AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A cidade de Felanitx em Maiorca

[Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
Felanitx é uma pequena cidade, situada na parte meridional de Maiorca (condado do Migjorn), que conta uma dezena de milhares de habitantes. É também o capital duma divisão administrativa de uma comuna que compreende cerca de aldeias incluindo Portocolom, que joga o papel de porto de Felanitx, outras pequenas estâncias balneares como Cala Ferrera e Cala Serena, e aldeias pitorescas do interior como S'Horta e Cas Concos des Cavaller; no total, a comuna tem quase 18000 habitantes.
Centro vitícola importante ao século XIX, a cidade e o seu porto foram arruinados pela epidemia de filoxera do fim do século; tenta hoje relançar a produção de vinho e de álcôols, e produz sempre perto do terço da produção maiorquino.
EtimologiaEtimologia e toponímia
O topónimo Felanitx provem do latino “fenalicius”, uma lugar onde empurra fénas (do latino fenum, feno), diferentes espécies de gramas do tipo brachypoda (Brachypodium sp.), que não é feno, e de resto é recusado pelo gado.

Em espanhol castelhano, Felanitx nomeia-se Felanich.

Os habitantes de Felanitx nomeiam-se “Felanitxer”.

SituaçãoSituação

A cidade de Felanitx em Maiorca - Situação Felanitx à Maiorca (autor Joan M. Borràs). Clicar para ampliar a imagem.Felanitx encontra-se na parte Sul-oriental de Maiorca; é separada da costa leste pela parte do sul da Serra de Llevant.

A comuna Felanitx é limítrofe das comunas de Manacor ao norte, Santanyí ao sul, Campos ao oeste, e Porreres e Villafranca de Bonany ao noroeste.

Felanitx é à uma distância cerca de 48 km ao sudeste da capital, Palma de Maiorca.

Ao sudeste de Felanitx encontram-se o Puig de Sant Salvador (510 m), coroado por um santuário, e o Puig de Santueri (423 m), flanqueado de um castelo fortificado medieval.

VisitasVisitas

IgrejaA Igreja de São Miguel (Església de Sant Miquel)
A cidade de Felanitx em Maiorca - A igreja de São Miguel (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.O início da construção da igreja paroquial de São Miguel sobe no meio do XIV do século (1363); a construção durou até ao século XVIII. Aquilo explica a diversidade de estilos da igreja.

Da primeira fase de construção subsiste a capela da Paixão, de estilo gótico tardio, que corresponde à atual capela de São Francisco, construída em 1442 sob a direção do escultor Guillem Sagrera.

A construção foi relançada o meio do século XVI, em por volta de 1551 e até 1603. Desta época data o portal Renascença. Acima do portal pode-se ver um baixo-relevo que representa São Miguel pisoteando um demónio. O campanário e a escada datam do século XVII. A parte superior da fachada é um trabalho barroco churrigueresco, terminado por volta de 1746.

Na frente da igreja de São Miguel encontra-se a fonte de Santa Margarida (Font de Santa Margalida), que, desde a época romana, foi a base da alimentação de água da população de Felanitx. A sua redescoberta sobe aos trabalhos realizados nos anos 1829-1830. Em 1940, durante um período de seca, escavou-se a fonte mais à fundo; o 20 de Julho, dia da Santa Margarida, se encontrou a água em abundância: o seu nome ele vem deste acontecimento.

MosteiroO Mosteiro de Santo Agostinho
O convento de Santo Agostinho de Felanitx foi fundado em 1603 com, ao início, uma pequena igreja; a construção do convento, com o seu claustro, foi construída nos anos 1646 à 1690; o convento foi aumentado ao início do século XVIII, com a grande capela de São Nicolau (Sant Niclau de Toentí), construído entre 1715 à 1748.

Em 1821, o convento foi confiscado uma primeira vez, mas voltado à sua vocação em 1823, após a abrogação da Constituição. Em 1835, o convento de novo foi confiscados, de maneira definitiva, seguidamente vendido em 1844; o claustro foi destruído.

DançaOs Dançarinos Els Cavallets
A cidade de Felanitx em Maiorca - Os dançarinos Els Cavallets (autor FP86). Clicar para ampliar a imagem.A grande atração cultural de Felanitx é um grupo de dança tradicional, nomeado Els Cavallets (os Pequenos Cavalos), composto de seis dançarinos e duma “Senhora” (Dama). O grupo é composto de crianças de 10 à 13 anos; os dançarinos são disfarçados em cavaleiros que levam à dimensão um cavalo de pastade cartão; são vestidos de uma túnica militar vermelha e uma calças brancos ornados de guizos, e penteados de um chapéu verde. A “Senhora” leva um pingamento verde e um penteado vermelho; agita da mão um lenço branco que dá a medida da dança. O grupo é acompanhado de uma música de gaita de fole.

Esta tradição teria sido fundada ao mesmo tempo que o convento dos Augustinienses, em 1603. O grupo dá os seus espetáculos o dia da festa de Santo Agostinho e a festa de Santa Margarida.

MontanhaPuig de Sant Salvador
O ponto culminante da comuna de Felanitx é o Puig de Sant Salvador, com uma altura de 510 metros, na parte do sul Serra de Llevant.
A cidade de Felanitx em Maiorca - Vista da costa está desde o monumento do Cristo Rei. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Felanitx em Maiorca - O monumento do Cristo Rei. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Felanitx em Maiorca - Vista para Portocolom. Clicar para ampliar a imagem.
À cimeira do monte encontra-se um santuário, um monumento do Cristo Rei e uma cruz monumentale.
A cidade de Felanitx em Maiorca - O santuário Sant Salvador visto desde a Creu del Picot. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Felanitx em Maiorca - A Creu del Picot à Sant Salvador. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Felanitx em Maiorca - O monumento do Cristo Rei à Sant Salvador. Clicar para ampliar a imagem.

ConhecimentosHistória, geografia, artes, tradições, flora…

HistóriaHistória
A Revolta do Germanies
Um episódio que marca da história de Felanitx foi a revolta das Germanies (Confrarias), uma revolta de camponeses e de artesões contra a nobreza. Como todas as cidades de Maiorca, excepto Alcúdia, Felanitx caiu às mãos dos camponeses e de artesões revoltados. Os legalistas, partidários do rei, cognominados os “mascarats”, encontraram refúgio ao castelo de Santueri.
Após o desembarque do exército real em Alcúdia em agosto de 1522, um presidente da câmara municipal, Onofre Ferrandell, foi nomeado em Felanitx pelo vice-rei; o 6 de Novembro de 1522, quando apresentou-se, na frente da população para ler as cartas reais, ele foi assassinado, bem como de outros legalistas, e a sua casa incendiada. O dia seguinte, o 7 de Novembro, Felanitx foi ocupados pelo exército real.

Um dos chefes da revolta do Germanies, Joanot Colom, era originário de Felanitx; era chapeleiro Palma onde participou à resistência da cidade até o 7 de Março de 1923, data à qual os Germanies capitularam. Joanot foi encarcerado durante dois meses ao castelo de Bellver, seguidamente foi decapitado e esquartejado o 3 de Junho de 1523. Os quatro pedaços do seu corpo foram expostos sobre postes em diversas lugares da cidade, que deu certamente refletir…

PersonagemPersonagens
Guillem Sagrera
O arquitecto e escultor Guillem Sagrera (1380-1456) era um nativo de Felanitx. Foi o mestre de obra da catedral de São João Batista de Perpinhã; em Palma trabalhou à catedral onde realizou o portal do Mirante, a sala capitular gótico e a capela de São Guilherme. Realizou igualmente o Loja dos Mercadores (Sa Llotja) em Palma. Terminou a sua carreira à Nápoles na Itália onde morreu. A sua obra está no estilo do gótico a maiorquino a tardia.
EconomiaEconomia
Felanitx é rebatizado historicamente para os seus vinhos e aguardentes; esta atividade conheceu o seu apogeu em 1749, quando havia 60 destilarias na região. A epidemia filoxera levou um golpe severo à esta atividade.

InformaçõesInformações práticas

Serviço de turismoO Serviço de Turismo
Endereço: Avenida Cala Marçal, 15

Telefone: 00 34 971 826 084

Horários: de segunda-feira a sexta-feira, 9:00 à 13:00 e 17:00 à 19:00 igualmente aberto sábado de manhã.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Migjorn > Felanitx
Assuntos mais detalhados
A cidade de Felanitx em Maiorca - O santuário de Sant Salvador
A cidade de Felanitx em Maiorca - O castelo de Santueri
A aldeia de Portocolom, ou Porto Colom, em Maiorca
Assuntos próximos
A cidade de Felanitx em Maiorca
A cidade de Santanyí em Maiorca
A cidade de Ses Salines em Maiorca
A ilha de Cabrera em Maiorca
A cidade de Campos em Maiorca
A cidade de Llucmajor em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da ilha de Maiorca
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura do OET
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura dos passeios
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura das estradas do artesanato
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura gastronomia
A ilha de Maiorca nas Baleares - Mapa dos transportes em comum
A ilha de Maiorca nas Baleares - A história
O condado de Palma de Maiorca em Maiorca
O condado da Serra de Tramuntana em Maiorca
O condado do Raiguer em Maiorca
O condado da Planície de Maiorca (Pla de Mallorca/Llanura de Mallorca)
O condado do Levante (Llevant/Levante) em Maiorca
O condado do Meio-dia (Migjorn) em Maiorca
Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.