A cidade de Valle Gran Rey está situada num vale profundo, em terraços escalonados alturas incríveis. A montagem é particularmente exótica: palmeiras e plantações de banana formar um fundo verde, onde se ergue as casas brancas espalhadas.
Valle Gran Rey está localizado a oeste da ilha de La Gomera. Durante muito tempo foi completamente isolado, nenhuma estrada que permite o acesso.
A cidade de Valle Gran Rey tem três aldeias: La Calera, La Puntilla e Vueltas. Além do vale encontram-se os povoados de Taguluche, Las Hayas e Arure, os dois últimos sendo perto do Parque Nacional de Garajonay.
A cidade de Valle Gran Rey corresponde ao pré-hispânico cantão Orone, onde o rei guanche mais poderoso tinha a sua residência, e ainda assim encontramos há vestígios abundantes de que o passado.
Após a conquista, ocupação do território começou com a zona alta, onde os condes de La Gomera situaram uma dos seus principais casas. Em 1812, com a separação do território de Chipude, a capital da nova entidade foi instalado em Arure que deu seu nome ao município.
A ocupação da área inferior, o vale adequada, não esperar até a segunda metade do século XVIII, e desenvolvido com a introdução de bananas e tomates para exportação, ao final do século XIX. Isso deu um importante crescimento económico e populacional na zona costeira, onde os principais núcleos residenciais implantados do município, Vueltas e La Calera, levando à criação da capital do Valle Gran Rey em 1950.
Atualmente, a maioria da população vive nas encostas do barranco, entre pequenos jardins e palmeiras que formam uma paisagem encantadora. Vueltas tem um pequeno porto que se manteve a base de uma pescaria importante.
Valle Gran Rey é o lugar mais próspero na ilha: a agricultura rica, uma grande quantidade de água, indústria de pesca relativamente desenvolvida e turismo muito importante.
No entanto a agricultura e a pesca perderam importância nos últimos anos para o desenvolvimento de um turismo residencial e de negócios, graças a condições climáticas, as praias de areia preta (La Playa, Playa del Ingles e Araga) a atratividade da paisagem e o surgimento de uma oferta de habitação económica com casas feitas vago pelo êxodo rural.
A base económica tradicional manteve-se a agricultura de exportação e da pesca artesanal na costa, e as colheitas de auto-suficiência (batatas, vegetais do jardim vegetal) em terraços estreitos dentro.