AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A aldeia de S'Alqueria Blanca em Maiorca

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
S'Alqueria Blanca é uma aldeia agrícola do sudeste da ilha de Maiorca; esta localidade de 1100 habitantes faz parte da comuna Santanyí no condado do Meio-dia (Comarca del Migjorn). Antes do desenvolvimento turístico, a aldeia vivia principalmente da cultura da amendoeira, da vinha e da alfarrobeira, bem como a fabricação de telhas. O principal lugar cultural - e de adoração - é o santuário de Nossa Senhora da Consolação que domina a aldeia.
EtimologiaEtimologia e toponímia
O topônimo S'Alqueria Blanca significa “a aldeola branca”. Alqueria (alquería em espanhol castelhano) provem do árabe al-qarīa (القرية) que designava, sob a ocupação mourisca, uma pequena comunidade rural situada fora das cidades (medina).

SituaçãoSituação

VisitasVisitas

CapelaO Santuário de Nossa Senhora da Consolação (Santuari de Nostra Senyora de la Consolació / Santuario de Nuestra Señora de la Consolación)
O santuário de Nossa Senhora da Consolação, muito venerado pelos habitantes da comuna Santanyí, encontra-se à cimeira de uma colina, o Puig Gros, situada à 1 km ao oeste de S'Alqueria Blanca, e 4 km ao nordeste Santanyí. Puig Gros é situado à extremidade do sul Serra de Llevant. O primeiro Domingo do mês de Maio (Dia del Santuari del Puig de Consolació) tem lugar uma missa popular, durante a qual são abençoados os frutos da estação.
A aldeia S'Alquéria Blanca em Maiorca - Puig Gros e sanctuário de Nossa Senhora da Consolação. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A aldeia S'Alquéria Blanca em Maiorca - O caminho ascendente ao sanctuário de Nossa Senhora da Consolação. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia S'Alquéria Blanca em Maiorca - O caminho ascendente ao sanctuário de Nossa Senhora da Consolação. Clicar para ampliar a imagem.
A aldeia S'Alquéria Blanca em Maiorca - O portal sanctuário de Nossa Senhora da Consolação. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O terraço do santuário, situado à 200 m de altitude, oferece uma vista magnífica sobre a planície e sobre a costa; por tempo claro, pode-se aperceber o arquipélago de Cabrera.
A aldeia S'Alquéria Blanca em Maiorca - Terraço do sanctuário de Nossa Senhora da Consolação. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia S'Alquéria Blanca em Maiorca - Terraço do sanctuário de Nossa Senhora da Consolação. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A aldeia S'Alquéria Blanca em Maiorca - Terraço do sanctuário de Nossa Senhora da Consolação. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
O santuário de Nossa Senhora da Consolação data do século XV.

A aldeia S'Alquéria Blanca em Maiorca - O pátio do sanctuário de Nossa Senhora da Consolação. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).

No pátio uma placa comemorativa recorda que o arquiduque Luís-Salvador visitou o sítio e preservou cerca de azulejos do século XVII que decoravam o poço da cisterna.

L'Archidux va treure la mostra d'aquestes rajoles que està en relleu mig menjat al coll de la cisterna. La nostra pedra no vol esser trepitjada ni malmenada per cadenes de ferro.

Any del Senyor 1971, et de la plantada de pins... Déu les aferri. ”

Crux fidelis, inter omnes arbor una nobilis.

Cruz fiel, entre todos, única e única árvore nobre.

(Extrato de um hino do século VI, cantado às matinas.)

Bernat Vidal i Tomas.

A aldeia S'Alquéria Blanca em Maiorca - Azulejo no pátio sanctuário de Nossa Senhora da Consolação. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
A aldeia S'Alquéria Blanca em Maiorca - O pórtico do sanctuário de Nossa Senhora da Consolação. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A aldeia S'Alquéria Blanca em Maiorca - O pórtico do sanctuário de Nossa Senhora da Consolação. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A aldeia S'Alquéria Blanca em Maiorca - O pórtico do sanctuário de Nossa Senhora da Consolação. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
A pequena capela, à nave única coberta de uma abóbada em berço, protege uma estátua do século XVI Virgem “criador de chuva”, a Mare de Déu de la Consolació.
A aldeia S'Alquéria Blanca em Maiorca - A capela do sanctuário de Nossa Senhora da Consolação. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia S'Alquéria Blanca em Maiorca - A capela do sanctuário de Nossa Senhora da Consolação. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A aldeia S'Alquéria Blanca em Maiorca - A capela do sanctuário de Nossa Senhora da Consolação. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
A aldeia S'Alquéria Blanca em Maiorca - A capela do sanctuário de Nossa Senhora da Consolação. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A aldeia S'Alquéria Blanca em Maiorca - Placa comemorativa da capela do sanctuário de Nossa Senhora da Consolação. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia S'Alquéria Blanca em Maiorca - O pórtico do sanctuário de Nossa Senhora da Consolação. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Migjorn > Santanyí > S'Alquería Blanca
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A aldeia de Calonge em Maiorca
A aldeia de S'Alqueria Blanca em Maiorca
A aldeia de Cala d'Or em Maiorca
O parque natural de Mondragó em Maiorca
A aldeia de Cala Figuera em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
A cidade de Felanitx em Maiorca
A cidade de Santanyí em Maiorca
A cidade de Ses Salines em Maiorca
A ilha de Cabrera em Maiorca
A cidade de Campos em Maiorca
A cidade de Llucmajor em Maiorca
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.