Son Servera é também a capital da comuna do mesmo nome, que compreende as localidades seguintes: Son Servera próprio, Cala Bona, a parte do norte Cala Millor, Costa dels Pins, Port Nou, Port Verd e Port Vell. A cidade de Son Servera conta quase 4900 habitantes, e o conjunto da comuna quase 12 000. Com mais de 5300 habitantes, a estação turística de Cala Millor doravante é povoada mais que Son Servera.
No passado, Son Servera, como Capdepera, fez parte da grande comuna vizinha de Artà, seguidamente foi independente, seguidamente de novo estêve unido em Artà, e isto diversas vezes. Por esta razão, a baía de Son Cervera às vezes ainda é nomeada “Baía de Artà”, ou, por razões mais mercantiles, “Baía de Cala Millor”.
O topónimo Son Servera vem do catalão Ço de’n Servera que significa o “Domínio dos Servera”. A palavra “ço” (Son) anteriormente era utilizada para designar um grande domínio agrícola.
Uma etimologia controversa do topónimo é a seguinte: em 1229, certo cavaleiro catalão, Jaume Cervera, teria recebido do rei Jaume I de Aragão, estas terras no condado do Llevant, em recompensa da sua ajuda em reconquista da ilha Maiorca.
Son Servera foi mencionado primeira vez em 1354 sob o nome de Benicanella, seguidamente, atrasado, foi dividido entre dois irmãos Servera em dois domínios: Son Fra Gari e Ca l’Hereu.
A palavra “cervera” vem do nome de uma espécie de árvore, a sorva, ou sorveira, (Sorbus domestica), que se nomeia “cervera” em catalão. É a razão pela qual uma sorveira aparece sobre o escudo da cidade. O topónimo às vezes é ortografado Son Cervera.
A legenda traz que os fundadores da cidade alteraram o nome dos habitantes em “Servera”, e que é por esta razão que há hoje um grande número de habitantes da cidade que levam este nome.
Son Servera é distante de cerca de 68 quilómetros da capital da ilha, Palma de Maiorca. Desde a estrada principal Ma-15 que vem de Palma, atinge-se Son Servera tomando à direita, Sant Llorenç des Cardassar, sobre a estrada Ma-4030 (7 Km). Após Son Servera, a estrada Ma-4040 efectua até Capdepera.
As comunas limítrofes de Son Servera são: Artà, ao noroeste, Capdepera, ao nordeste, e Sant Llorenç des Cardassar ao Sul.
Son Servera encontra-se ao pé do Puig de sa Font (Monte da Fonte) elevado de 271 metros. Ao leste, sobre a baía de Son Cervera (Badia de Son Cervera), encontram-se as estâncias balneares Cala Millor e Cala Bona que quase se confundem e que ligar por um passeio marítimo. Ao nordeste, em direcção do Cap des Pinar, encontram-se as zonas residenciais de Sa Marjal (o Pântano) e de Es Ribell.
A Igreja de São João Batista (Església de Sant Joan Baptista / Iglesia de San Juan Bautista)
A igreja paroquial de São João Batista de Son Servera foi construída partir de uma torre de defesa comum aos dois domínios, Ca S’Hereu e Son Fra Garí, criados no século XVI na aldeia pela divisão do domínio dos Servera entre dois irmãos desta família. Uma parte da torre é ainda visível ao lado da torre sineira construída ao século XVIII.
Sant Joan, o santo padroeiro da cidade de Son Servera, é festejado o 24 de Junho.
A Igreja Nova (Església Nova / Iglesia Nueva)
A construção da igreja Nova de Son Servera começou em 1905, no planos do arquitecto Joan Rubió i Bellver (1870-1952). Este discípulo de Antoni Gaudí (1852-1926) devia igualmente encontrar o financiamento da igreja, mas os trabalhos de construção duram ser parados em 1931, devido a custos demasiado elevados.
A construção - incompleto - de estilo neogótico, é utilizada hoje como cena de cheio ar para diversos acontecimentos culturais.