Situado à Terreiroda Luta, este monumento é consagrado à Nostra Senhora da Paz (Nossa Senhora da Paz); foi construído na sequência do bombardeamento Funchal pelos submarinos alemães em 1917. Aquando de uma cerimónia tida sobre o Largo da Ferro fundido (Lugar da Fonte) 27 de julho de 1917, o padre da Paróquia de Cobrição, o pai José Marcar Jardim, prometeu que se a paz retornasse, os îliens erigiriam uma nova estátua em homenagem à Nossa Senhora do Cobrição. A primeira pedra foi posta 1° de novembro de 1923, e, dez anos após a promessa, 14 de agosto de 1927, foi inauguradas a enorme estátua de mármore de 5 metros e metade de altura.
A estátua foi elevada onde apareceu do Virgem de Cobrição jovem bergère século X. O monumento de estilo néoromano representa uma imagem do Virgem de pé sobre um pedestal apoiado por quatro colunas romanas. À base bas-relief de bronze representa o aparecimento do Virgem aos jovens pastores.
A base do monumento é cercada por um encerramento na forma de rosário constituído de gordos rolos do rio de Santo Antônio enfiados sobre as cadeias de âncora dos navios franceses e ingleses torpedeados pelos Alemães na baía Funchal em 1917.
Este passeio através estaciona-o ecológico do Funchal começa à cerca de 3 Km pela estrada abaixo a cimeira do Pico do Arieiro: “no poço de neve”, Poço da Neve, que se assemelha ligeiramente um iglu, ele armazenava outrora da neve para fazer gelo. De esta lugar, apercebe-se Funchal e o seu porto. Ao Poço da Neve, seguir o levada do Barreiro para o Sul através de zonas às vezes ligeiramente duras; bons sapatos que não tomam a água são indispensáveis. 2:00 e 600 m dénivelé atrasado - faz mais calor, as árvores é mais numeroso -, atinge-se um centro de informação sobre o ambiente destinado aos jovens, pôs-o em ordem do Barreiro (contar 20 bons minutos sobre um caminho florestal até à estrada principal Cobrição - Funchal).