AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.
Investigação personalizada

A cidade de Campos em Maiorca

[Tópico anterior] [Tópico superior] [Próximo tópico] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Acolhimento] [Site Home] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
Campos é uma cidade agrícola típica do Sul da ilha de Maiorca, no condado do Meio-dia (Comarca del Migjorn); a sua população é cerca de 8000 habitantes. Campos é a capital de uma comuna - às terras vermelhas férteis - que vive principalmente da agricultura irrigada (cultura da alcaparreira para a produção de alcaparras (tàperes), da amendoeira e a luzerna, como forragem para o gado) e da criação láctea; a comuna produzida dos queijos, como o requesón, um queijo fresco.
Sobre a costa, uma modesta estância balnear, Sa Ràpita, desenvolveu-se partir das vilas de feriados dos habitantes de Campos; conta quase 1000 habitantes. A costa de Campos é famosa para a praia de Es Trenc, uma mais das grandes praias naturais - e em grande parte naturista - de Maiorca.
EtimologiaEtimologia e toponímia
A cidade de Campos em Maiorca - Finca perto d'es Trenc - Clicar para ampliar a imagem
A cidade de Campos em Maiorca - Escudo de Campos (autor SanchoPanzaXXI) - Clicar para ampliar a imagemO topónimo Campos provem da palavra latina “campus”, campo, aglutinado uma uma terminação moçárabe plurala “- ossos”; a região de Campos é com efeito vasta uma planície coberta de campos e pântanos.

Uma etimologia popular fantasista quer que “Campos” seja a contração de “campo”, campo, e de “ós”, ursos, o “campo do urso”. É que explica a presença de um urso moreno de pé (“um urso que rasteja”, em linguagem heráldica) sobre o escudo da cidade; mas nunca não houve ursos sobre a ilha de Maiorca.

SituaçãoSituação

A cidade de Campos em Maiorca - Situação à Maiorca (autor Joan o Sr. Boràs) - Clicar para ampliar a imagemA cidade de Campos em Maiorca - A baía Sa Ràpita e a costa de Campos vista de avião (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemComo muitas cidades maiorquinos, Campos foi fundada a distância da costa (10 Km), para a ser atacada por surpresa pelos piratas berberes.

Campos encontra-se à 41 km (¾ de hora de estrada) da capital, Palma, a meio caminho entre Llucmajor e Santanyí sobre a estrada Ma-19. A estância balnear de Colónia de Sant Jordi é distante de 14 Km, ao sul.

A comuna de Campos é limítrofe das comunas de Llucmajor ao oeste, Porreres ao norte, Felanitx ao nordeste, Santanyí ao sudeste e Ses Salines ao sul.

VisitasVisitas

A cidade de Campos em Maiorca - A câmara municipal (auteur Sigismund von Dobschütz) - Clicar para ampliar a imagemA cidade de Campos foi fundada pelo rei Jaume II em 1300; para assegurar a defesa da cidade, contra as incursões de piratas berberes, de sete torres de defesa, de plano retangular, foram construídas nos séculos XVI e XVII: as torres de Sa Torre, Son Cosmet, Can Bragues, d'en Catlar, Can Dameto, Can Francina e Can Cos. A torre de Can Cos, edificado em 1642 e situado perto da câmara municipal, abriga hoje dos serviços do município.

A câmara municipal ocupa um solar construído ao século XVII, em 1642, a partir de uma construção de estilo Renascença do século XV.

A cidade de Campos, ligeiramente sonolenta, anima-se os dias de mercado, a quinta-feira e o sábado.

IgrejaA Igreja de São Julião (Església de Sant Julià / Iglesia de San Julian)
A cidade de Campos em Maiorca - A igreja de São Julião (auteur Araceli Merino) - Clicar para ampliar a imagemA igreja paroquial de São Julião de Campos foi edificada entre 1858 e 1873, sobre o lugar da antiga igreja paroquial, construída de 1519 à 1560. Da antiga igreja foram conservados o campanário o século XVI e duas capelas do XVIII século: a capela Santa Lúcia (Capella de Santa Lucia) e a capela dos santos Médicos (Capella dels Sants Metges), santos Cosme e Damião. A construção é de estilo neoclássico.

Dentro pode-se admirar cerca de obras essenciais:

  • na capela de São José (Capella de Sant Josep), um quadro do “Cristo da Paixão” (El Santo Cristo de la Paciencia), atribuído ao pintor barroco sévillan século XVII Bartolomé Esteban Murillo (1618-1682).
  • na capela do Corpo e o Nome de Jesus (Capella del Corpus i Nom de Jesús), um retábulo de Rafael Blanquer, fios do arquitecto e escultor Jaume Blanquer.
  • um retábulo gótico do mestre maiorquino Gabriel Móger (1380-1438), “Nostra Senyora de la Llet”.

O museu paroquial, situado na sacristia, possui uma grande colecção de píxides. Para visitar a igreja e o museu, pode-se pedir as chaves à reitoria (rectoría), Carrer Bisbe Tallades, 17.

CapelaO Oratório de São Brás (Oratori de Sant Blai / Oratorio de San Blas)
O oratório de São Brás é uma mais das antigas capelas de Maiorca; edificada imediatamente depois a reconquista de 1229, é mencionada em 1248 numa bolha do papa Inocente IV. A construção é de estilo gótico primitivo, com só uma uma nave coberta de uma abóbada.

Ao lado da capela encontra-se um pequeno jardim botânico de plantas indígenas; este jardim era o antigo cemitério até 1845.

Cada 3 de Fevereiro, dia de São Brás, uma festa é organizada na aldeola de Sant Blai, e uma missa é dita na capela.

O oratório São Brás encontra-se à 3 km ao sul de Campos, sobre a estrada Ma-6040 que efectua à Colónia de Sant Jordi.

BanhosOs Banhos de Sant Joan (Banys de Sant Joan / Baños de San Juan)
A cidade de Campos em Maiorca - Terme de Sant Joan de la Font Santa (autor Andreu9) - Clicar para ampliar a imagemA fonte termal de Sant Joan de la Font Santa é a única fonte termal de Baleares. A sua água salta à 38 °C; é salgada e ligeiramente radioativa, e é suposta ter propriedades curativas contra as doenças da pele, os reumatismos e a artrite.

A fonte era conhecida a partir da época romana. Os banhos foram reconstruídos ao século XIII, após a reconquista. Ao XVIe século, a fonte tinha considerado curar a sarna e existia então um “Bairro do Sarnentos” (Quarto dos Ronyosos / Cuarto de los Sarnosos). A fonte é mencionada num atlas das fontes termais da Espanha publicado à Amsterdão em 1638.

O estabelecimento termal atual foi construído pelo Estado no meio do século XIX (1844), o marquês de Palmer que tem feito dom destas terras. Em 1910 foi privatizado; após longos anos de abandono, o estabelecimento termal foi transformado num hotel e spa de luxo, mas o acesso aos banhos pelo público permanece possível para um preço razoável (cerca de 16 €).

A fonte termal de Sant Joan de la Font Santa é situada à 3 km ao norte de Colónia de Sant Jordi.

AldeiaA Aldeia de Sa Ràpita
Sa Ràpita é uma estância balnear tranquila e ligeiramente datada, com pequenas casas que se estendem de trás um bom porto de divertimento.

De Sa Ràpita à Ses Covetes estende-se uma praia de areia fina.

SalinoAs Salinas de Salobrar (Salines des Salobrar / Salinas del Salobrar)
A cidade de Campos em Maiorca - A zona protegida d'es Salobrar (autor JM92) - Clicar para ampliar a imagemAs salinas do Salobrar de Campos, tão nomeadas salinos de Es Trenc, são mais grandes as salinas das ilhas Baleares; ocupam uma superfície de 135 hectares, avançando-se profundamente dentro das terras. As salinas encontram-se em parte na zona protegida de Es Trenc, à parte traseira da famosa praia de Es Trenc.

A cidade de Campos em Maiorca - Montículo de sal ao salinos d'es Trenc (autor kufoleto) - Clicar para ampliar a imagemAs salinas des Salobrar são utilizadas desde a antiguidade, mas está apenas ao século XIX que a sua produção foi industrializada. Desde 1958, as salinas são exploradas pela companhia das Salinas do Levante (Salines de Llevant / Salinas de Levante) que produz cerca de 10000 toneladas de sal por ano; a produção é feita de maneira tradicional: à primavera, a água do Mar Mediterrâneo é bombeada desde a praia de Es Trenc, situado à 900 m, e enviada nas salinas por longos canais; a água de mar passa seguidamente por uma sucessão de grandes bacias quadradas (os cravos) onde evapora-se durante os meses de verão sob a ação do sol e o vento; ao início do Outono, o sal é colhido e posto a secar sob forma de grandes montículos, brilhandos sob o sol. Após limpeza e acondicionamento, o sal está pronto para a venda.

Este sal natural de qualidade - mais caro, mas melhor e mais rico que o sal refinado procedente do sal gema das minas de sal - é destinado em grande parte ao mercado interno da ilha de Maiorca; uma pequena parte é exportada.

A cidade de Campos em Maiorca - Os salinas de Salobrar (autor Josep Olivares I Llinas) - Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia)As salinas des Salobrar encontram-se perto da estrada de Campos à Colónia de Sant Jordi; 4 km antes de Colónia, uma pequena estrada toma sobre a direita em direção da praia de Es Trenc; as salinas encontram-se imediatamente depois a bifurcação. Um pequeno estacionamento dispõe de cerca de lugares para estacionar-se (o estacionamento é proibido sobre a estrada de Es Trenc).

A visita é ao fim de Agosto mais interessante e ao princípio de Setembro, à época onde o sal é colhido.

A cidade de Campos em Maiorca - O circuito de visita do salinos d'es Trenc - Clicar para ampliar a imagemHorários das visitas guiadas (para os grupos de 2 à 15 pessoas): _do 1º de abril ao 30 de Outubro, 10:30, 12:00, 16:00 e 17:30. Duração da visita: 1:30.

Tarifa de entrada: 10 €

Telefone: 00 34 971 655 306

Sítio sobre a Tela: salinasdelevante.com

Pode-se comprar o sal à pequena loja do salino (o Tienda); um quilo de sal natural é vendido cerca de 2 €. Pode-se também procurar-se da flor de sal (flor de sal), um sal mais precioso que nivela à superfície bacias de evaporação.

Parque naturalA Área Protegida de Salobrar de Campos
A cidade de Campos em Maiorca - Plano das salinas de Salobrar - Clicar para ampliar a imagemEm redor das salinas do Salobrar, entre Sa Ràpita e Colónia de Sant Jordi, estende-se uma reserva natural classificada ANEI (Área natural d'especial interès) cuja flora e fauna são protegidas. Esta zona protegida de 1500 hectares, longa mais de 7 Km, engloba as dunas e a praia de Es Trenc.

A cidade de Campos em Maiorca - As dunas d'es Trenc (auteur Bogdan Giusca) - Clicar para ampliar a imagemSe encontra uma vegetação específica, tolerante ao sal: plantas halófitas como as salicornias ou o perrexil-do-mar, ou erva-doce marinha, (Crithmum maritimum), o tamaris ou os juncos. Lá habitam, ou lá passam aquando das migrações, quase 170 espécies de pássaros, cujo muito alimenta-se dos pequenos crustáceos que vivem no salinas.

Entre os pássaros sedentários nota-se o alcaravão (Burhinus oedicnemus), a cotovia-montesina (Galerida theklae), a calhandrinha-comum (Calandrella brachydactyla). Os visitantes correntes são o flamingo-rosado (Phoenicopterus roseus), diferentes espécies de espátulas (Platalea), o pato-branco (Tadorna tadorna), o frango-d'água (Rallus aquaticus), diferentes espécies de andorinhas-do-mar (Chlidonias)…

A zona das salinas é encerrada, mas pode-se tentar observar os pássaros desde a estrada da praia de Es Trenc, onde é visível a parte do sul dos pântanos.

PraiaA Praia do Trenc (Platja d'es Trenc / Playa de Es Trenc)
A cidade de Campos em Maiorca - Bunker sobre a praia d'es Trenc (auteur Bogdan Giusca) - Clicar para ampliar a imagemA praia de Es Trenc é uma praia natural - e, em parte, naturista - de areia fina, longa de 3 km e larga de 22 m em média, situada na zona protegida e não edificável do Salobrar. O quadro natural da praia pôde ser preservado graças à forte mobilização das populações locais, assustadas com a concretagem de outras praias da costa do sul de Maiorca como à S'Arenal ou Cales de Mallorca; os projetos de transformação da zona, num golfe e uma vasta estância balnear, foram parados, enquanto que as primeiras licenças de construir já atribuírem. Para o norte da praia, perto Ses Covetes, construções incompletas, cobertas de grafites, testemunham da luta contra as construções ilegais. As únicas construções “duras” sobre a praia são bunkeres de betão construídos, durante a guerra civil espanhola, para parar o desembarque de bandos “republicanos”.

A cidade de Campos em Maiorca - A praia d'es Trenc (auteur Bogdan Giusca) - Clicar para ampliar a imagemEs Trenc é uma das praias naturais mais famosas de Maiorca, mas não é uma praia selvagem: a praia é geralmente lotado em verão, as cadeiras longas e parasóis onerosos apertados os dias um contra os outros; bares-discoteca difundem uma música ensurdecedor; detritos acumulam-se sobre as dunas ao redor a praia; a pequena estrada de acessos é muito estreita e muito frequentada; o estacionamento é proibido sobre esta estrada, e o estacionamento autorizado muito caro (10 €) e é saturado. A praia tanto elogiada Es Trenc pode rapidamente transformar-se em pesadelo. A praia de Sa Ràpita, ligeiramente mais ao oeste, após a aldeola Ses Covetes, é mais tranquila.

A cidade de Campos em Maiorca - A praia d'es Trenc visto desde Colónia de Sant Jordi - Clicar para ampliar a imagemO topónimo “Es Trenc” significa “fratura”: com efeito, ao século XVIII, a corda dunar, que separa o mar da zona húmida do Salobrar, foi quebrada pelo maremoto consecutiva ao tremor de terra de Lisboa, em 1755.

Pela estrada, a praia de Es Trenc é distante de 11 km de Campos e 6,5 km de Colónia de Sant Jordi, mas a circulação e o estacionamento são difíceis; de mais, o estacionamento é bastante caro (6 €). Desde o noroeste estância balnear de Colónia de Sant Jordi, pode-se atingir Es Trenc à pé em 30 minutos.

PraiaA Praia dos Estanys (Platja dels Estanys / Playa de Els Estanys)MeterologiaMeteorologia e previsões
A cidade de Campos em Maiorca - A praia de els Estanys vista desde Colónia de Sant Jordi - Clicar para ampliar a imagemA praia de Els Estanys é a primeira praia de Campos, situada ao noroeste da comuna Ses Salines; a praia jouxte a estação de Colónia de Sant Jordi. Encontra-se na frente do salinas de S'Avall, onde o seu nome “de praia dos Lagos”; a praia é separada das salinas por uma corda de dunas onde empurram lê marítimo e o cardo-marítimo.

InformaçõesInformações práticas

ÔnibusLinhas de Ônibus Servindo Campos
Linha L501: de Cala d'Or à Palma

Calonge, Cala Ferrera, Cala d'Or, Cala Egos, Portopetro, S'Alqueria Blanca, Santanyí, Campos, Llucmajor, Polígon Son Noguera, S'Arenal Aqualand, S'Arenal, Palma

Informações sobre a linha 501: www.tib.org

Linha L502: de Santanyí à Palma

Santanyí, Es LlombardsSes Salines, Colònia de Sant Jordi, Campos, Llucmajor, Polígon Son Noguera, S'Arenal Aqualand, S'Arenal, Palma

Informações sobre a linha 502: www.tib.org

Linha L503: de Cala Figuera à Palma

Cala Figuera, Cala Santanyí, Santanyí, Es Llombards, Ses Salines, Colònia de Sant Jordi, Banys Sant Joan, Campos, Llucmajor, Polígon Son Noguera, S'Arenal Aqualand, S'Arenal, Palma

Informações sobre a linha 503: www.tib.org

HotelO Hotel Font Santa
A cidade de Campos em Maiorca - Hotel de la Font Santa à Sant Joan - Clicar para ampliar a imagemA cidade de Campos em Maiorca - Hotel de la Font Santa à Sant Joan - Clicar para ampliar a imagemEste hotel de luxo é instalado em termas de Sant Joan de la Font Santa, a única fonte termal de Maiorca.

Endereço: Carretera Campos-Colónia de Sant Jordi, km 8

Telefone: 00 34 971 655 016

Sítio sobre a Tela: www.balneariofontsanta.com

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Migjorn > Campos
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A cidade de Felanitx em Maiorca
A cidade de Santanyí em Maiorca
A cidade de Ses Salines em Maiorca
A ilha de Cabrera em Maiorca
A cidade de Campos em Maiorca
A cidade de Llucmajor em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da ilha de Maiorca
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura do OET
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura dos passeios
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura das estradas do artesanato
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura gastronomia
A ilha de Maiorca nas Baleares - Mapa dos transportes em comum
A ilha de Maiorca nas Baleares - A história
O condado de Palma de Maiorca em Maiorca
O condado da Serra de Tramuntana em Maiorca
O condado do Raiguer em Maiorca
O condado da Planície de Maiorca (Pla de Mallorca/Llanura de Mallorca)
O condado do Levante (Llevant/Levante) em Maiorca
O condado do Meio-dia (Migjorn) em Maiorca
Tópico anterior ] [ Tópico superior ] [ Próximo tópico ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Investigação personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.