AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A aldeia de Cala Figuera em Maiorca

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
Cala Figuera (“Enseada da Figueira”) é um pequeno porto de pesca sobre a costa sueste da ilha de Maiorca; a localidade faz parte da comuna Santanyí no condado do Meio-dia (Comarca del Migjorn). Porque a enseada Cala Figuera não dispõe de praias, a aldeia de pescadores foi poupada pelo turismo de massa e guardada qualquer seu encanto. A localidade conta cerca de 600 residentes permanentes, cujo muito vive pesca.

SituaçãoSituação

Cala Figuera encontra-se à 5,5 km ao sudeste Santanyí, o capital duma divisão administrativa da comuna. Desde Palma, à 60 Km, se acede-se pela auto-estrada Ma-19 até Santanyí, seguidamente pela pequena estrada Ma-6102.

Cerca de praias são à uma curta distância Cala Figuera: ao nordeste, as praias do Parque natural de Mondragó, a praia Cala Mondragó e a praia de S'Amarador; ao sudoeste as praias Cala Santanyí, à 4 Km, e, ligeiramente mais distante, a praia Cala Llombards.

VisitasVisitas

A Aldeia Cala Figuera
O porto Cala Figuera é utilizado por muito tempo: é aqui que eram embarcada famosas as pedras Santanyí, que serviram, entrados outro, à construção da catedral de Palma. O porto é mencionado nos arquivos históricos a partir de 1306, mas a aldeia desenvolveu-se apenas partir do fim do século XIX; a primeira igreja foi edificada apenas em 1938.

Famílias afortunadas de Santanyí houve construir as suas residências de verão entre os pinheiros, pendendo sobre a entrada do porto pitoresco, nomeadamente a da família Nigorra, proprietário do Banco de Crédito de Baleares (Banc de Crédit Balear), à ponta de Es Morràs. Hoje, a aldeia Cala Figuera estende-se desde elevados os penhascos que dão sobre o mar, ao sul, até ao porto de pesca, no fundo da enseada.

Nos anos 1960 a localidade tentou tirar lucro do desenvolvimento turístico de Maiorca construindo pequenos hotéis, cujo os grandes era o famoso Hotel Cala Figuera, e um porto de divertimento, a marina de Tomarinar. Contudo, devido à ausência de praia, o turismo não descolou realmente e os hotéis frequentemente foram ocupados ligeiramente. O hotel Cala Figuera foi demulido e substituído por residências de feriados em co-propriedade. Mais a grande parte do desenvolvimento fez-se em redor do Caló d'en Busques, o braço esquerdo da enseada Cala Figuera; o braço direito, o pequeno Caló d'en Boira conheceu um desenvolvimento menor.

O turismo não é ausente Cala Figuera, mas está-se bem distante da agitação e a vida noturna as outros cidades costeiras de Maiorca.

EnseadaA Enseada de Cala Figuera
A aldeia Cala Figuera em Maiorca - A entrada da enseada e o farol (autor Pjt56). Clicar para ampliar a imagem.A enseada Cala Figuera é muito profunda e encaixada - semelhante fjord; é uma dos mais profundos e os estreitos da ilha de Maiorca. A embocadura da angra sobre o mar, entre os penhascos do Punta de Cala Figuera, ao norte, e as do Punta d'Es Morràs, ao sul, tem apenas 300 metros de amplitude; a entrada na enseada é bastante impressionante. À ponta Cala Figuera encontra-se uma torre de defesa restaurada, conhecida sob o nome de Torre d'en Beu, bem como uma baliza marítima. A enseada Cala Figuera é orientada do sudeste para o noroeste, e exposta aos ventos é; a navegação haver complicada por fortes ventos é.

Após 550 metros a enseada divide-se em dois calons: o braço de direita é conhecido sob o nome de Caló d'en Boira (“a Enseada do Nevoeiro”), cerca de 200 metros de comprimento, com a mesma orientação que a entrada da enseada; este caló é protegido menos que o caló de esquerda, conhecido sob o nome de Caló d'en Busques, longo cerca de 250 metros, que está ao abrigo das tempestades. É no Caló d'en Busques que o porto foi construído.

PortO Porto de Cala Figuera
A aldeia Cala Figuera em Maiorca - O porto (autor Pjt56). Clicar para ampliar a imagem.O porto Cala Figuera é muito bonito um porto natural que ocupa o fundo do Caló d'en Busques; se acede-se por uma entrada estreita, larga apenas de 30 metros, protegida por um dique. O porto protege principalmente embarcações de pesca, nomeadamente cerca de tradicionais embarcações “de pesca ao boi” (barques de bou), mas também dos arrastões profissionais e de numerosos pequenos barcos tradicionais maiorquinos, nomeados “llaüt” para a sua forma arredondada como a de um alaúde. Os pescadores Cala Figuera são autorizados, à título excepcional, de pescar nas zonas costeiras do Parque Natural de Mondragó, que é uma zona natural protegida, situado ao nordeste Cala Figuera. O porto pode acolher apenas um pequeno número de barcos de divertimento; a maior parte de cerca de lugares é ocupada pelos barcos dos habitantes Santanyí, que gostam deste porto que nomeiam “Sa Cala”.

Cada dia os barcos às cores vivas descarregam a sua pesca, grandes à alegria dos turistas. No fundo do porto escondem-se cerca de pitorescas casinhas de pescadores, com as suas garagens à barcos, e um pequeno mercado aos peixes; sobre o cais secam as redes que reparam os pescadores.

InformaçõesInformações práticas

ÔnibusLinhas de Ônibus Serviço Cala FigueraMeteorologiaMeteorologia e previsões
Linha L503: de Cala Figuera a Palma

Cala Figuera, Cala Santanyí, Santanyí, Es Llombards, Ses Salines, Colònia de Sant Jordi, Banys Sant Joan, Campos, Llucmajor, Polígon Son Noguera, S'Arenal Aqualand, S'Arenal, Palma

Informações sobre a linha 503: www.tib.org

Excursão em marExcursões em mar
Redstar Tours propõe diferentes fórmulas de excursões para principais as enseadas situadas ao sudoeste Cala Figuera: Cala Santanyí, Es Pontás, Caló d'Es Macs, Cala Llombards, Caló d'Es Moro, Cala S'Almunia e Cala Marmols. Saídas especiais para Cala Mondragó et alibi.

Telefone: 00 34.644.243 464

Sítio sobre a Tela: redstartours.com

HotelO Hotel Rocamar
O Hotel Rocamar é um hotel 2 estrelas, situado sobre a parte superior do penhasco do Punta d'Es Morràs, sobre o lado do sul da enseada Cala Figuera. Este hotel - de 42 câmaras - é muito tranquilo e oferece bonitas vistas sobre a enseada desde o seu terraço. Contam 50 € por noite.

Endereço: Carrer Juan Sebastián Elcano, 38.

Telefone: 00 34 971 645 125

Sítio sobre a Tela: calafiguerahotelrocamar.com

BarO Café Bon Bar
O café Bon Bar oferece uma larga vista sobre mais a grande parte da enseada e sobre o porto Cala Figuera.

Endereço: Carrer de la Verge del Carmen, 27

Telefone: 00 34 971 645 206

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Migjorn > Santanyí > Cala Figuera
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A aldeia de Calonge em Maiorca
A aldeia de S'Alqueria Blanca em Maiorca
A aldeia de Cala d'Or em Maiorca
O parque natural de Mondragó em Maiorca
A aldeia de Cala Figuera em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
A cidade de Felanitx em Maiorca
A cidade de Santanyí em Maiorca
A cidade de Ses Salines em Maiorca
A ilha de Cabrera em Maiorca
A cidade de Campos em Maiorca
A cidade de Llucmajor em Maiorca
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.