Port de Pollença é uma antiga aldeia de pescadores tornada estância balnear, ao bordo da esplêndida baía de Pollença (Badia de Pollença) protegida pelas duas penínsulas de Formentor e de Alcúdia (península da Victòria).
Port de Pollença é a segunda localidade da comuna Pollença, com uma população cerca de 7000 habitantes.
Port de Pollença situa-se na extremidade do norte da ilha de Maiorca; a localidade faz parte da comuna Pollença da qual é o porto. O porto é distante de 6 km da cidade de Pollença.
Port de Pollença é estância balnear antes elevado de gama onde não se vê imensos os hotéis do turismo de massa, como à Port d’Alcúdia, de Platja d’Alcúdia ou Platja de Muro. A aldeia “foi descoberta” pelos turistas britânicos que são sempre omnipresentes; o romancista inglês Agatha Christie contribuiu para esta popularidade considerar “Problem at Pollensa Bay”, escrito aquando de uma estada ao hotel Illa d’Or ao Port de Pollença em 1932.
Com as montanhas em tela de fundo, este estância balnear orientado para as famílias estende-se através da planície costeira de trás a Baía de Pollença (Badia de Pollença), uma baía profundamente chanfrada cujas águas protegidas dos ventos são ideais para o banho. A praia é o centro da atenção, uma estreita fita de areia que é largamente bastante longa para acolher as multidões, mas, geralmente, encontra-se mais lugar quando vai-se para o Sul, em direção Alcúdia.
Uma eclosão de edifícios de apartamentos e de hotéis desperdiçou a periferia da cidade, e ruidosa a estrada principal para Alcúdia corta a aldeia pelo meio, mas não há nenhum arranha-céus corretamente à falar, e a estação é espalhada de bonitas casas de campo de pedra de dimensão, branqueadas à cal. No conjunto a estação é completamente agradável, sobretudo ao norte da marina, onde uma parte da antiga estrada de bordo de mar - ao longo do Passeig Anglada Camarasa - foi tornada pedestre.
O Porto
Port de Pollença possui um porto de pesca e um porto de divertimento. O porto de divertimento é um mais dos grandes dos mais portos de divertimento da ilha de Maiorca; acolhe o Reial Club Nàutic Port de Pollença, que é a única marina “real” das ilhas Baleares com o porto de divertimento Palma de Maiorca.
Desde o porto, barcos de excursão permitem tornar-se à praia de Formentor.