Após o túnel descobre-se a Garganta Azul (Gorg Blau), um vale desnudado que era uma lugar de uma grande beleza até um projeto hidroeléctrico não o preenche de dois lagos de reserva semelhantes à charcos.
O primeiro dos lagos é o Embalse de Cúber, uma extensão de água pouco atrativa mas interessante seu abundante avifauna, nomeadamente vários tipos de ave de rapina. O lago de Cúber é um lago de barragem situado ao pé Puig Major e a espora de Morro de Cúber. Pode-se facilmente seguir o caminho que faz a torre do lago-tanque; a torre do lago toma duas horas de degrau.
Associado ao lago de Cúber, o lago de barragem de Gorg Blau fornece em água a cidade de Palma de Maiorca e os seus arredores. A água destas duas barragens é distribuída até às comunas da zona metropolitano Palma através da torrente de Almadrá.
No fundo do vale de Gorg Blau, apercebe-se os flancos escarpados do Puig Major. O Puig Major de Son Torrella é o ponto culminante da ilha de Maiorca (1 432 m) e qualquer arquipélago de Baleares.
Tomando à esquerda da estrada - vindo de Sóller - uma pista espetacular serpenteia para a cimeira Puig Major, mas tropeça sobre um encerramento: a cimeira Puig Major é com efeito uma zona militar, proibida ao público, que protege, desde 1958, um radar da OTAN que supervisiona todo o Mar Mediterrâneo ocidental e a África do norte.
Um pico vizinho do Puig Major de Son Torrella, o Puig Major de Maçanella (ou Massanella), é - consequentemente - mais elevada a cimeira acessível da ilha (1 365 m); faz parte Serra d’Alfàbia e domina o vale de Gorg Blau ao leste.
Após um segundo túnel, que atravessa o flanco está Puig Major de Son Torrella, a estrada dirige-se para a aldeia Escorca; imediatamente depois o túnel, sobre a esquerda, uma pequena estrada espetacular desce para a aldeola de Sa Calobra. Após Escorca, outra pequena estrada, sobre a esquerda, conduzido ao Mosteiro de Lluc.