Peguera está estância balnear do sudoeste da ilha de Maiorca; Peguera faz parte da comuna de Calvià. A estação dispõe de três grandes praias: La Romana, Torà e Palmira.
A população da estação está de cerca de 4000 habitantes, incluindo muitos residentes alemães (a estação organiza o seu limpo Oktoberfest a exemplo da de Munique…). Os turistas são igualmente de 90% alemães.
O topónimo de Peguera proviria de “forn de brea”, forno à alcatrão, porque a região produzia alcatrão a partir da resina dos pinheiros. O breu (pega, cola, em catalão) era produzido partir de pedaços de pinheiro cozidos em pequenos fornos de pedra.
Em 1343 Pedro IV de Aragão desembarcou sobre as costas de Peguera para reconquistar a ilha de Maiorca das mãos Jaume III.
Os corsários turcos Barbarossa e Dragut efetuavam invadir frequentes na zona conhecida como Cala Fornells, onde capturavam habitantes, que eram reduzidos em escravidão e vendidos atrasado sobre os mercados de Argel.
Peguera foi o lugar de filmagem de numerosos filmes, cujos o mais conhecido é “As Férias de Poirot” (Evil Under the Sun) de Guy Hamilton, com Peter Ustinov no papel de Hercule Poirot, o herói das novelas de Agatha Christie. Cenas do filme foram filmadas em Cala del Monjo, numa finca nomeado S’Estaca, hoje demulida, representando o hotel Daphné do filme. Outras cenas foram filmadas à finca Raixa à Bunyola.
Muito perto lá, Cala Fornells, encontrava-se a vila que pertence ao ator Rodolfo (Rudolf) Valentino; esta vila nomeada Ca na Tacha, do nome da segunda esposa de Valentino, “Natacha Rambova” do seu nome de cena, é sempre visível Cala Fornells.