AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.
Investigação personalizada

A aldeia de Portocolom, ou Porto Colom, em Maiorca

[Tópico anterior] [Tópico superior] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Acolhimento] [Site Home] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
Portocolom é um porto de pesca da costa Sul-oriental de Maiorca que conhece um desenvolvimento turístico muito mais moderado que o das estâncias balneares de Porto Cristo mais ao norte, e Cala d'Or mais ao sul.

A localidade conta uma população cerca de 4000 habitantes; Porto Colom faz parte da comuna Felanitx; foi ao século XIX o porto de exportação da produção vitícola da região Felanitx.

EtimologiaEtimologia e toponímia
Portocolom, frequentemente escrito Porto Colom (“Porto Colomb”), pretende - como cerca de outras cidades do Velho Mundo - ser o lugar de nascimento do navegador Cristóvão Colombo (Cristòfor Colom em espanhol catalão), descobridor da América.

Para os habitantes Felanitx, os felanitxers, Portocolom é simplesmente “Es Porto” (o Porto).

SituaçãoSituação

A aldeia de Portocolom em Maiorca - Portocolom visto desde Puig de Sant Salvador - Clicar para ampliar a imagemPortocolom é situado sobre a banda litoral delimitada pela parte do sul Serra de Llevant e pela costa oriental do condado do Migjorn, a região sueste de Maiorca. O porto de Porto Colom é visível desde cimeiras Serra de Llevant como o Puig de Sant Salvador, coroado pelo seu santuário, e o Puig de Santueri, com o seu castelo medieval cujo papel era proteger esta parte da costa.

Sobre esta mesma banda litoral, encontra-se, à 20 km ao norte de Portocolom, a estação de Porto Cristo, e, à 11 km ao sul, a estação muito em voga Cala d'Or. A capital, Palma, e o seu aeroporto internacional Son Sant Joan, encontram-se à cerca de 65 km ao oeste, mas é necessário prever uma hora e metade à duas horas de estrada para juntar-se a Porto Colom. Desde Palma é necessário emprestar à estrada Ma-19 até a Campos, seguidamente a estrada Ma-5120 até Felanitx, e por último a estrada Ma-4010.

VisitasVisitas

Velha a cidade de Portocolom, considerada como uma melhor dos preservados de Maiorca, situa-se em redor do porto; ela já mencionada ao século XIII. Lá encontra-se a igreja paroquial dedicado à Nossa Senhora Carmel (Mare de Déu del Carme); a igreja, situada sobre a Plaça de Sant Jaume, data do fim do século XIX e foi construída no estilo neogótico. Nossa Senhora do Carmelo é festejado o 16 de Julho. É velho no bairro Sa Capella que eram armazenados os vinhos Felanitx, antes de ser exportada para a Espanha continental e a França.

O resto da aldeia está sem grande encanto: uma mistura de edifícios de habitação, construídos aleatoriamente, e grandes casas de campo, limitando ruas protegidas, servindo de residência de verão aos habitantes da região. Ao Sul da cidade, em redor da enseada Cala Marçal, tem-se desenvolvido mais recentemente uma urbanização turística.

PortoO Porto de Portocolom
A aldeia de Portocolom em Maiorca - O farol (auteur Kai Alpers) - Clicar para ampliar a imagemPortocolom possui um dos melhores portos naturais da ilha de Maiorca, e foi antigo um porto de pesca, cuja construção testemunha Sa Llotja (o Camarote) que era o leilão dos pescadores, e os hangares coloridos que protegiam os llaüts, estas embarcações de pesca típicas de Maiorca; à extremidade do norte do cais pode-se admirar casas de pescadores igualmente alegres.

A aldeia de Portocolom em Maiorca - O porto de pesca (auteur Sigismund von Dobschütz) - Clicar para ampliar a imagemAté ao fim do século XIX, o porto prosperou na exportação do vinho Felanitx para a península espanhola e para o porto de Sète no Languedoc franceses. Em 1891, posto em lugar pela França de uma política aduaneira restritiva, em conjunção com o aparecimento da filoxera, arruinou-o esta atividade, e o porto retornou à sua vocação de porto de pesca. Porto Colom é ainda um dos portos de pesca mais importantes da ilha, mas o tráfego dos barcos de divertimento toma da importância. O porto de divertimento é situado ao sul do porto de pesca.

O porto de Portocolom permanece no entanto uma abra de paz e de tranquilidade, onde é agradável fazer uma parada um terraço de café ou de restaurante, observando o movimento das embarcações que entram e saindo da baía.

A baía de Portocolom é fechada ao nordeste pelo Punta de ses Crestes (Ponta das Cristas) onde elabora-se, desde 1863, o farol de Portocolom, às largas bandas azuis e brancas características.

PraiaAs Praias de PortocolomMeteorologiaMeteorologia e previsões
A aldeia de Portocolom em Maiorca - Uma praia (auteur Sigismund von Dobschütz) - Clicar para ampliar a imagemAo Sul da aldeia encontra-se a bonita pequena enseada Cala Marçal; mais distante, caminhos permitem atingir à pé uma dúzia de pequenas enseadas, até Cala Ferrera. Ao norte, ele lá Cala S'Arenal, que é a praia preferida das pessoas do país, e Cala s'Algar.

InformaçõesInformações práticas

Informação geralInformação geral
Serviço de turismoO Serviço de Turismo
Endereço: Avinguda de Cala Marçal, 15

Telefone: 00 34 971 826 084

HotelHotéis
O Hotel e Centro de Mergulho Bahia Azul
Hotel familiar de 15 câmaras para amadores de mergulho submarino.

Tarifas: 35 € por pessoa, café da manhã incluído.

Endereço: Ronda Crucero Balear, 78 - Portocolom. À 7 minutos à pé da praia Cala Marçal.

Telefone: 00 34 971 825 280

Sítio Internet: www.bahia-azul.de

Curso de mergulho e aluguer de material.

(Germanofobicos abster-se).

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Migjorn > Felanitx > Portocolom
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A cidade de Felanitx em Maiorca - O santuário de Sant Salvador
A cidade de Felanitx em Maiorca - O castelo de Santueri
A aldeia de Portocolom, ou Porto Colom, em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
A cidade de Felanitx em Maiorca
A cidade de Santanyí em Maiorca
A cidade de Ses Salines em Maiorca
A ilha de Cabrera em Maiorca
A cidade de Campos em Maiorca
A cidade de Llucmajor em Maiorca
Tópico anterior ] [ Tópico superior ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Investigação personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.