O rio Krka na Croácia

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Página inicial] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
A cascata de Skradinski Buk sobre o Krka. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O rio Krka é um rio Dalmácia central na Croácia; o Krka é um rio notável para as barreiras de tufo calcário (travertin) que formou, ao longo de todo o seu curso, sete séries de cascatas ou quedas de água, quase tantos lagos e numerosos rápido. O Krka apresenta mais maior sistema de cascatas travertin da Europa.

A esse respeito ela é protegido sobre uma grande parte do seu curso pelo Parque Nacional do Krka.

EtimologiaEtimologia
O Krka visto desde a estrada de Šibenik à Kistanje. Clicar para ampliar a imagem.Krka é o nome de vários rios do sudeste europeu eslavo, nomeadamente o rio Krka na Eslovénia. A palavra parece provir de uma raiz indo-europea “kerk” que significa “que gira”.

Para um gosier de língua francesa a palavra “Krka” pronuncia-se “keurka”.

SituaçãoSituação

O rio Krka visto desde a estrada (autor Jbdrm). Clicar para ampliar a imagem.O rio Krka encontra-se ao pé da vertente ocidental do maciço montanhoso do Dinara nos Alpes dinariques.

O curso do rio situa-se Dalmácia central no condado de Šibenik-Knin, ligar estas duas cidades de Knin e de Šibenik, cidade junto da qual o Krka lança-se no mar Adriático.

O rio Krka é limitado ao leste pela montanha Promina e, além, o maciço do Mosor; a bandeja de Miljevci separa-o do seu afluente, o rio Čikola. Ao oeste é a parte do sul do maciço do Velebit.

VisitasVisitas

O rio Krka, ao longo de todo o seu curso de 72,5 Km, traça a sua via para o mar Adriático escavando, sobre os dois terços do seu percurso, profundas gargantas através do maciço karstique, oferecendo um surpreendente contraste entre o meio árido do cársico e as suas águas de cor azuis esverdeadas. Fazendo as águas do rio encarregaram-se de calcário em dissolução e, por um fenómeno de precipitação, criou barreiras naturais formadas travertin, um amálgama de calcário e de matérias vegetais aquáticas. Estas barreiras travertin, às dimensões mais ou menos imponentes, causaram a formação de lagos, quedas de água, de cascatas e de numerosos rápido.

O curso do rio assim é segmentado por sete séries de cascatas ou quedas de água, separadas por lagos. Mais vasta dos lagos é o lago de Visovac situado entre duas as grandes séries cascatas, as de Roški Slap e as de Skradinski Buk, mais espectaculares.

Os cursos superiores e médios são meramente de água doce, enquanto o curso inferior, dos 23,5 Km, é salobro. O desigual total do rio é de 224 o Sr. o Seu débito anual médio à passagem à Skradinski buk é cerca de de 55 m³ /s, enquanto o fluxo diário varia de 5 à cerca de 565 m³ /s de acordo com as estações. A sua bacia que verte cobre uma superfície de 2500 para 2650 Km².

O comparável ao dos lagos de Plitvice, sistema de cascatas travertin do Krka está entre mais bonita do cársico croata e com efeito uma dos rios mais os enchanteresses da Croácia.

Painel de informação sobre travertin do Krka. Clicar para ampliar a imagem.Travertin (autor N.P. Krka). Clicar para ampliar a imagem.Travertin, ou tufo calcário, é um balanço poroso, de cor branca quando é pura, mas tirando para o cinzento, o amarelado, o avermelhada ou a castanha, de acordo com as impurezas que contem; é caracterizada por pequenas cavidades (vacuoles) desigualmente repartidas. Este balanço sedimentar é formado por depósitos de carbonato de cálcio que, precipitado fora da água corrente, amasse sobre diferentes apoios naturais (como a espuma fluvial, as algas, et cetera). Sobre uma barragem ou um obstáculo, consequentemente das turbulências e as projecções, a água rico em bicarbonato de cálcio dissolvido, perde o dióxido de carbono e as moléculas bicarbonatadas na água. O carbonato de cálcio, não dissolvido, precipita para o fundo sob a forma microcristaux da dimensão de 10 mícrons. Microcristaux precipitados incrustent na espuma e as algas, formando assim novas camadas travertin.
Este travertin cria assim obstáculos, limiares, barragens ou formas géomorphologiques chamadas “barbas”, “comércios de panos” e outras formas travertin. Travertins de Skradinski Buk têm cerca de sete mil anos; diz-se que são “travertins vivos”, porque os depósitos continuam a crescer, com um crescimento anual cerca de de 3 mm. Fora do curso actual do rio Krka - no domínio do antigo curso do rio - encontram-se travertins cuja idade pode atingir 125.000 anos; são chamados “travertin mortos”.
Travertin está frequentemente superficialmente presente nas correntes fluviais dos Alpes dinariques mas não forma único raramente quedas também impressionantes que aquelas que pode-se encontrar sobre o rio Krka.
A Fonte do Rio Krka
A fonte do rio Krka sob o Krcic (autor K. Korlevic). Clicar para ampliar a imagem.A fonte do rio Krka encontra-se ao pé do monte Dinara, montanha mais elevada da Croácia, aos confins da Bósnia-Herzegovina; a fonte é situada em 3,5 Km ao nordeste da cidade de Knin, alguns quilómetros fora do Parque Nacional do Krka, mas numa zona igualmente protegida.

O Krka emerge sob uma queda de água (Topoljski buk), elevada de 22 m, o seu afluente, o pequeno rio Krčić, longo de 10,5 Km. Em verão, quando o rio Krčić é a seco, a fonte do Krka torna-se visível. À Knin, o Krka é reforçado pelo seu afluente, o Butišnica.

A Cascata de Bilušića (Bilušića Buk)
A cascata de Bilušića sobre o Krka (autor N.P. Krka). Clicar para ampliar a imagem.A cascata de Bilušića sobre o Krka (autor N.P. Krka). Clicar para ampliar a imagem.A cascata de Bilušića Buk é a estreia das sete cascatas que forma o Krka, à 16 Km a jusante da sua fonte. De uma altura de 22,4 m, é a única cascata a não ser afectada pela utilização do rio para fins hydroélectriques.

As quedas de Bilušića Buk podem ser atingidas sobre rebita direita (maciço de Bukovac) via a estrada de Knin à Kistanje tomando a saída para a aldeia de Radučić e prosseguindo sobre o caminho de terra até à estação de Radučić.

A Cascata de Brljan (Brljan Buk)
A cascata de Brljan sobre o Krka (autor N.P. Krka). Clicar para ampliar a imagem.A cascata de Brljan, ou cai em cascata de Ćorića, situa-se em 2 Km a jusante da de Bilušića Buk, à saída das gargantas, onde o rio alarga-se no lago de Ćorić, larga de 400 m e longa de 1300 o Sr. a cascata de Brljan tem 300 m de longo, 180 m de larga e dénivelé de 15,5 o Sr.

A cascata de Brljan sobre o Krka (autor N.P. Krka). Clicar para ampliar a imagem.A água escoa-se no lago pela cascata de Ćorića apenas durante as elevadas águas, porque a água redirigée desde o rio através de um túnel para alimentar uma fábrica hydroélectrique.

Pode-se atingir a cascata sobre a margem direita pela estrada de Knin à Kistanje tomando a saída antes de Burnum sobre a estrada de Oklaj à Drniš. Do lado rebita esquerda, pode-se juntar-se à cascata pela estrada de Drniš à Oklaj que é conectado à estrada de Knin à Kistanje. A estrada atravessa as barreiras travertin, e oferece desde a ponte vistas inoubliables, a montante e a jusante do rio, sobre as cascatas e o lago de Ćorića.

As Cascatas de Manojlovac (Manojlovački slap)
As cascatas de Manojlovac sobre o Krka (autor N.P. Krka). Clicar para ampliar a imagem.Um meioquilómetro a jusante da cascata de Brljan, onde o rio apresenta uma curva apertada, aparece as cascatas de Manojlovac slap.

As cascatas de Manojlovac sobre o Krka (autor N.P. Krka). Clicar para ampliar a imagem.A cascata é constituída de uma série de barreiras travertin de uma altura total de 59,6 metros, mais gordo o degrau de bancada que tem 32 metros de parte superior. As cascatas têm cerca de 500 metros de comprimento, com uma amplitude cerca de de 80 metros. Esta cascata é considerada muitas como a mais bonita cascata do rio Krka.

Como a cascata de Brljan, a cascata de Manojlovac é drenada durante o verão devido à redireccionamento da água para alimentar a fábrica hydroélectrique de Miljacka, situada em proximidade. Em período de elevadas águas, as quedas caem na água profunda com um grondement assourdissant, cercado de uma vela arco-íris.

A Queda de Água de Rošnjak (Rošnjak slap)
A cascata de Rošnjak sobre o Krka (autor N.P. Krka). Clicar para ampliar a imagem.Um quilómetro a jusante da queda de Manojlovac, onde as gargantas são mais profundas e mais estreitas, escondida numa natureza intacta, encontra-se mais menor queda de água sobre o rio Krka, a queda de Rošnjak (ou Sondovjel). É constituída de só um salto cerca de de 40 metros de larga e apenas 8,4 metros de parte superior.

A cascata de Rošnjak sobre o Krka (autor N.P. Krka). Clicar para ampliar a imagem.A cascata encontra-se numa garganta pitoresca bloqueada entre penhascos de cerca de 200 metros de parte superior. É a única queda de água onde moinhos nunca foram construídos, devido seu inaccessibilité.

Devido à sua simplicidade primitiva e seu inaccessibilité mystique, os habitantes nomeavam-o “o altar”.

A cascata é acessível desde a margem direita pela estrada de Knin à Kistanje girando sobre a estrada de Oklaj à Drniš seguidamente girando em direcção da fábrica hydroélectrique de Miljačka à primeira intersecção.

A Cascata de Miljačka (Miljačka slap)
A cascata de Miljačka sobre o Krka (autor N.P. Krka). Clicar para ampliar a imagem.A cascata de Miljačka encontra-se à 1 Km a jusante da queda de água de Rošnjak, bloqueada entre penhascos invadidos por uma vegetação luxuriante. Compreende três grandes degraus de bancada e de numerosos pequenos degraus travertin, com uma altura total de cerca de 24 metros.

A cascata de Miljačka sobre o Krka (autor N.P. Krka). Clicar para ampliar a imagem.A central de Miljacka sobre o rio Krka (autor Kebeta). Clicar para ampliar a imagem.Sobre a margem esquerda do Krka, exactamente após a cascata de Miljačka, encontra-se fábrica hydroélectrique de Miljačka, mais importante do rio. A sua construção começou em 1904 e, até em 1910, permaneceu fábrica hydroélectrique mais potente da Europa.

As Cascatas de Rog (Roški slapovi)
Ir às cascatas de Roški Slap.
O Lago de Visovac (Visovačko jezero)
Ir ao lago de Visovac.
O Lago do Čikola
“O lago do Čikola” é esta parte das gargantas do rio Čikola que, mais baixo que a barreira travertin de Skradinski Buk, tomou a aparência de um lago. O comprimento do lago do Čikola é cerca de de 3,5 Km e a sua amplitude máxima de cerca de 650 o Sr. mais maior profundidade, à confluência com o lago de Visovac, é de 28 o Sr.

O rio Čikola, a montante do lago, pode reencontrar-se a seco durante os períodos de seca, mas na parte superior do lago encontra-se a fonte Torak, uma fonte permanente potente que alimenta o lago sob a sua superfície.

As Cascatas de Skradin (Skradinski buk)
Ir às cascatas de Skradinski Buk.
A cascata de Skradinski Buk sobre o Krka. Clicar para ampliar a imagem.A cascata de Skradinski Buk sobre o Krka. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Vista da cascata de Skradinski Buk desde o mirante imperial. Clicar para ampliar a imagem.
Entre Skradinski Buk e a aldeia de Skradin o rio adopta um curso tranquilo num vale às margens pantanosas.
O Krka a jusante de Skradinski Buk. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O Krka à abordagem de Skradinski Buk. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O Krka visto desde a estrada de Šibenik à Kistanje. Clicar para ampliar a imagem.
O Lago de Prokljan (Prokljansko jezero)
O lago de Prokljan (Prokljansko jezero) é situado no curso inferior do rio Krka; estende-se dos 11 Km² entre a pequena cidade de Skradin e a de Zaton: é o quarto mais grande lago da Croácia. “O lago” de Prokljan é realmente uma parte interna do mar Adriático, um vestígio da época onde o mar abrangia o litoral, 100 m mais elevado que o seu nível actual. Contudo a água do lago não é salgada inteiramente: os dois metros de água situados imediatamente sob a superfície são a água doce do rio. A superfície do lago é de resto apenas à 0,5 m acima do nível do mar, e a sua profundidade máxima é de 21 m na parte do sul, enquanto que é apenas de 4 m na parte do norte.

O lago de Prokljan também é alimentado, ao oeste, pelo rio Guduča que é uma zona ornitológica importante; o lago ligar ao mar por um estreito canal que constitui o estuário do Krka e que desentupe ao porto de Šibenik.

A Embocadura do Rio Krka
O estuário do Krka é formado estreito pelo canal São José (kanal svetog Josipa), longo de 7 Km, que desentupe na baía de Šibenik, perto da fortaleza São Nicolau. Contudo poderia-se considerar que a embocadura do Krka começa a partir de Skradin - à 23,5 Km do mar - e inclui o lago de Prokljan.

Este estuário é de uma riqueza excepcional devido à ausência de poluição e a sua vitalidade biológica: o estuário do Krka é rico em mariscos e crustáceos, e em peixes de rio e de mar.

História e tradiçõesHistória, literatura, artes, tradições, legendas, religiões, mitos, símbolos…

HistóriaHistória
O rio Krka, desde sempre, teve um papel de relevo histórico: da Antiguidade quando representava a linha de separação entre os tribos iilíricas do Liburniens e os Dálmatas, passando pela Idade $média quando o núcleo do primeiro Estado croata tomado nascimento nesta região, até ao início da era moderna como um espaço pelo qual enfrentaram-se a República de Veneza, a Monarquia do Habsbourg e o Império Ottoman.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
O rio Krka na Croácia
O mosteiro do Krka na Croácia
O rio Krka na Croácia - as cascatas de Roški Slap
O mosteiro de Visovac em Croácia
O rio Krka na Croácia - as cascatas de Skradin
Assuntos mais largos
Página inicial
O parque nacional do Krka na Croácia
A cidade de Šibenik na Croácia
[Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.