AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

O parque nacional de Garajonay em La Gomera

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Fuerteventura] [Grã Canária] [La Gomera] [La Palma] [Lanzarote] [Tenerife] [El Hierro] [Página inicial] [Canárias] [Via Gallica]
Rúbrica[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página não editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
O Parque Nacional de Garajonay contraste com o resto das Ilhas Canárias, porque aqui não é a paisagem vulcânica que domina, mas as florestas de laurissilva, quase sempre se afogou no nevoeiro, resultando em uma humidade constante e uma chuva horizontal famosa que produziu ao longo do tempo denso e florestas densas.

O parque nacional de Garajonay em La Gomera. Cume do Monte Garajonay. Clicar para ampliar a imagem.Grande parte do parque, que culmina o vulcão homónimo, é composta por uma magnífica floresta de cedros e louros antigos.

O Parque Nacional Pico de Garajonay foi declarada Património Mundial pela UNESCO em 1986.

Sua declaração é que ele abriga o exemplo mais conhecido de laurissilva do Velho Mundo: floresta tropical composto por várias espécies de folhas perenes que cobriam quase toda a Europa no Terciário.

EtimologiaEtimologia e toponímia
O parque leva o seu nome a partir do alto de Garajonay, o ponto mais alto da ilha, 1487 metros. Diz a lenda que uma princesa guanche de La Gomera, «Gara» se apaixonou por um príncipe de Tenerife, «Jonay»; as duas famílias se opunham a seu casamento, os dois amantes se suicidou no cume do Pico de Garajonay.

LocalizaçãoLocalização

Fácil acesso ao parque a partir de qualquer ponto da ilha de La Gomera por estrada.

Sua área é de 986 hectares e 3 territórios em todos os municípios de La Gomera, onde ocupa o centro e algumas áreas do norte da ilha.

VisitasVisitas

FloraA flora
O parque nacional de Garajonay em La Gomera.  Clicar para ampliar a imagem.A floresta laurissilva das Canárias tem encontrado refúgio nas áreas nebulosas das ilhas. Garajonay é, hoje em dia, o exemplo vivo mais bonito deste ecossistema. Abriga mais de metade dos adultos floresta de laurissilva do arquipélago. A floresta de laurisilva, quase impenetrável, um dos últimos vestígios da floresta subtropical antiga abrange cerca de 70% do parque. Pode-se desfrutar de várias espécies: charneca de árvore (Erica arborea), o mocan (Visnea cocanera) ou medronheiro (Arbutus canariensis).
FaunaA fauna
O parque também abriga uma fauna interessantes de cerca de mil espécies de invertebrados, dos quais 150 são endémicas. Existem também 38 espécies de vertebrados: muitas espécies de aves, incluindo o pombo louro e turquesa pombo (pombo de Bolle), endémica para as Ilhas Canárias, e duas espécies de répteis, o lagarto de La Gomera (Gallotia galloti gomerae) e o «lisa gomera» (Chalcides viridanus coeruleopunctatus) e uma espécie de anfíbio, a rã verde (Hyla meridionalis).
RochaA rocha de Agando (Roque de Agando)
O parque nacional de Garajonay em La Gomera. Roque de Agando. Clicar para ampliar a imagem.As formações geológicas espetaculares dos Roques são outra atração do Parque Nacional de Garajonay.

O parque nacional de Garajonay em La Gomera. Topo da rocha de Agando. Clicar para ampliar a imagem.O Roque de Agando é um monólito de basalto, 1250 m, localizado na parte inferior barranco de la Laja, muitas vezes afogado no «niebla nuvens», devido aos ventos alísios, é uma bela área de grande riqueza botânica.

Informações práticasInformações práticas

Horário de visitasHorário de visitas

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Canárias > La Gomera > Parque Nacional de Garajonay
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
Mapa interativo da ilha de La Gomera
O parque nacional de Garajonay em La Gomera
O parque natural de Majona em La Gomera
A cidade de Agulo em La Gomera
A cidade de Vallehermoso em La Gomera
A cidade de Hermigua em La Gomera
A cidade de Valle Gran Rey em La Gomera
A cidade de San Sebastián em La Gomera
A cidade de Alajeró em La Gomera
A flora e a fauna da ilha de La Gomera
A ilha de La Gomera - Folheto OTC
Assuntos mais largos
Página inicial
Informações turísticas sobre as Canárias
A geografia das Ilhas Canárias
A história das Ilhas Canárias
A ilha de El Hierro nas Ilhas Canárias
A ilha de La Palma nas Ilhas Canárias
A ilha de La Gomera nas Ilhas Canárias
A ilha de Tenerife nas Ilhas Canárias
A ilha de Gran Canária nas Ilhas Canárias
A ilha de Fuerteventura nas Ilhas Canárias
A ilha de Lanzarote nas Ilhas Canárias
A flora e a fauna das Ilhas Canárias
O arquipélago das Ilhas Canárias - Folheto OTC (PDF)

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.