AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A cidade de San Cristobal de la Laguna em Tenerife

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Fuerteventura] [Grã Canária] [La Gomera] [La Palma] [Lanzarote] [Tenerife] [El Hierro] [Página inicial] [Canárias] [Via Gallica]
Rúbrica[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Escudo (autor Jerbez). Clicar para ampliar a imagem.San Cristóbal de La Laguna, também conhecida como La Laguna, é a antiga capital e a segunda cidade da ilha de Tenerife por sua população.

San Cristóbal, a mais antiga cidade de Tenerife, foi fundada às margens do lago, chamadas Aguere por aborígenes, que ocuparam o vale naquele momento. Em poucos anos, esta tornou-se uma pradaria planície fértil.

A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Vista do Mirador de Jardina. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Vista do Mirador Pico del Inglés. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Visto de Anaga. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Balcõ. Clicar para ampliar a imagem.A localidade oferece uma riqueza de valor histórico dos monumentos. Palácios, igrejas, conventos e mansões são de San Cristóbal de la Laguna visita obrigatória.

O seu centro histórico, um dos exemplos mais característicos do tipo de estrutura urbana, que foi desenvolvido na América Latina durante o processo de colonização, mantém intacto o seu traçado na forma de rede. Foi no final do século XVI e durante o reinado de Felipe II que o engenheiro Torriani, elaborou o plano de La Laguna.

Seu modelo de traçado colonial inclui alguns dos mais importantes monumentos religiosos da ilha, incluindo a sua catedral, e uma série de casas senhoriais do século XVII e XVIII, estilo típico das Canárias, com cores marcantes, com a sua varanda de madeira e belos pátios maduras que ocupam o edifício do centro.

O traçado das suas ruas tem sido o modelo para a construção de algumas das principais capitais da América Latina, e por esta razão, o centro histórico de La Laguna foi classificada em 1999 como Património Mundial pela Unesco.

LocalizaçãoLocalização

A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. A localização da comuna (autor Jerbez). Clicar para ampliar a imagem.A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. La Laguna vista do campanário da igreja da Imaculada Conceição. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).San Cristóbal de La Laguna é um município localizado no norte da ilha de Tenerife. Ele está localizado no belo vale Anguere.

A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Panorama. Clicar para ampliar a imagem.

VisitasVisitas

CatedralA Catedral de Nossa Senhora dos Remédios (Nuestra Señora de los Remedios)
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Iglesia de los Remedios. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A catedral é construída no local da antiga igreja Mudéjar de Nuestra Señora de los Remedios, cuja construção se iniciou em 1515. Origina-se em uma pequena capela construída em 1511.

No século XVII (em 1618 precisamente), Dom Antonio Carrionero construiu a torre do edifício e no século XVIII, várias capelas estão decorados dentro.

A igreja de Los Remedios tornou-se uma catedral em 1818, durante a separação do bispado das Canárias, com a criação do Bispado de Tenerife (Diocese de Nivaria) depois de uma bula do Papa Pio VII.

Em 1897, a igreja estava em ruínas e foi destruído. O edifício atual, o estilo neogótico, foi erguida entre 1904 e 1915. Ele tem três naves com abóbadas nervuradas sobre os planos do engenheiro Rodrigo de Vallabiga. Nós só manteve a sua fachada neoclássica construída em 1820 sobre o modelo da catedral de Pamplona construído pelo arquiteto Ventura Rodríguez.

A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Iglesia de los Remedios. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Em 1916, nós construímos a curva à direita. A fachada é uma reconstrução de 1825 planos inspirados neoclássicos da catedral de Pamplona, de Ventura Rodríguez.

A catedral tem um património interessante. No santuário é um tabernáculo esculpida em 1795 pelo escultor de Gran Canaria José Luján Pérez e é coberto por uma estátua anónimo (século XVI) de Cristo Crucificado, o Cristo de Los Remedios.

Veja também o grande retábulo barroco de Los Remedios, na primeira metade do século XVIII, que tem um magnífico conjunto de sete comprimidos que foram pintados por Hendrick Van Balen, o mestre de Van Dyck, de acordo com o curador, especialista em pintura flamenga Museu do Prado, Matías Díaz Padrón. Estes comprimidos faziam parte do retábulo Mazuelos e eles foram encomendados em Flandres por Pedro Afonso Mazuelos em 1597.

Há um outro retábulo interessante, o de El Señor de La Columna, estilo clássico (o que seria de Martin de Vos, o colaborador de Tintoretto (Il Tintoretto)).

A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Fachada da catedral. Clicar para ampliar a imagem.A igreja também tem uma bela cadeira em mármore de Carrara pelo escultor Genovese Pascuale Bocciardo em 1762, uma grande pintura chamado Las Animas del Purgatorio o pintor das Canárias Cristóbal Hernández de Quintana (1651-1725) e da pintura de La Santa Cena de Juan de Miranda.

Entre as imagens devem ser mencionadas:

  • La Virgen de Los Remedios, madeira policromada do início do século XVI, o que seria o primeiro de arte sacra criado em Tenerife.
  • El Cristo atado a la Columna (escola genovesa, do século XVIII).
  • Nuestra Señora de Los Dolores escultor espanhol Carmona (século XVIII).
  • A estátua do Cristo escultor Tenerife Fernando Estévez.
  • Uma magnífica estátua de Nuestra Señora de la Luz, a mais bela estátua de toda a catedral, cujo autor é o mestre Juan Bautista Vázquez el Viejo, que estava por trás da criação da escola de Sevilha do século XVI. Esta estátua é mantido no Museu da Catedral.

A igreja também se destaca por seu coro neoclássico (século XIX), dirigido por Domingo Pérez; sua grande ostensório esculpida rococó dourado prata; Suas ondas procissão de Corpus Christi em prata em relevo; numerosos objetos ouro da escola de Cordova, das ilhas Canárias e da escola americana e sua importante colecção de ornamentos sagrados.

Visite:

Plaza Fray Albino, s/n 38201 San Cristóbal de la Laguna (Tenerife).

O interior não pode ser visitado devido a obras de restauração.

IgrejaA igreja da Conceição (Iglesia de la Concepción)
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Iglesia de la Concepción. Clicar para ampliar a imagem.A Igreja da Imaculada Conceição é a primeira igreja paroquial de Tenerife e a mãe de todos os que foram criados desde o século XVI. O governador, «adelantado» estabelece a sua localização depois de celebrar pela primeira vez em Tenerife Corpus Christi em 1496.

A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Iglesia de la Concepción. Clicar para ampliar a imagem.A igreja original foi submetido a sucessivas prorrogações e modificações ao longo dos séculos seguintes. As maiores mudanças ocorreram no século XVIII com os planos do arquiteto Diego Nicolás Eduardo. Foi classificada em 1948 monumento histórico e artístico nacional. Em 1948 foi declarada um monumento nacional. Foi reconstruida em 1974, após o colapso de seus navios na década de 60.

A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Iglesia de la Concepción. Clicar para ampliar a imagem.A Igreja da Imaculada Conceição tem a forma característica de templos das Canárias, com três naves, arcos e painéis de pinho teto mudéjar das Canárias.

A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Iglesia de la Concepción. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A Igreja da Imaculada Conceição tem um rico património artístico:
  • Seu púlpito é uma peça barroca anónima esculpida em madeira fina no final do século XVIII, considerado uma jóia única em seu género.
  • A fonte de cerâmica do século XV Sevilha tem grande valor histórico, uma vez que a lenda diz que eles foram trazidos pelo primeiro governador e que serviu para batizar os primeiros Guanches de Tenerife.

A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Iglesia de la Concepción. Clicar para ampliar a imagem.Entre suas esculturas deve ser mencionado:

  • La Predilecta (La Dolorosa) de José Julán Pérez na capela do Santísimo Cristo.
  • El Cristo del Rescate do gótico tardio espanhol (século XVI).
  • San Pedro e La Inmaculada Concepción, a última estátua (cerca de 1849) o escultor de Tenerife Fernando Estévez (1781-1854).
  • O grupo de La Piedad de Lázaro González (século XVII).
  • Uma estátua de San José (escola genovesa do século XVII).

Entre suas obras estão:

  • O famoso San Juan Evangelista de Cristóbal Ramírez que deveria ter, aparentemente, observou exsudações de sangue em 1648
  • Uma grande lona por Cristóbal Hernández de Quintana (1651-1725) intitulado Cuadro de las Animas.

A igreja também tem uma grande coleção de objetos de ouro como a Grande Custódia do Marquês de Bajamar e as Corpus Christi vários retábulos e um belo coro esculpido no início do século XVIII por Rodriguez Bermejo.

A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Iglesia de la Concepción. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Iglesia de la Concepción. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Iglesia de la Concepción. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
O campanário, na mó, foi construído em 1697 e foi o terceiro da igreja. A torre é agora o símbolo mais representativo de La Laguna.
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. O campanário da Iglesia de la Concepción. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. O campanário da Iglesia de la Concepción. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. O campanário da Iglesia de la Concepción. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. O campanário da Iglesia de la Concepción. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. O campanário da Iglesia de la Concepción. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. O campanário da Iglesia de la Concepción. Clicar para ampliar a imagem.
Visite informações:

Endereço: Plaza Doctor Olivera, s/n 38202 San Cristóbal de la Laguna (Tenerife)

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 horas 30 às 13 horas 45 e das 17 horas 30 às 19 horas 30. Sábado, das 8 horas 30 às 13 horas 45 e das 17 horas às 19 horas 30. Domingo e feriados, das 7 horas 30 às 13 horas 45 e das 16 horas 30 às 20 horas 30.

Preços: Entrada gratuita.

PraçaA praça do avançado (Plaza del Adelantado)
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Plaza del Adelantado. Clicar para ampliar a imagem.Praça sombra agradável cercada por muitos edifícios interessantes: a prefeitura (Casa del Corregidor) do palácio Nava, o antigo Mosteiro Santa Catalina de Siena, o mercado coberto.
CapelaA capela de São Miguel (Ermita de San Miguel)
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Ermita de San Miguel. Clicar para ampliar a imagem.A ermida de São Miguel está localizado na Plaza del Adelantado; que foi construído em 1506 por Alonso Fernandez de Lugo e colocada sob a invocação de São Miguel Arcanjo. A estátua de São Miguel é mantido na igreja de Santo Domingo, onde é adorado a cada ano durante o seu dia de festa em 29 de setembro.

Após extenso trabalho de restauração feito pelo Conselho da ilha de Tenerife, o Cabildo, foi transformado em uma sala de exposições.

Horário das visitas: quando há uma exposição.

SolarA casa Anchieta (Casa de Anchieta)
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. La Casa Anchieta.  Clicar para ampliar a imagem.
PrefeituraA Câmara Municipal (Ayuntamiento)
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. A Prefeitura. Clicar para ampliar a imagem.A Câmara Municipal está alojado em um edifício 1546, construído por Juan Nepomuceno.

A Câmara Municipal passou por inúmeras mudanças desde o século XVI. As preocupações mais importantes sua fachada principal foi reconstruida em pedra em 1822 por Juan Nepomuceno Conejo. Este é definitivamente um dos melhores exemplos do estilo neoclassico civil às Canárias. A Sala das Festas foi restaurada em 1888 por Rafael de Oráa.

A parte do edifício com vista para a rua La Carrera e Obispo Rey Redondo manteve o portão da antiga residência do Corregidor (ex-juiz nomeado pelo rei).

Encontrado em seu frontispício as armas de Charles V e de cada lado, a imagem de Tenerife e armas do governador da ilha Jerónimo de Sotomayor.

O plenário tem um bonito teto à caixões de estilo mudéjar canário.

relíquias importantes são preservados lá como:

  • O estandarte que arvorava o governador, ou Adelantado, Alonso Fernández de Lugo quando conquistou Tenerife para a Coroa de Castela.
  • Real Decreto 1510, da Rainha Joana, a Louca, que concedeu La Laguna o título de cidade.
  • Os braços que são também os da ilha de Tenerife.
  • Os arquivos históricos que estão entre os mais abrangente no arquipélago.

Horário das visitas: de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 14 horas.

MosteiroO mosteiro de Santa Catarina de Siena (Convento de Santa Catalina de Siena)
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Convento de Santa Catalina de Siena.  Clicar para ampliar a imagem.A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Convento de Santa Catalina.  Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro de Santa Catarina de Siena está localizado na Plaza del Adelantado; foi construído no século XVII, em 1611, no local dos restos mortais de Los Adelantados.

Há retábulos barrocos interessantes, como o santuário e da Virgem de El Tránsito e um stand de prata em relevo.

Em exibição na igreja do mosteiro, escultura representando Santa Rosa de Lima, esculpida por Rodríguez de la Oliva.

Uma vez por ano, em 15 de fevereiro, o convento abre suas portas para mostrar aos fiéis o corpo intacto do servo de Deus, Irmã María de Jesús de León Delgado (1643-1731).

Horário das visitas: de segunda a sábado, das 7 horas às 11 horas 45; domingo, das 18 horas 30 às 20 horas (visita possível do pátio interior).

PalácioO palácio Nava y Grimón (Palacio de Nava y Grimón)
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Casa Nava y Grimón.  Clicar para ampliar a imagem.O Palácio de Nava está localizado na Plaza del Adelantado. Foi construído em 1776 por Tomás de Nava Grimón y Porlier, quinto Marquês de Villanueva del Prado, «Regidor» de Tenerife (o equivalente a um vereador) em 1585, e criador do Jardim Botânico do Vale do La Orotava.

Isto é para muitos um exemplo incomum de arquitetura das Ilhas Canárias por causa da presença na fachada de um estilo híbrido, o resultado de um cruzamento entre Maneirismo, Barroco e Neoclassicismo. Desde a sua construção até a última obra datada em 1776 por Tomás de Nava y Grimón y Porlier, quinto Marquês Villanueva del Prado, o palácio foi, de facto, acusou a evolução e transformação da sensibilidade artística nos últimos dois séculos trabalho e expansões.

A pedra edifício principal central, semelhante ao palácio Salazar (hoje o Palácio Episcopal) foi construído em 1681 pelos mesmos pedreiros.

Na época do quinto Marquês de Villanueva del Prado está nesta casa que conheceu o famoso Tertulia de Nava, um grupo de intelectuais que teve uma grande influência na época do Iluminismo.

No centro do frontispício, pode-se admirar a crista de pedra do Marquês de Villanueva del Prado.

Endereço: Calle de Nava y Grimón.

SolarA residência do Corretor (Casa del Corregidor)
A residência do Corretor é o edifício mais antigo da cidade; que data do século XVI, foi a sede do Cabildo da ilha (o Governo).

A construção desta casa começou no início do século XVI e foi concluída em 1545. A fachada tem uma pedra vermelha portal bonito, um dos exemplos mais representativos do estilo plateresco nas Ilhas Canárias.

O nome desta casa é que é aqui que abrigava os «Corregidores» governou a ilha quando (ex-juízes nomeados pelo rei). É lá que habitou o bispo Joaquín Lluch y Garriga. Ele abriga os escritórios da Câmara Municipal hoje.

Horário das visitas: de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 14 horas.

A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Casa del Corregidor.  Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Casa del Corregidor.  Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Casa de los corregidores.  Clicar para ampliar a imagem.
O mercado ao trigo (Casa de la Alhóndiga)
O mercado ao trigo.
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Casa de la Alhóndiga.  Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. O portal da Casa de la Alhóndiga. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Casa de la Alhóndiga. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. O portal da Casa de la Alhóndiga. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
SolarA casa Alvarado-Bracomonte (Casa de Alvarado-Bracamonte) ou Câmara dos Capitães Generais (Casa de los Capitanes Generales)
O capitão general Diego de Alvarado-Bracamonte ordenou a construção desta casa na primeira metade do século XVII. -Lo mais tarde pertenceu ao Marquês de La Breña e do Marquês de Mejorada. Vários capitães gerais, há também viveu no século XVIII.

Esta casa com vista para a rua Viana e da rua Obispo Rey Redondo, foi restaurado recentemente. Ele tem um portal e aberturas de cortar tufeau vermelho do país e um agradável pátio. Esta é uma casa em estilo típico das Canárias.

La Casa de los Capitanes abriga o Posto de Turismo, o Museu da Cidade de La Laguna, e do Centro Internacional para a Conservação do Património.

Horário das visitas: de terça a sábado, das 11 horas às 13 horas e das 17 horas às 20 horas; segunda-feira, das 17 horas às 20 horas e no domingo das 11 horas às 13 horas (apenas quando há exposições)

A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Casa de Alvarado-Bracamonte. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. O portal da Casa de Alvarado-Bracamonte. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Pátio, Casa de Alvarado-Bracamonte. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Pátio, Casa de Alvarado-Bracamonte. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Pátio, Casa de Alvarado-Bracamonte. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Pátio, Casa de Alvarado-Bracamonte. Clicar para ampliar a imagem.
SolarA residência Mesa (Casa Mesa)SolarA casa Riquel (Casa Riquel)
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Casa Mesa. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Casa Riquel. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
SolarA casa Ossuna (Casa de Ossuna)
Esta casa foi construída pelo Capitão Manuel Delgado no meio do século XVII e mais tarde tornou-se propriedade da família de Ossuna.

Ela agora abriga os arquivos e também é a sede do Instituto de Estudios Canarios. Seus arquivos contêm muitos documentos interessantes, relacionando-se especialmente à família Anchieta, um dos cujo membro mais famoso foi o jesuíta José de Anchieta, nascido em La Laguna em 1534 e evangelizador do Brasil que fundou a cidade de São Paulo.

EscolaO antigo Colégio Dominicana (Antiguo Colegio de Las Dominicas)
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Antiguo Colegio de las Dominicas. Clicar para ampliar a imagem.
RuaA rua de Santo Agostinho (Calle San Agustín)
A rua de Santo Agostinho hospeda muitas moradas de interesse cultural, que também pode visitar várias ricamente arborizado e florido.
SolarA casa Montañes (Casa de Montañés)
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Casa de Montañés, pátio. Clicar para ampliar a imagem.Esta casa é um dos melhores exemplos de arquitetura civil da cidade de La Laguna. Foi construído em 1746 pelo sargento major Francisco Montañes. restaurado Foi há pouco pelo arquiteto Sebastián Matías. Ele tem uma magnífica obra de gabinete em suas portas e janelas. Este é o lugar onde é hoje a sede do Conselho Consultivo das Canárias.

Esta casa pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 13 horas.

Endereço: Calle de San Agustín.

PalácioO palácio Lercaro (Palacio de Lercaro)
O Palacio de Lercaro é um século XVI na Calle San Augustín.

O tenente-general de Tenerife Francisco Lercano de León ordenou a construção desta casa em 1593, o que representa um belo exemplo de arquitetura civil das ilhas. Sua principal pátio é único em comparação com os estilos arquitetónicos encontrados nas Ilhas Canárias por causa das estátuas de madeira do primeiro andar.

A fachada da casa tem um edifício principal central em pedra e você pode admirar os braços do proprietário original. O acabamento das paredes que imita tijolos e motivos renascentistas, também é singular.

A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Palacio Lercaro. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Palacio Lercaro. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Palacio Lercaro. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Palacio Lercaro. Clicar para ampliar a imagem.Dentro, há painéis de madeira esculpida com desenhos estilizados de plantas que destacam a grade do corredor.

A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Palacio Lercaro. Clicar para ampliar a imagem.As salas diferentes, todos têm um belo teto à caixões; da escadaria principal, construído com as mesmas pedras como os do pórtico da entrada e pilastras do pátio, tem apoiar uma abóbada e um arco semicircular.

A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Casa Lercaro, Museo de Historia de Tenerife. Clicar para ampliar a imagem.O Museu de História de Tenerife (Museo de Historia de Tenerife) e da ilha de Tenerife Arquivo foram construídos no Palacio de Lercaro, que agora pertence ao Conselho da Ilha, o Cabildo. Ele apresenta a história da ilha desde o século XV até ao presente.

Onze salas de exposição têm diferentes painéis explicativos que proporcionam uma visão geral da história da ilha.

A grande coleção de mapas das ilhas Canárias, alguns que remonta ao século XVI, e descrições de vários objetos, apresentados dentro do edifício é muito interessante.

A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Arte Moderna. Clicar para ampliar a imagem.Endereço: Calle de San Agustín, 22.

Horário das visitas: de terça a domingo, das 9 horas às 19 horas - Fechado segunda-feira.

Taxa de inscrição: 1.80 € 3 €, dependendo da idade.

CasaA casa dos Jesuítas (Casa de Los Jesuitas)
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Casa de los Jesuitas. Clicar para ampliar a imagem.Os jesuítas começou a construção desta casa em 1733. Eles se estabeleceram lá em 1737 e teve de abandonar em 1767, no momento da sua expulsão da ilha.

Este edifício foi usado repetidamente para fins educacionais. Foi lá que a Universidade de San Fernando com suas aulas de direito, verdadeiro embrião da Universidade.

Este é o lugar onde é hoje a sede da Real Sociedad Económica de Amigos del País, que tem uma bela biblioteca especialmente na época do Iluminismo, bem como arquivos de grande valor com recursos as casas de Nava y Grimón, Tabares de Nava e o legado do cronista Rodríguez Moure.

A biblioteca pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 16 horas para 18 horas.

Endereço: Calle de San Agustín.

PalácioO palácio do bispo (Obispado) ou Casa Salazar (Casa Salazar)
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Fachada da Casa Salazar, Antigua sede del Obispo. Clicar para ampliar a imagem.Palácio episcopal e pátio do século XVII.

La Casa Salazar foi a residência dos Condes del Valle de Salazar que ordenou a construção em 1664. A fachada é o trabalho de Juan González de Castro Illada e foi construído em 1681 por pedreiros Juan Lizcano e Andrés Rodríguez Bello.

Para muitos, as sóbrias linhas e equilibradas de fachada para a tendência barroca, torná-lo um dos mais belos da arquitetura civil do arquipélago das Canárias.

Antes de ser comprado no século XIX para se tornar a sede do Bispo de La Laguna e acomodar os escritórios da Cúria, o palácio abrigava o Casino El Porvenir e é no piano deste clube que Teobaldo Power compôs um grande parte de seu famoso Cantos Canarios.

A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Casa Salazar antes do incêndio. Clicar para ampliar a imagem.O interior é construído em torno de um pátio com colunas de apoio das galerias. importantes obras de arte foram encontrados lá como pinturas de Francisco Bonnin, de José Aguiar, de Mariano de Cossio, de Manuel López Ruiz e Martín González, e esculturas, incluindo bustos de Bispos Rey Redondo e Fray Albino de Mariano Benlliure.

Em 23 de janeiro de 2006 o Palácio do Bispo foi destruída por um incêndio reduzido ao estado do património cinzas de riqueza incalculável; ele deve ser reconstruido nos próximos anos.

Endereço: Calle de San Agustín.

IgrejaA igreja e o ospital Nossa Senhora das Dores (Iglesia y Hospital de Nuestra Señora de Los Dolores)
Grande parte da igreja data atual de volta ao início do século XVIII, embora as suas datas do portal a partir do século XVII. Este templo é constituído por uma só nave.

Ele contém, entre outros:

  • Uma pintura por Cristóbal Hernández de Quintana intitulado El Sueño de San José
  • Metade um alívio do nascimento de Cristo do século XVII
  • Uma pintura interessante, Ecce Homo da Escola canária e duas esculturas de Antonio Maragliano.

Outras pinturas para ver, devemos mencionar a grande pintura sobre madeira que representa o Crucificado com a Virgem e San Sebastián de cada lado do requintado e um dos mais antigos trazidos para Tenerife.

Endereço: Calle de San Agustín.

MosteiroA igreja e o antigo mosteiro de Santo Agostinho (Iglesia y Antiguo Convento de San Agustin)
Isso foi até o episódio de «Desamortización», no século XIX, um mosteiro de frades agostinhos sob o Espírito Santo. Esta ordem religiosa se tinha estabelecido em La Laguna em 1504 e obteve em 1701 a licença necessária para fazer progresso. Este convento, que teve uma grande influência na educação, permitiu a criação da Universidade de La Laguna.

Sua construção foi concluída em 1560 e continua a ser hoje diferentes elementos arquitetónicos originais, como os do claustro pedras lavradas vermelhos:; o pátio, um dos mais belos das Ilhas Canárias. Miguel de Unamuno ficado lá.

Que agora abriga o Instituto das ilhas Canárias, foi durante muito tempo o único centro de ensino secundário nas Canárias. Durante o século XIX e no século XX, os ilhéus que mais tarde se tornaria famoso mais tarde, foram educados como Benito Pérez Galdós, Bals Cabrera Felipe e Tomás Morales.

O Instituto de Canarias, o herdeiro da primeira Universidade, também conserva coleções científicas importantes e obras de arte entre as quais devemos mencionar as pinturas do Museu Romántico em Madrid.

Endereço: Calle de San Agustín.

A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Antigo convento de Santo Agostinho. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Antigo convento de Santo Agostinho. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Antigo convento de Santo Agostinho. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Antigo convento de Santo Agostinho. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Antigo convento de Santo Agostinho. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Antiguo Convento de San Agustín. Clicar para ampliar a imagem.
MosteiroA igreja de São João Batista (Iglesia de San Juan Bautista) e o Mosteiro de Santa Clara de Assis (Convento Santa Clara de Asis)
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Convento Santa Clara. Clicar para ampliar a imagem.O convento de Santa Clara de Assis (da ordem franciscana, o primeiro mosteiro a ser estabelecida nas Ilhas Canárias) data de 1575.

A igreja, dedicada a São João Batista, tem um belo teto mudéjar à caixões e um património interessante como as estátuas de La Dolorosa, San Juan e La Magdalena, trazidos da América no século XVIII. A igreja também contém duas pinturas de Juan de Miranda e um grupo de esculturas compostas da estátua de El Señor del Huerto, o escultor de Gran Canaria Luján Pérez, e a de Los Apóstoles Dormidos de Rodríguez de la Oliva.

Endereço: Calle de Nava y Grimón.

Horário das visitas: das 8 horas às 15 horas e das 17 horas 15 às 19 horas 15 (aviso prévio).

IgrejaA igreja de São Domingos de Guzmán (Iglesia de Santo Domingo de Guzmán)
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Antiguo Convento Santo Domingo. Clicar para ampliar a imagem.A igreja de São Domingos de Guzmán data do século XVII, embora tenha uma porta de estilo plateresco do século XVI.

Distingue-se para os seus grandes tetos à caixões de estilo mudéjar, suas pinturas do pintor das Canárias Cristóbal Hernández de Quintana e suas pinturas a fresco de Mariano de Cossio (1790-1860).

A torre de sino está encostado nas paredes do convento de Las Dominicas agora quase desapareceu.

O templo também abriga estátuas e objetos de ouro significativas:

  • O Señor Difunto (século XVI).
  • O Señor de la Humilidad y Paciencia (século XVII).
  • A estátua do La Inmaculada de Antonio Mario Maragliano, madeira policromada datado da primeira metade do século XVIII.
  • A estátua de San Miguel, 1577, que pertencia à ermida do mesmo nome e é reverenciado como 29 de setembro património da ilha.

O objetos ouro principalmente das oficinas que existiam em La Laguna, no século XVIII. Deve incluem:

  • A grande ostensório projetado pelo escultor José Rodríguez de la Oliva e cortada pelo ourives originalmente de Tenerife Ildefonso de Sosa, que é considerada a peça mais valiosa da pratas ao longo das Canárias.
  • O trono da Quinta-feira Santa.
  • Macas prata da Virgen del Rosario.
  • A fonte batismal também é interessante para ver. Eles vêm da antiga igreja dos Los Remedios. É nessas fontes foi batizado Beato José de Anchieta, fundador da cidade de São Paulo, cujo batismo ainda é mantido na igreja.

Informação sobre as visitas:

Endereço: Calle de Santo Domingo, s/n 38201 San Cristóbal de la Laguna (Tenerife)

Preços: Entrada gratuita.

Horário das visitas: de terça a sábado, das 18 horas às 19 horas 30; domingos e feriados das 10 horas às 12 horas e das 18 horas às 19 horas 30.

CapelaA capela de São Cristóvão de La Laguna (Ermita de San Cristóbal de La Laguna)
Esta ermida foi fundada no início do século XVI, mas foi transformado muitas vezes ao longo dos séculos.

Ele merece um lugar especial para que é o que manteve o padroeiro da cidade (San Cristóbal de La Laguna). A tradição conta que este é o lugar onde se encontra o túmulo de Fernando de Guanarteme, aborígene convertido na ilha de Gran Canaria, que fazia parte do elenco de Fernández de Lugo durante a conquista de Tenerife.

Endereço: Avenida de Calvo Sotelo.

Horário das visitas: normalmente fechado ao público.

CapelaA ermida de São Bento Abade (Ermita de San Benito Abad)
A construção desta capela foi concluída em 1554, mas foi reconstruida em 1636.

Localizado no bairro de San Benito, perto da igreja de La Concepción, foi recentemente restaurado. É composto por uma só nave, com um arco de pedra vermelha que enquadra a porta principal e teto mudéjar típica de caixões, representante dos muitos templos Canárias.

Aqui devemos enfatizar a importância da Festa de San Benito, celebrado todos os anos em honra do padroeiro de pastores e culturas, um dos maiores das Ilhas Canárias, realizada no primeiro domingo de julho.

Endereço: Calle del Marqués de Celada.

Horário das visitas: horas de culto.

MosteiroO santuário real do Santíssimo Cristo de La Laguna (Real Santuario del Santísimo Cristo de La Laguna)
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Real santuario del santisimo Cristo de la Laguna. Clicar para ampliar a imagem.Os franciscanos que chegaram à ilha no momento da conquista, construiu o convento de San Miguel de las Victorias em 1506. Foi destruída em 1810 por um incêndio; ele é salvo como a estátua do Cristo.

A igreja tem uma só nave, alta e estreita, cerca de 46 m de comprimento e 7 m de largura. Você entra por uma porta localizada sob o coro alto. O altar apresenta uma parede de dinheiro empurrou com as armas do Marquês de Villanueva del Prado. A parede traseira é ocupada por uma grande copa em prata com um nicho central.

A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Real santuario del santisimo Cristo de la Laguna. Clicar para ampliar a imagem.No fundo de madeira entalhada e dourada neste nicho encontra-se a cruz do Santo Cristo; acima e como uma coroação é uma pequena escultura antiga, policromada de San Miguel de las Victorias.

A cruz, cobertas de prata banhado a aproximadamente lavradas, é um dom de Francisco Bautista Pereira de Lugo, senhor das ilhas de La Gomera e El Hierro, em 1630. A velha cruz, que é substituído por um, é mantido no coro sob o convento das Clarissas.

A estátua é levada em procissão duas vezes por ano: na festa da cidade (14 de setembro), onde é transportado para uma cruz de prata, e quando a procissão sexta-feira amanhece santo em uma cruz de madeira simples .

A igreja também contém uma imagem do escultor dolorosa das Canárias Rodríguez de la Oliva e outro de São Francisco de Assis, e um importante legado na talheres, principalmente das melhores oficinas de La Laguna.

Atualmente, a igreja tem a patente de santuário real, adoração intensa, e ele foi devolvido para a comunidade franciscana, do anexo Convento de San Miguel de las Victorias.

Endereço: Plaza de San Francisco (Plaza del Cristo).

Horário das visitas: segunda-feira, quarta, quinta e sexta-feira, das 7 horas às 13 horas e das 16 horas às 21 horas. Terça-feira, das 10 horas 30 às 13 horas e das 16 horas às 21 horas; sábado e domingo, das 7 horas às 21 horas.

UniversidadeA Universidade de São Fernando (Universidad de San Fernando)
A Universidade San Fernando é o coração cultural da cidade.

ConhecimentosHistória, geografia, artes, tradições, flora …

HistóriaHistória
A cidade de San Cristóbal de la Laguna em Tenerife. Expedição de Dumont d'Urville, 1842. Clicar para ampliar a imagem.A cidade foi fundada em 1496 pelo conquistador Alfonso Fernández de Lugo, que construiu casas em torno da igreja de La Concepción, que deu a Ciudad Alta («a cidade alta»). Na Villa de Abajo («a cidade baixa») do início do século XVI, foram as classes dominantes que se estabelecem e comunidades monásticas que constroem igrejas força e hospícios. San Cristóbal sabe que seu tempo de esplendor no século XVII e XVIII até a capital foi transferida para Santa Cruz. La Laguna foi a capital do Tenerife até 1823.

De 1510 a cidade se tornou o centro político e intelectual da ilha e toda a região. É também aqui que foi fundada a primeira universidade, nas Ilhas Canárias, em 1701, a pedido do Papa Clemente XI. E apesar do fato de que a cidade teve de desistir de seu status de capital em favor da Santa Cruz de Tenerife, manteve-se até hoje o centro religioso e cultural da ilha.

Em 1818, a cidade tornou-se um bispado.

Em 1975, o Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC) foi criado lá.

Em 1999 foi declarada «Património Mundial» pela UNESCO.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Canárias > Tenerife > Costa oriental > San Cristóbal de La Laguna
Assuntos mais detalhados
Mapa interativo da cidade de San Cristóbal de La Laguna em Tenerife
A cidade de San Cristobal de la Laguna em Tenerife - Mapa das linhas de ônibus (PDF)
A aldeia de Valle de Guerra em Tenerife
A aldeia de Bajamar em Tenerife
Assuntos próximos
O parque rural de Anaga em Tenerife
A cidade de Santa Cruz de Tenerife
A cidade de El Rosario em Tenerife
A cidade de Candelaria em Tenerife
A cidade de San Cristobal de la Laguna em Tenerife
A cidade de Arafo em Tenerife
A cidade de Güímar em Tenerife
A cidade de Fasnia em Tenerife
A cidade de Arico em Tenerife
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da ilha de Tenerife
A ilha de Tenerife - Mapa das linhas de ônibus (PDF)
A costa setentrional de Tenerife
A costa oriental de Tenerife
A costa meridional de Tenerife
A costa ocidental de Tenerife
O interior da ilha de Tenerife
A flora e a fauna da ilha de Tenerife
A ilha de Tenerife - Folheto OTC

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.