AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.
Investigação personalizada

A cidade de Ses Salines em Maiorca

[Tópico anterior] [Tópico superior] [Próximo tópico] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Acolhimento] [Site Home] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
Ses Salines é uma pequena cidade rural da ponta sueste da ilha de Maiorca; a cidade é a capital de uma comuna, que faz parte do Condado do Meio-dia (Comarca del Migjorn), cuja à localidade mais importante é agora a estância balnear de Colónia de Sant Jordi, conhecido para as praias que enquadram-o. A cidade de Ses Salines conta apenas cerca de 2400 habitantes; Colónia cerca de 3000.
EtimologiaEtimologia e toponímia
A cidade de Ses Salines em Maiorca - Escudo de Ses Salines - Clicar para ampliar a imagemSes Salines deve o seu nome ás salinas os presentes sobre o litoral da região desde a Antiguidade (século I antes de JC): a salina de S'Avall, perto de Colónia de Sant Jordi, e as salinas de Salobrar, hoje no território da comuna vizinha de Campos.

Durante a ocupação mourisca, as salinas eram explorados igualmente; a colónia mourisca situada no lugar de Ses Salines era nomeada Jussana; Jussana fazia parte do “juz” de Manaqur (Manacor), que compreendia Manacor, Porreres, Felanitx, e das partes das comunas actuais de Campos e de Santanyí.

À Idade Média, após reconquista da ilha, Ses Salines às vezes era nomeadas Salinas de Santanyí.

Ses Salines é nomeadas Las Salinas em espanhol castelhano.

O escudo de Ses Salines porta a representação de uma salina.

SituaçãoSituação

A cidade de Ses Salines em Maiorca - Situação da comuna de Ses Salines (autor Joan M. Borràs) - Clicar para ampliar a imagem
A cidade de Ses Salines em Maiorca - A costa e o cabo de Ses Salines - Clicar para ampliar a imagemA comuna de Ses Salines é a comuna mais meridional da ilha de Maiorca; o ponto mais meridional da ilha é o Cap de Ses Salines, situado numa dezena de quilómetros ao sul da cidade de Ses Salines, mas fazendo parte da comuna de Santanyí.

A comuna de Ses Salines é limítrofe das comunas de Campos, ao oeste, e Santanyí, ao leste.

A cidade de Ses Salines encontra-se à 7 km da costa, 8 km Santanyí, 11 km de Campos e 52 km de Palma Maiorca (cerca de uma hora em automóvel).

VisitasVisitas

A cidade de Ses Salines em Maiorca - A câmara municipal (auteur Araceli Merino) - Clicar para ampliar a imagemA cidade de Ses Salines em Maiorca - A igreja de São Bartolomeu (autor wambam23) - Clicar para ampliar a imagem em Panoramio (novo guia)A cidade de Ses Salines desenvolveu-se harmoniosamente em redor do seu centro histórico, construído em pedra de grés rosa de Santanyí (marès), e da igreja paroquial de São Bartolomeu (Església de Sant Bartomeu / Iglesia de San Bartolomé).

A igreja paroquial de origem foi edificada partir de 1664; a igreja de São Bartolomeu actual foi construída no fim do século XIX e terminado em 1912.

A cidade de Ses Salines em Maiorca - Plano da cidade - Clicar para ampliar a imagemOs bairros periféricos são modernos, com largas ruas que se cortam à ângulo direito.

Jardim botânicoO Jardim Botânico Botanicactus
A cidade de Ses Salines em Maiorca - O jardim botânico Botanicactus (autor Frank Vincentz) - Clicar para ampliar a imagemBotanicactus é um dos maiores jardins botânicos da Europa; cobre 15 ha de terreno e apresenta 15000 plantas que competem mais de 1600 espécies botânicas distintas. O jardim foi implantado perto de Ses Salines devido à fraca precipitação da região, que com efeito zona mais seca de Maiorca. Botanicactus foi aberto em 1989.

A cidade de Ses Salines em Maiorca - O jardim botânico Botanicactus (autor Frank Vincentz) - Clicar para ampliar a imagemBotanicactus tem por vocação de apresentar cactus (mais de 12000 cactos), que são plantas exógenas das Baleares; contudo, o jardim apresenta também algumas espécies da flora indígena das Baleares, bem como as plantas tropicais - em especial das palmas e os bambus -, que são dispostas em redor de um lago artificial de um hectare de superfície.

Botanicactus encontra-se à saída de Ses Salines, sobre a estrada Ma-6100 que efectua em Santanyí, Carretera Ses Salines-Santanyí km 1.

Horários de verão (de Maio à Agosto): todos os dias, de 9:00 à 19:30.

Horários de inverno (de Setembro à Abril): todos os dias, de 9:00 à 18:00

Tarifa de entrada: 8 €.

Telefone: 00 34 971 649 494

Sítio sobre a Tela: www.botanicactus.com

CaboO Cabo de Ses Salines (Cap de Ses Salines / Cabo de Las Salinas)
A cidade de Ses Salines em Maiorca - O cabo de Ses Salines visto de avião (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemA cidade de Ses Salines em Maiorca - O farol do cabo de Ses Salines (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemO Cap de Ses Salines é o ponto mais ao sul da ilha de Maiorca. Para se tratar-se pela estrada, é necessário tomar a estrada de Ses Salines em Santanyí (Ma-6100) e bifurcar à direita, 3 km após as Ses Salines, sobre a estrada Ma-6110 (painel “Far Cap de Ses Salines”) que efectua directamente ao cabo de Ses Salines. Vindo de Santanyí, tomar a estrada Ma-6100 para os Ses Salines, passar a aldeia de Es Llombards e tomar à esquerda sobre a estrada Ma-6110. A estrada Ma-6110 atravessa, dos 9 Km, uma paisagem - pequena monótona - de campos, muros de pedras secas e maquis, seguidamente tropeça sobre o encerramento do farol de Ses Salines.

O imponente farol do Cap de Ses Salines (Far de Cap de Ses Salines / Faro de Cabo de Las Salinas) data de 1863; em 1982, foi o primeiro farol da Espanha a ser alimentado por painéis solares.

A cidade de Ses Salines em Maiorca - Mapa do Cabo de Ses Salines - Clicar para ampliar a imagemO promontório do cabo de Ses Salines não oferece vistas espectaculares, contrariamente ao Cap de Formentor situado extremo no norte da ilha; quando o tempo é claro, distingue-se o arquipélago de Cabrera; se o ar está húmido, o arquipélago é apenas vagamente visível na bruma. Em contrapartida, o cabo de Ses Salines pode ser o ponto de partida de interessantes passeios naturalistas:
  • A cidade de Ses Salines em Maiorca - A caverna Cova de Sa Plana ao cabo de Ses Salines - Clicar para ampliar a imagem em Panoramio (novo guia)à esquerda, para o leste, um caminho costeiro acidentado permite aceder às algumas enseadas escavadas nos penhascos costeiros, como Cala des Màrmols, Cala Figuereta ou Cala S'Almonia e à caverna de Cova de Sa Plana.
  • à direita, para o oeste, um caminho parte em direcção de Colónia de Sant Jordi; após 30 minutos de marcha chega-se à primeira praia selvagem do itinerário, a Platja d'es Caragol, uma das mais bonitas praias de areia fina de Maiorca, que é protegido pelo promontório da Punta Negra. Passa-se seguidamente Cala Entugores e, após uma hora de marcha, atinge-se a praia de Es Carbó. Ainda uma meia hora de marcha e chega-se à Colónia de Sant Jordi. O passeio não é muito difícil, entre os calcários rosas de Santanyí, mas não há nenhum abastecimento sobre o trajecto.
A cidade de Ses Salines em Maiorca - A Reserva marinha do Migjorn - Clicar para ampliar a imagemTodo este litoral e as águas que banham-no, desde o Cap Blanc até Cala Figuera, são protegidos pela Reserva Marinha do Meio-dia (Reserva Marina del Migjorn). Ao longo dos caminhos, entre os matos ou mesmo sobre as praias, descobre-se o espargo selvagem (Asparagus albus), o narciso-das-areias (Pancratium maritimum), a beldroega de mar (Halimione portulacoides) cujas flores brancas perfumadas aparecem em Julho e Agosto. Ao longo das praias, posidonias de Mar Mediterrâneo (Posidonia oceanica) secados invadem a areia.

A zona é também uma boa lugar para observar pássaros interessantes: o alcaravão (Burhinus oedicnemus), a cotovia-montesina (Galerida theklae), o pintarroxo-comum (Linaria cannabina), a calhandrinha-comum (Calandrella brachydactyla), o picanço-barreteiro (Lanius senator), a toutinegra-sarda (Sylvia sarda), a poupa-eurasiática (Upupa epops), a pula-pula dos rochedos (Basileuterus lachrymosus) e a abundante perdiz-vermelha (Alectoris rufa). A sua situação meridional significa também que o cabo é colocado bem para receber pássaros migratórios como o abelharuco-comum (Merops apiaster) e o tartaranhão-caçador (Circus pygargus). Esta costa é também um das melhores lugares para observar o corvo-marinho-de-faces-brancas (Phalacrocorax carbo), a gaivota-de-Audouin (Ichthyaetus audouinii), o bobo-grande (Calonectris diomedea) e a pardela-do-mediterrâneo (Puffinus mauretanicus).

PraiaA Praia do Caracol (Platja d'es Caragol / Playa del Caragol)MeteorologiaMeteorologia e previsões
A cidade de Ses Salines em Maiorca - A praia de Es Caragol (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemA cidade de Ses Salines em Maiorca - Vista aérea da praia de Es Caragol (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemA praia do Caragol (“praia do caracol”) encontra-se à 2 km ao oeste do cabo de Ses Salines; é uma praia de areia fina, longa de 500 m e larga de 60 m, às águas cristalinas. Únicos dois bunkeres de betão, datando da guerra civil espanhola, desfiguram a praia.

Até em 1980 era uma praia privada que fazia parte do domínio de S'Avall, um finca que pertence à família de banqueiros March. “A Lei Litoral” de 1980 abriu a praia de Es Caragol ao público; pode ser frequentada muito em verão, nomeadamente pelos navegadores de divertimento que lançam a âncora na frente da praia.

Sítio pré-históricoA Aldeia Talaiótica do Antigors (Poblat Talaiótic dels Antigors)
À saída de Ses Salines, à esquerda da estrada Ma-6040 que vai para Colónia de Sant Jordi, pequena estrada efectua às ruínas de uma aldeia talaiótica da Idade do bronze (século I antes de JC), a aldeia de Els Antigors. O seu talayot, nomeado Talaia Joana, é uma torre circular que mede mais de 5 metros de altura e 14 metros de diâmetro.
PasseioAlguns Passeios na Região de Ses Salines
A cidade de Ses Salines em Maiorca - Mapa turístico da comuna de Ses Salines - Clicar para ampliar a imagemPasseio R1 (moreno sobre o mapa): Cap de Ses Salines - Cala Llombards

Este percurso linear estende-se dos 12,5 Km, e pode ser abordado igualmente desde Cala Llombards que desde o Cap de Ses Salines.

O itinerário atravessa muito bonita uma zona completamente virgem, que hoje é protegida a nível europeu devido à variedade da sua flora e a sua fauna. Além disso, as suas águas fazem parte de uma reserva marinha onde o antigo ofício da pesca, como a pesca do rason nacré (Xyrichtys novacula), sempre é apreciado e onde o mergulho procura emoções fortes e experiências inesquecíveis.

Esta costa é espalhada de numerosas enseadas “calas” e pequenas enseadas “calons” (Caló des Moro, Cala S'Almonia, Cala Figuereta, Cala Màrmols, Olla des Bastons, Racó de ca na Bàrbara…), dos promontórios e os pequenos penhascos (Punta de Can Barragot, Punta de sa Cresta), as cavernas e outros acidentes geológicos e geográficos que surpreendem sempre o visitante.

Passeio R2 (em rosa sobre o mapa): Colónia de Sant Jordi - Cap de Ses Salines

Este itinerário linear tem um comprimento de 9,3 km (18,6 km ida e volta). Este passeio ao longo do litoral, conhecido bem e frequentado pela população local, é uma dos mais bonitos e variada que possa-se fazer sobre a ilha de Maiorca.

Logo que deixar-se Colónia de Sant Jordi, encontra-se praias de areia de grande valor como Es Dolç ou Es Carbó. Atinge-se seguidamente bonitas praias como Cala En Tugores ou Platja de Es Caragol. O passeio oferece a vista sobre numerosas pequenas ilhas costeiras, cujos algumas conservam importantes umas descobertas arqueológicas (Na Guardis, Na Moltona et cetera). A garrigue costeira protege toutinegras-de-cabeça-preta e alcaravões.

Passeio R3 (violeta sobre o mapa): Colónia de Sant Jordi - Cala Llombards

Este itinerário é destinado ao passeio ciclista. A distância mínima entre Colónia de Sant Jordi e Cala Llombards é de 16,2 quilómetros.

O passeio atravessa uma zona agrícola e de criação; trata-se essencialmente de uma agricultura sem irrigação: por exemplo das culturas de cereais, de alfarrobeiras, amendoeiras e figueiras. Se pode-se descobrirem moinhos à vento, torres de defesa, cavernas, talayots e vestígios pré-históricos.

Passeio R4 (jaune sobre o mapa): Salinetes - costa de Colónia de Sant Jordi

Este percurso quase circular começa à Colónia de Sant Jordi, perto da estrada que contorna as salinas de S'Avall. Lá, pode-se ir em direcção de Platja d'es Cotó e que atinge-se a costa, uma vez continuar até a atingir zona à portuária de Colónia de Sant Jordi. Em todo, percorre-se 4,1 km numa paisagem de planície e de litoral. No início do itinerário pode-se ver salinas e montículos de sal. Nas bacias de evaporação pode-se frequentemente observar tarambolas, pernilongos e patos-brancos, e não é raro ver alguns flamingos recortar. Sobre a costa, são gaivotas de Audouin, cormorões, andorinhas-do-mar e mesmo pardelas.

Passeio R5 (em verde sobre o mapa): Cap de Ses Salines

Esta estrada do Cap de Ses Salines começa ao km 5,2 da estrada Ma-6100, que vai de Ses Salines à Santanyí. Devido ao seu comprimento, pode-se fazer esta excursão em automóvel até à extremidade da estrada do farol.

A primeira parte do itinerário passa por numerosos solos agrícolas, campos de cereais, nomeadamente de trigo, e também através de pomares. Aproximando do farol pode-se ver mais oliveiras selvagens e, por último, chega-se uma uma pequena mas densa floresta de pinheiros. Passado o farol, a costa é baixos e rochosos, com cavernas.

Em sobretudo Outono, os campos são preenchidos de pequenos pássaros (cartaxos, chascos-cinzentos, petinhas, piscos-de-peito-azul (Luscinia svecica), melros, picanços et cetera) bem como perdizes e alcaravões. O céu às vezes é frequentado por águias botas, falcões e outros pássaros de presa e, sobre o mar, pode-se frequentemente ver (à certos períodos do ano, bastante frequentemente) pardelas das Baleares, pardelas acinzentados, gaivotas de Audouin e cormorans, para não citar único aos pássaros mais comuns.

Passeio R6 (azul sobre o mapa): Es Trenc - Salobrar - Sa Barrala

Itinerário quase circular de 13,5 km que pode-se começar em diversas lugares: a aldeia de Covetes, o estacionamento oneroso perto da praia de Es Trenc ou a estância balnear de Colónia de Sant Jordi.

A praia de Es Trenc é praia mais intacta de toda a ilha Maiorca. Dispõe de vastas dunas, prados marinhos preservados bem e águas de cor azuis esverdeadas. De trás as dunas de areia destacam-se pinhais e, de trás estes pinhais, as salinas de Es Salobrar de Campos, que oferecem uma paisagem visual e sonora fabulosa, devido à grande quantidade de pássaros que se reunem. Uma vez excedido Es Salobrar muito nova paisagem aparece ao caminhante que entra nos solos agrícolas de Sa Barrala, onde o trigo e os pastos dominam.

InformaçõesInformações práticas

MercadoO Mercado
O mercado de Ses Salines realiza-se quinta-feira manhã.
Linhas de Autocarros Servindo os Ses Salines
Linha L502: de Santanyí à Palma

Santanyí, Es Llombards, Ses Salines, Colònia de Sant Jordi, Campos, Llucmajor, Polígon de Son Noguera, S'Arenal Aqualand, S'Arenal, Palma

Informações sobre a linha 502: www.tib.org

Linha L503: de Cala Figuera à Palma

Cala Figuera, Cala Santanyí, Santanyí, Es Llombards, Ses Salines, Colònia de Sant Jordi, Banys Sant Joan, Campos, Llucmajor, Polígon de Son Noguera, S'Arenal Aqualand, S'Arenal, Palma

Informações sobre a linha 503: www.tib.org

HotelO Hotel Ca'n Bonico
O hotel Ca'n Bonico é um hotel de encanto instalado numa residência de mestre que data do século XIII, mais antiga a construção civil da região.

O hotel comporta 28 câmaras, um cupão que restaura com terraço, piscina e uma biblioteca instalada velha na torre da mansão.

Endereço: Carrer Sant Bartomeu 8, em cheio coração de Ses Salines.

Telefone: 00 34 971 649 022

Sítio sobre a Tela: www.hotelcanbonico.com

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Migjorn > Ses Salines
Assuntos mais detalhados
A aldeia de Colònia de Sant Jordi em Maiorca
Assuntos próximos
A cidade de Felanitx em Maiorca
A cidade de Santanyí em Maiorca
A cidade de Ses Salines em Maiorca
A ilha de Cabrera em Maiorca
A cidade de Campos em Maiorca
A cidade de Llucmajor em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da ilha de Maiorca
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura do OET
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura dos passeios
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura das estradas do artesanato
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura gastronomia
A ilha de Maiorca nas Baleares - Mapa dos transportes em comum
A ilha de Maiorca nas Baleares - A história
O condado de Palma de Maiorca em Maiorca
O condado da Serra de Tramuntana em Maiorca
O condado do Raiguer em Maiorca
O condado da Planície de Maiorca (Pla de Mallorca/Llanura de Mallorca)
O condado do Levante (Llevant/Levante) em Maiorca
O condado do Meio-dia (Migjorn) em Maiorca
Tópico anterior ] [ Tópico superior ] [ Próximo tópico ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Investigação personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.