A aldeia de Curral das Freiras

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Página inicial] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
. Clicar para ampliar a imagem.. Clicar para ampliar a imagem.Curral DAS Freiras é uma pequena aldeia reclus situada em cheio coração da ilha de Madeira, muito bonito num sítio encaixado.

Alentour, as vinhas formam caramanchões acima as impasses da aldeia. Cultiva-se sobretudo o vime e os feixes são postos de secar na frente dos niaisons, esperando o inverno, onde entrançá-lo-á-se. A aldeia ficou famosa para as suas cerejas e o fabrico de um licor chamado ginja. Se encontram igualmente excelentes uns bolos.

A forma “do Vale estreito do Nonnes”, Curral DAS Freiras é assim singular que muito tempo tem-o tomado-se para o fundo de uma cratera vulcânica. Mas este vale tem bel e escavado bem ribeira de Soccoridos. Uma impressionante coroa de PIC e de penhascos abruptos cinta o verde bandeja de Curral.

EtimologiaEtimologia
Curral DAS Freiras significa: estábulo, ou cercos, do Nonnes. A aldeia deve o seu nome (“Estábulo do Nonnes”) a um episódio que data de 1566 quando as irmãs do convento de Santa Clara Funchal haver refúgio contra os ataques corsaires os franceses de Monluc, e habitou nos estábulos.

SituaçãoSituação

. Clicar para ampliar a imagem.. Clicar para ampliar a imagem.Curral DAS Freiras é situado à 30 minutos ao norte Funchal, basicamente de um vale encaixado basicamente de um circo vulcânico grandioso recortado pela erosão.

É apenas recentemente, quando túneis sob as montanhas permitiram a passagem das primeiras estradas, que a aldeia saia da sua fabulosa isolamento. A estrada há substituiu o antigo caminho que percorria em ziguezague as inclinações vertiginosos. Escavada numa parede rochosa absolutamente vertical, deve cruzar estes dois túneis para atingir a aldeia.

Os aldeões viram apenas em 1986 as suas primeiras imagens emitidas por televisão.

VisitasVisitas

Miradouro de Eira do Serrado
. Clicar para ampliar a imagem.Desde o estacionamento, um caminho, em parte em escada (145 degraus), contorna pela direita o pico do Serrado (1 095 m) e ganha o mirante.

Eira do Serrado é um dos mais bonitos dos mais sítios de Madeira, com vistas impressionantes sobre as montanhas circundantes e a aldeia, no vale do Nonnes, que constelle das suas casas brancas a parte côncava de um circo montanhoso às paredes escavadas.

O situado à 1.053 m de altitude ao pé da PIC do Serrado (1115 m), mirante domina o lar de uma antiga cratera basicamente da qual a aldeia de Curral DAS Freiras aquece-se ao sol. O panorama sobre as montanhas às PIC aceradas onde penduram-se as nuvens é impressionante.

À parte inferior do precipício, ribeira costas Socorridos (torrente dos Sobreviventes) vaza à quase 800 m de profundidade. O seu nome evoca os primeiros colonos que encontraram refúgio à esta lugar quando a ilha foi devastada pelo incêndio longo de sete anos, de 1420 à 1427.

Na frente do mirante estende-se mais o vasto circo das montanhas de Madeira: ao oeste desenham-se os picos Grande (1 607 m) e do Jorge (1 692 m), o Pico da Geada (1497 m); ao norte, ou seja oposto, o Torrinhas (1 823 m); à direita o Arieiro (1 810 m) e, muito basicamente, o Ruivo (1 861 m).

. Clicar para ampliar a imagem.. Clicar para ampliar a imagem.
. Clicar para ampliar a imagem.. Clicar para ampliar a imagem.. Clicar para ampliar a imagem.
. Clicar para ampliar a imagem.. Clicar para ampliar a imagem.
. Clicar para ampliar a imagem.. Clicar para ampliar a imagem.
Passeio ao Pico Ruivo
Os caminhantes poderão emprestar a um dos caminhos que vai-se para o norte (para o refúgio de Pico Ruivo e para a costa do norte via o refúgio de Torrinhas e Fajã do Penedo; contar dois bons dias de degrau para este passeio.

InformaçõesInformações práticas

RestaurantesRestaurantes
As especialidades locais são à base de castanhas: o licor, o pão, o bolo e ceam-o.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A aldeia de Curral das Freiras
A aldeia de Estreito de Câmara de Lobos
O cabo Girao
Assuntos mais largos
Página inicial
A cidade de Funchal
A cidade de Câmara de Lobos
A cidade de Ribeira Brava
A cidade de Ponta do Sol
[Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Madeira] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.