Menu deste sítio

A aldeia de Porto Cristo em Maiorca

Página editada
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Ilhas Baleares] [Assunto ascendente] [Via Gallica]

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
Porto Cristo é uma aldeia costeira e um porto situado sobre a costa leste da ilha de Maiorca nas Baleares.

Porto Cristo faz parte da comuna Manacor, no condado do Levante (Comarca de Llevant). A população da aldeia está de cerca de 7500 habitantes residentes, ou seja cerca de 20% da população da comuna Manacor. Em verão, com o afluxo das pessoas em férias, a população dupla.

EtimologiaEtimologia e toponímia
O topônimo de Porto Cristo viria do latino “porto”, infinitivo “portare”, e Cristo (trazer o Cristo), e não a palavra “porto” que se escreve “port” em espanhol catalão ou “puerto” em espanhol castelhano; Porto Cristo às vezes é ortografado Portocristo.
Porto Cristo significaria “traz o Cristo”: este nome viria da atracação de um barco, trazendo uma imagem do Cristo e uma imagem da Virgem à Criança, para o ano 1260. A tripulação deste barco de pesca italiano, enquanto que enfrentava uma tempestade em mar, tinha prometido deixar as imagens do Cristo e a Virgem se os marinheiros chegassem vivos um porto; finalmente chegaram sãos e salvos na baía que é hoje a baía de Porto Cristo, e deram as imagens como prometidos. A imagem do Cristo trazida pelo barco foi deixada à cidade de Manacor, enquanto que a aldeia de Porto Cristo não existia ainda; esta imagem pode ser vista na igreja das Dores (Església dels Dolors) em Manacor. Contudo, “porto” escreve-se “porto” em italiano, e Porto Cristo poderia significar Porto Cristo, em italiano.

Porto Cristo às vezes é nomeado Port de Manacor ou, simplesmente, Es Porto.

Durante a curta ocupação desta parte da ilha de Maiorca pretendidos “Republicanos” - do 26 de Agosto ao 4 de Setembro de 1936 - pelo Porto Cristo foi rebatizado “Porto Rojo” (Porto Vermelho); os Republicanos foram afastados rapidamente pelos Falangistas apoiados pela aviação italiana.

SituaçãoSituação

A aldeia de Porto Cristo em Maiorca - Vista geral (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Porto Cristo é um porto natural na baía Cala Manacor, entre o promontório de Morro de sa Carabassa (“a Ponta da Abóbora”) e a pequena península de Punta Pagell. Esta proteção natural ele vale de ser muito avaliação dos iatistas.

Portocristo era anteriormente o porto Manacor e encontra-se à 13 km ao leste desta cidade, e 63 quilómetros ao leste do centro da cidade Palma de Maiorca.

As cidades vizinhas da costa são as cidades gémeas Cala Anguila - Cala Mendia ao sudoeste, e S’Illot - Cala Morlanda ao nordeste.

Pela estrada, Porto Cristo é acessível:

  • ao norte, desde Son Servera (10 Km) e Cala Millor (9,5 Km) pela estrada Ma-4023;
  • ao noroeste desde Son Carrió (5,5 Km) pela estrada Ma-4024;
  • ao oeste desde Manacor (13 Km) pela estrada Ma-4020;
  • ao Sul, desde Portocolom (20 Km) e Cales de Mallorca (16 Km) pela estrada Ma-4014.

VisitasVisitas

AldeiaA Aldeia de Porto Cristo
Porto Cristo - anteriormente uma pequena aldeia de pescadores - possui velha uma cidade pitoresca com ruas estreitas e numerosos edifícios históricos. Os velhos bairros da antiga aldeia de pescadores encontram-se ao norte do porto. Ao centro encontra-se a igreja paroquial de Nossa Senhora do Carmel. A maior parte das lojas e restaurantes concentra-se em contrapartida sobre o Passeig de la Sirena (o Curso da Sirene) de trás o molhe. Sobre este passeio encontra-se, desde 1988, uma escultura realizada por Pere Pujol em substituição da estátua da Sirene destruída durante a guerra civil espanhola. Há lugar o mercado, com os produtos naturais da região.

As novas zonas residenciais que cercam a cidade são cobertas de casas de campo que procuram conservar o estilo local. Estas zonas residenciais estenderam-se progressivamente, de modo que mantendo o subúrbio do sul estenda-se em redor da baía Cala Manacor, onde desentupe Torrent de na Llebrona, até às grutas do Dragão e a baía Cala Murta; no nordeste, a cidade vai até ao Caló de sa Ferradura. O limite da cidade ao norte é a junção das estradas de Son Carrió e Cala Millor. A expansão para o oeste da zona de implantação, foi parada apenas pela cama sinuoso de Es Riuet (o Riacho), pela Torrent de na Llebrona.

IgrejaA Igreja de Nossa Senhora do Carmelo (Església Mare de Déu del Carme)
A aldeia de Porto Cristo em Maiorca - A igreja de Nossa Senhora do Carmel (autor Rafal Patryk). Clicar para ampliar a imagem em Panoramio (novo guia).A igreja de Nossa Senhora do Carmel, situada sobre a Plaça del Carme, é dedicada à santa padroeira dos pescadores e dos marinheiros, a Mare de Déu del Carme. Foi edificada de 1916 à 1922 em estilo néoromânico. Entre 1957 e 1964, foi aumentada, um campanário acrescentado e abside reconstruído, e inaugurada oficialmente sob a sua forma atual o 10 de Julho de 1964.
IgrejaO Basílica Sa Carrotja
As ruínas do basílica cristã primitiva Sa Carrotja (IVe-Ve século) representam uma dos raros vestígios do cristianismo primitivo sobre a ilha de Maiorca. As ruínas da fonte batismal da basílica foram descobertas em 1909 ao início do Avinguda d’en Joan Amer sobre a península de Punta Pagell; trata-se de uma pequena bacia na forma de cruzes onde os neófitos eram baptizados por imersão.
PortoO Porto
A aldeia de Porto Cristo em Maiorca - O Morro o seu Carabassa (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.A pequena baía de Porto Cristo (Cala Manacor) abre-se sobre o sudeste e parece quase fechada sobre a direita pelo promontório chamado Morro de sa Carabassa (Ponta do Cabaceiro); à extremidade do promontório encontra-se um farol construído em 1851. No fundo a baía encontra-se a embocadura do Riacho (Es Riuet), o nome popular do confluente da Torrent de na Llebrona e a Torrent de ses Talaioles.

A descoberta do barco naufragado de um navio romano no porto confirma a hipótese que o porto foi utilizado a partir da época romana.

A aldeia de Porto Cristo em Maiorca - O porto (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.Entre o Morro de sa Carabassa e a praia, e quase paralela à entrada do porto, há um dique, popularmente chamada “Es Martell”, destinado a parar a ondulação que entra no porto.

A aldeia de Porto Cristo em Maiorca - O porto (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.A frota de pesca comercial é mais apenas simbólica: a grande maioria dos “llaüts” (barcos tradicionais equipados com antiga a vela latina) pertence à amadores apaixonados. À embocadura de Es Riuet, um porto de divertimento foi construído em 1969 por Joan Servera Amer. Sobre o lado noroeste, perto do centro da cidade, há também um cais para os barcos de excursão em mar ao longo da costa.

PraiaAs PraiasMeteorologiaMeteorologia e previsões
A aldeia de Porto Cristo em Maiorca - O passeio (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.A praia principal de Porto Cristo - cerca de 310 metros de longo - encontra-se em Cala Manacor em frente da marina. Estende-se sob o centro da cidade, exatamente debaixo do Passeig de la Sirena, desde o molhe ao sudoeste até à Plaça Costa d’en Bau ao nordeste. É uma praia protegida bem do vento.

Em 2006, esta praia, de areia fina e branca, obteve “o Pavilhão Azul” para a qualidade da sua água. Contudo, em cheio verão, a circulação densa dos barcos de divertimento, exatamente ao lado da praia, faz que a qualidade da água não é também boa que a de outras praias; são no entanto numerosos.

Outras praias mais limpas são Cala Petita, apenas acessível à pé, e Cala Murta, à outra extremidade de Porto Cristo.

TorreA Torre do Colo dos Falcões (Torre del Serral dels Falcons)
A aldeia de Porto Cristo em Maiorca - A Torre dos Falcões (autor Olaf Tausch). Clicar para ampliar a imagem.A torre do Serral dels Falcons é o emblema da cidade de Porto Cristo, e aparece sobre o seu escudo. É uma torre de vigia e de defesa construída em 1577 no objectivo de supervisionar a costa e de prevenir a tempo as populações litorais de um desembarque de piratas mouriscos. A torre dos Falcões fazia parte da rede de torres de vigilância das costas de Maiorca, que comunicavam por sinais do uma ao outro. A torre encontra-se à extremidade da avenida Joan Servera Campos, ao sul da entrada da asa de Porto Cristo.

A torre é conhecida igualmente sob o nome de Torre de Porto Cristo ou, historicamente, sob o nome Torre de Manacor, de Torre de Cala Manacor ou Torre del Port de Manacor.

A história traz que a construção da torre fez-se muito rapidamente em 1577; por volta de 1693, a torre tinha duas torretas; em 1769, dispunha de um canhão de três livros. Em 1794, a torre encontrava-se em mau estado. Em 1936, a Torre dos Falcões foi destruídos parcialmente por bombardeamentos das forças dizer republicanos, aquando da sua ocupação temporária da costa leste de Maiorca. Desde 1960, os proprietários do terreno fizeram-o reconstruir.

A torre, em cercadura de penhasco, oferece uma vista deslumbrante sobre a baía, farol e às cidades costeiras mais próximos. Pode ser visitada gratuitamente.

GrutaAs Grutas
A cidade de Porto Cristo possui uma riqueza de dimensão: as suas grutas. Toda a zona costeira do penhasco perto de Porto Cristo é espalhada de grutas e abrigo - sob - balanço inúmeros, as entradas geralmente a nível do mar, frequentemente mesmo abaixo. A visita destas grutas não é por conseguinte sem risco, como a gruta dos Piratas sobre Cala Falco ao sul de S’Estany d’en Mas.

A aldeia de Porto Cristo em Maiorca - As grutas dos Arpões - A sala “Sonho de um Anjo”. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Porto Cristo em Maiorca - O pequeno lago das grutas do dragão. Clicar para ampliar a imagem.Duas grutas mais vastas foram arranjadas para o turismo: as Grutas dos Arpões (Coves dels Hams / Cuevas de los Arpones) e as Grutas do Dragão (Coves del Drach), esculpidas por milhares de anos de erosão, às formas aceradas e postas bem em valor por iluminações artificiais.

Pequenas grutas são situadas sobre Cala Manacor perto da praia de Porto Cristo, tal a Cova de sa Patroneta, as Coves Blanques e a Cova des Correu.

GrutaAs Grutas Brancas (Coves Blanques / Cuevas Blancas)
As Grutas Brancas (Coves Blanques) encontram-se sobre a praia de Porto Cristo, à extremidade do Passeio; se acede-se por uma ponte estreita que contorna a baía. São notáveis pela sua cor esbranquiçada específica onde vem o seu nome.

Estas grutas foram arranjadas em cavernas à época talaiótica. Serviram atrasado de refúgio aos pescadores e os marinheiros até ao fim do século XIX (1877), e constituem o centro primitivo da localidade de Porto Cristo.

ConhecimentosHistória, geografia, artes, tradições, flora…

HistóriaHistória
É em 1888 que Jordi de San Simón Muntaner, marqueses del Reguer, criou o primeiro loteamento que deu nascimento à cidade de Porto Cristo, sob o nome de Colonia de Nuestra Señora del Carme.
TradiçãoTradições
A festa local é o 16 de Julho na honra de Nossa Senhora do Carmelo (Mare de Déu del Carme), patrocina da cidade. Para a ocasião, têm lugar um fogo de artifício, uma procissão de barcos de pesca na baía, e um mercado de noite sobre o passeio.

InformaçõesInformações práticas

Serviço de turismoO Serviço de Turismo
Carrer Molls s/n

Telefone: 00 34 971 815 103

Horários de verão (desde maio até Outubro): de segunda-feira a sexta-feira, de 9:00 à 16:00

Horários de inverno (desde Novembro até Abril): de segunda-feira a sexta-feira, de 9:00 à 15:00

ÔnibusOs Transportes
Porto Cristo é servido por várias linhas de autocarro que o ligar à numerosas cidades da ilha:

Linha 451: Se Illot, Manacor, Valldemossa, Deià, Sóller, Port de Sóller.

Linha 443: Cala Romàntica.

Linha 447: Port d’Alcúdia, Manacor, S’Illot.

Linha 445: Alcúdia, Port de Pollença.

Linha 442: Cales de Mallorca.

Linha 441: Cala Rajada, Capdepera, Calas de Mallorca.

Linha 433: S’Illot, Sa Coma.

Linha 416: Cala Romàntica, Manacor, Palma.

Linha 414: Palma, Manacor, S’Illot, Sa Coma.

Linha 412: Palma, Manacor, S’Illot, Sa Coma, Cala Millor.

Horários à dia sobre o sítio Internet do TIB: www.tib.org

Existe um serviço Autocarro + Comboio com o qual pode-se juntar-se à estação Manacor, onde pode-se tomar os trens do Serveis Ferroviaris de Mallorca (SFM).

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Llevant > Manacor > Porto Cristo
Assuntos mais detalhados
A aldeia de Porto Cristo em Maiorca - As grutas do Dragão (Coves del Drac)
A aldeia de Porto Cristo em Maiorca - As grutas dos Arpões (Coves dels Hams)
Assuntos próximos
Assuntos mais largos
Ilhas Baleares
A cidade de Artà em Maiorca
O parque natural da península do Llevant em Maiorca
A cidade de Capdepera em Maiorca
A cidade de Son Servera em Maiorca
A cidade de Sant Llorenç des Cardassar em Maiorca
A cidade de Manacor em Maiorca
[Assunto ascendente] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio
Buscar sobre a Tela
Recomendar esta página
Recomendar este sítio
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.