Andratx é uma localidade tradicional de Maiorca, às pistas estreitas e as velhas residências de pedra. A cidade, restante ao abrigo do desenvolvimento turístico da costa, apresenta pouco atrações. Às construções mais importantes são penduradas às inclinações da colina, sobre fundo de relevo escarpado que domina Puig des Galatzó (altitude 1.026 m).
A parte do norte da comuna é montanhosa e acidentada, e quase desabitada.
Ao Sul da cidade de Andratx, há diversos vales, onde encontram-se quatro aldeias que fazem parte do município: Port d’Andratx, S’Arracó, Sant Elm e Es Camp de Mar.
Andratx é situado à extremidade sudoeste Serra de Tramuntana sobre a ilha de Maiorca.
Como frequentemente à Maiorca, a cidade tem-se dentro das terras, ao abrigo dos ataques de piratas berberes. O seu porto, Port d’Andratx, que encontra-se à 4 km ao sudoeste.
A comuna de Andratx ocupa a extremidade mais ocidental de Maiorca onde as coberturas Serra de Tramuntana são menos elevadas; o ponto culminante da comuna é o monte de La Mola de l’Esclop (927 m), nomeado popularmente “Sa Madonna”, devido à sua forma, que se assemelha à uma mulher deitada com as mãos sobre o peito.
Andratx é de um cerca de trinta de quilómetro de Palma de Maiorca.
Imponente a igreja paroquial de Santa Maria foi construída ao século XVIII ao lugar de uma igreja anterior de 1248. Esta igreja fortificada possui muros elevados furados apenas de lucarnas quadradas à cimeira dos muros laterais. A fachada é sóbria, privada de decoração, sem escultura específica; um olho de boi supera o portal à arco ogival.
O Palácio de Castell de Son Mas
O Castell de Son Mas é um elegante palácio fortificado do século XVI, com uma torre e das decorações de estilo Renascença.
O Mosteiro de la Trapa
Antigo mosteiro de Trapistas.
Os arredores do mosteiro são uma zona de proteção ornitológica.