O condado da Planície de Maiorca (Pla de Mallorca / Llanura de Mallorca) ocupa a essencial parte da planície central da ilha de Maiorca. Esta região ocupava igualmente um lugar central na vida económica da ilha, até ao desenvolvimento turístico que começou nos anos 1960; a maior parte do Maiorquinos habitava nesta região, e a nobreza, que habitava frequentemente na capital, descansava-se sobre os seus domínios agrícolas da planície (possessió) para assegurar-lhe rendimentos. Hoje, o condado (comarca) de Pla de Mallorca é menos povoado dos seis condados da ilha (cerca de 55000 habitantes).
A região permanece essencialmente agrícola; único estreita a costa do norte, sobre a baía de Alcúdia, beneficia do cesto turístico com a estância balneare de Can Picafort, na comuna de Santa Margalida. Dentro das terras, o agro-turismo tenta desenvolver-se.
A planície central de Maiorca é limitada ao oeste pela cadeia de montanhas Serra de Tramuntana, ao leste pela cadeia de colinas das Serres de Llevant, ao norte pela baía de Alcúdia, e o Sul pela baía Palma.
A planície é dominada por cerca de cimeiras pouco elevadas: o monte de Randa (543 m), o monte de Galdent (400 m), o monte de Bonany (317 m), e o monte de Sant Miquel (239 m).
Um Circuito de Descoberta do Condado da Pla de Mallorca
A meio caminho entre Algaida e Llucmajor (no condado do Migjorn), fazer um rodeio para atingir Randa. A estrada desce progressivamente e passa pelo santuário de Gràcia, que é construído sob um enorme balanço. Mais distante, passa-se pelo eremitério de Sant Honorat, situado quase dentro de um solar, e perto da cimeira Puig de Randa. O santuário de Cura é posto sobre a cimeira da colina e a vista é magnífica todas as nas direções. Algaida, ao norte de Randa, poderá-se descobrir a vidraria Gordiola.
A partir de Randa atravessar Montuïri para atingir Porreres. O santuário de Monti-Sion beneficia de um lugar privilegiado e uma vista inexpugnável. Regresso Porreres e tomar a direção de Vilafranca. Em caminho para Petra, visitar a ermida de Bonany, um dos melhores pontos de vista da região; a paisagem sulcado por vales com efeito uma agradável viagem. Perto de Bonany, poderá-se visitar Els Calderers, um grande solar, que seja agora um museu que ilustra a vida de um finca ao século XIX.
Passear-se-á-se seguidamente em Petra, a cidade natal de Juníper Serra, antes de atingir Sineu, anteriormente o sítio de um palácio real e que possui imponente uma igreja paroquial; seguidamente dirigir-se-á-se para Llubí, à uma curta distância da capela de Sant Cristo del Remei. A paisagem permanece o mesmo até Inca. Tomar a saída Puig de Santa Magdalena para ir visitar o santuário, onde pode-se admirar a vista sobre as planícies, as montanhas e a costa.
Seguindo a estrada que contorna o pântano limitado de carvalhos anãos à folhas persistentes, chega-se à Can Picafort, onde pode-se visitar Sa Canova Talaiot, a necrópole de Son Real, o ilhéu de Els Porros e Son Bauló (dólmens).
Atravessar Can Picafort para atingir Muro, importante uma cidade histórica (paróquia e capela).