AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.
Investigação personalizada

A aldeia de Cala d'Or em Maiorca

[Tópico anterior] [Tópico superior] [Próximo tópico] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Acolhimento] [Site Home] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
Cala d'Or é uma pequena cidade turística da costa sueste da ilha de Maiorca; faz parte da comuna Santanyí no condado do Migjorn. A estação conheceu um forte desenvolvimento desde os anos 1930 e doravante é povoada mais que o capital duma divisão administrativa da comuna, com mais de 3500 residentes permanentes. A sua atividade económica é baseada inteiramente no turismo, com uma infra-estrutura turística muito desenvolvida feita de hotéis de qualidade, de restaurantes, de bares, de discotecas, de praias e de marinas…
EtimologiaEtimologia e toponímia
Historicamente a área onde encontra-se Cala d'Or nomeavam-se o Ses Puntetes (as Pequenas Pontas), que designavam o conjunto das enseadas Cala Llonga, Cala Petita e Cala Gran. Quando, em 1932, o arquitecto Josep Costa Ferrer decidiu criar um porto de divertimento Cala Llonga, nomeou a estação Cala d'Hort, porque este lugar recordava-lhe uma enseada da ilha de Ibiza da qual era originário, Cala d'Hort (a enseada do jardim) perto de Sant Josep de sa Talaia, sobre a costa sudoeste de Ibiza; fez igualmente construir a estação no estilo tradicional das casas de Ibiza. Atrasado o nome Cala d'Hort foi transformado num nome mais comercial, Cala d'Or.

Cala d'Or nomeia-se Cala de Oro em espanhol castelhano.

SituaçãoSituação

A aldeia de Cala d'Or em Maiorca - A costa Santanyí é vista desde o santuário Nossa Senhora da Consolação - Clicar para ampliar a imagemCala d'Or encontra-se sobre a costa leste da comuna de Santanyí, à ponta sueste da ilha de Maiorca. O capital duma divisão administrativa da comuna encontra-se dentro das terras, à 14 km Cala d'Or. A localidade Cala d'Or tem um território bastante plano, com uma altitude média de 27 m.

Mais ao norte sobre a costa encontram-se umas outras estâncias balneares como Cales de Mallorca, à 21 Km, Portocolom, à 15 Km, fazendo parte ambas da comuna Felanitx. Ao Sul Cala d'Or encontram-se o porto de Portopetro, à 4 Km, seguidamente o Parque natural de Mondragó, e as estações Cala Figuera, à 19 Km, e Cala Santanyí, à 18 Km.

A capital de Maiorca, Palma, é distante de 65 Km; é necessário mais ligeiramente de uma hora de estrada para tornar-se ao aeroporto internacional Palma, do Son Sant Joan.

A marina Cala d'Or, Cala Llongua, encontra-se à posição geográfica: 39° 22' 27" N; 3° 13' 52" E

VisitasVisitas

A aldeia de Cala d'Or em Maiorca - Uma casa de estilo de Ibiza (autor Mmoyaq) - Clicar para ampliar a imagemCala d'Or foi uma das primeiras estâncias balneares da costa leste de Maiorca e possui um equipamento turístico muito desenvolvido; foi concebida, aos inícios dos anos 1930, pelo arquitecto Josep Costa que quis dar-lhe um caráter ibizano, com casas de fraca altura, as às formas cúbicas, os tetos em terraço, os muros branqueados à cal e as janelas pintadas em verde.

A aldeia de Cala d'Or em Maiorca - A igreja de estilo de Ibiza (autor Mmoyaq) - Clicar para ampliar a imagemDesta origem Cala d'Or conservou um caráter caloroso, e nõ sese encontram torres-hotel medonhos. No centro, das ruas pedestres, como a Avenida da Bélgica (Avinguda de Bèlgica) e escoicinha-o Andreu Roig, trazem uma animação relaxada, com numerosas lojas e restaurantes. Contudo a urbanização maciça invadiu a costa sobre vários quilómetros e não deixou único bem poucas paisagens naturais.

A igreja paroquial da estância, Santa Maria do Mar (Església de Santa Maria del Mar), também foi construída no estilo ibizano, sobre um terreno, dado pelo arquitecto “Pep” Costa em 1956, situado perto Plaça de sa Figuera; a primeira pedra foi abençoada em 1957 e a igreja foi consagrada em 1973.

A aldeia de Cala d'Or em Maiorca - Plano da estância balnear - Clicar para ampliar a imagemA estação - geralmente - comporta três bairros: Cala Ferrera, ao norte que faz parte da comuna Felanitx, Cala d'Or corretamente à falar, ao centro, e Cala Egos, ao sul.

A aldeia de Cala d'Or em Maiorca - Cala Petita (autor Mmoyaq) - Clicar para ampliar a imagemA estação dispõe de várias praias de areia branca, geralmente situadas no fundo de enseadas estreitas e protegidas dos ventos por promontórios rochosos. Estas praias são de pequena amplitude, entre 20 m e 60 m. do norte ao sul, ele encontra as enseadas Cala Serena (Felanitx), Cala Ferrera (Felanitx), Cala Esmeralda, Cala Gran, Caló de ses Dones, Cala d'Or ou Cala Petita, Cala Llonga (marina), Cala des Pou, Cala d'es Fortí ou Cala Galera, Caló de ses Egües (Calo de ses Egos) e Cala des Llamp.

Só uma uma entrada de mar, fechada pelos cabos de Racó de Sa Creu, ao norte, e a Punta Citerea, ao sul, conduzido às três enseadas Cala Gran, Cala d'Or e Cala Llonga. Sobre a Punta Citerea encontra-se fortin, Es Fortí. Cala Gran de Cala d'Or é praia principal e grande.

EnseadaCala Gran de Cala d'Or
A aldeia de Cala d'Or em Maiorca - A praia de Cala Gran - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)A aldeia de Cala d'Or em Maiorca - Cala Gran - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)Cala Gran é flanqueado por promontórios rochosos pouco elevados onde escondem-se entre os pinheiros cerca de casas de campo opulentas. A enseada termina-se por uma pequena praia de 60 m de amplitude. A sua profundidade foi aumentada artificialmente pela construção, na parte posterior, de terraços feitos de areia trazida.
A aldeia de Cala d'Or em Maiorca - Cala Gran - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)A aldeia de Cala d'Or em Maiorca - Cala Gran - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Cala d'Or em Maiorca - Cala Gran - Clicar para ampliar a imagem
EnseadaCala Llonga de Cala d'Or
A aldeia de Cala d'Or em Maiorca - A marina de Cala Llongua (autor Mmoyaq) - Clicar para ampliar a imagemCala Llonga é mais profunda das enseadas Cala d'Or; é protegida dos ventos excepto o vento é (Llevant). É em Cala Llonga que foi construída a marina Cala d'Or, em 1969. Este porto de divertimento, igualmente nomeado Porto Carí, pode acolher mais de 500 barcos menos de 20 metros. Encontra-se um grande número de lojas, restaurantes e bares sobre o Avinguda de Cala Llonga que contorna a enseada. Em contrapartida, Cala Llonga não dispõe de praia, mas pode-se tornar-se facilmente à praia Cala Gran.
ForteO Fortim (Es Fortí)
A aldeia de Cala d'Or em Maiorca - Fortim (autor Mmoyaq) - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Cala d'Or em Maiorca - Fortim (autor Mmoyaq) - Clicar para ampliar a imagemO fortim, Es Fortí, é o único monumento histórico Cala d'Or; encontra-se à entrada Cala Llonga. Este fortim foi construído em 1730, durante a guerra de Sucessão da Espanha, para proteger a baía onde encontra-se hoje Cala d'Or. Após ter sido danificado gravemente por um tremor de terra, foi reconstrói no fim do século XVIII, em 1793.

Es Fortí é um forte de forma quase quadrada, de 26 m lado.

InformaçõesInformações práticas

ÔnibusLinhas de Ônibus Servindo Cala d'OrMeteorologiaMeteorologia e previsões
Linha L501: de Cala d'Or a Palma

Calonge, Cala Ferrera, Cala d'Or, Cala Egos, Portopetro, S'Alqueria Blanca, Santanyí, Campos, Llucmajor, Polígon Son Noguera, S'Arenal Aqualand, S'Arenal, Palma

Informações sobre a linha 501: www.tib.org

Linha L507: de Cala d'Or a Cala Mondragó

Informações sobre a linha 507: www.tib.org

RestauranteO Restaurante Port Petit
Situado perto da marina, o restaurante o Port Petit é um restaurante de peixe de boa qualidade, mas bastante caro. O restaurante é tido por um francomaiorquino que tem também as suas limpas vinhas.

Ementas de 30 à 60 €.

Endereço: Avinguda de Cala Llonga - 07660 Cala d'Or

Telefone: 00 34 971 643 039

Sítio sobre a Tela: www.portpetit.com

Fechado terça-feira ao meio-dia em estação.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Migjorn > Santanyí > Cala d'Or
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A aldeia de Calonge em Maiorca
A aldeia de S'Alqueria Blanca em Maiorca
A aldeia de Cala d'Or em Maiorca
O parque natural de Mondragó em Maiorca
A aldeia de Cala Figuera em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
A cidade de Felanitx em Maiorca
A cidade de Santanyí em Maiorca
A cidade de Ses Salines em Maiorca
A ilha de Cabrera em Maiorca
A cidade de Campos em Maiorca
A cidade de Llucmajor em Maiorca
Tópico anterior ] [ Tópico superior ] [ Próximo tópico ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Investigação personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.