O Parque Nacional de Caldera de Taburiente tem uma paisagem montanhosa, típica da ilha de La Palma, atravessada por muitos pequenos riachos. Este terreno íngreme, devido à elevada altitude, é a atração essencial do Parque Nacional.
A Caldera de Taburiente é uma depressão enorme (um dos a maior do mundo de seu tipo) de origem erosiva.
A Caldera está rodeada por um circo de cimeiras 8 km de picos de diâmetro estão entre os mais altos da ilha: o Roque de los Muchachos (2 426 m), o Pico de la Cruz (2 351 m), Piedra Llana (2 321 m), o Pico de la Nieve (2 236 m), a Punta de los Roques (2.085 m), e assim por diante. Você pode visitar duas crateras dormentes: La Cumbrecita e Los Muchachos.
Do cume, a terra mergulha para dentro da Caldera, criando penhascos íngremes, pelo menos, 800 m de altura. Em seu ponto mais baixo, eles atingem uma altitude de 430 m acima do nível do mar, causando elevações de cerca de 2 000 m.
A forma particular do caldeirão da Caldera foi devido a erupções vulcânicas, deslizamentos de terra e à ação da água. Como o resto das Ilhas Canárias, a ilha de La Palma surgiu a partir do fundo do oceano depois de uma série de erupções vulcânicas.