AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A aldeia de Cala Rajada (Cala Ratjada) em Maiorca

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
A aldeia de Cala Rajada em Maiorca - O porto. Clicar para ampliar a imagem.Cala Rajada é um antigo porto de pesca da costa norte-oriental da ilha de Maiorca, que tem ficado principalmente uma estação turística desde os anos 1960. É mais o grande porto do nordeste de Maiorca.

A cidade conta cerca de 6500 residentes permanentes - incluindo muitos Alemães -, mas a população aumenta consideravelmente durante a estação estival pelo afluxo de turistas, principalmente alemães e, em menor escala, franceses, com cada vez mais Russos. Cala Rajada ficou mais povoado que o capital duma divisão administrativa da comuna, Capdepera, no condado do Llevant.

EtimologiaEtimologia e toponímia
O topônimo Cala Rajada provem da palavra catalão “ratjada” que designa a raia, um peixe abundante nestas águas. Cala Rajada é por conseguinte “a Enseada da Raia”. “Rajada” significa igualmente “raio”, um raio de sol que fura e brusco num céu chuvoso.

O nome escreve-se bastante frequentemente Cala Ratjada e pronuncia-se “cale redchade”.

SituaçãoSituação

A aldeia de Cala Rajada em Maiorca - Plano da cidade. Clicar para ampliar a imagem.Cala Ratjada é situado sobre a costa nordeste da ilha de Maiorca, à extrema ponta oriental da ilha. Consequentemente, Cala Rajada é um dos portos de Maiorca mais próximos da ilha vizinha de Minorca. Desde o promontório de Punta de Capdepera que domina Cala Ratjada, é possível, por tempo claro, ver Ciutadella, a antiga capital de Minorca.

A aldeia de Cala Rajada em Maiorca - Cala Rajada visto desde a Punta de Capdepera. Clicar para ampliar a imagem.

Cala Ratjada encontra-se à cerca de 80 km da capital, Palma de Maiorca. A estrada principal de Maiorca, a estrada Ma-15, conduz diretamente Cala Rajada, passando pelas cidades Manacor (32 Km), Artà (12 Km) e Capdepera (3 Km). Desde o aeroporto internacional Son Sant Joan, é necessário contar 1:30 para juntar-se Cala Rajada.

VisitasVisitas

A aldeia de Cala Rajada em Maiorca - Situação Cala Rajada (autor Olaf Tausch). Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Cala Rajada em Maiorca - A Punta d'es Farayós. Clicar para ampliar a imagem.Cala Rajada estende-se de cada lado do promontório do Punta Capdepera. O coração da cidade, com os seus numerosos bares e restaurantes, encontra-se em redor da zona portuária e o longo passeio que se estende desde Sa Pedruscada ao sul até à enseada Cala Gat ao pé do promontório, passando pela praia Son Moll.
Jardim de prazerOs Jardins de Sa Torre Cega
Ir à Sa Torre Cega.
PortO Porto de Cala Rajada
A aldeia de Cala Rajada em Maiorca - O porto. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A aldeia de Cala Rajada em Maiorca - O porto. Clicar para ampliar a imagem.Antes do desenvolvimento turístico, partir dos anos 1960, Cala Rajada era, desde o século XVII, um porto de pesca muito tranquilo especializado na pesca da raia e a lagosta. Embora o porto Cala Rajada torne-se principalmente um porto de divertimento, de lazer e de desportos náuticos, a frota de pesca existe, com cerca de barcos de pesca tradicionais, sempre os llaüts, e arrastões mais modernos. Cala Ratjada é ainda o segundo porto de pesca de Maiorca após Palma, a capital.

Ao lado dos iates de luxo, das embarcações de excursão propõe excursões até Canyamel (grutas de Artà), Cala Millor ou Porto Cristo.

Cala Rajada dispunha de um serviço regular para a ilha vizinha de Minorca, assegurado pelo catamarã rápido Balear Jet, mas esta ligação cessou funcionar em 2012.

FarolO Farol de Capdepera (Far de Capdepera)
A aldeia de Cala Rajada em Maiorca - A Punta de Capdepera. Clicar para ampliar a imagem.O farol Capdepera encontra-se sobre a ponta do Punta de Capdepera ao leste Cala Ratjada; uma pequena estrada efetua até ao farol através de uma paisagem acidentada de enseadas rochosas. Este farol não é não somente o ponto mais oriental Cala Ratjada, mas também o do conjunto da ilha de Maiorca. A partir lá, a ilha vizinha de Minorca é apenas à 38 quilómetros, e pode ser vista ao horizonte por tempo claro.

O farol Capdepera entrou em serviço em 1861. O primeiro sinal utilizava uma óptica fixa cercada de 6 lentilhas vermelhas rotativas que emitem um sinal de luz branca com relâmpagos vermelhos ambas cronometra. Utilizava uma lâmpada à óleo para faróis de terceira ordem.

A aldeia de Cala Rajada em Maiorca - O farol de Capdepera. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Em 1899, devido aos problemas estruturais causados pela humidade, o teto em terraço foi substituído por um teto de telhas à pinhão. Em 1912, uma lâmpada Possibilidade de 55 mm, à incandescência de vapor de petróleo, foi instalados, a óptica e o sinal luminoso restante inalterados. Uma lâmpada Possibilidade à dupla mecha era utilizada como socorros.

Em 1924, a óptica de origem foi substituídos por uma óptica catadióptrica fixa e cercado de cinco lentilhas que giram num banho de mercúrio, emitindo um sinal luminoso constituído de uma luz fixa em alternância com grupos 3 + de 2 relâmpagos de luz branca. Antiga a óptica é agora visível à exposição dos sinais marítimos (Exposición de Señales Marítimas) ao farol de Portopí perto Palma de Maiorca. Em 1969, o sistema de iluminação foi convertidos para funcionar à eletricidade. A parte não rotativa da óptica foi conservada, mas as lentilhas rotativas externas acopladas ao mecanismo giratório foram suprimidas. Os relâmpagos luminosos doravante eram produzidos por um dispositivo piscando eléctrico. Uma lentilha de Fresnel foi instalada em 1971. Os ventos violentos que golpeiam esta parte da costa foram a causa de numerosas ocasiões onde os vigias do farol salvaram vítimas de naufrágios durante a segunda metade do século XIX. Em 1869, os vigias foram decorados da Cruz de Benevolência (Cruz de Beneficencia) do governo espanhol na sequência de uma tempestade selvagem que fez devastações na região.

Torre de vigiaA Torre Esbucada
A aldeia de Cala Rajada em Maiorca - A Torre Esbucada. Clicar para ampliar a imagem.A Punta de Capdepera guarda também as ruínas de uma torre de vigia medieval, a Torre Esbucada (a Torre Esgoelada).
PraiaAs Praias de Cala Rajada
A aldeia de Cala Rajada em Maiorca - A praia Seu Moll (autor Emma saberá). Clicar para ampliar a imagem.Encontra-se numerosas praias e enseadas sobre os 30 km de costas da comuna Capdepera, nomeadamente perto Cala Ratjada. As praias mais ao sul da estação são a praia de Es Carregador, seguidamente a de La Pedruscada.

A praia principal Cala Rajada é a praia Son Moll; é uma praia supervisionada, de 175 m de comprimento. A maior parte dos hotéis e os apartamentos é concentrada lá, que desfigura o sítio: a praia Son Moll torna-se muito frequentada e ruidosa durante o verão.

A aldeia de Cala Rajada em Maiorca - A enseada de Cala Gat. Clicar para ampliar a imagem.Ao norte Son Moll encontra-se a praia Cala Gat. É uma pequena praia, de 50 m de comprimento e 25 m de amplitude, à qual pode-se aceder partir do porto agradável por um passeio marítimo.

Mais distante, encontra-se umas outras pequenas enseadas: L'Olla (“o Vaso”) e Cala Lliteres (“a Enseada da Cama”).

A aldeia de Cala Rajada em Maiorca - A enseada de Cala Gat. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A aldeia de Cala Rajada em Maiorca - A enseada de Cala Gat. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Cala Rajada em Maiorca - A enseada de Cala Gat. Clicar para ampliar a imagem.
A aldeia de Cala Rajada em Maiorca - A enseada de Cala Gat. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Cala Rajada em Maiorca - A enseada de Cala Gat. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Cala Rajada em Maiorca - A enseada de Cala Gat. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
A aldeia de Cala Rajada em Maiorca - A praia de Cala Agulla. Clicar para ampliar a imagem.Após a Punta de Capdepera, encontra-se as praias Cala Agulla (“a Enseada da Agulha”), igualmente desfigurada pelas habitações, e Cala Moltó. Para além do Cap d'es Freu, é Cala Mesquida com a sua praia limitada de dunas.

ConhecimentosHistória, geografia, artes, tradições, flora…

HistóriaHistória
Ao início do século XX, vários ricos proprietários das regiões começaram a passar o verão Cala Rajada. É desta época que datam grande número de construções como Es Carregador, o passeio de Colón e, certamente, o solar da família March.
Forte o crescimento demográfico e económico, devido em parte à construção do porto, como conhecemo-lo hoje, e importante a atividade comercial de este, contribuímos para a mudança fisionómica Cala Rajada, e já para o fim dos anos 1960, a forte expansão turística transformou esta aldeia costeira em uma dos destinos turísticos mais importantes do Mar Mediterrâneo.
TradiçãoTradições
Por volta de meados de Julho (16 de Julho) é celebradas a festa da Virgem Carmel (Virgen del Carmen) e, em meados de agosto (16 de agosto), a festa de São Roque (San Roque).

InformaçõesInformações práticas

Informação geralInformação geral
MeteorologiaMeteorologia e previsões
Serviço de turismoO Serviço de Turismo
Endereço: Via Mallorca, 36

Telefone: 00 34 971 819 467

Excursão em marOs Transportes Marítimos
A aldeia de Cala Rajada em Maiorca - O catamarã BalearJet Cala Rajada - Ciutadella. Clicar para ampliar a imagem.Desde Cala Rajada excursões em mar são organizado para as grutas de Artà em Canyamel: partida todos os dias à 10:30.

O porto Cala Ratjada é próximo da ilha vizinha de Minorca; durante cerca de anos (desde maio de 2009 até Setembro de 2012) a companhia de navegação Interilles assegurou uma ligação regular pelo catamarã Balear Jet entre Cala Rajada e Ciutadella de Menorca. O trajeto durava cerca de uma hora mas custava 120 € ida e volta. Esta ligação atualmente é parada.

RestauranteRestaurantes
O Hotel-restaurante o Ses Rotges
Hotel-restaurante familiar, tido pela família Tétard, instalado numa antiga finca maiorquina. Ambiente refinado e serviço atento.

Restaurante: miudamente à 50 €.

Endereço: Rafael Blanes 21 E, Cala Rajada

Telefone: 00 34 971 563 108

Sítio sobre a Internet: www.sesrotges.com

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Llevant > Capdepera > Cala Rajada
Assuntos mais detalhados
A aldeia de Cala Rajada em Maiorca - Sa Torre Cega
Assuntos próximos
A cidade de Capdepera em Maiorca - O castelo
A aldeia de Cala Mesquida em Maiorca
A aldeia de Cala Rajada (Cala Ratjada) em Maiorca
A aldeia de Canyamel em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
A cidade de Artà em Maiorca
O parque natural da península do Llevant em Maiorca
A cidade de Capdepera em Maiorca
A cidade de Son Servera em Maiorca
A cidade de Sant Llorenç des Cardassar em Maiorca
A cidade de Manacor em Maiorca
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.