A cidade de Kos, ou Cos, ilha de Kos

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Assunto precedente] [Página inicial] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
A cidade de Kos (πόλη της Κω), ou Cos, é a capital, o centro turístico e cultural, e o porto principal da ilha de Kos emDodecaneso. A sua população residente é de 18000 habitantes.
EtimologiaEtimologia
Kos, ou Cos, levou numerosos nomes diferentes durante a sua história complicada: os Gregos antigos nomeavam-o já Kos (Κως), mas os Romanos deram-lhe o nome de Coos ou de Pescoços; no fim da Idade $média, para os Venezianos, o Génois, seguidamente os Cavaleiros de São João, era Lango (talvez devido forma à alongada da ilha). Os Turcos otomanos, que ocuparam-o durante quase quatro séculos, nomeavam-o İstanköy (que os Europeus transcreviam novamente Stankou). Durante a sua dominação da ilha, os Italianos nomearam-o Coo.

SituaçãoSituação

A cidade de Kos visto desde o ferry de Bodrum. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Cos encontra-se à extremidade nordeste da ilha de Kos.

O porto de Kos encontra-se à 119 Km da cidade de Rodes, e 370 Km do Pireu, o porto de Atenas, mas apenas 21 Km da cidade de Bodrum em Anatólia turca.

VisitasVisitas

Plano da cidade de Kos. Clicar para ampliar a imagem.Quando chega-se à Kos pelo mar, a cidade oferece um espetáculo cativante com a majestoso fortaleza dos Cavaleiros que se impõe ao primeiro plano, enquanto que ao fundo elaboram-se as montanhas do centro da ilha. O imponente castelo de Cos (o Kástro na língua local) protege o canal do porto de Mandraki que se abre sobre a direita: Mandraki é um ancoradouro quase circular que cerca o passeio marítimo Akti Kountouriotou (Ακτή Κουντουριώτου) bordados de palmas e terraços de cafés; à esquerda do castelo, é o passeio marítimo Akti Miaouli (Ακτή Μιαούλη) que começa; prolonga-se pelas avenidas Vasileos Georgiou (Λεωφόρος Βασιλέως Γεωργίου) e Georgiou Papandreou (Λεωφόρος Γεωργίου Παπανδρέου), que efetuam até às praias de Psalidi, de Ágios Fokas e de Therma Loutra.

De trás o castelo, e ligar à ele por uma ponte, esconde-se o Lugar do Plátano (Platía toda a obra de Platánou/πλατεία του πλατάνου) que deve o seu nome ao plátano Hippocrate sob o qual o famoso médico teria ensinado aos seus discípulos.

Uma buganvília, alameda Hippocrate à Kos. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Um bignone grimpant sobre uma palma, alameda Hippocrate à Kos. Clicar para ampliar a imagem.Um sismo dévastateur em 1933 permitiu uma refundição do urbanismo de Cos que se tornou uma cidade moderna e aérée, sulcada por largas artérias protegidas de pinhos ou palmas e ornadas de bougainvillées, de louros recortar e hibiscus vermelhos, tal a alameda das Palmas (Λεωφόρος των Φοινίκων) que separa o castelo da cidade medieval ou a alameda Hippocrate (Λεωφόρος Ιπποκράτους) que limita o sítio arqueológico da antiga ágora. Estas alamedas efetuam ao grande lugar central, o Lugar das Liberdades (Platia Eleftherias/πλατεία Ελευθερίας), onde cria-se uma das duas mais bonitas mesquitas da cidade com o seu elevado minarete, recordando o passado ottoman da ilha onde vive ainda importante uma minoria muçulmana.

O tremor de terra revelou em cheio centro da cidade dos ilhéus inteiros de ruínas hellénistiques e romanas, cujas pedras brancas integram-se à maravilha à paisagem urbana; mas este sismo poupou uma parte da velha cidade de Kos centrado em redor das ruas pedestres Ifestou e Apellou: é o bairro animado onde gosta-se de passear-se, com lojas ligadas, dos restaurantes e os bares. A rua pedestre conduzida até ao sítio arqueológico do oeste, vasta zona que compreende, designadamente vestígios, os de casas ornadas de mosaicos e de frescos.

A Igreja Sainte-Parascève (Agia Paraskevi)
A igreja Agia Paraskevi à Kos. Clicar para ampliar a imagem.A igreja Agia Paraskevi (Αγία Παρασκευή) foi edificada durante os anos 1932 e 1933 não distante do Lugar Eleftherias; é uma igreja grande que se encontra sobre um terraço situado à extremidade da rua Ipsilandou, e que domina o mercado coberto de Kos. Paraskevi (Parascève em francês) significa “preparação”, ou seja preparação do sábado judeu. A igreja é a sede da metrópole de Kos, o equivalente de um bispado.

O interior da igreja é decorado inteiramente de magníficas pinturas murais no estilo bizantino tradicional. Cada pintura foi patrocinada por uma família de Cos da qual pode-se ler o nome inferior da imagem. Sobre a abóbada, pode-se ver: à direita, entre a cúpula e o portal ocidentais: “O Nascimento de Jésus”, “a Apresentação de Jésus ao Templo” e “o Baptismo de Jésus”. Sobre a esquerda, pode-se ver, de oeste é: “O Cristo frente Pilate”, “a Crucificação de Jésus Cristo” e “a Descida do Cristo aos Infernos”. Na cena da crucificação, observa-se que o sangue vaza feridas dos pés do Cristo sobre um crânio colocado sob a cruz. Trata-se do crânio de Adam, o primeiro homem. Aquilo simboliza que o sacrifício do sangue de Jésus traz aos homens a vida eterna. “A Descida aos infernos do Cristo” é um tema do novo testamento ao qual as igrejas ocidentais levam menos atenção que as igrejas orientais. Após a sua morte sobre a cruz e antes da sua ressurreição, Jésus desce aos Infernos e salva damnation Adam e Eve, representante dos defuntos.

Visita todos os dias, de 7:00 à 12:00 e 17:00 à 20:00

A igreja Agia Paraskevi à Kos. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).A igreja Agia Paraskevi à Kos. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).A igreja Agia Paraskevi à Kos. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
O Mercado Municipal
O mercado municipal de Kos. Clicar para ampliar a imagem.
O mercado municipal coberto de Kos. Clicar para ampliar a imagem.O mercado municipal coberto de Kos. Clicar para ampliar a imagem.O mercado municipal coberto de Kos. Clicar para ampliar a imagem.
Os Portos de Kos
O porto de MandrakiO terminal dos ferrysO porto de divertimento (marina)
O porto de Mandraki visto desde o bastião Carretto. Clicar para ampliar a imagem.O terminal dos ferrys à Kos visto desde o castelo de Neratzia. Clicar para ampliar a imagem.A marina de Kos vista desde o castelo de Neratzia. Clicar para ampliar a imagem.
As Praias
A praia de Psalidi à Kos (autor losangeles1947). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).A fonte termal de Embros à Kos (autor Karelj). Clicar para ampliar a imagem.Às praias mais próximas da cidade de Kos são lotados em verão: a praia o mais parentes possível é a praia de Lambi, à 2 Km ao noroeste.

Reencontra-se um pouco de tranquilidade indo para as praias de Psalidi (à 3 Km), perto do parque de campismo, Ágios Fokas (à 8 Km) e Embros Therma (à 12 Km), igualmente conhecido como Therma Loutra, e a sua fonte termal de água sulfurosa que cria ligeiramente um pouco a temperatura da água de mar.

História e tradiçõesHistória, literatura, artes, tradições, legendas, religiões, mitos, símbolos…

HistóriaHistória

InformaçõesInformações práticas

Generalidades
Metereologia e previsões
O Serviço de Turismo de Kos
Endereço: 1 rue Vasileos Georgiou. Sobre o cais, à esquerda do ancoradouro hydroptères (Flying Dolphins), antiga na pousada Gelsomino.

Telefone: 00 30 22420 24.460

Horários de verão (do 1º de junho ao 15 de outubro): de segunda-feira a sexta-feira, 8:00 à 20:00, o sábado, de 9:00 à 14:00

Horários de inverno (do 16 de outubro ao 31 de maio): de segunda-feira a sexta-feira, de 8:14 h 30.

Sítio web: www.kos.gr (em grego!)

As Excursões à Bodrum
O terminal dos ferrys à Kos visto desde o castelo de Neratzia. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).A ilha de Kos ligar ao porto turco de Bodrum (a antiga Halicarnasse) uma vez por dia em ferry (50 minutos) ou hydroglisseur (20 minutos). Munir-se dos documentos necessários para passar a fronteira turca.

O porto de ferry da ilha encontra-se à extremidade do norte da península onde encontra-se o castelo de Neratzia.

HotéisHotéis
RestaurantesRestaurantes

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
A cidade de Kos, ilha de Kos - Plano interativo
A cidade de Kos, ilha de Kos - a cidade gréco-romaine
A cidade de Kos, ilha de Kos - a cidade bizantina
A cidade de Kos, ilha de Kos - a cidade medieval
A cidade de Kos, ilha de Kos - o castelo de Nératzia
A cidade de Kos, ilha de Kos - a cidade otomana
A cidade de Kos, ilha de Kos - a cidade italiana
A aldeia de Platani, ilha de Kos
A aldeia e a fonte termal de Empros, ilha de Kos
Assuntos próximos
A ilha de Kos - Mapa interativo
A cidade de Kos, ou Cos, ilha de Kos
O sítio do Asclépiéion Kos, ilha de Kos
A cidade de Asfendiou, ilha de Kos
A cidade de Pyli, ilha de Kos
A cidade Andimahia, ou Antimachia, ilha de Kos
A cidade de Kardamena, ilha de Kos
A cidade de Kefalos, ilha de Kos
A ilha de Kos em mar Egeu - a história da ilha
Assuntos mais largos
Página inicial
A ilha de Kos, ou Cos, em mar Egeu
A ilha de Symi em mar Egeu
A Rodes em mar Egeu
[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Grécia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio
Buscar sobre a Tela
Recomendar esta página
Recomendar este sítio
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.