O mosteiro de Visovac em Croácia

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Assunto precedente] [Página inicial] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
O mosteiro de Visovac é um mosteiro franciscano situado nas gargantas do rio Krka em Dalmácia central na Croácia.

SituaçãoSituação

O mosteiro de Visovac (autor N.P. Krka). Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro de Visovac encontra-se no meio do lago de Visovac, ao pé da bandeja de Miljevci, sobre ilhota do mesmo nome.

VisitasVisitas

O Lago de Visovac (Visovačko jezero)
O lago de Visovac (autor Roberta F.). Clicar para ampliar a imagem.No seu curso médio, após cascatas de Roški slap, o rio Krka transforma-se nque é convindo chamar um lago - mas que é apenas uma porção muito alargada do rio - o lago de Visovac, que se estende por um ligeiramente mais de 12 Km entre Roški slap e Skradinski buk. É com efeito à Skradinski buk que encontra-se mais a elevada barreira travertin que formou o rio. Esta barreira tem uma altura total de 45 m entre a superfície e o fundo do lago de Visovac.

Para além do lago de Visovac, esta barreira causou a formação do lago do Čikola sobre o rio do mesmo nome, que é um afluente do Krka sobre a sua margem esquerda, exactamente antes das cascatas de Skradin.

O Mosteiro Franciscano de Visovac (Franjevački Samostan Visovac)
O mosteiro de Visovac e a sua igreja elaboram-se sobre ilhota de Visovac, formante com o seu magnífico parque, como joyau em écrin do lago, um conjunto muito harmonioso e quase mágico.

Os primeiros a estabelecer-se em ilhota de Visovac foram moines augustins que houve, século X, um pequeno mosteiro e uma igreja dedicada apôtre Paul; este mosteiro católico é mencionado em 1345 na carta do rei Louis 1 da Hungria. Ao século seguinte, em 1440, irmãos franciscanos chegaram à Visovac que fogem a Bósnia Herzegovina ocupada pelos Otomanos. A partir de 1445, o Franciscanos aumentou o mosteiro Nossa Senhora da Misericórdia e, século X, construiu a Igreja Nossa Senhora de Visovac.

Um novo mosteiro foi construído ao XVIIIe século; ainda hoje é servido pelo Franciscanos. Às partes mais antigas são o poço que data século X, e as partes do claustro do mosteiro que data século X.

O mosteiro de Visovac (autor Julian Nitzsche). Clicar para ampliar a imagem.Ao longo de toda a história movimentada desta região, o mosteiro franciscano de Visovac residiu ilhota de paz e de oração, uma fortaleza spiritualité e a fé, e um dos fundamentos essenciais da preservação da identidade nacional croata.

O mosteiro de Visovac - Incunable das Fábulas de Ésope (autor N.P. Krka). Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro de Visovac protege uma bonita colecção de manuscritos, de livros antigos e incunables; incunable mais precioso é um exemplar particularmente raro “das Fábulas de Ésope” ilustradas (Brescia, 1487), imprimido pelo impressor de Lastovo Dobrić Dobričević. A rico biblioteca do mosteiro possui igualmente 620 documentos que datam da ocupação da região pelos Turcos (Éditos Sultan).

O museu compreende também uma colecção de fatos e de louças litúrgicas, de objectos consagrados preciosos, interessantes pinturas italianas do XVIe e XVIIe séculos, e um sabre que tem pertencido ao comandante Vuk Mandušić, uma dos heróis mais gostados da poesia épica sérvio, nascida perto de Visovac, que lutou contra os Otomanos.

O mosteiro de Visovac (autor N.P. Krka). Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro de Visovac (autor N.P. Krka). Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro de Visovac (autor N.P. Krka). Clicar para ampliar a imagem.

InformaçõesInformações práticas

Generalidades
O mosteiro de Visovac (autor N.P. Krka). Clicar para ampliar a imagem.É possível aceder ilhota de Visovac por embarcação desde Skradinski Buk: de Abril à Outubro, o Parque Nacional organiza três excursões por dia; a excursão dura perto de duas horas ida e volta, das quais uma meia hora para a visita îlot, do mosteiro franciscano, a igreja e o museu; tarifa: 100 kunas. A excursão em embarcação desde Skradinski Buk até a Roški Slap inclui também uma visita de Visovac.

O mosteiro de Visovac (autor Nerijp). Clicar para ampliar a imagem.Admirar o lago, ilhota e o mosteiro de Visovac: pela margem esquerda, tomar a estrada de Šibenik à Knin; deixar à esquerda a bifurcação para Skradin; 11,5 Km mais distante, virar à esquerda sobre a pequena estrada de Drinovci e continuar dos 14 Km em direcção de Visovac; um mirante oferece uma vista sobre o lago. É seguidamente possível tornar-se sobre ilot através de uma pequena barca.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
O rio Krka na Croácia
O mosteiro do Krka na Croácia
O rio Krka na Croácia - as cascatas de Roški Slap
O mosteiro de Visovac em Croácia
O rio Krka na Croácia - as cascatas de Skradin
Assuntos mais largos
Página inicial
O parque nacional do Krka na Croácia
A cidade de Šibenik na Croácia
[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.