Pitoresco o bairro dos pescadores, estriado de pequenas ruas pavimentadas de rolos pretos e pululando de pequenas tabernas, estende-se para o leste. Por escoicinhou-o Santa Maria, chega-se perto do forte São Tiago seguidamente à igreja Santa Maria Maior que elabora a sua fachada em retirada de uma esplanada plantada de mimosas.
A igreja Santo Marie Essencial (ou Igreja de Socorro) data do XVIIIe século, mas é neste bairro coloré de Santa Maria, no meio da “Velha Cidade”, que começou o povoamento da ilha de Madeira, ao início século X.
A sua elegante fachada barroca volutes de lava preta que sublinham o reboco branco, é furada de um severo portal. Dentro, observar o teto pinta, em berço.
Cada 1° de maio, a igreja é o ponto de partida de procissões de ação de graça na honra do apóstolo Saint-Jacques o Mineiro, cumprimento de um desejo formado em 1538 de modo que cesse a epidemia de peste que devastava Funchal.
O portal barroco de lava preta abre-se sem surpresa na fachada crépie de branco. Dentro, os quadros que incandescem de dourados pendurados aos muros fazem esquecer as suas pinturas…
A pista Santa Maria, traçada em 1430, é mais a velha rua da cidade.
O largo do Socorro que precede a igreja segue o mar. Desde o mirante (miradouro), o olhar mergulha sobre o pequeno lugar de areia grossa e a praia de Barreirinha, arranjada com escorregas flutuantes e uma piscina; bougainvillées escalam ao longo das colunas de tijolo pergola, e os inevitáveis azulejos forram muret.
Largo de Corpo Santo
Charmante placette arranjado na frente da capela do Corpo Santo, é o coração velho Funchal e anima-se à hora das refeições quando os seus restaurantes de peixe preenchem-se.
Capela do Corpo Santo, capela de pescadores, possui um portal que apresenta muito bonitos ornamentos manuélins cortados na pedra; o interior contem pinturas ingénuas que têm o mar para assunto.
Construído em 1614 para defender o porto Funchal ao leste, extremamente o Santo Jacques elabora os seus muralhas amarelos acima a greve onde descansam cerca de barcos de pescadores.
Este extremamente pitoresco, situado Velha na Cidade (Zona Velha), tinha caído em ruína, mas tem sido restaurado e protegido hoje um museu de arte contemporâneo e um agradável restaurante que pende sobre o mar.
Este teleférico encontra-se Velha na Cidade e ligar Funchal à Cobrição num mais de 15 minutos. A estação Funchal situa-se Campo Almirante Reis e a de Cobrição aoLargo DAS Babosas.
Este teleférico oferece vistas espetaculares sobre a baía e as colinas Funchal.