realização em 1452, e até seu a dissolução nos anos 1830, Sa Llotja foi a sede da Bolsa do Comércio Marítimo Palma, privilégio atribuído em 1403 pelo rei Martí I. Esta instituição era encarregada do regulamento e a proteção do comércio, e a manutenção da cidade portuária Palma. É aqui que tinham lugar as transações comerciais.

Após o declínio do comércio marítimo, Sa Llotja foi utilizado durante certo tempo como simples armazém de mercadorias seguidamente como Palácio de Justiça. Entre 1886 e 1962, protegeu um museu de arte e de arqueologia.

Sa Llotja serve doravante de espaço de exposições temporárias onde apresenta-se todos os meses das obras de arte dos estilos e tendências.

Visita: a sala interna aberta ao público único quando há exposições temporárias.

Endereço: Plaça de Sa Llotja, 5.

O Loja é situado ao sul da cidade Palma em frente do mar sobre o Passeig Sagrera, e não distante a catedral. A fachada do sul constituia anteriormente uma parte do muralha da cidade ao bordo do mar, do qual é hoje separada.

Horários (apenas durante as exposições): de terça-feira a sábado de 11:00 à 14:00 e 17:00 à 21:00 os dias feriados e o Domingo, a manhã de 11:00 à 13:30. Fechado a segunda-feira.

Tarifa de entrada: entrada gratuita.

Telefone: 00 34 971 711 705

PalácioO Consulado do Mar (Consolat de la Mar / Consulado del Mar)
Palma de Maiorca ao oeste do Born - O Consulado do Mar. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).O Consulado do Mar é um edifício de estilo Renascimento edificado ao início do século XVII; é ornado notável de uma galeria Renascimento que dá sobre o frente de mar. É separado da Sa Llotja por um jardim onde encontra-se uma capela, de estilo gótico tardio, edificada por volta de 1600 para os membros de Sa Llotja.

Palma de Maiorca ao oeste do Born - O Consulado do Mar. Clicar para ampliar a imagem.O Consulado do Mar, fundado em 1326, era a sede do tribunal de comércio marítimo. A presidência da comunidade autónoma das ilhas Baleares hoje é instalada lá; por esta razão, a construção não se visita mais.

Palma de Maiorca ao oeste do Born - O jardim do Consulado do Mar. Clicar para ampliar a imagem.Palma de Maiorca ao oeste do Born - O anexo da Presidência de Baleares. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Palma de Maiorca ao oeste do Born - O anexo da Presidência de Baleares. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
BastiãoO Bastião São Pedro (Es Baluard de Sant Pere)
Palma de Maiorca ao oeste do Born - O bastião Es Baluard. Clicar para ampliar a imagem.Palma de Maiorca ao oeste do Born - O rio canalizado. Clicar para ampliar a imagem.O bastião São Pedro, geralmente nomeado Es Baluard (o Bastião), situado perto da Porta Santa Catarina, é uma fortificação da antiga muralha de Palma que data da Renascença.
ParqueO Parque Sa Faixina
Palma de Maiorca ao oeste do Born - Quadrante solar perto de Es Baluard. Clicar para ampliar a imagem.Palma de Maiorca ao oeste do Born - Quadrante solar perto de Es Baluard. Clicar para ampliar a imagem.Se encontra um conjunto de relógios de sol.
Os terraços do bastião oferece um bonito ponto de vista sobre o porto e sobre os arredores Palma.
MuseuO Museu de Arte Moderno e Contemporâneo (Museu d’Art Modern i Contemporani)
Palma de Maiorca ao oeste do Born - O bastião Es Baluard. Clicar para ampliar a imagem.O Museu de Arte Moderno e Contemporâneo é conhecido igualmente sob o nome do Bastião (Es Baluard) porque é protegido antigo no bastião Es Baluard.

O museu de arte moderno e contemporâneo Palma - aberto em 2004 - visa a promover a arte do século XX aos nossos dias em relação com Baleares. Se encontram nomeadamente obras de Joaquim Mir, Joaquin Sorolla, Joan Miró ou Antoní Gelabert. A colecção é completada por quadros de Juan Gris, Pablo Picasso, René Magritte, Francis Picabia et cetera.

Visita:

Endereço: Plaça Porta de Santa Catalina, 10

Horários: aberto todos os dias, excepto as segundas-feiras; em verão (do 16 de Junho ao 30 de Setembro), de 10:00 à 21:00; em inverno (do 1º de Outubro ao 15 de Junho), de 10:00 à 20:00 Fechado os 25 e 26 de Dezembro e o 1º de Janeiro.

Tarifa de entrada: 6 €.

Telefone: 00 34 971 908 200

Sítio sobre a Tela: www.esbaluard.org

CapelaA Capela de São João do Hospital (Capella de Sant Joan de l’Hospital / Capilla de San Juan del Hospital)
A Capela de São João é situada no bairro dos marinheiros de Sa Llotja.
IgrejaA Igreja de Santa Cruz (Església de Santa Creu / Iglesia de Santa Cruz)
A igreja de Santa Cruz é uma igreja de estilo gótico cuja construção começou em 1335 perto de que era então a Porta Santa Catarina. A igreja foi edificada sobre o lugar de uma igreja anterior do qual única subsiste a cripta prégótico de São Lourenço. A igreja Santa-Cruz é, hoje, uma igreja paroquial bastante decrépita; possui um pequeno museu de arte consagrado.

A porta principal (ao n° 7 ele Carrer de Santa Creu) é uma adição barroca.

Endereço: Carrer de Sant Llorenç, 4

Tarifa de entrada: 3 €.

CapelaA Capela de São Lourenço (Capella de Sant Llorenç / Capilla de San Lorenzo)
A Capela de São Lourenço (século XIV), situada na paróquia de Santa Cruz, é conhecida igualmente sob o nome de cripta São Lourenço (Cripta de Sant Llorenç). É um lugar de culto que pode subir no fim o XIII do século
BairroO Bairro Santa Catarina (Barri de Santa Catalina / Barrio de Santa Catalina)
O bairro Santa Catarina é situado ao oeste do novo curso do rio Palma, para além da porta Santa Catarina e o bastião São Pedro. É tradicionalmente o bairro dos pescadores, conhecido para o seu mercado, o Mercat de Santa Catalina, onde pode-se comprar os produtos típicos da campanha maiorquino.

ConhecimentosHistória, geografia, artes, tradições, flora…

LiteraturaLiteratura
A propósito da medieval Llotja, George Sand escritos:
“proporções elegantes e de caráter de originalidade que não excluem nem uma regularidade perfeita nem uma simplicidade cheia de gosto”.

InformaçõesInformações práticas

Informação geralInformação geral
Há um escritório do serviço do turismo ao Casal Solleric.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado de Palma > Palma > Velha cidade > Oeste do Born
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
Mapa interativo da velha cidade de Palma de Maiorca
A velha cidade de Palma de Maiorca - O noroeste
A velha cidade de Palma de Maiorca - O nordeste
A velha cidade de Palma de Maiorca - O sudeste
A velha cidade de Palma de Maiorca - O sudoeste
A velha cidade de Palma de Maiorca - Ao oeste do Born
Assuntos mais largos
Ilhas Baleares
Mapa interativo da cidade de Palma de Maiorca
A velha cidade de Palma de Maiorca e os seus pátios
A cidade de Palma de Maiorca - O castelo de Bellver
A aldeia de Can Pastilla em Maiorca
[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio
Buscar sobre a Tela
Recomendar esta página
Recomendar este sítio
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.