AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.
Investigação personalizada

A aldeia de Canyamel em Maiorca - A torre de Canyamel

[Tópico anterior] [Tópico superior] [Próximo tópico] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Acolhimento] [Site Home] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
A Torre de Canyamel (Torre de Canyamel) é uma torre de vigia e de defesa da costa oriental da ilha de Maiorca perto da aldeia de Canyamel, na comuna Capdepera.
EtimologiaEtimologia e toponímia
Está apenas ao século XV, em 1473, que a torre tomou o nome “de Torre de Canyamel” após a introdução da cultura da bengala à açúcar na região. Ao século XVI, a torre levou o nome “de Torre Vigía” (torre de vigia) ou “Atalaya”, seguidamente “de Torre d'en Massot”, do nome dos proprietários então. A torre também foi nomeada “Torre dos Gabellí” (o apelido dos habitantes de Capdepera).

SituaçãoSituação

A Torre de Canyamel encontra-se sobre a estrada de Artà à Canyamel, cerca de quilómetros antes de Canyamel.

VisitasVisitas

A Torre de Canyamel em Maiorca - A torre de Canyamel - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)Após a reconquista de Maiorca, em 1229, o rei Jaume I, o Conquistador, fundador do reino de Maiorca, negociou com os muçulmanos de Minorca o Tratado de Capdepera, pelo qual estes últimos tornaram-se ao monarca cristão em 1231.

A Torre de Canyamel em Maiorca - A porta da torre de Canyamel (autor Frank Vincentz) - Clicar para ampliar a imagemContudo, o conflito prosseguiu-se no Mar Mediterrâneo e os piratas mouriscos (Trigos mouriscos) ameaçavam as populações da ilha de Maiorca. Por ordem do rei, o vale de Gabellí (hoje vale de Canyamel) foi colocado sob a proteção da família Montsó que constrói, no meio do XIII do século, a torre hoje nomeada “Torre de Canyamel”, para defender a região contra as incursões dos piratas trigos mouriscos; a torre serviu de torre de guarda e de refúgio para as populações. Então era nomeada “Torre d'en Montsó”.

A Torre de Canyamel em Maiorca - A porta da torre de Canyamel (autor Frank Vincentz) - Clicar para ampliar a imagem

A Torre de Canyamel é uma torre robusta, com muros de um metro de espessura à base, e de uma altura de 23 m; é de plano quadrado e compreende três andares. Para a sua função de torre de defesa, a torre comporta mortíferas, mata-cães e ameias.

A sua arquitectura gótico do século XIII e as suas características faz desta torre medieval uma das raras construções deste tipo na Europa e única à Maiorca.

A Torre de Canyamel em Maiorca - A torre de Canyamel - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)Quando a ameaça berbere cessou, a torre de Canyamel foi transformada em exploração agrícola, e a sua construção anexa em dobra. Em 2009, a torre foi restaurado e reaberto as suas portas, protegendo um pequeno museu. O curral foi transformado restaurando.

A Torre de Canyamel em Maiorca - A torre de Canyamel - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)O rés-do-chão é a grande sala, coberta de uma abóbada de espinha de estilo gótico, onde os habitantes refugiavam-se durante as sedes; os muros são furados de mortíferos para a defesa contra os sitiantes. Ao rés-do-chão, o museu reconstitui os 700 anos de história da torre - do século XIII ao século XX - através, designadamente, da projeção de um documentário “Torre de Canyamel: Testimonio de la historia”. Um tanque à par de mulos (carro de parell) restaurado é exposto lá.

A Torre de Canyamel em Maiorca - A porta da torre de Canyamel (autor Frank Vincentz) - Clicar para ampliar a imagemDurante o período agrícola da torre, o primeiro andar era um vasto sótão com grandes portas pelas quais o grão e de outros géneros era entregue para o armazenamento. Há hoje uma colecção etnográfica: cerâmicas diárias, utensílios domésticos, artigos entrançados em folhas de palma, ofícios tecer os tapetes (do século XIX), instrumentos de tecelões, mas também das armas e o móvel militar.

O andar superior da torre compõe-se de um terraço e uma pequena torre de final defesa (torre del homenaje ou torreón) situada ao centro deste terraço. O terraço é cercado de um parapeito com merlões e ameias; é furada igualmente de mortíferos e mata-cães.

InformaçõesInformações práticas

Horas de visitaHoras de visita
A Torre de Canyamel em Maiorca - Prospectos do Torre de Canyamel - Clicar para ampliar a imagemA Torre de Canyamel em Maiorca - A torre de Canyamel - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)Endereço:

Torre de Canyamel

Carretera Artá-Canyamel, km 5

Estacionamento gratuito.

Horários: de terça-feira a sábado, 10:00 à 15:00 e 17:00 à 20:00; o Domingo de 10:00 à 15:00; fechado a segunda-feira.

Duração da visita: 45 minutos.

Tarifa de entrada: adulto 3 €; gratuito para as crianças menos de 12 anos acompanhados.

Telefone: 00 34 971 841 134

Sítio Internet: www.torredecanyamel.com

Da parte superior da torre, à 23 metros de altura, tem-se uma vista panorâmica sobre o vale e a costa de Canyamel, e também distante que Almudaina de Artá.

Exposições temporárias têm igualmente lugar fora da torre.

RestauranteRestaurantes
A Torre de Canyamel em Maiorca - Porco de leite ao restaurante Porxada de sa Torre (autor Frank Vincentz) - Clicar para ampliar a imagem
O Restaurante Porxada de sa Torre
O restaurante Porxada de sa Torre encontra-se à cerca de metros da Torre de Canyamel; é instalado, desde 1966, em antiga dobra da exploração agrícola de criação que ocupava anteriormente a torre. Aquilo confere-lhe um quadro rústico agradável com muros de pedra, um móvel de madeira e uma decoração de utensílios agrícolas, e mesmo um moinho.

O restaurante Sa Porxada fez-se uma reputação para a sua cozinha essencialmente de tradição maiorquina, com cerca de toques de cozinha internacional. A sua especialidade é o porco de leite ou de “porcella”, elevado na finca do proprietário e coze ao fogo de madeira. O coelho as cebolas, ao bacalhau ao “tumbet”, os bifes do acém à “la plancha” e a terrina de fígado gordo igualmente é apreciado muito.

O restaurante dispõe de um jardim e um bonito terraço.

Estacionamento gratuito.

Horários: de 13:00 à 15:30 e 19:00 à 23:00 Fechado a segunda-feira.

Ctra Artà a Canyamel, km 5, Capdepera

Telefone: 00 34 971 841 310

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Llevant > Capdepera > Canyamel > Torre de Canyamel
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A aldeia de Canyamel em Maiorca - As grutas de Artà
A aldeia de Canyamel em Maiorca - A torre de Canyamel
A aldeia de Canyamel em Maiorca - Seixos dos Gigantes (Claper des Gegants)
Assuntos mais largos
Página inicial
A cidade de Capdepera em Maiorca - O castelo
A aldeia de Cala Mesquida em Maiorca
A aldeia de Cala Rajada (Cala Ratjada) em Maiorca
A aldeia de Canyamel em Maiorca
Tópico anterior ] [ Tópico superior ] [ Próximo tópico ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Investigação personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.