Asfendiou é uma aldeia de montanha da ilha de Kos emDodecaneso, que conta cerca de uma centena de habitantes permanentes.
O Asfendiou (Ασφενδιού) designa também um conjunto de aldeolas situadas em redor da aldeia de Asfendiou ele mesmo: Ágios Dimitrios, Asomati, Zia e Lagoudi; estas aldeolas são aninhadas no meio da única floresta natural da ilha, sobre a vertente do norte do Monte Dikeos.
Acede-se à Asfendiou, desde a estrada principal de Kos, tomando uma pequena estrada de montanha sobre a esquerda a nível de Zipari, à 7,5 Km de Kos. Desde Zipari, a pequena estrada sinuoso escala sobre o flanco do norte do monte Dikeos; após 3 Km, a primeira aldeola que encontra-se é Evangelistria, onde importante uma encruzilhada, perto da igreja paroquial, conduzida à Lagoudi e Amaniou ao oeste, Asomati ao leste e Zia montando oposto.
Desde a estrada principal de Kos, após Zipari, uma outra pequena estrada discretamente indicada conduz diretamente à Lagoudi.
A estação balnéaire o mais parentes possível de Asfendiou é a de Tigkaki.
Asfendiou tem uma arquitectura muito interessante; as suas pistas estreitas, às casas branqueadas à cal e os jardins florescidos, escondem cerca de charmantes igrejas bizantinas.
A Igreja Santa Maria
A Igreja Santa Maria foi edificada ao início do XIXe século ao lugar de uma igreja mais antiga.
A aldeola de Asomati, ou de Asomatos (Ασώματος), tornou-se progressivamente um bairro de Asfendiou, com uma vintena de aldeões e de velhas casas abandonadas em cursos de restauração por estrangeiros. Asomati é poupado pelo turismo e conservado o seu caráter tradicional, com pequenas casas de pedra e ruas pavimentadas.
A aldeola tira o seu nome da igreja de Asomaton Taxiarchon que constituia o centro da vida da aldeola.
A igreja de Asomaton Taxiarchon (Ασωμάτων Ταξιαρχών), ou seja a igreja “dos arcanjos desencarnados” é dedicada aos arcanjos Michel e Gabriel. Data do fim do XVIIIe século e contem bonitos ícones incrustados.
A aldeola de Lagoudi (Λαγούδι) encontra-se cerca de um quilómetro ao leste do bairro Evangelistria de Asfendiou.
Se pode-se visitar a igreja Saint-Jean-l' Evangelista (Ágios Ioannis Theologos, Άγιος Ιωάννης ο Θεολόγος) construído no meio dos balanços. Santo Jean é festejado lá o 8 de maio.
A aldeola de Ágios Dimitrios é situada à 2 Km ao leste de Zia, ao longo da má estrada que ligar Zia ao Asclépiéion (à 7 Km). Ágios Dimitrios também é nomeados Haihoutes, do nome da família otomana que teria fundado a aldeola.
A aldeia hoje é abandonada com excepção de cerca de casas restauradas ao lado da bonita igreja Santo-Dimitri (Άγιος Δημήτριος). A igreja Santo-Dimitri é uma igreja só uma uma nave, com pronaos à dois andares.
O Asfendiou conheceu a prosperidade entre 1850 e 1940, graças à viticultura e a cultura da oliveira, do tomate e o tabaco na planície fértil do norte da ilha, onde encontram-se hoje as aldeias de Linopoti e de Zipari. A residência principal das famílias estava nas aldeias da montanha, mas tinham também pequenas casas na planície.
As aldeias do Asfendiou foram despovoadas fortemente pelo desenvolvimento do turismo sobre a costa; pelo contrário residentes estrangeiros instalam-se para restaurar velhas as casas tradicionais.