Santa María de Guía está localizado a 25 km da capital de Gran Canária, Las Palmas de Gran Canaria. Abrange 42,59 quilómetros quadrados e está localizada a 180 m acima do nível do mar.
A igreja paroquial na fachada neoclássica é ladeada por duas torres laterais. O seu interior alberga de importantes obras de arte, tais como retábulos e ícones do escultor José Luján Pérez, um nativo do lugar.
A capela de São Roque (Ermita de San Roque)
A capela de São Roque está localizada na Plaza de San Roque, nas alturas da cidade. Este é um edifício neoclássico relativamente moderna no cal e pedra local.
A capela de São Sebastião (Ermita de San Sebastián)
A ermida de São Sebastião está localizada no Barranco de Las Garzas. Edifício canário típico que data do século XVII, é considerado um magnífico exemplo da arquitetura religiosa das Canárias.
A casa Quintana (Casa de Los Quintana)
A Casa Quintana é um exemplo da arquitetura do Santa María de Guía. Localizado na Plaza Mayor, a sua construção remonta ao século XVII. Observa-se a sua varanda tipicamente canária em madeiras e o brasão dos nomes das famílias Guanarteme e Quintana.
O Mosteiro de Valerón (Cenobio de Valerón)
O «mosteiro» de Valerón foi um sótão coletiva fortificado onde as tribos antigos de Gran Canaria poderia manter o excedente de suas colheitas graças às suas muitas cavernas na pedra.
Nestes silos estão associados «pintaderas» selos de barro que provável, entre outros usos, foram usados para identificá-los por proprietários de marcas de armazéns de grãos.