AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.
Investigação personalizada

A aldeia de Canyamel em Maiorca - Seixos dos Gigantes (Claper des Gegants)

[Tópico anterior] [Tópico superior] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Acolhimento] [Site Home] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
Os Seixos dos Gigantes (Claper des Gegants) é um sítio pré-histórico da época talaiótica que data de mas de 3000 anos. Esta aldeia talaiótica foi habitada até pouco depois que a ilha foi ocupada pelos Romanos em 123 antes de JC. É situado perto de Canyamel na comuna Capdepera, sobre a costa oriental da ilha de Maiorca.
EtimologiaEtimologia e toponímia
O topônimo deste sítio, “Claper des Gegants” significa “Seixos dos Gigantes”: em catalão, “claper” - como “clapier” em francoprovençal - designa um entulho, um seixo, um lugar pedregoso; assim, um coelho de seixo é um coelho de terreno pedregoso, normalmente menos gorda que um coelho de coelheira.

O termo de “gigantes” encontra a sua origem antiga na crença das pessoas da campanha maiorquino que estas construções tinham sido construídas por gigantes.

A palavra talayot (talaiot em catalão) provem da palavra árabe “țalā'i” que significa “torre de vigia”; é a mesma raiz que a palavra “atalaya” que designa uma torre de vigia em espanhol castelhano ou catalão.

SituaçãoSituação

A aldeia talaiotica do Claper des Gegants em Maiorca - Clapier dos Gigantes (Claper des Gegants) - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)O sítio arqueológico do “Claper des Gegants” encontra-se sobre a inclinação do sul de uma colina, Serra Mitjana, exatamente ao lado do Golfe de Canyamel, sobre o domínio de uma exploração agrícola nomeada “Es Claper”. Consequentemente é um dos talayots mais elevados da ilha de Maiorca.

“Os Seixos dos Gigantes” é apenas à 250 m da estrada Ma-4042 que ligar Capdepera à Canyamel. Pode-se aceder ao sítio apenas à pé, em 5 minutos, por um caminho empedrado mas não muito difícil.

Côordenadas geográficas: 39° 43' 55" N; 2° 49' 23" E

VisitasVisitas

A aldeia talaiotica do Claper des Gegants em Maiorca - Plano Clapier dos Gigantes (Claper des Gegants) - Clicar para ampliar a imagemAldeias talayotiques eram dispersadas em toda a ilha de Maiorca, e situadas geralmente à pontos estratégicos. As comunidades havia eram agricultores e ceifeiros. O comércio era baseado na troca e estas populações não tinham sistemas monetários nem de escrita.

Numerosos objectos foram encontrados estes em sítios talaióticos: cerâmicas diárias, armas ou instrumentos (espadas, ferros de lança ou de facas), objectos em ossos ou de outros utensílios. Os vestígios das construções e os objectos do diário são os únicos elementos que permitem tentar reconstituir como estes povos viviam e em que acreditavam.

A aldeia talaiotica do Claper des Gegants em Maiorca - Clapier dos Gigantes (Claper des Gegants) - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)O sítio de “Claper des Gegants” conserva as ruínas de uma aldeia talaiótica de 4800 m², cercado de um muralha à três portas de acessos e compreendendo dois talaiots e das casas de habitação.

Legenda do plano:

1. Talayot

2. Muros

3. Vestígios de construções antigos

4. Restos de construções modernas

A aldeia talaiotica do Claper des Gegants em Maiorca - O talayot Clapier dos Gigantes (Claper des Gegants) - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)Único um do dois talayots (salas comunitárias ou edifícios para os rituais religiosos) é facilmente identificável; trata-se de uma torre de plano circular e uma altura de 6 metros à origem. A porta, que se encontra do lado do sul, hoje é enterrada. Observará-se o contraste entre a grande espessura dos muros e a superfície real dentro do talayot. Da cimeira do talaiot, tem-se uma vista dominante sobre as terras do vale de Canyamel.

O segundo talayot encontra-se ao sul do primeiro, mas é mascarado pela vegetação e foi nivelado em grande parte.

A aldeia talaiotica do Claper des Gegants em Maiorca - O talayot Clapier dos Gigantes (Claper des Gegants) - Clicar para ampliar a imagemOs talaiots eram construídos em zonas isoladas ou, como neste caso, dentro de uma aldeia. Podiam ter um plano circular ou um plano quadrado, e a sua altura era aproximadamente a de uma construção de dois andares. Eram construídos em pedras secos, sem nenhum almofariz; a pedra de cobertura era apoiada uma grande coluna central. Acedia-se dentro da construção por uma pequena abertura na parede.

Os talaiots eram as construções mais típicas de Maiorca pré-históricos; estas construções serviam à diferentes usos: salas comunitárias ou lugares de reunião, et cetera. O teto era utilizado para vigilância, comunicação e controlo territoriais.

Na parte oriental do recinto da aldeia, pode-se ver as ruínas de diversos habitações.

A aldeia talaiotica do Claper des Gegants em Maiorca - Clapier dos Gigantes (Claper des Gegants) - Clicar para ampliar a imagemA aldeia talaiotica do Claper des Gegants em Maiorca - Clapier dos Gigantes (Claper des Gegants) - Clicar para ampliar a imagemA aldeia talaiótica do Claper des Gegants foi exumada nos anos 1960, mas realmente não foi escavada único em 1998.

Infelizmente, certas partes da aldeia foram alteradas à época moderna pelos agricultores, que se serviam para conservar os seus existências, e únicas cerca de fundações ficam.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Llevant > Capdepera > Canyamel > Seixos dos Gigantes
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A aldeia de Canyamel em Maiorca - As grutas de Artà
A aldeia de Canyamel em Maiorca - A torre de Canyamel
A aldeia de Canyamel em Maiorca - Seixos dos Gigantes (Claper des Gegants)
Assuntos mais largos
Página inicial
A cidade de Capdepera em Maiorca - O castelo
A aldeia de Cala Mesquida em Maiorca
A aldeia de Cala Rajada (Cala Ratjada) em Maiorca
A aldeia de Canyamel em Maiorca
Tópico anterior ] [ Tópico superior ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Investigação personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.